Discus Doentes: urgente ajuda!!!


Duarte

Recommended Posts

Olá, ontem cheguei de uma visita de 4 dias em que estive fora de casa, e quando me deparei com o aquário (que tinha estado ao cuidado da minha mãe), vi que estava algo de errado com os meus discos. dois deles parece que ficaram sem muco (estão baços e sem brilho) e um deles está muito escuro (quase perto), o mais pequeno, um malboro red, está bem de saúde (chegou um dia antes de eu me ir embora). ñ acho que tenha sido o pequeno que contagiou os maiores, pois só ontem é que a minha mãe diz que eles ficaram assim; ´tinha um comprimido de flagyl que pus na comida e outro de prazinquantel que pus na água nova (pois mudei logo 10L de água) (desesperos de um dono aflito :) ); hoje de manhã está tudo na mesma, mas os três até comem (mas os afectados com menos apetite); hoje dei-lhes gammarus liofilizados com vitaminas líquidas, comeram pouco (ñ por estarem doentes, mas porque ao mais afectado não lhe faltava força para perseguir os outros). O mais afectado tem também umas espécies de amnchas mais claras do que a cor que agora tem (com pra i 2mm) na cabeça e "cara" (ñ são buracos , porque isso eu sei o que é) ; parasitas intestinais, acho que não é, pois vi um deles a defecar e as fezes eram vermelhas .O que é que posso fazer? AJUDEM-ME! :lol:

 

Cumps

 

Duarte

 

 

(o aqua tem 200L, é plantado denso, ph +-6.8/7, temp.29/30ºC, mudo a aqua á segunda e á quarta-feira (10l com anticloro e produto para baixar o ph) (a comida que dou é bastante nutritiva e diversificada - pode ser visto em ciclídeos o tópico "programa alimentar para discos e afins"9

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe uma loja aqui em Lisboa que se chama aquaplante que tem la uns discus doentes.

Eles pela 1 vez importaram discus da ásia e deram-se mal...

Os discus tinham estado a hormonas e quando chegaram ca é claro que nunca mais tiveram a sua dose e ficaram mesmo negros ( quando digo negros e mesmo preto). Não sei que tratamento eles lhe estão a fazer nem se é a mesma coisa mas que os sintomas são esses são. Eles perderam akele brilho todo e começaream a fikar negros.~

Não sei a quanto tempo tens o resto dos discus e também não sei se nestes casos pode haver contaminação

 

Duarte ve nos outros dois o que se esta a passar ( se fiquam negros ou não).

 

Agora pessoal vamos la ajudar porque ter os discus doentes é um desgosto horrivel.

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI kostandre, escuro só tá um ( e um pouco apático também :lol: ), mas dois dos três (incluindo o escuro) ficaram sem brilho, estão esquisitos, parece que o muco desapareceu :?

 

Por favor, se alguém souber o que fazer diga (posso comprar algo na farmácia?), fui ao site da darkdiskus (www.darkdiscus.com) e uma das doenças que eles lá descrevem com estes sintomas são os parasitas da guelras, ~mas não dizem nada do muco (acho que já li aqui no fórum alguém com este problema... :lol: ); apesar de o disco ter a respiração um pouco acelerada, não tem opérculos tapados....

:evil:, please :roll:

 

Cumps

 

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... como diz no site da darkdiscus, fui à farmácia e comprei Droncit e flagyl (este último porque já não tinha), e acho que vou fazer tratamento com prazinquantel, que acham? se não devo fazer digam já! é que alguns dos sintomas coincidem :roll: e acho que ele tá um pouco mal, por isso, ponho um pouco na comida e o resto na água e faço uma muda grande daqui a três/quatro dias.

 

Cumps

 

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, cheguei a casa depois à hora de almoço e reparei num sintoma descrito na darkdiskus para parasitas de guelras que ainda não tinha visto: vi o mais afectado a roçar-se nas plantas, então resolvi por o prazinquantel, pus dois comprimidos de 50mg (ontem já tava outro) e... só espero que tudo corra bem :roll:

 

Cumps

 

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pá!

olha, estive agora no site do clubediscos, e os sintomas que ele tem, é de uma das três "vetaminoses" :roll: , lá diz que o melhor tratamento é com prazinquantel (já lá tá :wink: ) e pra mudar a água ao fim de 2/3 dias e mudar o carvão activado (o meu bem precisa, já lá tá á um mês e picos... :roll: )

 

Cumps

 

Duarte

 

(frenchy: no site da darkdiscos diz que o aumento de temp. nestes casos pode ser prejudicial, mas obrigado na mesma)

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(o meu bem precisa, já lá tá á um mês e picos...  )

 

LOL! Não admira que eles estejam doentes! Não se deve usar carvão nos filtros! Só durante a ciclagem! Depois, só chateia! E só se usa, apra eliminar tratamentos finalizados! Ele, enquanto está bom, tira as impurezas todas, mas depois, quando acaba o prazo, ele manda tudo outra vez la para dentro...

Portem-se,

 

Cláudio Espírito Santo

 

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso aconteçe quando o carvão tá supersaturado! mas, só um mês? (descança que agora vou comprar mais); mas do carvão não é! tanta gente que usa carvão activado nos filtros externos para: retirar cheiros, restos de químicos, água amarelada!

 

Cumps

 

Duarte

 

 

(ñ é do carvão, eu uso carvão à 3meses sem pros)

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa frenchy, pois realmente, li, que o carvão é prejudicial aos discos no dia-a-dia (só serve como tu dizes para pos tratamento); por isso, já tirei o meu e pus mais lã de vidro, aproveitei e aumentei o caudal do filtro (Ehein 2213) para oxigenar melhor, e dei aos discos larvas de mosquito pretas vivas, até mudou de cor! comeu-as vorazmente, por isso, acho que tem hipóteses! :)

 

Amanhã digo qualquer coisa.

 

cumps

 

Duarte

 

P.S. mais uma vez desculpa frenchy :roll:

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há problema nenhum!! Cada um tem o seu ponto de vista! Espero que seja disso!! Assim já fica tratado!

 

Olha fala com o Luis Romao, membro aqui do sitio, e pergutna-lhe o que ele dá aos discus dele! Ele faz uma mistura que os gajos adoram!

Portem-se,

 

Cláudio Espírito Santo

 

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha fala com o Luis Romao, membro aqui do sitio, e pergutna-lhe o que ele dá aos discus dele! Ele faz uma mistura que os gajos adoram!

 

Mas o meu problema não é a alimentação, disso tenho eu a certeza, pois elaborei à 7 meses um plano alimentar que practico por semana em que estão presentes: dáfnias liofilizadas, gammarus liofilizados, bloodworms liofilizados, tubifex congelado seco, tetraminpro, tetradiskus, larvas de mosquito vivas, minhocas vivas, bloodworms congelados e vivos e mistura caseira (com cornflakes, espinafre, comida de gato á base de boi, água e gammarus); não acho que seja da alimentação....

 

acho que a doença se deve ao que tu disses-te (carvão).

 

Cumps

 

Duarte

 

P.S.: obrigado kostandre! :roll:

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era só um aparte! Não tava a falar da alimentação como sendo a causa! Mas se os deles adoram aquilo e os deles são muito bonitos, também podias dar aos teus! Quanta mais variedade, melhor!

Portem-se,

 

Cláudio Espírito Santo

 

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que hoje estãoum bocadinho pouco melhor; as àreas baças estão a desaparecer, e comem muito bem, mudei a água de manhã (tinha posto a descansar ontem) e pus mais um comprimido; vou mudar mais água amanhã e por outro comprimido; entretanto, a comida vai ser toda molhada com vitaminas (da waterlife).

 

espero que se safem!

 

cumps

 

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fotos não consiguo por, pois a minha máquina tira-as muito grandes.

fui comprar protozin da waterlife, pois um dos discos tem uns pontinhos dourados tipo pó (oddinium) que azar!!! Já aumentei a temp. pra mais de 30ºC e ... agora é só mudas de água todos os dias!

 

cumps

 

Duarte

 

(amanhã digo mais alguma coisa)

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok

 

Com o paint( programa de pc ke vem no windiws) é muito facil reduzires o tamanho das fotos.

 

Ok vai fazendo o tratamento e mt mudas de agua.

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

caros amigos amantes dos discus,já me deparei com o mesmo preblema que o duarte está a passar com os seus discus, pelos sintomas que o duarte aqui friza parece me COSTIA tens um medicamento muito bom já tive bons resultados com ele "protozin" da water life segue as indicaçoes que dis no rotulo acerdita que vais ter bons resultados.

 

 

cumprimentos

 

joão

 

 

(campionato do mundo de discus de 4 a 7 de setembro)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, João, acha mesmo que é costia? é que plo que li na darkdiscus e no clubediscos é parasitas nas guelras. eu só comprei o protozin, porque um dos discos tinha indícios de oodinium. Hoje, o mais afectado já tá muito melhor, já tem mais cores, já não tá baço e o outro que tinha oodinum já tem menos e tb tá um pouco melhor com o prazinquantel. :lol: Comeram muito bem hoje (larvas de mosquito vivas), mudei-lhes mais 10L de água e pus mais a descansar para manhã, a temp. tá a 32ºC. só tenho é um problema: o discos que recuperou mais já recomeçou as perseguições aos outros dois! :shock: quero ver se lá para Segunda-feira eles já tão bons para puder mudar pra i 20L de água e mudar a decoração do aquário (bem precisa, só os equinodorus já começaram a ter rebetos até à superfície) para eles definirem territórios melhor.

 

Cumps

 

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

caro duarte parazitas nas guelras não ficam bassos e com falta de muco como tu referencias os parazitas das guelras so lhes afecta as as guelrras mesmo quando estes tem estes parazitas uma das guelrras fica fechada e ficam um bocado ofegantes e normalmente ficam com a pele das branquias muito saida para fora, vai por mim o problema dos teus peixes e COSTIA, cuidado com os COCTAILS a nivel de medicação não te ponhas a inventar muito , ( não morrem do mal mas da cura.)

com o protozin não tens problemas com o ciclo da agua nem com as plantas acerdita.

 

cumprimentos

 

 

joão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia: João, já ontem quando mudei a água e hoje, não pus prazinquantel só pus um pouco de protozin, como tenho mudado todos os dias a água já não deve haver muito prazinquantel na água, eles já tão um pouco melhores, agora o meu problema são as lutas!!!!! :) é que quando adicionei o 2º disco ao primeiro, o 1º mordia-lhe, separei-os com uma barra de acrílico, fui de férias, quando vim, o 2º tava maior que o 1º. comprei o 3º, juntei-os, agora o 2º morde desalmadamente no 1º (vingança?), o que é certo é que quando eles melhorarem, mudo a decoração todinha! (claro que sempre com a mesma água :) ).

 

cumps

 

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais