Receita caseira de CO2


Recommended Posts

Tenho o kit da nutrafin de CO2 e uso a receita caseira: açucar até à 1ª medida, 1 saqueta de fermento de padeiro (4 ou 5 gramas), uma colher de café de cloreto de sódio e água morna até à 2ª medida.

Mal ligo a garrafa à mangueira do difusor, é uma questão de segundos até começar as bolhinhas a sair. Mas elas só saem aí uns 4 ou 5 dias e tenho de fazer nova receita.

É normal durar tão pouco tempo? É que li algures no forum que esta receita dura 3 ou 4 semanas...

Tenho que alterar alguma coisa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres que dure mais tempo é questão de aumentares a quantidade de açúcar ou cortar na quantidade de fermento mas irás ter menos força de CO2 resultante na duração prolongada (obviamente).

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho o mesmo sistema e acho que metes muito fermento, 2 colheres de café é suficiente, quanto ao açucar, a medida é suficiente, mas devo-te dizer que nunca me durou 3 ou 4 semanas, começo a pensar que seja um mito.

Já vi por aqui uma receita com gelatina que te pode ajudar.

 

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho o mesmo sistema e acho que metes muito fermento, 2 colheres de café é suficiente, quanto ao açucar, a medida é suficiente, mas devo-te dizer que nunca me durou 3 ou 4 semanas, começo a pensar que seja um mito.

 

Aqui na minha casa não é mito. Dura mais de 3 semanas.. :music_singguitar:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel, já agora aproveita e partilha aqui connosco a tua receita, eu já experimentei varias e o máximo que consegui foram 2 semanas.

 

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel, já agora aproveita e partilha aqui connosco a tua receita, eu já experimentei varias e o máximo que consegui foram 2 semanas.

 

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos

 

Em medidas faço quase a olho mas..

 

1L de água + 1 chávena de chá de açucar + meia colher de sobremesa de fermento + 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio.

 

Basicamente é isto..

 

Cumps

Editado por Miguel Reis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que o nosso problema são as quantidades, não sei se as chávenas e as colheres cá de casa serão iguais ás tuas, até porque bebo pouco chá ;) , obrigado pela receita Miguel, vou experimentar a tua receita, se bem que o sistema da nutrafin não leva 1L de agua.

 

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que depende da temperatura da água, morna torna o processo mais rápido, eu diria que em uma hora, máximo duas, tens isso a “bombar”.

Mais vale menos bolhas e constantes, durante mais tempo, que muitas e…o resto já sabes.

 

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos

Editado por santosjoao76
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso a receita da gelatina e dura em media 6-7 semanas. Na 1º x comecei a fazer com a receita correctinha mas agora é um pouco a olho.

Eu uso:

- 1 litro de água a ferver (nao fervam a gelatina, usam a agua a ferver mas fora do fogão)

- +- 250 g de açucar

- gelatina daquela em folhas para gelatinar 1 litro de agua (da que eu uso sao 4 folhas)

 

Meto tudo num copo alto, meto a varinha magica e misturo tudo

Uso uma garrafa de agua de 1,5 l de água e, depois de arrefecer um bocado a mistura, coloco la dentro.

Deixo arrefecer e tapo a garrafa e coloco no frigorifico. Deste modo posso preparar a garrafa com gelatina para usar daqui a 1 mes pois a gelatina nao se estraga nem nada.

 

Para começar a produção de CO2:

- tiro a garrafa do frigorifico umas horas antes para ficar à temperatura ambiente.

- coloco um pacotinho de fermento biologico dentro da garrafa (Uso o fermento em carteiras biologico. O quimico nao funciona) tambem se pode usar aquele que se vende nas padarias em bloco, usar prai 2 colheres de sopa desse fermento bem desfeito.

- Coloco uma colher de chá de Bicarbonato de Sódio (e nao Cloreto de Sódio como um membro aí referio. Cloreto de Sódio é o famoso Sal de Cozinha)

- coloco agua na garrafa de modo a ficar 1 cm acima da gelatina (uso agua do aquario: vem morna e sem cloro)

- agito um bocado para dissolver os componentes mas sem partir mto a gelatina.

 

Passado 15-20 min já tenho produção de CO2 entre 1-2 bolhas por segundo dependendo da temperatura

Ouvi falar de situações em que a espuma sobe até ao gargalo e vai para o aquario, para prevenir nao colocar logo a garrafa a produzir para o aquario e esperar que a prdução estabilize.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.