esclarecimentos iluminação.


Recommended Posts

olá pessoal.

 

Apesar de não ser propriamente um iniciante na aquariofilia, pelo facto de estar a apostar na colocação de mais variedades de plantas leva-me a pedir esclarecimentos sobre o assunto. cheers

Não são necessários os mesmos cuidados em termos de iluminação para menter peixes ou plantas.

Como é aconselhado pelas regras do forum devem ser lidos os tópicos e só depois se colocam as dúvidas. Mas no meu caso mantive dúvidas no assunto pois os textos parecem-me pouco claros pois misturam tiposde lampadas com marcas com potencia , o que eu pretendo mesmo é que me orientem nos varios tipos possíveis de iluminação e os benecios versus o custo, pois uma lampada day light de x w custa provavelmente muito menos que uma própria para aquário, e será a eficácia semelhante?

tchau a todos

 

agostinhomgm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

dá as características do teu aquario (capacidade, filtros, etc)

 

eu gosto de combinar lampadas com maior temperatura de cor com lampadas de mais baixa temperatura de cor. O que estou a usar agora na minha calha aquapor de 50 cms é o seguinte:

 

1 fluorescente Power Glo da Hagen de 15 W (18000 Kelvin).

como era pouco para plantas, resolvi adaptar a calha e coloquei uma compact fluorescent (daquelas economizadoras que se veem à pazada nos hipers com casquilho normal), mas não qualquer lampada.... As dos hipers tem quase todas uma temperatura de cor próximo dos 2700 kelvin. Pesquisei um pouco e adquiri uma Osram 840 (4000 Kelvin) que combina muito bem com a Power Glo... estou a ver como se comportam as plantas...

dá uma olhada no site http://www.iespana.es/aquagarden/

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas , vou aproveitar o topico para não estar a fazer outro e perguntar uma coisa , tenho um pequeno aquario de 60l so com uma luz de 15W que neste momento e uma Sera Daylight Bright de 6000K , tenho muitas plantas , e a lampada esta agora em faze de testes , antiriormente tinha uma hagem Aqua-glo de 18000K , gostava de saber qual delas a mais adequada , pois não quero que as plantas morram ....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

]Boas , vou aproveitar o topico para não estar a fazer outro e perguntar uma coisa , tenho um pequeno aquario de 60l so com uma luz de 15W que neste momento e uma Sera Daylight Bright de 6000K , tenho muitas plantas , e a lampada esta agora em faze de testes , antiriormente tinha uma hagem Aqua-glo de 18000K , gostava de saber qual delas a mais adequada , pois não quero que as plantas morram ....

 

A minha sugestão é que combines as duas... a Aqua glo penso não ser de 18000K !!

 

Se combinares as duas és capaz de conseguir reproduzir um espectro de cores suficiente para que as plantas cresçam saudáveis. Mas já sabes que não depende só da luz... CO2, etc.

 

A combinação que fiz parece estar a dar resultado... a ver vamos.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

há varios exemplos aqui no forum de pessoas que usam lampadas normais daylight, com exelentes resultados. Um destes exemplos é o do nosso moderador Taslixado. Eu á muito tempo deixei de comprar lampadas proprias para aquario.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

]Pois mas não posso meter duas lampadas , ja tentei mas não deu em nada , tinha que fazer uma tampa nova para o aquario , e agora não tenho muito tempo , mesmo assim obrigado na mesma .

 

assumo que tens uma tampa de 50 cms... eu tive esse problema... não cabem 2 lampadas... tinhas que comprar outro balastro... fiz assim:

 

1) furei a calha no meio ( 1 furo de fora para dentro), desaparafusei o balastro de dentro. passei o balastro para a parte de fora da calha (até o fixei com fita adesida daquelas fortes, mas tenho de fazer mais 2 furos para o aparafusar como deve ser).

2) passado o balastro para fora, já ganhas espaço lá dentro. lá dentro ficou a power glo de 15 w tubular, alterei a instalação para lá meter um casquilho normal (fixado à calha com um parafuso) e meti uma Compact fluorescente OSRAM 840. e pronto! ficou impecável.

 

pesquisa aqui no forum que até há fotografias de alteração de calhas AQUAPOR (presumo que seja a tua). a alteração que fiz demorou pouco tempo e deu muito pouco trabalho.

 

outra solução é meteres outra tubular, passando o balastro para fora. ficam as duas "apertadinhas" mas dá. atenção que tens de comprar outro balastro, porque o que lá está não aguenta 2 lampadas.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

]Pois mas não posso meter duas lampadas , ja tentei mas não deu em nada , tinha que fazer uma tampa nova para o aquario , e agora não tenho muito tempo , mesmo assim obrigado na mesma .

 

assumo que tens uma tampa de 50 cms... eu tive esse problema... não cabem 2 lampadas... tinhas que comprar outro balastro... fiz assim:

 

1) furei a calha no meio ( 1 furo de fora para dentro), desaparafusei o balastro de dentro. passei o balastro para a parte de fora da calha (até o fixei com fita adesida daquelas fortes, mas tenho de fazer mais 2 furos para o aparafusar como deve ser).

2) passado o balastro para fora, já ganhas espaço lá dentro. lá dentro ficou a power glo de 15 w tubular, alterei a instalação para lá meter um casquilho normal (fixado à calha com um parafuso) e meti uma Compact fluorescente OSRAM 840. e pronto! ficou impecável.

 

pesquisa aqui no forum que até há fotografias de alteração de calhas AQUAPOR (presumo que seja a tua). a alteração que fiz demorou pouco tempo e deu muito pouco trabalho.

 

outra solução é meteres outra tubular, passando o balastro para fora. ficam as duas "apertadinhas" mas dá. atenção que tens de comprar outro balastro, porque o que lá está não aguenta 2 lampadas.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois ja fiz isso , ja tive duas lampadas tubulares dentro , mas como tu tive de meter o balastro fora , ficou um pouco feio e como tenho o aquario na sala não ficava bem , mas ja estive a ver por aqui umas coisas , e secalhar vou meter duas lampadas mas Compact fluorescente OSRAM , uma a cada ponta , talvez de 2700k e outra de 6000k , mas isso ainda vai levar algum tempo , mas axo ser a melhor solução , pois não e persiso balastros ... :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se queres lampadas de 6000 k compactas vai já começando à procura... olha que são dificeis de arranjar. nos hipers não vale a pena procurar... só por milagre... nas grandes superficies de bricolage tambem não.

 

restam as casas especializadas em iluminacao (as mais conceituadas arranjam-te)... mas mesmo assim não consegui comprar de 6k... consegui de 4 k. mas se quiseres saber onde há de 4 k manda mensagem privada para não estarmos aqui a fazer publicidade!

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.