Recommended Posts

Posted

Boa tarde, há uma ano e tal comprei dois cascudos numa loja, na altura deveriam ter uns 2/3cm. Tive sorte e pasaado uns meses descobri que tinha comprado um macho e uma fêmea.

Pelo dono da loja, daqui a uns tempos ia ter cascudinhos a naar pelo aquário, e falou-me em ph's de 6, 6.5. No meu aquário isso tá completamente fora de questão, dado que, o meu ph de 7.8 é indestrutível,está assim desde que o tenho há uns 2 anos.

Tenho três troncos no aquário e depois de uma limpeza recentemente, reparei que os cascudos tinham optado por um tronco mais escondido e com gruta.

Hoje, enquanto procurava uma cory bronze que não deve durar muito mais, reparei que tenho uns ovos laranjas, ainda grandinhos, à vista. O cascudo macho é quem está lá perto dos ovos. A fêmea está no mesmo tronco mas mais à vista. o macho está dentro da gruta (que é possível ver o interior por uma das laterais do aquário pois encostei o tronco à parede).

Os ovos serão deles? Se forem, é o macho que cuida dos ovos? Alguém os come?

Obrigada, ARS

Posted

muitas vezes vale mais um ph estavel que um ph adequado para os peixes,

antes de mais parabens pela postura, quanto a minha pouca experiencia com cacudos eu vou dizer-te que esses ovos são mesmo deles =) e é normamente o macho que cuida deles, quanto a alguem os comer penso que só se forem outros peixes pq os proprios pais não o vão fazer, e penso que essa especie de cascudo deve ser um Ancitrus.

cumps

Posted
muitas vezes vale mais um ph estavel que um ph adequado para os peixes,

antes de mais parabens pela postura, quanto a minha pouca experiencia com cacudos eu vou dizer-te que esses ovos são mesmo deles =) e é normamente o macho que cuida deles, quanto a alguem os comer penso que só se forem outros peixes pq os proprios pais não o vão fazer, e penso que essa especie de cascudo deve ser um Ancitrus.

cumps

Sim, tens razão, são ancistrus, eu é que me habituei a chamar cascudos. Pelo que vi, são mesmo ovos de ancistrus, pelo tamanho, cor e pelo facto de estar o pai com eles.

Obrigada pela respostas, ARS

Posted

Bem, novidades....

1.º: os meninos começaram a nascer no dia 24;

2.º: o pai, com os movimentos, "atirava-os" gruta fora;

3.º: tive que apanhar os guppies e zebra porque andavam a comer os novos cascudos;

4.º: o pai continuou a não cuidar deles;

5.º: apanhei três bebes e coloquei-os numa maternidade a ver no que dava;

Conclusão:

o pai, com a falta de experiência não cuidou dos filhos (mais de 10), os bebes foram comidos, provavelmente pelo tubarão durante a noite, e os três que pus de lado, estão vivos.

A minha única e grande dúvida é como manter os três vivos, como alimentá-los, se mantenho ou tiro o areão, etc....

Obrigada, _ARS_