Parâmetros de água doce estranhos


Recommended Posts

Boas pessoal,

Montei um aqua de água doce à cerca de 3 meses com as seguintes características:

 

120x50x70; filtros Rena xp3 + Fluval 305 (um deles com turfa, de resto só filtração mecânica e biológica); 2 termómetros de 200W; troncos; areia branca fina; 3 Echinodorus e flutuantes (ludwigia helminthorriza); 2 lâmpadas grolux e 2 luz branca;

 

Uso água de osmose inversa reconstituida.

No começo coloquei cultura de bactérias.

TPA de 20% de 2/2 semanas (sou contra TPA mais frequentes, excepto em situações pontuais).

Fui colocando peixes aos poucos: 1º um Ancistrus, depois 4 Corydoras adolfoi, a seguir 6 discus e agora mais 6 discus (estou a tentar recriar um biotopo do Rio Negro).

 

Os parâmetros da água desde o tempo zero são:

pH=6,5; kH=4; dH=1; amónia=0,6; nitritos=0; nitratos=0

 

Estes valores de amónia, nitritos e nitratos nunca sofreram alteração. É normal? porque será que a amónia não baixa? e os nitratos não sobem?

 

Todos os habitantes do aqua parecem estar felizes e comem muito bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se calhar não tens amonia suficiente para arrancar o ciclo....para um aqua com 3 meses e fora do normal...vou seguir este post para ver se descubro o segredo para me livrar dos nitratos e nitritos :)

 

Cumps

 

Ciclos de azoto mal feitos...

Vejam ai e compreendam o ciclo do azoto:

[manual]inicio Na Aquariofilia

CAI_logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mal feitos como ?

 

O link não me serve de nada...eu conheço o ciclo.

O que está mal feito afinal ?

 

Cumps

 

O aqua deveria ter bacterias suficientes para fazer a conversão da amonia em nitritos e depois nitratos...

CAI_logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK

 

Até eu entendo...mas a amonia não sobe !

Se a amonia subi-se em flecha eu diria que não tinha colonias de bacterias...mesmo assim é estranho tendo em conta que o aqua tem 3 meses e tem dois filtros.

 

Para min das duas uma:

 

Ou existe algo a baixar a amonia sem gerar os nitritos ou os testes estão fora de prazo.

 

Isto na minha modesta opinião

 

Cumps

 

Eu voto nos testes :)

CAI_logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com discus isso é estranho, ou terias amónia, nitritos ou nitratos (estando o ciclo a funcionar...)

 

O que tens de matérias filtrantes nos filtros? alguma removedora?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

qual otamanho dos discus...

12 discus em 350lt... nao sera demais?

 

Quanto a falta de nitratos e esta planta flutuantes (ludwigia helminthorriza) que os esta a consumir...

Editado por Paulo A Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com discus isso é estranho, ou terias amónia, nitritos ou nitratos (estando o ciclo a funcionar...)

 

O que tens de matérias filtrantes nos filtros? alguma removedora?

 

Nos filtros tenho apenas filtração mecânica e biológica e turfa num deles.

 

Em relação aos testes, estão dentro do prazo, são da Hagen (parece-me uma boa marca).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

qual otamanho dos discus...

12 discus em 350lt... nao sera demais?

 

Quanto a falta de nitratos e esta planta flutuantes (ludwigia helminthorriza) que os esta a consumir...

 

Os discus têm entre 5 e 8cm.

 

Quando começarem a "atropelar-se" logo se vê. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os discus têm entre 5 e 8cm.

 

Quando começarem a "atropelar-se" logo se vê. :)

 

Ok

Acho muito xixi junto... começa a fazer tpa´s mais frequentes e com alguma agua da torneira tens a dureza um pouco baixa, nao vas ter alguma surpresa menos boa...

 

Atençao ao excesso de comida, é muita boca a comer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok

Acho muito xixi junto... começa a fazer tpa´s mais frequentes e com alguma agua da torneira tens a dureza um pouco baixa, nao vas ter alguma surpresa menos boa...

 

Atençao ao excesso de comida, é muita boca a comer...

 

Por causa dos Corydoras, tenho limpo o fundo de 2 em 2 dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por causa dos Corydoras, tenho limpo o fundo de 2 em 2 dias.

 

Ó Miguel ha ai qualquer coisa que nao bate certo...

Quanto ao xixi estava a referir-me aos discus, pois defetam muito...

 

Agora estares a limpar o fundo... estas a retirar o alimentos das Corydoras, pois e mesmo para isso que elas servem para limpar os restos de comida...

 

Espero estar a ajudar-te...

 

Um Feliz Natal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ó Miguel ha ai qualquer coisa que nao bate certo...

Quanto ao xixi estava a referir-me aos discus, pois defetam muito...

 

Agora estares a limpar o fundo... estas a retirar o alimentos das Corydoras, pois e mesmo para isso que elas servem para limpar os restos de comida...

 

Espero estar a ajudar-te...

 

Um Feliz Natal

Eu também acho que algo não bate certo (se calhar fiz ou estou a fazer algo errado), por isso pedi ajuda ao pessoal e o meu problema continua a ser a amónia que apesar de ser baixa teima em não desaparecer e os nitratos que não aparecem (o que não deixa de ser bom). Vou tirar as teimas com um teste novo de outra marca.

 

Em relação aos corydoras, eles comem a comida deles, a comida do ancistro e a que os discus não querem (estão com uma pança ;) ), mas como andam sempre a meter a cabeça na areia, são mais sensiveis ao lixo que se vai acumulando no fundo (e claro ao xixi dos discus :P ).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, pessoal, o meu aqua começou finalmente a portar-se "normal".

Adicionei mais bactérias e no dia seguinte tinha de tudo com fartura!

Conclusão: má ciclagem (alguém tinha razão).

Agora só me resta muitas TPAs e mais bactérias.

 

Obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.