1º Aquário


Laguna

Recommended Posts

Boas! Ora bem, aqui na empresa onde eu trabalho há aqui um aquário que estava vazio desde que eu cá estou. Tinha lá dentro o termoestato, aquele aparelho que faz bolhinhas :mrgreen: e peças decorativas.

 

Ora, eu nunca tive peixes mas sempre tive vontade de os ter. Decidi então comprar um betta azul, um barbo-verde e um otto.

 

Tive então a ler o Manual de Iniciação e parece-e que me falta qualquer coisa no aquário. Um filtro.

 

É uma falha grave não é? Ou não é preciso desde que se mude os 25% de água de 15 em 15 dias?

 

Sou totalmente leigo nisto ainda, se me poderem ajudar agradecia.

 

Tenho também as pedras no fundo.

 

Quanto a isso do Ciclo ainda não percebi bem mas já percebi que ainda não devia ter posto os peixes no aquário...Mas eles estavam nos sacos...não os podia deixar lá...

Editado por Laguna
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Condicionador?

 

 

 

O aquário estava vazio. Eu pus agua da torneira e o resto foi a água que vinha dentro do saco onde vinham os peixes...

 

Inicialmente liguei o termoestato e o aparelho das bolhas... Passado algum tempo é que coloquei lá os peixes...mas deixei o saco onde eles vinham em "banho maria" durante algum tempo para a agua ir atingindo a temperatura...

 

 

Mas não percebo nada disso do ciclo de azoto... Tenho que comprar um filtro n é?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que devias ter feito era colocar um condicionador para tirar o cloro e os metais pesados que sao perigosos para os peixes, depois devias ter deixado o aquario a fazer o ciclo do azoto, procura no google ciclo do azoto vai te aparecer muitas coisas importantes que se devem fazer antes de por os peixitos, e a outra coisa que acho que nao fizeste foi a ambientaçao dos peixes. Na ambientaçao o que eu custumo fazer e abrir o saco colocar dentro do aqua a boiar por causa da temperatura , 10 minutos depois coloco um bocadinho da agua do aquario no saco e assim sucessivamente ate chegar aos 60 minutos e ai pego na rede e tiro os peixes do saco. ATENÇAO nao se deve deitar a agua que estava no saco no nosso aquario deve ser descartada. Agora ve como corre isso e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora já fui comprar um filtro. E um líquido para "purificar" a água, ou seja, retirar o cloro e os metais perigosos. ainda não coloquei o líquido porque queria ver se o estado da água melhora um pouco.

 

Ora o aquário é de 50 x 25 x 20 (C x L X A)

 

 

Na loja disseram-me que pelas medidas deve ser de 45 litros +/-.

 

 

Tenho um Betta, um Barbo-Verde e um daqueles Limpa Vidros...

 

Tem iluminação. Tem uma planta verdadeira e outras falsas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao é de 45 litros, mas sim de 25 litros brutos... 50*25*20=25000 a dividir por 1000= 25 litros aprox.

 

Deverias dar umas grandes vistas de olhos nos topicos de iniciaçao que por aqui andam... cometeste muitíssimos erros, e ainda agora começaste. Devias ter feito ao contrario, lias primeiro e compravas o material depois... possivelemente os teus peixinhos vao "reclamar"...

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não comprei material. Ele já cá estava. Só faltavam os peixes.

 

Já tem o filtro, uma plantinha verdadeira, 3 falsas, uma anforas. eles tão bem e todos contentes. :)

 

 

Já tive a medir melhor....

 

52 x 25 x 30 / 1000 = 39L... ~40 Lt aprox

Editado por Laguna
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não comprei material. Ele já cá estava. Só faltavam os peixes.

 

Já tem o filtro, uma plantinha verdadeira, 3 falsas, uma anforas. eles tão bem e todos contentes.

 

Ora já fui comprar um filtro....

 

Um de nós ando um pouco confuso nao??

Mas ainda bem que os peixes andas todos contentes. Boa sorte para eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parece-me que me falta qualquer coisa no aquário. Um filtro.

 

 

Isso é apenas um filtro. Não foi o material todo... :new-bday:

 

Mas por enquanto tá tudo bem... Uma questão: algum cuidado especial com a planta?

 

 

Obrigado pela vossa ajuda. :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje apanhei um susto...

 

O meu betta foi para debaixo daquela placa de plástico do fundo do aquário. Não me perguntem como é que ele lá foi parar, o que é certo é que eu não via em lado nenhum e tive que tirar tudo do aquário, incluíndo pedras, para o tirar de lá. Estava quase a morrer o coitado. Agora já tapei todas as entradas "possíveis" lá para baixo. Mas mesmo destapadas não sei como é que ele passou o corpo lá para baixo.

 

Como mexi nas pedras e naquela base a "caca" soltou-se toda e a água ficou meio baça. Aproveitei e fiz uma TPA.

A água vai normalizar? Ou tenho que fazer alguma outra coisa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água já está ok.

 

Novo problema: O meu betta, agora anda sempre nos cantos do aquário e fica deitado nas pedras. O problema do íctio penso que já está resolvido. Alguém me pode explicar o que se estará a passar com o peixe? Também me parece que não come... :tongue:

 

 

Edit: Esqueci-me de dizer que tinha a temperatura a 30º pcausa do íctio, mas já pus a 26º (1º grau a cada hora...)

 

Mas o gajo continua nos cantos, vai andando de canto em canto e deita-se nas pedras.

Editado por Laguna
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje apanhei um susto...

 

O meu betta foi para debaixo daquela placa de plástico do fundo do aquário. Não me perguntem como é que ele lá foi parar, o que é certo é que eu não via em lado nenhum e tive que tirar tudo do aquário, incluíndo pedras, para o tirar de lá. Estava quase a morrer o coitado. Agora já tapei todas as entradas "possíveis" lá para baixo. Mas mesmo destapadas não sei como é que ele passou o corpo lá para baixo.

 

Como mexi nas pedras e naquela base a "caca" soltou-se toda e a água ficou meio baça. Aproveitei e fiz uma TPA.

A água vai normalizar? Ou tenho que fazer alguma outra coisa?

 

 

Podes especificar que placa é essa? É filtro de fundo? Se for, não é aconselhável ter esses filtros porque já estão ultrapassados.

Em relação ao Betta estar parado, como dizes que tiveste ictio, pode ser que ainda esteja a recuperar, mas pelo que dizes é complicado saber o que se passa ao certo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.