Agua fria versus Agua quente


NeroBaco

Recommended Posts

Boas pessoal, não sei se este é o sítio certo mas cá vai:

 

Já sei, segundo vários posts, que quanto menor a tºc da água maior o oxigénio dissolvido, mas que explicação científica justifica isto?mera curiosidade, obrigado.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o oxigénio é um gaz; "temperatura" é um conceito macroscópio, que no fundo o que mede é a velocidade média das partículas. Quanto maior a velocidade, maior a temperatura. Ora, quanto mais depressa as moléculas do gaz se movem, mais provável é irem-se embora, e a concentração de saturação na água diminui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uhm..é algo assim:

 

o volume da água aumenta com a temperatura...num certo volume de água tens uma certa quantidade de oxigénio. Se a temperatura desse volume de água aumentar, e a quantidade de oxigénio é a mesma.. tens mais volume de água e a mesma quantidade de oxigénio... dai que a concentração de oxigénio é menor. e o contrario para a redução da temp ate ao ponto de fusão

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso a água é o unico liquido (que eu conheça) que aumenta de volume quanto mais frio estiver até ao ponto de congelação.

 

Por isso é que as garrafas rebentam dentro do congelador...

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

primeiro, tanto "gás" como "gaz" são válidos em português, tal como "touro" e "toiro"; segundo, não tem rigorosamente nada a ver com o volume! Que varia, entre 20 e 30ºC, 0.25%, enquanto que a solubilidade do O2 em água varia muitíssimo mais.

 

Em qualquer dos casos, fui verificar, e a minha explicação anterior é falsa, até porque há combinações gás/solvente em que é ao contrário.

 

Ao dissolver um gaz num solvente, pode libertar-se ou absorver energia. Pode ser

 

gás+solvente + calor -> gaz absorvido no solvente

 

ou ao contrário

 

gás+solvente -> gaz absorvido no solvente + calor

 

No caso da O2/água, é o segundo, ou seja, liberta-se calor quando o O2 é absorvido (porque a água consegue formar ligações através do H com o O2, que levam a uma maior estabilidade geral, libertando-se a energia correspondente a essas ligações).

 

O princípio de Le Chatelier (quem teve química no 9º ano talvez se lembre), diz que quando uma situação em equilíbrio é alterada pela mudança de um factor, o equilíbrio desloca-se para o lado contrário, que volta ao equilíbrio.

 

Assim, se dou calor (lado direito da equação), a reacção vai para a esquerda, ou seja, O2 absorvido liberta-se.

 

Esta agora está mesmo certa, desculpas pelo simplismo errado do meu primeiro post!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso tb não é inteiramente correcto...pq de acordo com a wikipedia: "Uma característica incomum da água é a sua dilatação anômala. Ela se contrai com a queda de temperatura, mas a partir de 4 °C começa a se expandir, voltando a se contrair após sua solidificação."

ela comporta-se "normalmente"....baixando de volume com a temperatura...mas quando chega aos 4º...começa a aumentar o seu volume... as garrafas normalmente rompem quando a agua congela..pq quando a agua congela as moléculas da água reajustam-se de uma maneira que é mais volumosa. daí que partem as garrafas onde estão.

 

 

essa teoria do gás.... não sei se será aplicável ao caso em questão

sei que para o ar a justificação que dei é a correcta...

 

quando se tem ar + frio...a concentração de oxigénio aumenta e a humidade também. Por isso é que aumentar a temperatura do na superfície embaciada ajuda a desembaciar... outro caso curioso é o do ar condicionado... ele é frio, mas como também é muito seco...acaba por desembaciar a superficie

 

cumps

Editado por pedrioo

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais