CAUSAS DISTO? VEJAM AS FOTOS SFF!!


ZANITO

Recommended Posts

O que se passará neste aquário, pk de elas estarem assim ? será falta de CO2? Serão os Ls que as andam a ""ratar"" ? Esclareçam-me os mais entendidos nestes assuntos de ""plantados"".

 

Setup : 120*40*50

Iluminação : 1 Phillips Aquarelle 36W, 1 Gro Lux Sylvania 36W, 1 DayLight 36W, 1 Aquastar 36 W.

Temperatura : 30º

Ph : 6.5 a 6.8

Fertilizantes : Fertilizante JBL (Bolinhas que se enterram junto as raízes)

 

Fotos :

Pic_652_2.jpg

Pic_652_5.jpg

Pic_652_3.jpg

Pic_652_6.jpg

Pic_652_7.jpg

 

:wink:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse teu aqua está mesmo a passar por grande crise!

 

Não tens o teu sistema equilibrado.

 

Eu já tive assim uma echinodorus... mas tu tens as plantas todas :wink:

Aconselho-te a fazer o seguinte: aumenta a iluminação. Sei que pode ser dificil mas compensa muito. tens de introduzir CO2, bastante ( tens de te garantir que consegues bastante dissolução do gás).Aconselho-te também a colocares adubo de fundo, humus de preferencia, vais ver que é gasolina para as echn. Baixa ligeiramente a temperatura, não necessita estar tão alta, nem sequer para discus, 28 é suficiente.

 

Não me parece que sejam os leds

 

Aduba também com traces, nomeadamente ferro

Potássio secalhar também ia ajudar a arrancar

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é que as fotos são das plantas mais antigas que eu tenho, porque outras fartam-se de nascer e não tão assim, mais tarde ja posto fotos do crescimento das outras, só para verem que elas não estão todas ""minadas"".

 

:wink:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá essas plantas já estavam assim, quando colocaste a luz nova. Vais ver que agora melhoram.

 

Esses buracos são carências de nutrientes. Até porque pelo que dá para ver pelas fotos nem tens algas.

 

Quando se fala de nutrição vem sempre a questão da falta de ferro, que é um trace é necessário em pequenas quantidades. Sem Mg a clorofila não fixa o CO2, um sintoma caracteristico da falta de Mg são pontos acastanhados e amarelos que vão evoluir para uma necrose, que é o que ai tens. Já a carência do ferro faz as plantas ficarem verde transparente e pálido (clorose) porque existe uma defeciencia nas moléculas de clorofila.

 

Estão os dois relacionados com a clorofila, quer na formação que no funcionamento, mas o Fe é necessário em pequenas quantidade e o Mg é um macro.

 

Alguns elementos são móveis dentro das plantas pelo floema, é o caso do magnésio, fosforo, potássio e nitrogênio assim quando faltam no crescimento o que a planta faz é passá-lo para as folhas mais novas, ficando as folhas mais velhas com necroses. As carências dos elementos imoveis ou pouco moveis pelo floema, ferro, boro, manganes, zinco, calcio etc, a carência revela-se sobretudo nas folhas mais novas.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º de tudo, mais uma vez obrigado pela atenção :lol: e ajuda é claro!

Pois é, espero bem que melhorem, não é muito bonito de se ver, as folhas todas cheias de buracos...Pelo que percebi, essencialmente é falta de ferro, sei que existem umas bolinhas ferro a venda, que se colocam também junto as raizes, isso ajudará em alguma coisa ou não é suficiente? Terei mesmo que colocar o CO2 ""caseiro"" ?

 

cheers

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essencialmente o que eu disse, como opinião, foi o ferro é uma micro importante mas contudo existem elementos mais importantes ou necessários em maior quantidade, quando estes faltam a planta transfere-os de folhas mais velhas para as mais novas. Repara que os que são moveis são todos macronutrientes, por coincidencia ou não também são os que se apresentam em maior quantidade nos solos.

 

Se optares por colocar só ferro estás a criar uma forma de teres um boom de algas.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é que algas já eu tenho muitas, mas só nos vidros, nas folhas das plantas não tenho....nos vidros tenho que limpar quase sempre de 3 em 3 dias, e eles estão logo verdes...

 

:D

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Svet, mais uma pergunta...que sugeres que faça com elas? deixo-as estar no aqua todas "minadas" ? tiro as plantas que estão ""estragadas"" ?

Para as cortar, basta cortar pelo ""ramo"" ou tenho que tirar a folha e o ""ramo"" completo ?

 

Desculpem os termos a "" "", pois sei que não sao os utilizados por vocês, mas faltam-me as palavras exactas para defenir. Penso que o que eu chamo de ""Base"" de uma planta será o rizoma ou caule? :S Isto plantas cmg é aquela ""base""....

 

:lol:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa estar como está, vais ver que com a nova iluminação elas melhoram, não essas folhas, pois já não tem safa, mas sim as novas folhas que vão nascer que vão tirar nutrientes dessas mais velhas.

 

Mais um conselho é diárimente deitares umas gotas de fertilizante, e ires vendo se aparecem algas, mas nas plantas, nos vidros é normal. Até atingires uma quantidade correcta. Um fertilizante bom mas caro é o Tropica Master Grow, todos os Seachem, Amtra etc. tens ainda a possibilidade de usar o Hortrilon mais barato.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais