PauloGrave Publicado Dezembro 14, 2008 Publicado Dezembro 14, 2008 (editado) Boas a todos, Abri este tópico para ver se alguém me pode dar umas dicas de como resolver o meu problema da melhor forma, sem que haja problemas de maior para os habitantes do meu aquário. O que acontece e o seguinte: A agua da torneira da minha zona tem um pH de 8 e dureza altíssima (GH 10 e KH de 13), então quando enchi o aquário a 1a vez(a 2 meses e tal) foi com agua da torneira (burro) mas agora ja esta, enquanto ciclou fui tentando baixar o pH, sempre sem sucesso como e óbvio dado os carbonatos que tinha! Fiz uns testes a agua engarrafada do jumbo, pH 6,5 e com muito poucos minerais, GH e KH quase a 0, entao comecei a fazer TPAs com agua dessa, para baixar o KH e sucessivamente o pH, com algum sucesso ao fim de umas semanas! Instalei CO2 pressurizado e ao fim de umas semanas tinha um KH de 2 e pH de 6.8-7.0. Novo problema, KH baixo demais, então, fui a uma nascente aqui da zona, onde montes de gente vai buscar agua para beber, e comprovo que e muito boa para beber, fiz uns testes (GH/KH +-0 e pH 4.8 ), comprei Sal Mineral SERA e nas TPAs fazia em baldes de 10l 5gr de Sal Mineral, altera a composição química desta agua para KH 6 e pH 6.4, ainda so fiz uma TPA assim (ontem), mas parece-me ser a solução para o meu problema pois pretendo um pH de 6,5 e um KH de 4 no meu aquário. Novo problema, apos ontem ter feito a TPA com o Sal da SERA, experimentei medir o pH (por acaso) hoje de manha antes das luzes acenderem com o CO2 desligado, estava a 7,3, liguei logo o CO2 e medi novamente o pH as 17h que ja estava a 6,9, julgo que esta variação se deve aos valores dos carbonatos estarem tão baixos, certo? Agora acho que vou deixar o CO2 ligado 24h visto que me mantém o pH nos 6,8. Sera a melhor solução esta que adoptei agora,fazer TPAs com agua acida e adição do sal da SERA?? Visto que eleva os valores para os que pretendo progressivamente. Se adicionar sal mineral directamente no aquário o que poderá acontecer e o valor do pH subir demais tendo em consideração que com o CO2 desligado tenho pH de 7,3... Setup: Aqua panoramico de 1 metro 140l uteis Filtragem Eheim 2213 e SICCE aquaviva 500 (440l/h + 500l/h) Luz: 2XT8 30W Silvania Gro-Lux + Osram 840 Active DayWhite + 2 compactas 20W 7000K TPAs: 30l semanalmente Temp: 27C Fauna: 3 Ramirezi 1 Betta Splendens 2 Danio Zebra 2 Botia Palhaço 1 Botia Lohachata 1 Ancistrus 2 Otocinclus 3 Pterophyllum scalare Flora: Echinodorus bleheri Anubias congensis Alternanthera Reineckii Cabombas Sagitarias Valisnerias Hygrophila difformis Musgo Christmas Mini fetos de java Cumprimentos, Paulo Editado Dezembro 14, 2008 por PauloGrave Citar
João Faria Publicado: Dezembro 14, 2008 Publicado: Dezembro 14, 2008 O pH subiu devido à ausência do CO2 que "corrói" o KH. Durante a noite o KH subiu e o pH também. Não subas demasiado o KH para estabilizar o pH, pois KH + CO2= muito CO2 e peixes sufocados. Podes é ligar uma bomba de ar durante a noite para oxigenar a água. A permanência do CO2 evitará uma flutuação tão grande do pH e os peixes respiram bem. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
PauloGrave Publicado: Dezembro 14, 2008 Autor Publicado: Dezembro 14, 2008 Sugeres então que deixe o CO2 ligado durante a noite, mas com oxigenação de uma bomba?! Vou deixa-lo ligado a noite e voltar a medir o pH amanha de manha a ver se se mantem nos 6,8. Thanx Citar
António Soares Publicado: Dezembro 14, 2008 Publicado: Dezembro 14, 2008 Boas, Em vez de adicionares quimicos à agua por que não fazes uma mistura da agua da fonte com a agua da torneira, regulas a percentagem da agua para os valores que tu queres (50/50 deve dar perto do que pretendes). Cump. Citar Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados) - Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete
João Faria Publicado: Dezembro 14, 2008 Publicado: Dezembro 14, 2008 Boas, Em vez de adicionares quimicos à agua por que não fazes uma mistura da agua da fonte com a agua da torneira, regulas a percentagem da agua para os valores que tu queres (50/50 deve dar perto do que pretendes). Cump. Isso não invalida o que foi dito acerca da flutuação do pH durante a noite. :D Cumps. P.S.: a água da fonte é um químico... e de pureza biológica suspeita. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
António Soares Publicado: Dezembro 14, 2008 Publicado: Dezembro 14, 2008 Boas, Claro que não, eu estava a responder á pergunta sobre o que achava da adição de minerais á agua acida. Agua essa que vem da nascente, certo? Cump Citar Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados) - Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete
Recommended Posts