Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas a todos,

Abri este tópico para ver se alguém me pode dar umas dicas de como resolver o meu problema da melhor forma, sem que haja problemas de maior para os habitantes do meu aquário.

O que acontece e o seguinte:

A agua da torneira da minha zona tem um pH de 8 e dureza altíssima (GH 10 e KH de 13), então quando enchi o aquário a 1a vez(a 2 meses e tal) foi com agua da torneira (burro) mas agora ja esta, enquanto ciclou fui tentando baixar o pH, sempre sem sucesso como e óbvio dado os carbonatos que tinha!

Fiz uns testes a agua engarrafada do jumbo, pH 6,5 e com muito poucos minerais, GH e KH quase a 0, entao comecei a fazer TPAs com agua dessa, para baixar o KH e sucessivamente o pH, com algum sucesso ao fim de umas semanas!

Instalei CO2 pressurizado e ao fim de umas semanas tinha um KH de 2 e pH de 6.8-7.0.

Novo problema, KH baixo demais, então, fui a uma nascente aqui da zona, onde montes de gente vai buscar agua para beber, e comprovo que e muito boa para beber, fiz uns testes (GH/KH +-0 e pH 4.8 ), comprei Sal Mineral SERA e nas TPAs fazia em baldes de 10l 5gr de Sal Mineral, altera a composição química desta agua para KH 6 e pH 6.4, ainda so fiz uma TPA assim (ontem), mas parece-me ser a solução para o meu problema pois pretendo um pH de 6,5 e um KH de 4 no meu aquário.

Novo problema, apos ontem ter feito a TPA com o Sal da SERA, experimentei medir o pH (por acaso) hoje de manha antes das luzes acenderem com o CO2 desligado, estava a 7,3, liguei logo o CO2 e medi novamente o pH as 17h que ja estava a 6,9, julgo que esta variação se deve aos valores dos carbonatos estarem tão baixos, certo? Agora acho que vou deixar o CO2 ligado 24h visto que me mantém o pH nos 6,8.

Sera a melhor solução esta que adoptei agora,fazer TPAs com agua acida e adição do sal da SERA?? Visto que eleva os valores para os que pretendo progressivamente.

Se adicionar sal mineral directamente no aquário o que poderá acontecer e o valor do pH subir demais tendo em consideração que com o CO2 desligado tenho pH de 7,3...

Setup:

Aqua panoramico de 1 metro

140l uteis

Filtragem Eheim 2213 e SICCE aquaviva 500 (440l/h + 500l/h)

Luz: 2XT8 30W Silvania Gro-Lux + Osram 840 Active DayWhite + 2 compactas 20W 7000K

TPAs: 30l semanalmente

Temp: 27C

Fauna:

3 Ramirezi

1 Betta Splendens

2 Danio Zebra

2 Botia Palhaço

1 Botia Lohachata

1 Ancistrus

2 Otocinclus

3 Pterophyllum scalare

Flora:

Echinodorus bleheri

Anubias congensis

Alternanthera Reineckii

Cabombas

Sagitarias

Valisnerias

Hygrophila difformis

Musgo Christmas

Mini fetos de java

Cumprimentos,

Paulo

Editado por PauloGrave
Publicado:

O pH subiu devido à ausência do CO2 que "corrói" o KH. Durante a noite o KH subiu e o pH também.

Não subas demasiado o KH para estabilizar o pH, pois KH + CO2= muito CO2 e peixes sufocados.

Podes é ligar uma bomba de ar durante a noite para oxigenar a água. A permanência do CO2 evitará uma flutuação tão grande do pH e os peixes respiram bem.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Publicado:

Sugeres então que deixe o CO2 ligado durante a noite, mas com oxigenação de uma bomba?!

Vou deixa-lo ligado a noite e voltar a medir o pH amanha de manha a ver se se mantem nos 6,8.

Thanx

Publicado:

Boas,

Em vez de adicionares quimicos à agua por que não fazes uma mistura da agua da fonte com a agua da torneira, regulas a percentagem da agua para os valores que tu queres (50/50 deve dar perto do que pretendes).

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Publicado:
Boas,

Em vez de adicionares quimicos à agua por que não fazes uma mistura da agua da fonte com a agua da torneira, regulas a percentagem da agua para os valores que tu queres (50/50 deve dar perto do que pretendes).

Cump.

Isso não invalida o que foi dito acerca da flutuação do pH durante a noite. :D

Cumps.

P.S.: a água da fonte é um químico... e de pureza biológica suspeita.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Publicado:

Boas,

Claro que não, eu estava a responder á pergunta sobre o que achava da adição de minerais á agua acida. Agua essa que vem da nascente, certo?

Cump

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!