Estou a pensar em começar a aventura dos salgados


Wooddy Weaver

Recommended Posts

Olá a todos!!

 

Estou a pensar em embarcar na aventura dos salgados. Tenho experiência nos aquários de água doce, mas tenho muito interesse e curiosidade sobre os aquários de água salgada. Exactamente por isso sei que é uma experiência non-stop, em que se estuda e se inova constante.

 

Ainda tenho muitas dúvidas, mas gostaria de saber se posso começar com o material mais básico( e depois aos poucos ir evoluindo).

 

Estou a pensar em usar material que tenho que aquários de água doce, ou seja:

 

- aquário de 40L

- Calha de iluminação de 2watts/l (4x15watts)

- Filtro Eheim pick-up 2006 (interno)

- Termostato de 25 watts

 

Li algures que é possível começar com este material. O que acham?..eu sei que é um aquário pequeno e por isso mais instável, mas eu já estou habituada ao trabalho diário de manutenção (nos aquários de água doce).

 

Gostava apenas de me iniciar.

 

Obrigada a todos,

 

Wooddy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
É possível manteres um nano desses, mas tens de estar ciente que não poderás colocar lá nenhum peixe, visto que não tens espaço para tal.

 

 

Não concordo. Existem peixes pequenos que facilmente se acomodam, devido ao seu proprio comportamento - vários gobys, ocellaris (nemos).

 

Relativamente ao equipamentos, penso que seria benéfico a substituição do filtro por uma bomba de circulação Koralia Nano. No entanto, terias de ter o cuidado de fazer TPAs ñão inferiores a 5l/semanais.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não concordo. Existem peixes pequenos que facilmente se acomodam, devido ao seu proprio comportamento - vários gobys, ocellaris (nemos).

 

Relativamente ao equipamentos, penso que seria benéfico a substituição do filtro por uma bomba de circulação Koralia Nano. No entanto, terias de ter o cuidado de fazer TPAs não inferiores a 5l/semanais.

Existem alguns gobies que podem ficar dentro de um aqua que terá uma litragem real de 38lts, tal como muitos outros peixes, mas temos que certificar quais as condições mínimas para eles.

 

No que toca aos ocellaris, devemos pensar que são peixes que devem estar num aquário de 75lts ou mais, logo não é nada bom ter nem que seja só um. Acho que no mínimo será coloca-lo em 60lts,

 

Quanto a gobies, devemos escolher bem quais podemos colocar. Vou dar alguns exemplos:

Lythrypnus dalli

Coryphopterus glaucofrenum

Gobiodon strangulatus

Gobiodon citrinus

Gobiodon atrangulatus

Gobiodon okinawae

Amblygobius rainfordi

...

Destes todos não deves colocar mais que 2 e mesmo assim deves ter cuidado na escolha, visto que eles não se dão bem entre eles. Deves escolher dos mais sociaveis e mesmo assim à sempre a possibilidade de haver azar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas este tópico despertou o meu interesse, tambem eu só tive até hoje a´gua doce, pla principal razão d achar q seria nessesario muito mais material para um de agua salgada, mas plo q vejo nem uma unica referencia a um escumador ou maquina de osmose inversa ou outros q tais q julgava indispensavel para um aqua reef.

 

è então possiovel manter um aqua de agua salgada apenas com um fil tro e termo estato ??? :wub:

 

esclareçam-me por favor q tenho um aaqu(120 l aprox.)a parado e já estou a ver uns gobies e uns palhços lá a morar..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas este tópico despertou o meu interesse, tambem eu só tive até hoje a´gua doce, pla principal razão d achar q seria nessesario muito mais material para um de agua salgada, mas plo q vejo nem uma unica referencia a um escumador ou maquina de osmose inversa ou outros q tais q julgava indispensavel para um aqua reef.

 

è então possiovel manter um aqua de agua salgada apenas com um fil tro e termo estato ??? :blink:

 

esclareçam-me por favor q tenho um aaqu(120 l aprox.)a parado e já estou a ver uns gobies e uns palhços lá a morar..

 

Olá Pedro,

 

é possivel, no entanto terás que fazer trocas de água, nunca inferiores a 10% semanais e o aquário deverá ter pouca carga orgânica (poucos peixes). Além disso, terás de adquirir rocha viva e bombas de circulação.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois eu provo ao contrario tenho este aquário com 40L e funciona a 100%, sem escumador , e sem rocha viva ,so tem circulação e um filtro de esponjas nada mais

oram vejam

 

DSC06353.jpg

 

DSC06314.jpg

 

fácil manutenção e barato trocas semanais de agua a 15% nada mais

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois eu provo ao contrario tenho este aquário com 40L e funciona a 100%, sem escumador , e sem rocha viva ,so tem circulação e um filtro de esponjas nada mais

oram vejam

 

fácil manutenção e barato trocas semanais de agua a 15% nada mais

 

Olá Nuno,

 

Provas o contrário em que aspecto?? - Se tens circulação, fazes TPAs de 15% e usas corais artificiais, então está dentro do indicado anteriormente.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

 

Provas o contrário em que aspecto?? - Se tens circulação, fazes TPAs de 15% e usas corais artificiais, então está dentro do indicado anteriormente.

desculpa ir contra a certas ideologias sobre a agua salgada e que para certas pessoas fazem um bicho de sete cabeças levando pessoas a desistir de montar um aquário de agua salgada , tem de ter rocha , tem de ter escumador epa isso e tretas ,para manter um casal de oceallaris basta um filtro um aquário de 70L mínimo e boa circulação nada ,mais , se quisermos corais ai sim o caso muda de figura

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só não acho que 70l seja o minimo!

 

3 rochas vivas

2 ocellaris

1 bomba de circulação

1 filtro de castata

 

A partir dos 30l ja se consegue manter de certeza!

Agora.... Tpas religiosamente rigorosas, pouca alimentação e estar de olho nas condições da água...

 

E ainda dá para manter mais um chromis... lol

Editado por Verissimo

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa ir contra a certas ideologias sobre a agua salgada e que para certas pessoas fazem um bicho de sete cabeças levando pessoas a desistir de montar um aquário de agua salgada , tem de ter rocha , tem de ter escumador epa isso e tretas ,para manter um casal de oceallaris basta um filtro um aquário de 70L mínimo e boa circulação nada ,mais , se quisermos corais ai sim o caso muda de figura

Temos que ter em atenção no que se escreve e no que se lê! Quando falamos num aquário de recife, estamos a falar num aquário que vai levar peixes, corais e invertebrados. Neste caso, a melhor filtragem é sem dúvida a rocha viva e o escumador.

Quando falamos num aquário só de peixes, não necessitamos de escumador nem de rocha, recorrendo a outros sistemas de filtragem, passado por TPAs mais rigorosas.

Por isso é costume perguntar que tipo de aqua as pessoas querem montar.

Tens de ver que se estamos a falar de alguma coisa dentro dos recifes, existe um mínimo aceitável para não haver depois problemas.

 

 

Só não acho que 70l seja o minimo!

 

3 rochas vivas

2 ocellaris

1 bomba de circulação

1 filtro de castata

 

A partir dos 30l ja se consegue manter de certeza!

Agora.... Tpas religiosamente rigorosas, pouca alimentação e estar de olho nas condições da água...

 

E ainda dá para manter mais um chromis... lol

Realmente consegues manter um casal de palhaços num aqua desses, ou até mesmo num de 15lts, sem dúvida, tal como o ser humano consegue viver num espaço com 6 metros quadrados ou menos, que é o caso das celas de muitas prisões. Agora pergunto se achamos que é um bom espaço para viver? Pois...a resposta é não. Temos que ter a consciência que a maior parte dos vivos de água salgada são retirados do mar estando habituados a viver em espaços amplos. Visto que vão ser limitados a viver num espaço menor, devemos dar algum espaço mínimo, que mesmo assim é pequeno a comprar com uma barreira de recife!

O ideal para um casal de palhaços é sem dúvida um aquário de 75lts, sendo já aceitável um de 70lts.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas amigos

 

só uma duvida se eu quisesse fazer um nanoreef utilizando rochas vivas, corais e depois os peixinhos daria bem um aquario de 90 a 100lt??

 

alem do termostato que filtro teria de utilizar? seria presiso bombeamento de agua? injecção de co2?

 

faço estas perguntas porque tenhu um nano de agua doce em evolução e até era porreiro ter um de agua salgada. sei mais coisas de agua doce do que de agua salgada por isso faço aquelas perguntas.

 

espero respostas assim que puderem pf

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas amigos

 

só uma duvida se eu quisesse fazer um nanoreef utilizando rochas vivas, corais e depois os peixinhos daria bem um aquario de 90 a 100lt??

 

alem do termostato que filtro teria de utilizar? seria presiso bombeamento de agua? injecção de co2?

 

faço estas perguntas porque tenhu um nano de agua doce em evolução e até era porreiro ter um de agua salgada. sei mais coisas de agua doce do que de agua salgada por isso faço aquelas perguntas.

 

espero respostas assim que puderem pf

 

obrigado

 

Olá,

 

90l dá perfeitamente para ter um aquário de recife com alguns peixes de recife. Não necessitas de filtro, basta um escumador, iluminação e bombas de circulação. O sistema Co2 podes guardá-lo para mais tarde, caso queiras instalar um reactor de cálcio. Antes de avançares para a transformação, sugiro que vejas este post http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=112662 - este membro estar a vender um sistema completo por apenas 500€ (que é um excelente negócio).

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

90l dá perfeitamente para ter um aquário de recife com alguns peixes de recife. Não necessitas de filtro, basta um escumador, iluminação e bombas de circulação. O sistema Co2 podes guardá-lo para mais tarde, caso queiras instalar um reactor de cálcio. Antes de avançares para a transformação, sugiro que vejas este post http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=112662 - este membro estar a vender um sistema completo por apenas 500€ (que é um excelente negócio).

 

Boas amigo

 

antes demais obrigado pela resposta vou comprar um aqua de 100lts e vou me tentar guiar pelo forum e pelo logista como de costume. mas continuo com duvidas. . . para que serve o escumador? o que é reactor de cálcio?

em relação ao aqua consigo um de 100lts já com iluminação . . . bem todo equipadinho por menos de 150€ eheh deve servir porque alem desse ( eu já tenhu um nano ) ando a ver se consiguo ter 1aqua de 100lts de agua doce, 1aqua 100lts agua salgada ( nanoreef) bem mas isso é futuro

agora tenhu essas duvidas

 

obrigado

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo

 

antes demais obrigado pela resposta vou comprar um aqua de 100lts e vou me tentar guiar pelo forum e pelo logista como de costume. mas continuo com duvidas. . . para que serve o escumador? o que é reactor de cálcio?

em relação ao aqua consigo um de 100lts já com iluminação . . . bem todo equipadinho por menos de 150€ eheh deve servir porque alem desse ( eu já tenhu um nano ) ando a ver se consiguo ter 1aqua de 100lts de agua doce, 1aqua 100lts agua salgada ( nanoreef) bem mas isso é futuro

agora tenhu essas duvidas

 

obrigado

 

abraço

 

Olá,

 

A grosso modo, o escumador está para o aquário de água salgada, como filtro está para o de água doce. É o equipamento que permite a retirada de carga orgânica, mantendo a água mais limpa. O reactor de cálcio serve para adicionar KH e cálcio, normalmente é usado em aquários maturados e carregados de corais tipo SPS (duros).

 

Relativamente ao aquário com iluminação, devo advertir que os reefs não devem ter tampa, para permitir uma melhor oxigenação. Também a iluminação com lâmpadas T8 não são as mais aconselhaveis para corais duros.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar em usar material que tenho que aquários de água doce, ou seja:

 

- aquário de 40L

- Calha de iluminação de 2watts/l (4x15watts)

- Filtro Eheim pick-up 2006 (interno)

- Termostato de 25 watts

 

Li algures que é possível começar com este material. O que acham?..eu sei que é um aquário pequeno e por isso mais instável, mas eu já estou habituada ao trabalho diário de manutenção (nos aquários de água doce).

 

Penso que dará para iniciar, apesar de habitualmente ser recomendado um volume de água maior. Dá certamente para manter corais moles e uns camarões da nossa costa. Quando o aqua estiver ciclado e maturado dará para manter um ou dois palhaços pequenos. Um tipo de filtro que recomendo vivamente é aqueles do género mochila, tipo AquaClear e Eheim Liberty. Dá para colocar carvão activo quando necessário bem como macro-algas do género chaeto para ajudar na redução dos nutrientes. A iluminação dá perfeitamente, convém é ter lâmpadas com 10000K ou mais, idealmente combinações de 10000K com actínicas (20000K) para dar um tom branco azulado. Um escumador ajudaria a limpar a água mas não é absolutamente necessário. Para a reposição de água evaporada pode ser água da companhia com aplicação de químico para anular metais pesados, água destilada própria para aquários, ou água de osmose adquirida em lojas especializadas.

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A grosso modo, o escumador está para o aquário de água salgada, como filtro está para o de água doce. É o equipamento que permite a retirada de carga orgânica, mantendo a água mais limpa. O reactor de cálcio serve para adicionar KH e cálcio, normalmente é usado em aquários maturados e carregados de corais tipo SPS (duros).

 

Relativamente ao aquário com iluminação, devo advertir que os reefs não devem ter tampa, para permitir uma melhor oxigenação. Também a iluminação com lâmpadas T8 não são as mais aconselhaveis para corais duros.

 

 

Boas amigo

 

obrigado + uma vez pela resposta mas como iniciado terei muitas duvidas para resolver desculpa. sem querer abusar. . podias - me ajudar e guiar - me na construção do meu aquareef de 100lts?? assim tiravas - me as duvidas que eu tivesse e ajudavas - me nisto.

ahhh quem me puder ajudar além do Quinzico também é muito bom mesmo..

 

Bem ok já percebi ( escumador = filtro ) agora o que são SPS corais duros??? em relação há iluminação depois pergunto também no meu lojista o que me aconcelha de melhor mesmo mas também para um aquareef que tipo de iluminação me aconselhariam???

como vejo qual a diferença entre rocha viva e rocha morta? e para que serve cada uma?

 

desculpem mesmo estas perguntas todas que para os mais avançados isto é de '' xáxá '' loool mas quem não sabe e têm apetite de aprender cada vez + admito que é xato para quem já sabe

 

obrigado

 

abraços

 

p.s. quando tiver a minha camara de fotos irei criar depois um tópico no aquananos agua doce e ponho lá fotos do meu nano e quando começar aqui o de agua salgada farei o mesmo que é para ter um tópico só meu e assim é + facil do que estar a falar no tópico dos outros sobre problemas

nossos....

 

fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo

 

obrigado + uma vez pela resposta mas como iniciado terei muitas duvidas para resolver desculpa. sem querer abusar. . podias - me ajudar e guiar - me na construção do meu aquareef de 100lts?? assim tiravas - me as duvidas que eu tivesse e ajudavas - me nisto.

ahhh quem me puder ajudar além do Quinzico também é muito bom mesmo..

 

Bem ok já percebi ( escumador = filtro ) agora o que são SPS corais duros??? em relação há iluminação depois pergunto também no meu lojista o que me aconcelha de melhor mesmo mas também para um aquareef que tipo de iluminação me aconselhariam???

como vejo qual a diferença entre rocha viva e rocha morta? e para que serve cada uma?

 

desculpem mesmo estas perguntas todas que para os mais avançados isto é de '' xáxá '' loool mas quem não sabe e têm apetite de aprender cada vez + admito que é xato para quem já sabe

 

obrigado

 

abraços

 

p.s. quando tiver a minha camara de fotos irei criar depois um tópico no aquananos agua doce e ponho lá fotos do meu nano e quando começar aqui o de agua salgada farei o mesmo que é para ter um tópico só meu e assim é + facil do que estar a falar no tópico dos outros sobre problemas

nossos....

 

fiquem bem

 

Olá,

 

os corais dividem-se em 3 grandes grupos:

 

Moles - sem estrutura calcárea

Pic_16965_7.jpg

 

Pic_16965_6.jpg

 

Duros LPS - Com estrutura calcárea e com pólipos longos

 

Pic_16965_23.jpg

 

Duros SPS - Com estrutura calcárea e com pólipos curtos

 

Pic_16965_3.jpg

 

Pic_16965_19.jpg

 

Pic_16965_20.jpg

 

Os cuidados com a qualidade da água dependem do tipo de corais que queiras colocar, daí que a manutenção dos corais tenha a sua dificuldade dependendo do tipo que sejam. Em geral, os moles são os mais fáceis de manter, depois os LPS e por fim os SPS.

 

Para um aquário desse tamanho, podes usar uma calha com lâmpadas T5 ou uma calha combinada de HQI+T5 (a minha preferida), cada uma tem as suas vantagens e desvantagens:

 

T5 - Menor calor e possibilidade de juntar vários espectros de iluminação

HQI - Maior eficiência de iluminação e aspecto estetico muito atraente.

 

A rocha morta tem vida e normalmente está dentro de água. Apesar de não ser essencial, basta verificares se tem alga coralina - se sim, então é rocha viva, se não, pode ser ou não!

 

A rocha morta está branca e é guardada a seco.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

os corais dividem-se em 3 grandes grupos:

 

Moles - sem estrutura calcárea

Pic_16965_7.jpg

 

Pic_16965_6.jpg

 

Duros LPS - Com estrutura calcárea e com pólipos longos

 

Pic_16965_23.jpg

 

Duros SPS - Com estrutura calcárea e com pólipos curtos

 

Pic_16965_3.jpg

 

Pic_16965_19.jpg

 

Pic_16965_20.jpg

 

Os cuidados com a qualidade da água dependem do tipo de corais que queiras colocar, daí que a manutenção dos corais tenha a sua dificuldade dependendo do tipo que sejam. Em geral, os moles são os mais fáceis de manter, depois os LPS e por fim os SPS.

 

Para um aquário desse tamanho, podes usar uma calha com lâmpadas T5 ou uma calha combinada de HQI+T5 (a minha preferida), cada uma tem as suas vantagens e desvantagens:

 

T5 - Menor calor e possibilidade de juntar vários espectros de iluminação

HQI - Maior eficiência de iluminação e aspecto estetico muito atraente.

 

A rocha morta tem vida e normalmente está dentro de água. Apesar de não ser essencial, basta verificares se tem alga coralina - se sim, então é rocha viva, se não, pode ser ou não!

 

A rocha morta está branca e é guardada a seco.

 

 

ahhhh já estou a entender . . . então rocha morta é mantida a seca certo? e a rocha viva tem de estar dentro de um aqua??

em relação as corais já percebi agora que tipo de condições precisará a agua de ter para mantelos??

imaginemos que no meu aqua de 100lts quisesse manter estes tres tipos de corais??

'' este projecto ainda o estou a decidir para inicios de fevereiro porque sinceramente tenhu medo de arriscar '''

 

estão para o começar seria:

aqua 100lts

escumador

calha HQI + T5 ( confiando em quem mais sabe eheh ;) )

rocha morta e viva ( a decidir )

1termostato ou 2

2 bombas de movimentação da agua

termometro

areão ( qual a decidir )

 

a fauna e flora futuramente se decidirá

 

segundo isto que tenho de comprar falta algo???

ficaria sei lá por + - 400 a 500 € só aquele material??

 

obrigado por me estares a ajudar com as minhas reflexões e planeamentos :eusathink::);):)

 

Abraço

Joao Vitor Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

segundo isto que tenho de comprar falta algo???

ficaria sei lá por + - 400 a 500 € só aquele material??

 

obrigado por me estares a ajudar com as minhas reflexões e planeamentos :):):):)

 

Abraço

Joao Vitor Sousa

 

Olá João,

 

Como te disse, talvez fosse bom contactares o membro xcj, que tem à venda o aquário dele ( http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=112662 ). É que um sistema de 100l é capaz de ficar por um pouco mais que 500€ e realmente este membro está a vender muito barato. Já tive um aquário de 120l e ficou por mais que 500€.

 

Vê estas contas:

 

aqua 100lts - 70€

escumador - 120€

calha HQI + T5 ( confiando em quem mais sabe eheh ) - 200€

rocha morta e viva ( a decidir )

1termostato ou 2 - 30€

2 bombas de movimentação da agua - 60€

termometro

areão ( qual a decidir )

 

só no equipamento que indiquei preços estão €480 e o escumador é mesmo muito barato, possivelmente não consegues por menos de 150€ usado.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em um aquario dessa litragem eu apostava sempre em iluminação apenas T5, (preferencia minha)

 

Mas como diz o bruno devias ponderar o negocio do user que está a vender esse sistema completo!

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigos

 

Tanto meu deus não sabia que um escumador fosse tão caro. ok vou tentar falar com ele para poder tentar em negócio com ele obrigado por me informares amigo.

 

Bem futuramente irei dizer mais alguma coisa obrigado

 

abraços

Joao Vitor Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O escumador é um equipamento muito útil porém não essencial. Se forem feitas TPAs com regularidade dá para manter o reef. E o escumador é normalmente mais utilizado a partir da altura em que se colocam peixes. E como essa altura nunca deverá ser anterior às primeiras 6 semanas, até lá podes ir poupando uns trocos. Há uns escumadores do tipo air lift, com bomba de ar ligada a pedra difusora de madeira, que no conjunto poderás conseguir por uns 60 a 70 euros. :tongue:

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.