CRS's, CBS's e FERTILIZAÇÃO


slowmottion

Recommended Posts

Boas.

 

Num aqua com cristal red e Cristal Black, posso fertilizar?

 

Tenho HC cuba, que está a ficar amarelita

 

Tenho CO2.

 

Posso meter pastilha de Ferro da JBL? (ferrotabs)

 

Como fertilizar e com o quê?

 

 

Obrigado,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Num aqua com cristal red e Cristal Black, posso fertilizar?

 

Tenho HC cuba, que está a ficar amarelita

 

Tenho CO2.

 

Posso meter pastilha de Ferro da JBL? (ferrotabs)

 

Como fertilizar e com o quê?

 

 

Obrigado,

 

Boas, nos invertebrados a melhor solução de fertilizar é apostar num bom substrato fertil ou ires enterrando pastilhas para renovar o substrato..

 

Os invertebrados são muito sensiveis ao Fe e outros metais... se adicionares tenta fazer em quantidades minimas e os valores em ppm sejam o mais baixo possivel dentro dos valores aceitáveis para plantados..

 

Tipo é preferivel adicionares todos os dias 1ml de Fe do que 7ml 1x por semana!

 

abraço

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os invertebrados são muito sensiveis ao Fe e outros metais...

 

Porraaaaaaaa, se calhar foi por isso que o meu macho Cambarellus Patzcuarensis "orange" morreu, porque tive a alga tipo dos cabelos e segundo o que tive a ler, é exesso de ferro. :| nao é? fiquei mesmo lixado, quando o vi morto :Smile-PT::(

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Num aqua com cristal red e Cristal Black, posso fertilizar?

 

Tenho HC cuba, que está a ficar amarelita

 

Tenho CO2.

 

Posso meter pastilha de Ferro da JBL? (ferrotabs)

 

Como fertilizar e com o quê?

 

 

Obrigado,

 

Os fertilizantes líquidos se doseados em doses totalmente consumidas pelas plantas não fazem mal aos invertebrados, o problema é quando existem excessos e/ou desequilíbrios.

 

É por isso que é preferível apostar em substrato fértil ou pastilhas de enterrar no areão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo plenamente. Um aqua com CRS pode ser fertilizado na coluna de água, mas temos de ser cautelosos,fertilizar muito pouco mesmo.

 

Com o CO2 a mesma coisa, moderadamente não faz mal nenhum,em excesso é fatal.Agora,depende é do tamanho do aqua e se o CO2 é de sistema caseiro ou de botija. Se for caseiro é dificil controlar a saida das bolhas,é preciso cuidado,podemos fazer com gelatina que dura mais e sai com menos força. E em aquas de pequenas dimensões mais perigoso se torna.

 

Contudo,e devido à pouca fertilização que devemos administrar, um aquário de Camarões do tipo mais sensivel deve ter plantas de fácil manutenção,como Valisnérias,Anubias, Echinodorus, e musgos,que vivem perfeitamente com pouca fertilização e CO2. No teu caso Slowmotion, e tendo Hemianthus ''Cuba'', o risco aumenta um pouco,pois esta planta é daquelas que precisa de uma fertilização mais cuidada e de CO2 sempre disponivel para se manter viçosa e crescer bem.

 

No teu caso o ideal seria teres colocado um bom substrato fértil no fundo.Podes sempre colocar agora umas pastilhas na zona da Hemianthus ''Cuba'' e a par disso fertilizares na coluna de água,mas pouco e sempre com cautela.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que coissidensia se nao tive se lido isto ia fazer um topico exatamente igual isso das fertilizaçoes para mim é igual a zero a esquerda vou seguir estes conselhos obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pelas vossas respostas.

 

O CO2 era caseiro, já por causa dos CRS's, comprei um sistema da TETRA (Tetra Plant)

 

Tem uma lata tipo spray e um difusor, de manhã, dou uma bombada para encher o difusor e à noite já está vazio, ligo a bomba de ar.

 

Quanto ás pastilhas de fertilização, que pastilhas são? E é seguro?

 

Acho que vou é tirar a HC Cuba, tenho só um vazo dividido em dois tufos. Meto-a noutro aquário.

 

 

E, pelos vistos, tenho que mudar de hábitos quanto ás TPA's.

 

Nos Discus, faço uma vez por mês, num aqua com um ano, e eles estão sempre com posturas...

 

 

Neste aquário, parece que terei que fazer TPA semanal.

 

O aqua tem 60 Litros, posso fazer 10 litros por semana, em que 5 são do LIDL e 5 são da torneira. (Isto porque se meter só água do LIDL não sei se as plantas terão o que precisam.

 

Obrigado e um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste aquário, parece que terei que fazer TPA semanal.

 

O aqua tem 60 Litros, posso fazer 10 litros por semana, em que 5 são do LIDL e 5 são da torneira. (Isto porque se meter só água do LIDL não sei se as plantas terão o que precisam.

 

Obrigado e um abraço

 

Boas

 

Nos meus de CRS faço TPA's de 2 em 2 dias de 10 % e uma semanal de 20 % com sifonagem do fundo. As plantas gostam e os CRS parece que também :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens pastilhas de várias marcas e qualidades. Ainda tenho para aqui uma lamela de umas pastilhas,se quiseres arranjo-te isso.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Basílio,

 

Fazer fertilização num aquário de CRS não é grande problema, pelo menos no que diz respeito aos adultos.

O maior problema está na compatibilidade entre a fertilização e os pequenos camarões recém-nascidos.

Numa espécie em que à partida a taxa de sobrevivência é já por si reduzida ( principalmente em grades mais altos), adicionar fertilizantes à equação que não sejam prontamente assimilados pelas plantas é reduzir ainda mais o sucesso das gerações nascidas chegarem à fase adulta.

 

Usar fertilizantes num aquário com pouca Flora ou apenas por causa de uma planta mais exigente pode-se facilmente tornar comprometedor para os recém-nascidos e, por conseguinte, tornar-se-á complicado aumentar a colónia substancialmente. Há que olhar para a situação a longo prazo e, fazendo isso, a tendência é para ficares com uma população envelhecida Vs população renovada, acabando por teres de adquirir mais exemplares para perpetuares a colónia.

 

Mais uma vez, não é impossível fazer fertilização líquida e ter uma colónia de camarões próspera, principalmente em CRS de grade C/B e adultos, desde que seja bem feita e adequada ao aquário em questão ( luz, CO2, plantas). O maior problema são os recém-nascidos...

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais