Compatibilidade de espécies


Leonix.sp

Recommended Posts

Olá amigos. Preciso de uma ajuda.

Vou montar meu primeiro aquário de ciclídeos africanos. Já estou com toda a estrutura pronta e ciclando (um aquário de 100 L com muitas tocas, canister, iluminação, termostato, etc...)

Agora só falta definir quais espécies vou colocar no aquário. Pensei na seguinte composição:

1 - Eretmodus cyanostictus

1 - Lamprologus brichardi

1 - Neolamprologus pulcher

1 - Neolamprologus gracilis

1 - Neolamprologus leleupi

1 - Neolamprologus multifasciatus

1 - Julidochromis transcriptus

1 - Neolamprologus splendens

E então, vocês que já são mais experientes o que dizem?

Aguardo sugestões.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... pretendes ter um exemplar de cada espécie?

 

... não será propriamente a melhor maneira de observar o seu comportamento... repensa la isso! :music_singguitar:

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário tem 80x40x30. Quanto as espécies diferentes é que não tenho a intenção de reproduzir os peixes. Pensei, a princípio, que mantendo espécies diferentes teria menor problema com a agressividade. Não sei se este pensamento está correto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Neolamprologus multifasciatus sao peixes de grupo e sao muito territoriais,os Julidochromis transcriptus sao peixes de casal e um bocado territoriais,o Lamprologus brichardi tambem e agressivo.

Por isso tens ai peixes muito agressivos,peixes de grupo e depois ocupam muito espaço.

 

Espero ter ajudado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário tem 80x40x30. Quanto as espécies diferentes é que não tenho a intenção de reproduzir os peixes. Pensei, a princípio, que mantendo espécies diferentes teria menor problema com a agressividade. Não sei se este pensamento está correto.

 

 

Bom... não me leves a mal, mas para manter um exemplar de cada espécie, sem qualquer intuito de os reproduzir, sugiro que mudes a preferência para outras famílias de peixes, ou mesmo para água salgada... com um aquário maior poderia sugerir-te, também, Malawi só com machos. Escolher Tanganika para perder o melhor que eles têm para nos mostrar que são os seus comportamentos sociais e reprodutivos, é um desperdício de espaço e os peixes dificilmente se dariam em condições.

 

Cumps.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um aquário do tamanho que tenho, qual seria então a melhor opção para CA? O que sugerem?

 

 

Um monoespécie de "conchiculas" ou "petriculas" do tanganyika, se é isso que pertendes. Com um pouco de geito e sorte é possível por um diespécie a funcionar, mas tendo em conta a tua enexperiencia nao apostaria nisso.

 

Um monoéspécie do malawi, com um trio de peixes, talvez te possa encher melhor a vista, mas cuidado na escolha da espécie!

 

Um monoéspécie de rio é outra opcao.

 

Quanto aos peixes do lago victória, nao sei se alguém já manteve alguma espécie ou sequer se será possível mantelos num aquário de volume tao reduzido.

 

Pesquiza um pouco mais!... com isto quero dizer para nao olhares somente para as fotos!

 

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres observar os comportamentos fascinantes dos ciclídeos, incluindo os reprodutivos, talvez um casal de Eretmodus (para teres a incubação bucal), um casal de multies ou simillis, para teres o comportamento social dos shellies, e um rock dweller não muito agressivo (casal de Julidochromis transcriptus "Gombi").

 

Com isto ficas com um aqua interessante, e sem demasiados conflitos, embora o risco aí esteja nos Eretmodus...

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

 

acho que podes po 1 casal de Eretmodus cyanostictus e 1 casal de Neolamprologus splendens sem problemas

 

 

Obrigado. Gostei dessa possibilidade de colocar dois casais diferentes. É fácil fazer o dimorfismo sexual dessas espécies? Existe a possibilidade de ocorrer a reprodução no aquário? Sugere alguma outra espécie que não consta na minha lista inicial?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal, tenho uma grande dúvida!

O que vocês fazem com os filhotes após a reprodução? Tenho receio de que os peixes procriem e depois eu não faço idéia do que fazer com os alevinos. Será que eu encontro lojas que comprem os peixes?

Aguardo contato.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podias por um trio de Julidochromis regani >Lago Tanganyika

Ou entao 1 casal de Labidochromis caeruleus>Lago Malawi

 

Julidochromis formam por natureza casais, defendendo um território, enquanto os Labidochromis sao encubadores bocais, nao formando portanto casais "permanentes".

Penso portanto, que o mais adequado, caso se optasse pelas espécies que referiste, faze-lo inversamente em relacao ao ratio entre sexos.

 

 

O que vocês fazem com os filhotes após a reprodução?

 

Podes vende-los aqui no forum ou procurar uma loja que os aceite, se bem que nao sao peixes que se vendam normalmente na maioria das lojas de centro comercial.

 

 

P.S. Misturar Eretmodus cyanostictus e Neolamprologus splendens nesse volume nao me parece boa ideia (joaquim, és sempre bem vindo a defender o teu ponto de vista).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

 

os Eretmodus cyanostictus sao pacificos nao se metem com ninguem e os Neolamprologus splendens tenbem sao calmos . so quandos e trata as crias todas as especies sao protectoras

 

eu ja mantive os Eretmodus cyanostictus com julis sem problemas

 

rochas de um lado e um esconderijo no outro para os splendens penso que nao vai haver problema

Editado por joaquimalves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais