Desparasitar


mpimentel

Recommended Posts

Caros amigos

 

Não gosto de usar medicamentos no aquário, mas vou ter de fazer uma desparasitação aos meus discus. Reparei que há por lá umas ténias.

O problema é que não tenho possibilidade de fazer a desparasitação em outro aquário. tem de ser no principal (900L), onde também estão uns cardinais, nariz de bêbado, bótias, L's e 3 camarões madeira.

O que me aconselham com esta fauna? O Flagil ou o Flagelol da sera? Também pensei em desfazer um comprimido de flagil e misturar na papa que lhes dou.

Agradeço a vossa ajuda.

Cumprimentos

mpimentel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reparei que há por lá umas ténias.

 

Não sei como reparaste nas ténias e se são mesmo ténias... mas se forem, o medicamento adequado não é nem o Flagellol, nem o Flagyl!

 

Os medicamentos adequados para matar ténias, são o Tremazol (da SERA), o Flubendazol (Fluvermal) e o Prazinquantel (Drocit ou telnivet), estes dois ultimos são produtos de Farmácia. Pesquisa no forum que vês as doses adequadas, podes começar por tentar apenas diluíndo o medicamento na comida.

 

Pessoalmente costumo utilizar para os casos mais dificeis, Fluvermal na água (cuidado que mata as ampulárias se as tiveres) conjugado com o Praziquantel na comida.

 

Boa sorte

 

p.s.- o que tens não serão apenas uns pequenos vermes brancos, com cerca de 1 cm a nadar pelo aquario, ou presos ao vidro? Se são, os mesmos são inofencivos! Melhora apenas as TPA's e a limpeza dos filtros que eles desaparecem...

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eles estão a comer bem. Em alguns as feses são brancas/transparentes. Não são normais. O problema é que não tenho possibilidade de os separar, para desparasitar.

Para já, vou colocar na comida e ver o que dá.

Cumprimentos

mpimentel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eles estão a comer bem. Em alguns as feses são brancas/transparentes. Não são normais. O problema é que não tenho possibilidade de os separar, para desparasitar.

Para já, vou colocar na comida e ver o que dá.

Cumprimentos

mpimentel

 

 

Parece-me ser a melhor opção ;)

 

 

abraço

 

William

Link to comment
Partilhar nas redes sociais