Grande dúvida, filtros UV!!


Recommended Posts

Boas

 

Estou com uma grande dúvida à cerca de 2 filtros UV!

Os filtros em causa têm preços muito semelhantes um é o ab Aqua Medic Helix Max 55 W e outro é o HW UV-sterilizer 2000 36 W

 

Ambos os filtros custam aproximadamente o mesmo valor, 195€, mas o Helix Max tem muitos mais Watts de potencia, alguém me aconselha qual comprar e porquê a sua escolha?

 

Não consigo perceber pq o HW tendo menos potencia custa tanto quanto um de 55Watts

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Pode ter a ver com o renome da marca (o nome também encarece) e/ou a duração da lâmpada entre outras diferenças de qualidade.

 

Mas vais comprar UVCs dessa potência para que aquário... ou lago. Esses filtros são para quantidades de água enormes.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um aqua de 540L :thumbup3:

 

Estive hj a discutir isso com um amigo meu, qualidade,nome, e ambos apostamos mais no helimax até pq parece que a água dentro deste filtro anda em expiral, estando mais tempo em contacto com a radiação.

 

É pq é muito a diferença de preços, por isso a dúvida!

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens 2 hipóteses (de acordo com a tabela da JBL, mas UVCs são UVCs em todas as marcas):

 

- Limpeza de micro-algas> 9 Watts a 100/200 l/h para 300 a 600 litros.

 

- Esterilização da água> 36 watts a 200/400 l/h para 300 a 600 litros.

 

O de 55 Watts já é inútil.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, mas eu vou ligar ao filtro UVc o eheim 2128...por isso preciso que seja um filtro UVc potente pq a água vai correr lá dentro com alguma velocidade.

 

O eheim manda 1050 l/h e pela tabela do Heli Max o filtro 55w está para valores entre os 1500 e os 3000l/h

Helix.jpg

 

 

Sei que o de 55w parece sair um pouco fora, mas acho que prefiro.

 

Mas então o que eu queria saber era, entre o Heli Max 55W e o HW de 36W pelo mesmo preço optarias pelo Heli Max fosse qual fosse opropósito dele?

 

(acho que nos estamos a afastar da ideia inical do post)

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Eheim 2128 manda 1050 l/h brutos. O caudal real é inferior, talvez 800-900 l/h.

Com o acoplamento do filtro de UVCs ainda vai diminuir mais.

Nada que ponha em causa a eficácia do Eheim, mas assim já não precisarás de 55 Watts. Bastam-te 36 Watts e é só para retirar micro-algas (substituto até certo ponto da filtragem mecânica).

Cumps.

 

P.S.. a marca Aqua Medic, já tenho tido bom feed-back. A outra não conheço.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tópico à parte, e parece que já sabes que ando à volta com um proj novo de 540 L, tenho outro filtro o 2180 ao lado do 2128 a bombar com toda a força para dentro do aqua, o 2128 é que vai ser o sacrificado...onde vou acopular o filtro UVc e depois o reactor de CO2 externo

 

 

E já mandei fazer o aqua e o movel...agora fasta o mais complicado!!

 

...eu tb já ouvi falar bem do heli max, aliás antes de ter comprado um aquael de 9w para o meu aqua de 60L pensei no Heli Max tb 9w

 

 

Acho que já fiquei sem dúvidas...wish list Heli Max....se alguém tiver alguma oinião discordante assuma-se!! ehehe

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens 2 hipóteses (de acordo com a tabela da JBL, mas UVCs são UVCs em todas as marcas):

 

- Limpeza de micro-algas> 9 Watts a 100/200 l/h para 300 a 600 litros.

 

- Esterilização da água> 36 watts a 200/400 l/h para 300 a 600 litros.

 

O de 55 Watts já é inútil.

Cumps.

 

inútil não... mais eficiente sim!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

inútil não... mais eficiente sim!

Boas,

Não sei se um de 200 Watts (supondo que estivesse por aí à venda), fizesse um melhor efeito. A partir de uma determinada potência, já calculada pelos fabricantes, já não vale a pena estar a gastar-se mais em mais potência e respectiva mudança de lâmpada.

 

O equilíbrio litragem/potência já está optimizado.

 

Era isso que eu queria dizer.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não sei se um de 200 Watts (supondo que estivesse por aí à venda), fizesse um melhor efeito. A partir de uma determinada potência, já calculada pelos fabricantes, já não vale a pena estar a gastar-se mais em mais potência e respectiva mudança de lâmpada.

 

O equilíbrio litragem/potência já está optimizado.

 

Era isso que eu queria dizer.

Cumps.

 

 

sim sim, tens razão, mas entre 36 e 55 W a diferença não é tão grande que não valha a pena, até porque o preço é semelhante; e, estes valores dependem de muitas coisas, por ex do fluxo de água estar optimizado. Se for grande demais, os 36W não vão fazer o trabalho porque a água não fica dentro do UV tempo suficiente, mas os 55W já conseguem.

 

Ou seja, os 55W para mim dão uma certa margem... claro, vai gastar mais luz, mas num aqua deste tamanho, cá para mim 19W a mais ou a menos são uma gota no oceano!

 

cumps Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim sim, tens razão, mas entre 36 e 55 W a diferença não é tão grande que não valha a pena, até porque o preço é semelhante; e, estes valores dependem de muitas coisas, por ex do fluxo de água estar optimizado. Se for grande demais, os 36W não vão fazer o trabalho porque a água não fica dentro do UV tempo suficiente, mas os 55W já conseguem.

 

Ou seja, os 55W para mim dão uma certa margem... claro, vai gastar mais luz, mas num aqua deste tamanho, cá para mim 19W a mais ou a menos são uma gota no oceano!

 

Só para te dar um exemplo: um filtro UVC de 18 W da JBL limpa de micro-algas (turvação) aquários de 1000 1500 litros e esteriliza-o de 300 a 500.

 

Um UVC de 36 Watts (18 W de diferença) já "limpa" aquários de 1500 a 3000 litros e esteriliza de 400 a 1000.

 

Estamos a falar de dobros, inclusivé na potência, o que não é aplicável à relação de 36 para 55. Mas gota no oceano não é.

 

A vantagem dos 55 W tem a ver com a possibilidade de acoplar uma bomba mais rápida e tratar a água mais depressa.

As desvantagens estão no preço da bomba (mais potente=mais cara) e preço das lâmpadas de substituição.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando falas em aquários 1000/1500 litros estás a fazer em l/h?

 

 

 

Pq se estás a falar em capacidade de aquário não me parece a forma mais correcta de colocar as coisas, a esterlização é sempre referente à velocidade que a água passa no filtro e por conseguinte, l/h

 

...exemplificando de uma forma excessiva, com um filtro UVc de 9w consegues esterlizar um aquario de 1500, talvez leve é 4 ou 5 dias a consegui-lo!! Só depende a que velocidade a água passe no filtro, obvio que não é exequivel

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando falas em aquários 1000/1500 litros estás a fazer em l/h?

 

 

 

Pq se estás a falar em capacidade de aquário não me parece a forma mais correcta de colocar as coisas, a esterlização é sempre referente à velocidade que a água passa no filtro e por conseguinte, l/h

 

...exemplificando de uma forma excessiva, com um filtro UVc de 9w consegues esterlizar um aquario de 1500, talvez leve é 4 ou 5 dias a consegui-lo!! Só depende a que velocidade a água passe no filtro, obvio que não é exequivel

É a capacidade do aquário sim. Só não mencionei o caudal poprque parti do princípio que é o aconselhado pelo fabricante.

E não esqueças que falei duma vantagem importante dos 55 em relação aos 36: a rapidez, uma vez que o fluxo pode ser maior.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não querendo ser mais papista que o papa...o fabricante fala sempre em relação ao caudal, nunca fala em relação a capacidades de aquário.

 

Nós depois é que temos de ter a sensibilidade e saber o proprósito da utilização do filtro UVc e como é logico a que velocidade vai passar a água no filtro, seja o filtro UVc ligado a uma bomba de água ou a um filtro.

 

Não acho correcto de fales de litragem de aquários em relação a filtros UVc

 

 

 

....mais uma vez estamos a virar à esquerda do propósito do tópico, mas por mim tudo bem, é sempre bom falarmos com amigos!

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Imagina que tens um UVC de 5 Watts e um aquário de 1000 litros (neste caso faz de conta que é um nabo).

 

Ao pores um débito de 200 l/h (máximo aconselhado pela JBL para turvação por micro-algas) estarias a dar oportunidade a essas algas de se reproduzirem mais depressa que o débito da bomba consegue absorver para eliminar pelos UVCs.

 

Aqui sim, ao contrário dos filtros "normais", o número de vezes que a água passa pelo filtro UVC já conta e faz todo o sentido falar em caudal e litragem, como se vê no exemplo acima.

 

Claro que podes pôr um UVC de 55 Watts em 100 litros de capacidade. Podes ter um caudal que até te faz remoínho,e clareias a água muito mais depressa. Mas é desnecessário.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...o que eu vejo é que tu deves ter um patrocinio qualquer da JBL...!!

 

Hehehe

 

pronto não discuto mais, acho que estamos a falar todos do mesmo

 

...e já agora tive uma big novidade hj logo de manhã! A aquavitro já está a finalizar o meu aqua!! :music_singguitar:

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...o que eu vejo é que tu deves ter um patrocinio qualquer da JBL...!!

 

Hehehe

 

pronto não discuto mais, acho que estamos a falar todos do mesmo

 

...e já agora tive uma big novidade hj logo de manhã! A aquavitro já está a finalizar o meu aqua!! :music_singguitar:

eheh! Já és o 2º a dizer essa do patrocínio. A resposta é a mesma: palacete na Riviera Francesa e miúdas à descrição.

 

Continuo é sem perceber como é que calculas a potência necessária para um determinado volume água, mas tudo bem.

 

Parabéns pela trabalheira que te espera.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calculo o filtro UVc que vou colocar através do sistema que vai injectar a água no filtro UVc que está directamente relacionado com o volume do aquário, é simples não é?

 

Visto ir colocar um filtro 2128 a injectar para dentro do UVc teria de colocar como tu muito bem disseste um de 36w, mas eu prefiro utilizar um de 55w, se tivesse um filtro menos potente colocava um UVc tb menos intenso.

 

Acho que ambos seguimos basicamente a mesma lógica impirica.

 

O filtro do áqua é seleccionado pela tamanho do aquario em questão, o filtro UV é seleccionado pela capacidade em h/l que o nosso filtro que seleccionamos vai injectar...

 

Por isso é que eu acho que não devemos dizer que vamos escolher um filtro UVc pela capacidade do aquário, mas sim pela capacidade do filtro que vai fazer a injecção de água, se bem que no final vai dar tudo +/- ao mesmo, pq está tudo relacionado.

 

 

Fui claro?

 

Tamanho do aqua----->Capacidade do Filtro----->Watts do filtro UVc

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já percebi o mal-entendido. Eu estava-me a referir a uma bomba própria para o filtro UVC ou seja um circuito de água independente do circuito do filtro "normal".

 

Aí escolhemos uma bomba com o caudal adequado à potência da lâmpada e esta conforme a litragem.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.