Iluminação (nº de horas/dia)


TQB

Recommended Posts

Olá pessoal.

 

Tenho um Kit de aquário juwel de 54L. Tenho 15kg de areão (uma camada de cerca de 6 a 8cm). Não tenho plantas naturais, apenas artificiais.

Tenho 2 guppy macho, 5 guppy femeas, 8 neóns, 3 corydora, um espada macho e duas fémeas.

 

Estou com um problema no aquário.... tenho uma alga acastanhada clara que se aloja no areão, vidro e superficies das plantas e rochas.

Aconhselharam-me a diminuir o tempo de luz artificial para 6 horas/dia.

O que acham?

 

Os valores de amónia são de 0ppm, de nitritos 1ppm e de nitratros, 25 ppm.

 

Obrigado

Editado por TQB

http://www.piso5.net

 

O site Português de ORL oncológico e muito mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim... não mais que 6 horas por dia...

 

E começa a fazer umas mudanças de água para estabilizar os nitratos...

 

E quanto ao areão, isso é demais... principalmente no teu caso que não tens plantas naturais.

 

Porque é que não metes umas plantinhas? Os teus pexinhos iam agradecer :)

 

biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin

:D :animal_fish:

:animal_fish::animal_fish:

Editado por Pterois Volitans

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Poderá também ser dos fosfatos. Todas as comidas para peixes têm fosfatos que se libertam na água em contacto com esta.

Com esse areão todo, é bem possível que haja pedaços de comida infiltrada que liberta fosfatos durante semanas a meses.

 

Já agora, há quanto tempo tens o aquário?

Que marca de comida dás?

Que quantidade dás (em quanto tempo desaparece)?

Aspiras o fundo?

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não me parece que seja iluminação a mais pois no meu aqua as luzes ligam ás 9H e desligam ás 22H, aliás na natureza o temp de luz não é só 6horas....

pensa que é mesmo falta de limpeza, esperimentar aspirar o areão, existem uns aspiradores no bricomarché baratos e muito eficazes

 

:girlhitboy:

Editado por alcaide

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

pode ser como ja disseram... excesso de fosfatos...acho k 6h/dia é muito pouco.. 8 horas parece-me mais aceitavel.... talvez reduzir para 6 resolva o assunto...mas eu nao gostava de ter um aqua com apenas 6h de luz das 24... mesmo para os peixes nao deve ser muito bom... 10 a 12 horas deve ser o normal na natureza. mas se as pusesses todas...entao é k as algas explodiam.

 

como ja disseram...tenta limpar mais profundamente o aqua..e faz uma maior tpa..tipo 50%

 

ou entao se tiveres duas ou mais luzes...deixa so uma ligada...

 

outra soluçao...arranjar plantas verdadeiras...elas consomem os nutrientes na agua e competem com as algas...

 

tb podes arranjar raspadores de algas...ottos sao bons para isso...uns 3 podem ajudar...mas nao acho k consigam dar cabo das algas...

 

em ultimo caso...podes recorrer a kimicos :S :girlhitboy:

mas tb nao sao uma boa soluçao a longo prazo e é sempre preferivel recorrer a métodos + naturais...e baratos...

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Continuo a achar que o melhor é fazer testes para saber a causa e cortar o mal pela raíz, em vez de "pensos-rápidos" do género de blackouts, TPAs mais frequentes, resinas...

 

A aspiração do fundo é uma boa ideia pois lá pode estar muito lixo a decompor-se em nitratos e a libertar fosfatos.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez.

 

Desde já obrigado pela ajuda.

 

A marca da comida é Astra (www.astra-aquaria.de) variedade Tropical Flake (comprei na loja de animais do Jumbo....

 

Quanto aos fosfatos... ainda não tenho os testes.

 

Vou colocar então 8h/dia de luz.

 

Fiz hoje uma solução radical.

Comecei por transferir os peixes para um balde com cerca de 10l de água.

 

Esvaziei o aquario, limpei os vidros, limpei o areão, limpei as plantas de plástico e as rochas de plástico com uma escova, passei tudo por água e voltei a montar.

Juntei água a 24-26ºC, juntei cycle (bactérias) e um "tampão" de 7.0pH que retira o cloro e metais pesados.

Adicionei os peixes e a água onde estavam.

 

Amanhã devo ter uns quantos mortos, mas desde o post inicial até à limpeza já tinha morrido 5 néons e 1 guppy.....

 

 

Gostava de ter plantas naturais mas não sei quais escolher nem os cuidados a ter com elas....

 

Já agora o filtro que vinha com o aquário tem um elemento de carvão activado. Devo manter este elemento?

 

Um abraço e obrigado.

http://www.piso5.net

 

O site Português de ORL oncológico e muito mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Se não tiveres lavado as massas filtrantes do filtro, não tens que te preocupar com as bactérias: a grande maioria está lá.

 

Há quanto tempo tens esse carvão activo. É que pode já estar saturado e libertar o que adsorveu. (micro-algas, por exemplo).

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

devo colocar outro carvão novo?

 

E os restantes elementos filtrantes?

 

O filtro é este:

 

http://www.juwel-aquarium.de/en/aktuelle_modelle303.htm

 

http://www.juwel-aquarium.de/en/bersicht178.htm

http://www.piso5.net

 

O site Português de ORL oncológico e muito mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

devo colocar outro carvão novo?

 

E os restantes elementos filtrantes?

 

O filtro é este:

 

http://www.juwel-aquarium.de/en/aktuelle_modelle303.htm

 

http://www.juwel-aquarium.de/en/bersicht178.htm

No teu lugar apenas substituiria o carvão pelas "poly pads" ou outro tipo de lã de vidro. Terás melhor filtragem mecânica e biológica.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK.

Então o meu filtro tem actualmente 4 elementos.

De cima para baixo:

- Poly Pad

- carvão activado

- nitrate removal sponge

- filtersponge coarse.

 

Sugeres então que remova o carvão activado. No seu lugar não coloco nada ou ponho mais uma camada de poly pad?

 

 

Obrigado pelos conselhos.

Editado por TQB

http://www.piso5.net

 

O site Português de ORL oncológico e muito mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK.

Então o meu filtro tem actualmente 4 elementos.

De cima para baixo:

- Poly Pad

- carvão activado

- nitrate removal sponge

- filtersponge coarse.

 

Sugeres então que remova o carvão activado. no su lugar não coloca nada ou ponho mais uma camada de poly pad?

 

 

Obrigado pelos conselhos.

Mais uma camada de poly pad.

E a ordem por que passa a água, em princípio, é de baixo para cima.

Assim as impurezas mais grossas ficam na coarse sponje (esponja de malha larga), e por aí fora até às poly pads (tipo de lã de vidro, malha apertada) que capta as partículas mais finas.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

............... :transport027:

 

Hoje dei com 8 peixes mortos no aquário...........

 

Morreram 2 corydora, 2 guppy fémeas, 2 espadas e 2 néons.

 

Acabei de retirar o filtro de carvão ( já o devia ter feito...) e colocar mais poly pad.

 

Testei a água:

temp=26ºC

amónia=0ppm

nitritos=0ppm

nitratos=25ppm

pH=7,0

dureza=>6º

 

Falta-me o teste de fosfatos.

 

Fotos do aquário sem os cadáveres.

01.jpg

 

02.jpg

 

03.jpg

 

O que ei de fazer?

 

Já estou a pensar em fazer uma eutanásia aos peixes.... sempre sofrem menos...

 

 

A sério preciso de conselhos para que não morram mais peixes.

 

Obrigado.

http://www.piso5.net

 

O site Português de ORL oncológico e muito mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Como podes ver aqui o JBL Ektol Cristal tem a capacidade de parar mortes inexplicáveis. Para além disso não te sei dizer mais nada a não ser se notas algum sintoma externo, quer nos vivos quer nos mortos.

 

"available in the following sizes:

JBL Ektol cristal has been especially prepared in our research laboratory as a means for desinfection of fish attacked by ectoparasites. It is recommended to f ight all ectoparasites of fresh water fishes. Surprising results are obtained in the fi ght of fungus and also in cases of unexplainable death of fish. The oxigen contained in Ektolcristal hel ps immediately the breathing of the fish and oxydizes the toxic elements in the water. The small quantity of carrier-substance serves as plant fertilizer.

 

 

 

Do not use in fish intended for human consumption.

Keep out of reach of children.

Do not use after the expiry date!

Product description

Use and dosage

 

Activates mucous membranes.

The fish reject the damaged, germ-infected mucous membranes and thus solve the problem. The final destruction of the germs is achieved by medications such as JBL Punktol or JBL Fungol.

Highly effective against problems with livebearing fish.

 

Against parasites and fungal infections

Artikelnummer Name Inhalt Reichweite

1005000 JBL Ektol cristal 240 g D/GB/F/NL 240 g 2400 l

1005500 JBL Ektol cristal 3kg/2,5l für GV D 3000 g 30000 l"

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok vou tb compar esse medicamento.

 

Já agora, se os peixes comerem tudo o que lhes der em menos de 2 minutos, devo alimentá-los novamente quando? 12h depois, 24h depois, 48h?

 

Obrigado.

http://www.piso5.net

 

O site Português de ORL oncológico e muito mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, se os peixes comerem tudo o que lhes der em menos de 2 minutos, devo alimentá-los novamente quando? 12h depois, 24h depois, 48h?

 

Obrigado.

Entre 1 e 3 vezes por dia.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já há alguns dias que não morre nehum peixe, e os restantes parecemsaudáveis e activos.

 

Quando acham que devo introduzir novos peixes e quais?

 

Os que tenho são:

 

- 1 néon;

- 1 corydora;

- 2 guppy machos;

- 2 guppy fémea;

- 1 espada fémea.

 

Obrigado pela atenção

http://www.piso5.net

 

O site Português de ORL oncológico e muito mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Fizeste o tratamento com o medicamento que te indiquei? Se sim, faz uma TPA de 50% e podes recomeçar a pôr peixes.

 

Mais umas 2 corys que gostam de andar em conjunto e um espada macho e 3 néons (são peixes de cardume) seria a minha opção.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu tenho um aquario juwel com filtro interno como o teu, que apenas é suposto levar esponjas da marca... e não leva qualquer tipo de matérias porosas...

 

E morreram me tb alguns peixes (1º experiençia na aquariofilia), e a solução que encontrei foi mesmo deitar fora todas as esponjas da marca e apenas usei ceramicas (dentro de 1 rede) e 1 esponja mecanica (tipicas azuis) e no topo lã. Acabei por poupar mts euros... pois as esponjas tens de estar sempre a renovar e as ceramicas é só lavar com água do aquario :thumbup3:

 

A partir dai nunca mais tive mortes sistemáticas!!

 

abraço

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem tenho novidades.

 

Ontem fui à Aquaplante e após conversa com o funcionário da loja decidi fazer umas alterações.

 

Ele recomendou-me face aos valores da água a realizar TPA's mais pequenas de modo a não destabilizar muito o sistema. Recomendou de 5L a cada semana.

Para além disso recomendou para controlo das algas um peixe limpa vidros (penso que seja um otto, mas sou nabo demais para saber se é um)

Recomendou-me mais 2 corydoras para se juntarem ao sobrevivente. Apenas levei um por não haverem mais na loja.

Finalmente devido à auseência de sintomas nos peixes mortos, disse para não adicionar medicamentos à água para já. Disse para eu ter paciência e deixar o aquário estabilizar.

 

Escolheu-me uma planta natural muito resistente (ele disse que quase cresce às escuras....) e para eu a fixar a uma rocha, troco ou então no areão, mas sem enterrar o "xistozoma"(acho que foi o que me disse). Creio que a planta é uma anúbia.

 

Cheguei a casa e fiz tudo certinho.

 

Hoje aparece-me um guppy macho morto....

 

Não noto nada de estranho no cadáver, apenas talvez os olhos estejam mais salientes, mas não tenho a certeza. O outro guppy parece bem e os olhos não estão muito diferentes do morto.

 

Os valores da água são:

- temp: 26ºC

- amónia: 0ppm

- nitritos: 0ppm

- nitratos: 10-25ppm

- dureza: >6º KH

- pH: 7.0

 

Quando adicionei os peixes adicionei bactérias.

 

Se alguém me puder explicar o que se passa agradecia...

 

Um abraço.

http://www.piso5.net

 

O site Português de ORL oncológico e muito mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fotos da Planta:

 

04.jpg

 

Agora dos corydora:

 

05.jpg

 

06.jpg

 

07.jpg

 

E finalmente do Otto com íctio:

 

08.jpg

 

09.jpg

 

 

Já agora fixei bem a planta ao tronco?

 

Obrigado

Editado por TQB

http://www.piso5.net

 

O site Português de ORL oncológico e muito mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.