Ciclídeos Africanos No Aquário


Sommerled

Recommended Posts

Estamos a criar um aquário de água doce e quente na escola e gostariamos de saber qual o tipo de ciclídeo africano mais adequado e resistente ao meio aquático indicado.

Gostaria também de saber outros peixes que podem conviver com os ciclídeos por forma a não se comerem uns aos outros.

Pretendemos saber o pH da água o alimento quantas vezes por semana temos de mudar a água, que tipo de plantas e areão que podemos colocar no aquário, quantas vezes devemos dar de comer por dia e outras informações de manutenção.

Também vamos tapar as janelas para não haver luz directa incisiva no aquário. Que tipo de papel devemos usar?

 

Se houver mais alguma informação importante digam. A seguir à epoca natalìcia vamos montar o nosso aquário que tanto ambicionamos.

 

Os alunos do 8º1 da escola Afonso III Faro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estamos a criar um aquário de água doce e quente na escola e gostariamos de saber qual o tipo de ciclídeo africano mais adequado e resistente ao meio aquático indicado.

 

O meio aquático não o indicaste! (de água "doce" e "quente" são todos eles).

Convém adquirirem testes de pH, KH e GH, testarem a água que vão utilizar no aquário e então considerar que peixes a ela se adquam ou utilizar buffers para a adquar a determinados peixes.

 

Gostaria também de saber outros peixes que podem conviver com os ciclídeos por forma a não se comerem uns aos outros.

 

Depende (tipo de ciclideo, volume do aquário... ).

 

Pretendemos saber o pH da água o alimento quantas vezes por semana temos de mudar a água, que tipo de plantas e areão que podemos colocar no aquário, quantas vezes devemos dar de comer por dia e outras informações de manutenção.

 

Para saber o pH basta comprarem o respectivo teste.

Para saber quantas vezes mudar a água (e não deixarem os peixes morrerem intoxicados) adquiram os testes para moniturização do ciclo do azoto NH3/NH4+, NO2- e NO3- (caso não saibam a que me refiro, pesquizem por ciclo do azoto).

As plantas dependerão, uma vez mais, do tipo de peixes e também dos parametros da água, tão bem como o areao a utilizar.

O número de vezes que os alimentes depende dos seus hábitos alimentares. Herbívoros devem comer várias vezes ao dia em pequenas porções, enquanto aos carnívoros se poderá dar alimento dia sim dia não sem qualque problema.

 

Também vamos tapar as janelas para não haver luz directa incisiva no aquário. Que tipo de papel devemos usar?

 

Acho que não devem tapar as janelas.

 

Se houver mais alguma informação importante digam. A seguir à epoca natalìcia vamos montar o nosso aquário que tanto ambicionamos.

 

Informem-se bem para não fazer disparates. Calma é a palavra de ordem!

 

Boa sorte,

Tiago Navarro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

só um acrescento:

 

 

se a luz solar vai incidir directamente no aquário, então devem sim tapar as janelas ou arranjar uma maneira de evitar essa exposição directa à luz..... Caso contrário, o "verdete" nesse aquário irá ser uma constante, para além do aumento de temperatura de que será alvo, mais crítico no verão como será de esperar.

 

 

 

Um abraço,

Editado por Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só um acrescento:

 

se a luz solar vai incidir directamente no aquário, então devem sim tapar as janelas ou arranjar uma maneira de evitar essa exposição directa à luz..... Caso contrário, o "verdete" nesse aquário irá ser uma constante, para além do aumento de temperatura de que será alvo, mais crítico no verão como será de esperar.

 

Boas Marco,

 

Permite-me discurdar parcialmente da tua opinião. O verdete não é necessariamente indezejável (a nível estético talvez não os fascine, é verdade).

 

Quanto ao efeito na temperatura, estou contigo. Permite-me então corrigir o meu anterior comentário:

Caso o aquário esteja com insidência de luz directa durante grande parte do dia, arranjem um cortinado para a janela (não é necessário fazer uma câmara escura), podendo assim controlar mais finamente esse factor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O verdete não é necessariamente indezejável (a nível estético talvez não os fascine, é verdade).

 

 

Não será necessariamente indesejável se a proliferação de algas não tomar proporções exageradas... Mas de facto uma simples cortina é suficiente, não têm de "fechar" a janela lolol

 

 

Abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais