Problema: Fuzz algae


Nuno Barroso

Recommended Posts

Olá, estou com umm problema de algas!

 

Já as identifiquei: Fuzz algae

 

Agora gostava de conhecer a razão do seu surgimento assim como aquilo que devo fazer para as combater!

 

Parametro da água: ph (+/-)7

Nitratos/nitritos OK

CO2 Caseiro - a funcionar

 

Luz: Lampada pl 60w para AQUARIO de 60 litros

8 horas de luz;

 

Agradeço sugestões,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, as algas Fuzz, assim como quase todas as algas, aparecem por um desequilíbrio nos nutrientes.

 

De certeza que os nitratos e nitritos estão bem? Quais são os valores? E os fosfatos? Ferro?

 

Que plantas tens? Que nutrientes fertilizas? Em que doses? Quantas vezes por semana/mês?

Geralmente também aparecem quando os níveis de CO2 estão em baixo.. Experimenta aumentar a saída de bolhas..

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, as algas Fuzz, assim como quase todas as algas, aparecem por um desequilíbrio nos nutrientes.

 

De certeza que os nitratos e nitritos estão bem? Quais são os valores? E os fosfatos? Ferro?

 

Que plantas tens? Que nutrientes fertilizas? Em que doses? Quantas vezes por semana/mês?

Geralmente também aparecem quando os níveis de CO2 estão em baixo.. Experimenta aumentar a saída de bolhas..

 

 

Cumps

 

Olá, estive a verificar os nitratos e nitritos e estão praticamente a 0.

 

Quanto aos fosfatos e ferro, agora não tenho forma de os controlar! Mas sei k o ferro está um pouco baixo.

 

Utilizo como fertilizante Flourisr "Comprehensive plant suplement". A dose é 1ml duas vezes por semana. O CO2, até está com um bom nivel. As plantas começam aficar cobertas de uma espécie de alga meio escura.

 

Quanto ás especies são, Valisneria, Anubia, Feto de Java, algumas plantas rasteiras tipo relva e outra que não sei o nome mas bastante grande.

 

Tens alguma ideia do que possa fazer?

 

Já começei com um reforço das TPA.

 

Cmps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, estive a verificar os nitratos e nitritos e estão praticamente a 0.

 

Quanto aos fosfatos e ferro, agora não tenho forma de os controlar! Mas sei k o ferro está um pouco baixo.

 

Poderás ter aqui um desequilíbrio entre nitratos e fosfatos mas sem testes nada posso afirmar.

 

 

Utilizo como fertilizante Flourisr "Comprehensive plant suplement". A dose é 1ml duas vezes por semana. O CO2, até está com um bom nivel. As plantas começam aficar cobertas de uma espécie de alga meio escura.

 

Não conheço o fertilizante, quais os nutrientes que ele fornece?

Plantas cobertas de alga meia escura? Parece uma película gelatinosa verde escura/clara/azulada? Parece ser cyanobactérias. Podes pôr foto para verificar?

 

Continua nas TPA's de 25% de dois em dois dias até ver..

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou a tratar da compra de um kit completo de testes.

 

O fertilizante é rico em ferro, manganesio, calcio, magnesio, potassio e inosito, cholina entre outros.

 

Sem fosfatos e nitratos...

 

Por incrivel que pareça, não sei meter fotos aqui. Caso queiram ver fotos indiquem-me o mail que eu envio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá!

 

Não sei se vou conseguir ajudar muito, mas aqui vai!

 

Sempre que aparece um BUMMM de algas isso significa que existe um desequilibro nutricional. As algas existem naturalmente em todos os aquários mas são oportunistas.

 

A nutrição das plantas é algo complexa mas basicamente ela funciona assim:

A presença/ausência de nutrientes, sejam eles micro ou macronutrientes, influencia a assimilação de outros nutrientes e é aqui que está o problema. Existem macronutrientes e micronutrientes. Os macro (N- azoto P - Fósforo K - potássio) são macros por serem "mais" consumidos pelas pelas plantas. Acontece que se um destes macronutrientes estiver em falta ou em excesso, vai influenciar a absorção de outro macronutriente. A concentração ideal de cada nutriente está assim relacionada com a concentração ideal de outro nutriente. A relação mais comum é de 5:1:10 de N:P:K. E quando esta relação ( ou outra, mas igualmente equilibrada) não existe, as plantas não conseguem alimentar-se de forma equilibrada e as algas aproveitam-se e proliferam. Por exemplo: se tivermos 0mg/L de N e 1mg/l de P e 10mg/l de K isto significa que apenas o P e K está na proporção correcta e puder-se-ia pensar que mesmo assim, com ausência de N , a planta iria alimentar-se. Errado!! Porque o N está em falta a assimilação de P e K está comprometida e fica um excesso de P e K das quais as algas se vão aproveitar.

 

Por isso, o que eu recomendo é o seguinte (a nível nutricional):

- Comprem os 2 testes essenciais; para o N e para o P. (Para o K ainda não existem mas pensem assim: se existir um equilíbrio entre os 3 , então quando o N ou P for assimilado então o K também será. Se tiverem que acrescentar X ml de N então terão de acrescentar a proporção correcta de K). Vejam os valores, algum tiver em excesso então mudem parte da água e voltem e medir até chegarem ao valor certo. Os que tiverem em falta acrescentem com soluções adequadas.

- não fertilizem todos os dias caso não necessitem: Acertem os valores de NPK antes das luzes acenderem, depois vejam os valores de NPK quando as luzes apagarem. Só assim percebem qual a quantidade de nutrientes a acrescentar diariamente. Podem chegar à conclusão que não precisam de adicionar mais N uma vez que que o N provém também de matéria orgânica em decomposição.

- Fertilizem com micronutrientes apenas semanalmente. Para o ferro, podem comprar suplementos só de ferro. Comprem o teste e sigam a mesma ideia. Ter a noção de quanto é consumido.

 

O controlo das algas não se fica apenas para nutrição, mas se esta estiver equilibrada será mais difícil proliferarem. a intensidade de luz e a concentração de co2 também são factores a ter em conta.

 

Espero ter ajudado,

 

Wooddy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais