Asellus aquaticus


Egnom

Recommended Posts

Para quem se interessa por invertebrados, por exemplo camarões, vejam este animal:

 

http://wirbellose.de/arten.cgi?action=show&artNo=008

crusta10_Asselus1.jpg

 

crusta10_Asselus2.jpg

 

 

Para quem tiver dificuldades em traduzir, utilizem o babelfish.

Editado por Egnom
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ja tive este insecto num aquário!

 

Há uns tempos fiz um intercâmbio com alunos da Holanda e como é sabido, a Holanda tem muitas ribeiras e eu notei que na maior parte das ribeiras, havia uma planta flutuante que dominava completamente a tona de agua!

 

Resolvi entao pegar num saco e recolher parte dessa ribeira, o que depois só pude trazer numa garrafa de agua.

 

Quando cheguei a Portugal despejei a dita planta num aquario que tinha abandonado com seixos de rio e no meio dessas plantas vieram vários insectos aquáticos, incluindo esse insecto!

 

O aquário não tinha aquecimento e o animal acabou por se reproduzir bastante. A filtragem também não era das melhores mas essa espécie sempre prosperou no mesmo aquário.

 

O aquário estava na minha escola... Mas acho que foi desmontado...

 

Nunca lhe liguei muito... Chamava lhes de "grilos" mas pareceu me uma espécie muito resistente!

 

Podem conhecer melhor este insecto aqui! Se repararem a pessoa que pôs o vídeo é da Holanda.

 

Quem o quiser basta ir recolher água a uma ribeira na Holanda! :music_singguitar:

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jpp

 

 

Muito bom esse video. Queria apenas deixar uma pequena correcção:

 

Estes animais, apesar de se parecerem bastante com insectos, na verdade são crustáceos, sendo por isso mais próximos, por exemplo, dos camarões ou das artémias.

 

Não é preciso ir à Holanda para os arranjar. Penso que também estão presentes nos nossos rios. O problema é encontrá-los....

Editado por Egnom
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

De que lado é a cabeça ? lol

 

E criação? Já conseguiste?

 

E parametros da água?

 

Até pode ser uma mais valia, em vez de OTOS, meter dois bicharocos desses na "equipa de limpeza"

 

Sabes se são seguros para os camarões?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

A cabeça é do lado direito na foto de cima e do lado esquerdo na foto de baixo. ;) Eu ainda não os consegui encontrar. Os parâmetros de água não sei, mas parece que se reproduzem bastante bem.

Penso que devem ser seguros para os camarões, pois parecem ser apenas detritivoros.

 

Talvez ajude aqui a tradução do link para Inglês pelo Babelfish:

 

 

Scientific name: Asellus aquaticus

German name: Water woodlouse

Description: grey-brown with small bright marks

Sex differences: the males become larger than the females

Size of the females in mm: 8 to 12 mm

Size of the males in mm: 8 to 12 mm

Basin size: already small basins to the attitude and breed suitably

Basin mechanism: to sufficiently hiding place possibilities pay attention (leaves, wood, plants…), above all if attitude with possible Freßfeinden (larger fish) takes place

Food: plants disintegrating, fodder remainders, fodder tablets

Behavior: at the ground more standing and slowly flowing inland waters living, lives between leaves, in dying Pflanzenresten or under stones hide also in the brackish water occur-persevering and unproblematically

Socialization possibility: with Freßfeinden do not hold together (large fish, different water insects and - spiders), to keep however good with smaller fish with sufficiently hiding place possibilities grow up nevertheless young animals

Kind of increase: increases easily in captivity, the males ride before the mating on ezwas the smaller females around. The reproduction is bound to the Höutung. The female possesses a breeding bag on the lower surface, in which the eggs and freshslipped young animals are kept

Number of clutch of eggs size/new generations: The female of approximately 100 eggs can bring every three weeks out

Remarks: in Germany still two further kinds occur-occurring those water woodlouse beherrbergt occasionally scratch (Acanthocephala), which can parasitieren with the fish in the intestine and lead to inflammations and perforation.

Literature: " Hornung, Magnus (1993): Secret life between sheets, DATZ 46 (10); Paepke, Hans Joachim: The pool aquarium, Leipzig Radebeul, 1995; Stresemann, Erwin: Exkursionsfauna, Bd. 1 eddy lot, Berlin, 1976"

Editado por Egnom
Link to comment
Partilhar nas redes sociais