Desnitrificador Alguém tem Experi~encia??


Recommended Posts

Alguém tem experiência a relatar com desnitrificador em aquário de recife??

 

Agradeço conselho para eventual compra.

 

Obrigado

 

csi

já experimentastes criar uma dsb na sump?

 

resulta mesmo tenho 0 de nitratos!

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A DSB pode ser uma solução total ou não para o aquario dependendo da carga orgânica. O conceito é o mesmo do desnitrifcador.

 

Quanto ao desnitrificador estás a falar de enxofre ou de tubo?

 

os de enxofre parecem-me um bocado arriscados, os de tubo precisam de afinações frequentes no principio e mais ou menos frequentes ao longo do tempo dependendo do aquario, a grande vantagem sobre a dsb é que são mais facilmente removidos e que podem ser escalados mais facilmente que uma dsb, a desvantagem é que devem ter a saida para uma média que possibilite o buffer posterior.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A DSB pode ser uma solução total ou não para o aquario dependendo da carga orgânica. O conceito é o mesmo do desnitrifcador.

 

Quanto ao desnitrificador estás a falar de enxofre ou de tubo?

 

os de enxofre parecem-me um bocado arriscados, os de tubo precisam de afinações frequentes no principio e mais ou menos frequentes ao longo do tempo dependendo do aquario, a grande vantagem sobre a dsb é que são mais facilmente removidos e que podem ser escalados mais facilmente que uma dsb, a desvantagem é que devem ter a saida para uma média que possibilite o buffer posterior.

 

Vou colocar a seguir os dados do aquário por forma a poderem mais facilmente tentar entender as razões do descontrole dos nitratos; quanto à DSB, embora seja uma hipótese a considerar, não tenho grande vontade de experimentar já que isso me obrigaria a desmontar o Plenum/Jaubert (sei que não é a mesma coisa,mas...), que foi montado com a ideia de resolver o problema dos nitratos (mas parece não resultar- vou consultar o Bob Goemans).

O desnitrificador seria a versão de tubo, possivelmenrte o Aqua Medic NitrareductorNR 10000.

 

Então lá vai a descrição geral do aquário:

Tanque com 1.5x0.65X0.65 m , rocha viva 70 Kg) + Keramic (20 Kg), areia de coral 2/3mm com 4cm de altura.

Sump com 1.3X0.5X0.5 m , com uma área com um Plenum/Jaubert (10cm areia de coral 4/5mm) e uma área com um refúgio de macroalgas (caulerpa+ não lembro o nome- verdes que parecem esparguete ) e "Miracle Mud".

 

Escumador Deltec APF 600; Reactor de cálcio Knop S IV; Iluminação Solaris (leds)- 375 Watts + 4 T5 39Watts; Bomba de retorno da sump Eheim 1262 (3.000l/h); 3 bombas de circulação Tunze electrónicas (12.000+5500+5500l/h), com multicontroller (em modo pulse 100/60%).

 

Peixes :

1 Acant. Leucosternum (15cm)+ 1 Premnas biac. (8 cm) + 1 Mandarim+ 1 Nematelotris magnifica + 1 Chem. rostratus (12cm) +1 Salarias (7cm)+ 1 Siganus vulpinus (15cm) + 1 Forcipiger flavissimus (7cm) +1 Centop. loricula (5cm) + 1 Neocirrhites armatus (6cm)+ 1 Pseudo. hexataenia (5cm).

 

Corais:

Não sei exatactamente quantos, mas são bastantes (30??), principalmente LPS (várias euphylias,alveopora, physogira,nemenzophyllia,etc), 1 Turbinaria reniformes(em mau estado), 2 Turbinarias peltata, 1 acropora, 2 Duncan coral, 1 Lobophylia, 2 Blastomussas, 2 Scolymias, 1 Fungia,2 Caulastreas, 2 Favias etc. e alguns moles.

 

Dos corais,alguns estão bem, outros apresentam pouca expansão (a maioria) e alguns estão a definhar, tendo havido já algumas perdas

 

Uso água de osmose nas TPAs e na reposição da água de evaporação (automática).

Mudanças de água 80 litros com intervalos de 8/10 dias (sal Red Sea Coral); agora 80 litros de 3 em 3 dias

 

Alimento de manhã com 1 folha de algas secas ; à tarde com duas pequenas quantidades de comida seca (todos comem, excepto o mandarim- mesmo o rostratus e o forcipiger comem); à noite dou 3 cubos (médios) de comida congelada variada + uma pitada de comida seca com base vegetal + uma pitada de Ciclop Eeze; duas vezes por semana dou aos corais, com pipeta, perto da hora da luz apagar, uma mistura de várias comidas congeladas, em outras duas noites, dou com pipeta, 10ml de alimento liquido Salifert.

 

Dou suplementos Salifert ao aquário (Iodo+ Trace Moles e Duros+ Estrôncio), em dose reduzidas (25% do recomendado pela Salifert), com um esquem de didtribuição de pequenas quantidades diárias.

 

KH =11.5 Ca= 485 Mg =1300

 

O aquário estranhamente não tem algas e tem os fosfatos elevados (1.5); estou a reduzir os fosfatos com uma resina (Rowa), colocada num filtro exterior que também tem carvão activado.

 

Os fosfatos e os nitratos são medidos com medidores electrónicos.

 

Agradeço toda a ajuda na possivel identificação dos problemas e relatos de experiências do uso de desnitrificadores.

 

Um abraço

 

csi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-se não há algas... porque tentar reduzir os nitratos?

 

-ficou a faltar um dado...o valor de nitratos. :animal_fish:

 

-com tantas mudas de agua, para que os traces? algumas analizes mostram que: os sais de aquario normalmente ja trazem mais traces do que a NSW, normalmente aparecendo como impurezas dos reagentes utilizados na produção.

 

seria mais interessante saber quais os corais que morreram, como morreram, e como estavam quando adquiridos.

 

- para quê o estroncio?

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-se não há algas... porque tentar reduzir os nitratos?

 

-ficou a faltar um dado...o valor de nitratos. :blink:

 

-com tantas mudas de agua, para que os traces? algumas analizes mostram que: os sais de aquario normalmente ja trazem mais traces do que a NSW, normalmente aparecendo como impurezas dos reagentes utilizados na produção.

 

seria mais interessante saber quais os corais que morreram, como morreram, e como estavam quando adquiridos.

 

- para quê o estroncio?

 

 

 

Pois, ficou a faltar o mais importante.

 

O valor dos nitratos e após 2 trocas de água passou de 29.8 para 21.6 mg/l (No3-N).

As TPAs agora têm sido mais frequentes, mas o normal é fazer 80litro de 8/10 dias; agora estou a fazer asirações profundas do areão em todas as trocas, mas normalmente só aspiro 1 vêz por mês.

 

O motivo da preocupação com os nitratos e fosfatos prende-se com o facto de o estado geral do aquário (corais) ser de pouca expansão, crescimento practicamemente nulo e algumas mortes em corais que nas lojas estavam em excelente condição (euphylias, catalaphylias (nem abrem), turbinárias, trachiphylias, etc.

 

Será que a quantidade de alimento fornecida aos peixes e corais é excessiva?

 

 

Obrigado

 

csi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cheira-me (só estou a conjecturar) que é algum trace a mais, muda de marca de sal e não metas traces...20 de nitratos pode ser alto, mas alguns corais toleram bem...

 

haa e desfaz o jaubert mete só areia...

:girlhitboy:

 

Estou de acordo com o Just me, a maior parte dos problemas ou pelo menos 50% destes são coisas a mais e não a menos... certos sais sintéticos têm em alguns trace elements valores 10000% a mais dos valores do oceano...e strontium nunca foi bem provado que fazia falta ao esqueleto dos corais, eles metem este porque existe e porque é similar ao cálcio, e alguns cientistas dizem que é para o eliminar...tipo a nossa urina..depositando no esqueleto...não é porque precisem dele...

 

Isto sou eu a dizer...podes concordar ou não...

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho a mania de mudar de sal...já passei por 3 tipos de sal, a seguir vem outro...

lol

 

É a matemática a trabalhar, ainda tenho sais do primeiro stock de sal que comprei mesmo com n mudas, passado alguns meses, isto no aquário...

 

A matemática funciona assim, na tentativa de simular o oceano, alguns fazem por defeito outros por excesso, eu indo mudando, fico com o resultado deles todos, que será melhor que um deles apenas...que iria divergir ao longo do tempo....por muito bom que fosse o sal.

 

como nas lampadas, lampadas de espectro diferente complementam-se...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Admito que eventualmente possam ter razão relativamente à questão dos trace a mais,embora as quantidades utilizadas sejam cerca de 25% do recomendado pela Salifert e quando não utilizava suplementos (até há 1 ano atrás), o estado geral dos corais não era melhor, antes pelo contrário.

Penso que a quantidade de suplementos não tem influência no valor dos nitratos; tanto quanto eu sei, os nitratos num aquário, provêm quase exclusivamente da degradação biológica da amónia/amonium; penso que deverá haver outras razões para o valor elevado dos nitratos.

Quanto a alguns corais suportarem bem... pois... e os outros?

 

Volto a insistir:

Alguém dá dicas sobre a utilização de desnitrificadores em aquários de recife?

Será excessiva a quantidade de alimento administrado ao aquário ?

Será que uma DSB em alternativa ao Plenum, dará garantias de resolver o problema?

O escumador a funcionar com uma escumação mais agressiva será uma ajuda preciosa?

 

Obrigado pela ajuda

 

csi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os nitratos a mais não matam corais...podem colocar os que teem zooxanthelas mais castanhos na medida em que estas se multiplicam com o alimento abundante, podem levar a algas que asfixiam os mesmos, mas matar corais por excesso de nitrato? hmmm

tanto quanto eu sei, os nitratos num aquário, provêm quase exclusivamente da degradação biológica da amónia/amonium

 

correcto, essencialmente da:

 

-urina/fezes -> parte proteica e de amino acidos do que é colocado no aquario <-grupo amino que compoem os amino-acidos que por sua vez compoem as proteinas

-decomposição de tecidos

 

os fosfatos essencialmente:

 

fezes nos restos de matéria gorda. <- fosfolipidos

 

Alguém dá dicas sobre a utilização de desnitrificadores em aquários de recife?

 

os de tubo sei que funcionam mas requerem afinação nas primeiras semanas para afinar caudais, eu colocaria no final uma camara com algo que ao se desfazer eleve o ph da agua.

 

os de enxofre parecem-me mais complicados de lidar.

 

Será excessiva a quantidade de alimento administrado ao aquário ?

 

tem de ser tudo visto como um todo, mas obviamente que quanto menos matéria orgânica entrar... menos azoto entra no sistema... mas tentar por exemplo chaetomorpha no refugio que é mais eficiente que a caulerpa e menos perigosa...

 

por outro lado são plantas e as plantas com azoto mas sem fosforo não crescem muito bem...por isso, se os fosfatos estiverem muito muito baixos...elas nao vão conseguir consumir o nitrato.

 

Será que uma DSB em alternativa ao Plenum, dará garantias de resolver o problema?
O conceito base é o mesmo, mas nunca percebi muito bem porque uma camada de agua (há menos bacterias em suspensão do que em filme á volta de grãos de areia...)

 

O escumador a funcionar com uma escumação mais agressiva será uma ajuda preciosa?

 

escumadores não tiram nitratos, podem no entanto tirar restos de comida, proteinas e amino-acidos antes de serem degradados a amonia e nitrato, e portanto, sim, pode ajudar...desde que a agua que lhe chega tenha as proteinas para ele escumar...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais