Aqua 60 litros posso colocar escalares?


guppyamiga

Recommended Posts

Olá Boa Tarde.

Sou nova por aqui.

Gostaria de saber a vossa opinião, ou alguma ajuda, para saber se será indicado Escalares num aquário de 60 litros.

Tenho algumas anúbias. e uma rocha de decoração...nada mais.

Neste momento tenho apenas um Guppy e um Rasbora Arlequim e um plecos.

A restante comunidade foi morrendo.

Tenho tentado criar guppys mas não tenho tido muita sorte, gostaria de saber que me aconselham para um aquário com esta capacidade.

Obrigado pela vossa atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Visto só ter 2 minutos antes de ir para o trabalho vou ser breve.Mete as medidas do aquário mas não deve dar,eles devem andar em grupos de pelo menos 4.Se não consegues manter guppies , escalares será mais dificil.Testes tens feito?TPA's ?Algo está errado ai para essas mortes,tenta descobrir primeiro a causa das mortes de modo a que depois possas ter os peixes em bom ambiente e sem mortalidades :arrow:

Mais logo comento melhor mas espero já ter ajudado de alguma maneira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde! yikes

 

Em primeiro lugar espero que gostes de estar pelo forum e acredita que muito vais aprender por aqui! :P Como já foi dito 60l é pouco para manteres escalares, pois em média devemos ter por cada escalar à volta de 40l e o aquário deve ter uma altura minima de 45cm! Uma vez que não é suposto ter apenas um escalar no aquário, eu no teu caso continuava para já com os Guppys e ia pesquisando aqui no forum na zona dos Viviparos (grupo onde estão incluidos os Guppys) para encontrar uma solução para o que se está a passa no teu aquário, pois essas mortes não devem ser vistas como algo normal, algo está mal e está a causar isso e se não descobrires o que é provavelmente os peixes que colocares de novo irão morrer também. yikes Por isso antes tenta dar resposta a estas perguntas:

 

Quantas mudas à àgua costumas fazer? com que regularidade e em que quantidades? Que água usas para fazer as mudas? Essa água é acondicionada ou repousada antes de ir para o aquário?

Costumas fazer testes à agua? (valores de: pH, nitritos, amónia, nitratos, dureza da água...) Os guppys por exemplo, gostam do pH ligeiramente alcalino, o que não quer dizer que também não vivam bem num pH neutro!

A que temperatura tens o aquário? Eu costumo ter sempre nos 27º, penso que é uma boa temperatura!

 

Eu também começei com Guppys e reproduziam imenso, mas hoje tenho escalares! No entanto para isso também tive de optar por um aquário que lhes daria as condições necessárias para andarem todos contentes! Penso que é o que deves fazer, ganhar mais experincia para já com esse aquário e com esses peixes! Agora com a ajuda do forum a nivel de informação (que tens imensa por aqui) quando menos esperares passas para o próximo patamar! yikes

 

Espero ter ajudado! Qualquer dúvida diz! yikes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Antes de mais bem vinda ao fórum :(

Concordo com tudo o que te disseram até aqui, também comecei verdadeiramente na aquariofilia com um aquário parecido com o teu e rapidamente quis mudar omg Eu tive zebras e rasboras, penso que estes últimos não são fáceis de reproduzir, no entanto, acho que te darás melhor com guppys e plattys, são reprodutores natos bowdown

 

Entretanto, tenta responder a algumas das questões que te foram postas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia.

Pois é pelas vossas perguntas já percebi que faço muita coisa errada.

O meu primeiro problema foi que o meu filtro avariou e comprei um muito fraco e este fim de semana fui a uma loja de animais que me esclareceram algumas dúvidas também.

Então optei por encomendar um filtro externo e vou aguardar até ele vir e estabilizar o aquário para depois então tentar novamente os guppys.

Em relação ás perguntas vou tentar responder.

As medidas não tenho bem a certeza mas será largura 40cm comprimento 60cm e altura por volta de 50cm...depois tiro as medidas e confirmo.

As mudas de água não tenho feito regularmente...tive uns meses que me desleixei e tive uns 3 meses sem mudar nada e com um filtro muito mau. Acho que quando mudo a água talvez também mude demais ...quase sempre metade.

E outro problema não tenho feitos testes nenhuns.

A temperatura tb tenho por volta dos 27º

Na loja o sr. explicou-me que deveria, quando meto peixinhos novos ou quando limpo o filtro, colocar bacterias.

E que seria melhor um filtro biológico do que um quimico que é o que tenho agora. Tem apenas umas esponjas penso que de carvão activado e nada mais.

Não sei se respondi a tudo mas penso que pelo que respondi já me apercebi que há coisas que não estou a fazer correctamente.

Penso que vou aprender muito por aqui.

Obrigado pela vossa ajuda. :animal_fish:

Editado por guppyamiga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde! :wink:

 

Pois é, parece que está explicado o porque de os peixes não reproduzirem e andarem a morrer... Além de o sistema de filtragem não ser o melhor como disseste, 3 meses sem fazer uma única troca de água é mau! Deves fazer regularmente e em menos quantidade, por exemplo duas vezes por semana 25%, em caso de algum tratamento ou agravamento de algum valor essas mudas devem ser ainda mais regulares, podendo até ser necessário serem diárias (em casos pontuais, ou em caso de algumas doenças)!

 

Mas agora estás a ir no bom caminho! :wink: Quando fazes uma muda de água, o mas importante é antes de aplicar directamente a água no aquário, acondicioná-la antes! Por isso o Sr. da loja te falou em adicionar bactérias, mas na minha opinião mais importante que adicionar bactérias é remover o cloro e outros componentes da água da torneira! Para isso existem produtos próprios, mas se quiseres evitar o uso desses produtos podes optar por usar água repousada ou seja, deixas a água que vais usar na muda uns dias a repousar para libertar o cloro naturalmente! As bactérias também são essencias pois a água que nós consumimos não tem alguns componentes que para os peixes são essenciais, mas com o ciclo que se deve deixar a fazer no inicio de cada montagem de um aquário, essa colónia de batérias irá ser produzida naturalmente também (é esta a razão pela qual não se deve por logo peixes num aquário que acabou de ser montado). Depois é uma questão de ter alguns cuidados para manter a colónia de bactérias saudável, como por exemplo nunca lavar o filtro com água da torneira, deve-se aproveitar a água que se retira do aquário durante a muda para limpar o filtro, pois não convém que a colónia de bactérias entre em contacto com água directa da torneira, pois pode matar essas mesmas bactérias! O produto que te falaram acaba por ajudar a manter essa colónia, pois se houver algum descuido e morrerem bactérias o produto vai adicionar outras!

 

Quanto aos testes, convém começares a fazer com alguma regularidade, para controlares a evolução de todos os valores!

 

Qualquer dúvida diz! 8)

Editado por Sonia Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para complementar a amiga Sónia a água em repouso caso seja em garrafões tens que tirar a tampa de modo a que o cloro possa sair :sad2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para complementar a amiga Sónia a água em repouso caso seja em garrafões tens que tirar a tampa de modo a que o cloro possa sair :)

 

Olá Bom dia.

Já vi outra coisa que fazia mal ....lavar o filtro com água da torneira. :)

Em relação á água das mudas eu colocava aquasafe, não sei se será o mais indicado.

Obrigado pelas vossas dicas.

Agora estou a aguardar que chegue o filtro externo que penso que já vai resolver alguns problemas.

Vou dando notícias.

:D espero que boas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais