Algas tipo cabelo


Ritaz

Recommended Posts

Boa tarde...

 

Isto já deve ter sido discutido no forum mas eu não encontro o tópico... bigsmile

 

O meu aquario de há uns tempos para cá tem um surto de algas tipo cabelo, aquilo tira-se bem à mao mas cada vez que as tiro vêm as plantas atrás e passado um dia ou dois volto a ter disso ao pontapé... :smilecolros:

 

Já reduzi o tempo de luz (neste momento tá em 9 horas) e reduzi a comida aos peixes para duas vezes ao dia...

 

Já não sei o que fazer, alguma sugestão sem ser antialgas?

 

Obrigada

 

Beijinhos **

Um peixe cai dum telhado dum prédio de 20 andares. Que tipo de peixe é?! É UM AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA TUM!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde...

 

Isto já deve ter sido discutido no forum mas eu não encontro o tópico... bigsmile

 

O meu aquario de há uns tempos para cá tem um surto de algas tipo cabelo, aquilo tira-se bem à mao mas cada vez que as tiro vêm as plantas atrás e passado um dia ou dois volto a ter disso ao pontapé... :smilecolros:

 

Já reduzi o tempo de luz (neste momento tá em 9 horas) e reduzi a comida aos peixes para duas vezes ao dia...

 

Já não sei o que fazer, alguma sugestão sem ser antialgas?

 

Obrigada

 

Beijinhos **

 

Olá Rita, tens testes de NO3 e PO4 á mão??

 

Para te ajudarmos precisamos de saber esses valores!

E também o setup do aquario (dimensões, litragem, luz co2 etc)

 

cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rita, tens testes de NO3 e PO4 á mão??

 

Para te ajudarmos precisamos de saber esses valores!

E também o setup do aquario (dimensões, litragem, luz co2 etc)

 

cumps

 

Boa tarde.

 

Não tenho esses testes, apenas o de ph e amónia... ;)

 

O aquario tem 200Lt (120x50x40), tenho duas lampadas pll de 55W e não faço injecção de Co2.

Um peixe cai dum telhado dum prédio de 20 andares. Que tipo de peixe é?! É UM AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA TUM!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Encontrei neste site o tipo de algas que é ... mas não tem como solucionar.

 

http://aquariumalgae.blogspot.com/2006/03/hair-algae.html

Um peixe cai dum telhado dum prédio de 20 andares. Que tipo de peixe é?! É UM AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA TUM!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

It is easy to remove this algae by twirling a tooth-brush around it.

 

All algae eaters will be more than happy to look after the Hair algae for you.

 

Escova de dentes e CAE ou SAE ;) isso resumidamente segundo li lá #food

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Escova de dentes e CAE ou SAE :) isso resumidamente segundo li lá ;)

 

Pois... mas eu já faço isso de dois em dois dias e elas voltam a aparecer... Eu queria mesmo elimina-las de vez. Já tive um SAE e o gajo só comia era comida dos peixes algas deixava para eu as comer... ;)

Um peixe cai dum telhado dum prédio de 20 andares. Que tipo de peixe é?! É UM AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA TUM!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um CAE não come filamentosas...

 

Os SAE comem, mas é necessário alimentar pouco (se tiverem algum tamanho) ou se forem pequenos é deixa-los andar.

 

Para ajudarmos-te melhor, terias que fazer um teste de Nitratos e Fosfatos.

 

Cmpts

Editado por Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Humm... Então vou ver se arranjo por aqui (Mafra) um teste de Nitratos e Fosfatos e depois coloco aqui os resultados...

 

Obrigada

 

Beijinhos **

Um peixe cai dum telhado dum prédio de 20 andares. Que tipo de peixe é?! É UM AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA TUM!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua do meu filho padece do mesmo problema. Algas em filamento por todo o lado. No nosso caso, os testes parecem estar ok, em nitratos e fosfatos.

 

E quais são esses valores? Aquário plantado ou não plantado?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando faço TPA, ao aspirar elas vêem todas atrás! Por isso não vejo grande problema, em cada Tpa fica limpo das algas. Já experimentaste aspira-las?

 

 

O aspirador não tem força para puxá-las, elas estão todas entrelaçadas nas plantas... Só mesmo eu com as mãos.

Um peixe cai dum telhado dum prédio de 20 andares. Que tipo de peixe é?! É UM AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA TUM!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quais são esses valores? Aquário plantado ou não plantado?

 

Cumps

 

Vamos responder mais logo, em casa. Agora estou no trabalho e n/me recordo dos valores. Mas recordo-me que estavam nos parâmetros dos testes (fosfatos e nitratos) E vamos fazer uma TPA.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu aquário também tenho algas verdes filamentosas e tenho todos os parâmetros dentro da normalidade, nem a mais, nem a menos. Pelo que li no link da Ritaz, o mesmo informa q estas algas também podem aparecer por haver pouca movimentação da água e no meu caso até pode ser bem isso. Elas até são benéficas para os peixes pois servem de alimento,pena serem inestéticas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um problema muito parecido, no meu ver. Eu tenho uma alga que para mim é um "mix" destas duas Spirogyra - Silk Algae, Water Silk Spirogyra - Silk Algae, Water Silk e esta Thread Algea. O meu aqua é de 54l tenho duas pll 36w uma de 4000k e outra de 6500k com 10h de exposição de luz, quanto a CO2 costumo de ter mas já não tenho há 2 semanas porque a garrafa acabou e foi desde ai que o problema se agravou. Os níveis de NO3=40ppm, NO2=0 e PO4=1ppm.

Editado por Jossy Valter
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas algas não têm a ver com a movimentação da água. Se há partida os nitratos e fosfatos estão normais, uma das hipóteses a ser colocada é a falta de Co2.

 

Pois...mas eu não tenho falta de Co2. Tenho teste permanente de Co2 dentro do aquário e está sempre nos parâmetros correctos.

No meu aquário de 50L tenho o Co2 caseiro a bombar dia e noite, parâmetros de água todos correctos e tb tenho algas verdes filamentosas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um problema muito parecido, no meu ver. Eu tenho uma alga que para mim é um "mix" destas duas Spirogyra - Silk Algae, Water Silk Spirogyra - Silk Algae, Water Silk e esta Thread Algea. O meu aqua é de 54l tenho duas pll 36w uma de 4000k e outra de 6500k com 10h de exposição de luz, quanto a CO2 costumo de ter mas já não tenho há 2 semanas porque a garrafa acabou e foi desde ai que o problema se agravou. Os níveis de NO3=40ppm, NO2=0 e PO4=1ppm.

 

Nitratos a 40ppm em relação a 1ppm de fosfatos? TPA's para cima disso. Descobrir a origem desses Nitratos e TPA's de 20% de dois em dois dias.

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive esse tipo de algas no meu nano de 30l, não tenho nenhum sistema de CO2, na altura percebi que esse tipo de algas apareceram por o aqua ainda estar a fazer o ciclo do azoto e eu nao dar ilimunação suficiente as plantas.

 

Aumentei as horas de luz ligadas e tambem aumentei as tpas de 2 vezes por semana, para 4 vezes por semana. passado 2 meses o meu aqua estava sem um unico cabelo.

 

esta alga apareceu-me tanto nas folhas das plantas como, no areao. Muitas tpas e um aumento de tempo da luz ligada ajuda a eliminar os cabelos, isto pela minha experiecia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos...

 

Ainda não tive oportunidade de comprar os testes para verificar os parâmetros mas assim que os tiver posto aqui os valores.

 

Já agora... alguém me consegue explicar como retirar este tipo de algas do musgo de Java? É que quando tiro as algas vem sempre muito musgo atrás... o musgo tem mesmo bastante destas algas.

 

Obrigada

 

Beijinhos **

Um peixe cai dum telhado dum prédio de 20 andares. Que tipo de peixe é?! É UM AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA TUM!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa alga é exesso de FERRO. Exprimenta a medir e vê.

 

Soluções:

 

- remover o maximo possivel manualmente.

 

- TPA´s principalemnte até acertar o valor do FERRO.

 

e claro, manter os outros nutrientes no valor correcto.

 

Fe - 0.25 - 0.7

K - 20 - 30

NO3 - 5 - 10

Mg - 45 - 50

PO4 - 0.5 - 1

Editado por CrazyBony

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa tarde.

 

Deixo aqui algumas fotos para terem uma ideia da praga que se alojou no meu aqua. :chair:

 

Já corri tudo aqui por Mafra e não encontro os benditos testes que preciso, parece que vou ter mesmo de ir a Lisboa.

 

Aqui ficam elas (desculpem a qualidade das mesmas):

 

 

PC150006.jpg

 

PC150008.jpg

 

PC150009.jpg

 

PC150010.jpg

Um peixe cai dum telhado dum prédio de 20 andares. Que tipo de peixe é?! É UM AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA TUM!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, essa alga é muito normal com valores excessivos de NO3 ou então niveis de Fe tb elevados..

 

Valores de NO3 superiores a 20ppm é mais que certo que apareça filamentosas.. Para baixar este valor façam TPAs de 30% a 40% +/- e vão fazendo testes para ver as diferenças e terem uma noção do que 1 TPA da vossa água de rede altera nos parametros do aquario... assim conseguem ter uma noção.

Nas TPAs façam a sinfonagem perto do areão pois é onde existe a maior concentração de NO3 na coluna.

 

Os filtros quando estão sujos ou a sua manutenção (limpeza) é precária são uma fábrica de nitratos... pois a acomulação de detritos dentro do filtro é elevada, logo os filtros levam grandes quantidades de NO3 para a coluna.

 

Também devem ter em conta se a vossa fauna é excessiva, se for mesmo excessiva devem ter em conta reduzirem.

 

A maior parte das algas prolifera com a presença de Fe na coluna de água, ou seja, sempre que tiverem algas deixem de adicionar Fe na coluna de água... As algas conseguem cresçer apenas com a presença de Fe mesmo com valores baixos de NO3 e PO4..

 

Aproveitem o vosso areão e tirem vantagem dos substratos ferteis pois são uma arma para as plantas...

As algas não conseguem retirar nutrientes do substrato apenas consomem os nutrientes livres que estão na coluna de água, enquanto que as plantas usam as suas raizes para remover nutrientes dos substratos

 

Usem pastilhas de renovação de substrato fertil para terem sempre um substrato com os nutrientes necessários.

 

As filamentosas são de facil remoção, sempre que puderem com 1 pinça daquelas de inox, começem a enrolar as algas tipo rolo a volta da pinça e depois puxem muito devagar que elas soltam-se das plantas se as forçarem a sair do areão, no musgo é mais complicado mas tb funciona.

 

Abraço

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais