Mbunas ou Non-Mbunas?


Groofish

Recommended Posts

Bom dia a todos, agradecendo antecipadamente a ajuda que me possam dar para tomar esta decisão.

 

Tenho um aquário com cm: 126L x 60A x 60P, perto de 450 litros

 

Depois de ter escolhido Malawi sobre Tanganika, ficou-me a dúvida de ter Mbunas ou non-Mbunas.

 

Numa primeira fase estava decidido a ter Mbunas, pois quase todos os aquários que tenho visto no fórum são de Mbunas, mas também parecem ter uma maior variedade de escolha.

 

No entanto um amigo meu, dono de uma loja da especialidade recomendou-me veemente a optar pelos Non-Mbunas, falando da agressividade dos Mbunas e acrescentando uma maior beleza dos Non-Mbunas.

 

Fiquei com esta dúvida e sinceramente estou com dificuldades em optar, porque me agrada a ideia de ter uma decoração com pedras e uma quantidade de peixes razoável, algo que os Non-Mbunas, ao que parece não permitem, pois não habitam as zonas rochosas, são maiores e necessitam de mais espaço individual.

 

Mais uma vez obrigado pela vossa atenção

 

Bruno Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno,

 

 

num aquário com 126cm de frente o ideal será mesmo optares por mbunas. Se tivesses um aqua maior acredito que conseguisses na perfeição um excelente biótopo com peacocks ou mesmo de haplos que, como tu mesmo já afirmaste, necessitam de zonas extensas de areia, menosprezando assim as áreas rochosas.

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia Marco é fazer um quase igual ao que tens por baixo da tua assinatura do lado esquerdo (é espectacular).

 

Não o vi em grande, mas eu tenho o aquário no meu escritório e o escritório tem 1 parede azul e a secretária é em vidro azul, já dá para ter uma ideia do impacto decorativo que vai ter.

 

O meu receio foi esse meu amigo que tem 1 loja, me ter dito "pá não te metas nisso que é uma carga de trabalhos. eles são muito agressivos". "Mete antes non-mbunas porque são menos agressivos e mais bonitos e se comprares pequenos, dá perfeitamente"

 

Mas percebo que devo ter mbunas, embora me custe ter apenas 15 peixes.

 

Sou especializado em discus e tinha 8 discus 100 neon. cory vários. A fauna no fundo é mais variada.

 

Aqui pelo que percebo são 5 a 6 trios e acabou, sendo que a dar cor vou ter 5, 6 peixes.

 

Estou certo?

 

Bruno Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui pelo que percebo são 5 a 6 trios e acabou, sendo que a dar cor vou ter 5, 6 peixes.

 

Estou certo?

 

Bruno Soares

Existem muitos mbunas cujas fêmeas também são muito bonitas. Esse é um critério que eu sigo no meu aquário.

Embora seja preferível, não é obrigatório teres trios. Podes ter casais. O que nunca se deve ter é peixes desemparelhados.

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais