Serão Planorbis Corneus?


Fisherman

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Apareceram-me no aquário uns caracóis, e acho estranho só se terem manifestado agora, visto que as últimas plantas introduzidas foram compradas há uns bons 2 meses. Têm-se escondido no musgo de java, e só costumam sair á noite.

São planorbis?

 

Como posso tirá-los do aquário? A técnica da alface não tem funcionado, e não ando a sobrealimentar...

 

Deixo aqui algumas fotos:

 

IMG_1741.jpg

 

IMG_1742.jpg

 

IMG_1744.jpg

 

IMG_1746.jpg

 

 

 

NOTA: Eu sei que o musgo tem algumas algas, mas o aquário de onde ele veio sofreu uns problemas de fertilização... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ! Sim são Planorbis e parecem ser Rubrum. Mas porque vais tirá-los? Agora o aqua está mais perto do que é a Natureza,já viste algum rio ou lago sem Caracois?

 

Esses não te comem plantas,apenas algas e restos de comida,o que é optimo para a limpeza do aquário.Só trazem vantagens.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de os tirando 1 a 1 , os maiores.

 

Há quem utilize Fluvermal também.

 

A técnica da alface devia ter funcionado.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou tirando de vez em quando, os maiores... aquilo está sempre a nascer.

 

Quando se cose cenoura, feijão verde, espinafres cá em casa, dou um bocadinho. No dia seguinte, de manhã, se tirar o resto da cenoura vêm montes deles agarrados.

 

mas são bonitos, não fazem mal... é mesmo só ir controlando...

 

E nas lojas custam 2 ou 3€ cada...lol

Editado por slowmottion
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e as plantas menos sólidas, como as elódeas ou o musgo? Safam-se, ou os planorbis comem-lhes as folhas? É que trouxe umas elódeas do laboratório de biologia da escola, estão a usá-las para ver ao microscopio... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de os tirando 1 a 1 , os maiores.

 

Há quem utilize Fluvermal também.

 

A técnica da alface devia ter funcionado.

Desculpa lá Rui,mas tem de os retirar porque carga de água? :roll: Fluvermal? Então a filosofia da Aquariofilia não é recriar um rio/lago/ribeira em nossas casas,o mais fielmente possivel? Fluvermal? Para exterminar parte importantissima do ecossistema do aquário,para exterminar seres belissimos,que são mais uma peça para a variedade que deve de ser um aquário? Permite-me discordar completamente.

 

Estes seres atingem proporções astronómicas porque a maior parte das pessoas alimenta os peixes em demasia.

 

Os caracois para além de serem belos (temos é de olhar para eles e não matá-los),ainda nos limpam as folhas caidas das plantas,comem restos de comida, oxigenam o substrato para as plantas e ainda comem as algas que podem afectá-las.Matá-los é não compreender parte do que deve ser o funcionamento de um aquário,à semelhança da Natureza.

 

Então e as plantas menos sólidas, como as elódeas ou o musgo? Safam-se, ou os planorbis comem-lhes as folhas? É que trouxe umas elódeas do laboratório de biologia da escola, estão a usá-las para ver ao microscopio... :D

Nem Elódeas,nem plantas sólidas nem plantas moles.Os Planorbis não comem plantas,nem os Physas,nem os Viviparis Maleatus,nem as Lymaneas,nem nenhum caracol que possa vir com as plantas que compramos.Apenas as Marisa Cornuarietis e as Pomacea Caniculata comem plantas,mas estes caracois temos de comprá-los,não vêm naturalmente.As Pomacea Bridgesi,se tiverem muita fome podem comer as plantas mais moles,mas isto apenas se não forem alimentadas 2x por semana com vegetais.

 

Eu tenho dezenas de Planorbis num plantado denso e as plantas estão saudáveis,não lhes tocam.Caso retira-se os Caracois as algas atacariam em força,pois os restos de comida dos peixes não seriam consumidos,transformando-se em Amonia,detriorando a qualidade da água e promovendo o aparecimento de algas.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não me parecem planorbis, pelo menos rubrum. E se fossem planorbis não se tornavam em praga assim tão rápido, sem contar que duvido que venham planorbis com as plantas, é que os planorbis vendem-se.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Não me parecem Planorbis corneus rubrum porque são muito estreitos. Parecem uns pequenos que tenho no aquário dos camarões, sem problemas, não comem o musgo de java, está denso e verdinho.

 

Quanto à elódea não te preocupes, até as Pomacea canaliculata preferem outras plantas e qualquer comida que se lhes ofereça. Cá em casa só comem se não tiverem mais nada. Nenhum dos outros caracóis que tenho come elódea que esteja boa, só as partes velhas. Tenho: Planorbis corneus rubrum, Physa marmorata, os tais pequeninos parecidos com um planorbis, Pomacea bridgesii (ampulárias), Melanoides tuberculatus e Lymnaea stagnalis.

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mjm! Olha não sabes o nome desses pequenos que parecem Planorbis? Tenho bastantes também no meu aqua,e já tentei saber o nome deles na net mas nunca consegui...

 

Mas os da foto parecem mesmo ser Planorbis quanto a mim.É que esses pequenos não ultrapassam os 3mm e os maiores. Qual é o tamanho dos maiores que tens Fisherman?

 

E Element a primeira vez que tive Planorbis por acaso veio numa planta.Não é tão comum de virem como as Physas,ou mesmo as Lymaneas,mas aparecem também.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Os caracóis não passam dos 3 - 4 mm, como o senhor disse. Se ajudar a identificar, eles aparecem mais lá para a noite, raramente os vejo durante o dia.

 

P.s.: Há um ou outro que está mais avermelhado, pelo que devem ser planorbis, mesmo! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E Element a primeira vez que tive Planorbis por acaso veio numa planta.Não é tão comum de virem como as Physas,ou mesmo as Lymaneas,mas aparecem também.

 

Penso então que tiveste sorte :mrgreen:

 

 

Por acaso também já tive desses pequenos parecidos a planorbis e cheguei a pensar que realmente eram porque tinha planorbis corneus rubrum adultos, mas nunca se desenvolveram nem ganharam a cor do planorbis rubrum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Não sei o nome dos caracóis pequeninos. São avermelhados por dentro, a casca é beje transparente, e não ultrapassam os 5mm.

Só os tenho nos aquas dos camarões, onde não há mais nenhuma espécie de caracol, embora já tenha havido physas, mas desapareceram.

Eu nestes àqua dou muito pouca comida, já estive meses sem dar comida aos N. heteropoda selvagens. Não sei se é disso ou do pH ter tendência para subir nesses àqua, já esteve a 9, agora anda pelos 8. Esta semana pus 3 physas nos selvagens, para ver se limpam os vidros, os outros não parecem ser tão eficientes. A ver o que é que acontece.

 

O meu primeiro Planorbis corneus rubrum também veio por engano, junto com os camarões, só dei por ele passado mais de 1 mês, deve ter vindo em ovo.

Chegou a ter 1,5cm e morreu sem descendência, era o único.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais