que especie sera esta?


miguel tirano

Recommended Posts

boas, acabo de vir da ornimundo de loures, e tinham la uns camaroes, a que lhes chamavam de camarao arco-iris, eu perguntei do que se tratava mas como ja era de imaginar ninguem me sobe dizer rigorosamente nada, apenas que era um camarao arco-iris!!alguem ja se deparou com esta tipo de camarao!!que especie é???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

eu comprei esses camaroes "arco-iris" na gare do oriente. tambem nao cheguei a nenhuma conclusao, parecem uma mistura de greens com tiger , algures por ai. de arco iris nao teem nada pois nao mudam de cor :) , mas cuidado para nao misturar com outros , tipo red , white pearl , yellow , etc pois os cruzamentos sao possiveis , e depois acabamos com um arco iris de camaroes , assim a atirar para a salada russa :happy:

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

parece que afinal sao mesmo neocaridina heteropoda green ...

 

e afinal sempre mudam de cor , entre o vermelho , castanho , varios tipos de verde e ate quase preto ...

 

sera a variedade selvagem ?

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parece que afinal sao mesmo neocaridina heteropoda green ...

 

e afinal sempre mudam de cor , entre o vermelho , castanho , varios tipos de verde e ate quase preto ...

 

sera a variedade selvagem ?

 

 

não, se mudam de cor, não são Neocaridina Heteropoda, serão muito provavelmente Malayan Shimp (caridina sp. blue)

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal. Tambem comprei desses camarões na gare do oriente. Não são heteropodas e podem misturar-se que não ha problema algum. A especie é Caridina cf. Babaulti var. Malayan como disse o Carlos Couceiro, é conhecido por camarão arco-iris (Rainbow Shrimp) isto porque a sua cor varia, tenho vermelhos,cor de vinho, castanhos escuros quase preto, amarelados, e verdes. Convem não misturar com os Caridina cf. Babaulti "green" pois haverá cruzamentos.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao poderei juntar com os red´s ? de certeza ?

 

nao cruza com nenhuma neocaridina entao ... fixe.

tirando a questao de mudar de cor , em verdes confundem-se com o heteropoda green , ( pelas fotos que vi no google )

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao poderei juntar com os red´s ? de certeza ?

 

nao cruza com nenhuma neocaridina entao ... fixe.

tirando a questao de mudar de cor , em verdes confundem-se com o heteropoda green , ( pelas fotos que vi no google )

 

 

eu não arriscava,uma vez que não tens a certeza do que tens, para alem do mais,li algures que red´s(logo todos os heteropoda) cruzavam com os malayan ,não sei se é verdade pois nunca tentei, mas não é de arriscar

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o flashsilva comprou dos mesmo e diz serem caridina ( Caridina cf. Babaulti var. Malayan ) , logo nao cruzam com neocaridina ( red´s, white pearl , etc ) , ou estou errado ?

 

e os neocaridina mudam de cor ?

estes mudam, tenho 5 adultos e alguns juvenis , as vezes os adultos estao um de cada cor.

 

 

flashsilva

tens a certeza da classificaçao ?

Editado por labutes77

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, também costumo comprar esses tais camarões "arco-íris" na gare do oriente, mas uns sao verdes e outros pretos com uma risca clara no dorso..ha uns dias atras reparei que um deles estava carregado de ovos, devo deixá-lo a solta ou será melhor mante-lo na maternidade como o tenho agora, visto que tenho alevins lá, até os pequenos nascerem?

obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, também costumo comprar esses tais camarões "arco-íris" na gare do oriente, mas uns sao verdes e outros pretos com uma risca clara no dorso..ha uns dias atras reparei que um deles estava carregado de ovos, devo deixá-lo a solta ou será melhor mante-lo na maternidade como o tenho agora, visto que tenho alevins lá, até os pequenos nascerem?

obg

 

Meter na maternidade costuma correr mal... Solta a

CAI_logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o flashsilva comprou dos mesmo e diz serem caridina ( Caridina cf. Babaulti var. Malayan ) , logo nao cruzam com neocaridina ( red´s, white pearl , etc ) , ou estou errado ?

 

e os neocaridina mudam de cor ?

estes mudam, tenho 5 adultos e alguns juvenis , as vezes os adultos estao um de cada cor.

 

 

flashsilva

tens a certeza da classificaçao ?

 

Eu tenho a certeza da classificação, até porque os babaulti se distinguem bem dos neocaridina pela sua forma a meu ver são diferentes quando atingem o estado adulto.Tu é que tens que saber identificar os teus e vais ver que é fácil, se os compras-te no mesmo sitio que eu devem ser os mesmos e se tens de várias cores é porque são os Malayan.O lojista disse-me que só recebem os arco-íris e os madeira, são os únicos que o fornecedor deles costuma ter.

 

 

eu não arriscava,uma vez que não tens a certeza do que tens, para alem do mais,li algures que red´s(logo todos os heteropoda) cruzavam com os malayan ,não sei se é verdade pois nunca tentei, mas não é de arriscar

 

Carlos devias saber a tabela de cor ja que és o moderador dos invertebrados :(:mrgreen:

 

A tabela diz que não é possivel, nem sequer especulado, e pelo que li no Shrimpnow e em vários sites e fóruns alemães dizem que não é possível...por isso vou confiar temos de confiar na experiência dos outros.. :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

flashsilva:

 

obrigado pela orientaçao. tirando os camaroes ibericos que tenho e que se distimguem a leguas dos outros todos ... eu destinguo-os mais pela cor , ora se estes mudam a cor conforme o estado de humor , para mim complica. eu noto uma diferença na forma do corpo em relaçao aos reds que tenho, estes arco-iris parecem mais corpulentos do que os red , agora ir ao promenor da cabeça ( os cientistas focam a cabeça dos bicharocos para determinar a especie ), isso ja é um bocadinho longe para mim , pois nao conheço as caracteristicas de cada especie.

 

eu ja tinha postado um topico a pedir ajuda para identificar estes arco-iris e nao tinha chegado a nenhuma conclusao.

apesar do topico nao ser meu... a mim esclareceu bastante.

obrigado a todos pela ajuda.

 

bom ano novo.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

boas ...

voltei a este topico pq apesar de ja nao haver duvidas , certezas tambem sao poucas .

os meus camaroes criaram e para alem de uma so femea ter desovado , teve um numero demasiado elevado de bebes , para ser de ordem superior, tenho agora uma outra femea ovada , esta mais pequena do que a 1º que desovou, e notei que os ovos sao muito mais pequenos ( ve-se uma massa quase compacta de ovos , so sendo visivel os que estao fora da massa ... ) e em maior numero do que qualquer red ou white.

 

na minha busca por conhecimento , deparei-me com este site http://www.planetinverts.com/malaya_shrimp.html onde afirma que os malayan tem estado larvar , ainda que poucos dias. o site sujere que a femea tera uma media de 50 ovos , no caso da femea que ja desovou , afirmo que sao muito mais do que 50 , mas as femeas que tenho sao grandes, o que pode influenciar.

quanto ao estado larvar, nos meus nao posso confirmar , mas posso dizer que entre a femea ter desovado e ter começado a ver pequenos camaroes no aqua passou quase uma semana ( durante essa semana nao vi nenhum camarao recem nascido, julguem ate que tivesse corrido mal).

 

mais alguem pode expor como estes camaroes ( dificeis de classificar ) , tem reproduzido ?

ou alguem ja chegou a uma certeza ?

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais