AQUA MONTADO...E AGORA ?


saportugal

Recommended Posts

Sendo um novato nos salgados, montei em Fevreiro um Mini Reef, com cêrca de 70 Lits. Como fui bem sucedido, decidi avançar para um áqua de 250 Lits. Depois dalguns conselhos de amigos deste Forum e muito pesquizar indico o SET UP:

[/b] Sump 84 lits c/Escunador H&S (400 lts), 3 Kgs aragonite+uma Rocha viva c/caulerpa.

-Bomba de retorno: Ocean Runner 3500 lts, ligado a um SCWD c/duas curvas direcionáveis.

-Circulação: 2 Hagem 802 _1500 lts cada

- 2 Maxi Jet _1000 lts cada

-Temporizador cíclico

-Aquecimento Hagem 200 W

-Iluminação: Arcádia c/3-T5 Marine Wite 39W Extra Hig Output e 1 T5 actínia. (não vou nos corais duros)

-Substrato: 20 Kgs aragonite + 20 Kgs areia coral média e fina

-RV 20 Kgs + 10 R artificial (alguma já curada)

PARÂMETROS DA ÁGUA NESTA DATA

Temperatura 26

Densidade/Salinidade 1023/31

PO4_Fosfatos 0.1

O2_Oxigénio 5/6

NH4_Amónia 0/0.2

PH_ 8.2/8.3

KH_ 10

NO3_ 0/0.5

NO2_0/0.025

MG_900

CA_Cálcio 300

CU_Cobre 0

Depois de introduzir a Rocha viva (28.07.04) começaram a aparecer as

algas castanhas. A iluminação é de apenas 6 horas dia, meti uma "Salária"

não sei o nome científico, que se tem aguentado, de resto meti uns nassários e morreram. Tentei colocar um actinodiscus verde, e fechou-se de imediato e começou a largar um muco branco.

Um ouriço tambem lerpou.

Não tenho mais nada no aqua, ONDE ESTARÁ O PROBLEMA

Imaturidade do aqua ? Adicionei "Cycle" por várias vezes.

Agradeço a v/colaboração

 

saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

primeiro de tudo onde vais buscar a agua?todos os parametros parecem estar +ou- excepto a salinidade 1023/31 o ke keres dizer com isso,tens flutuacoes de densidade da agua tao grandes?tens ke repor a agua de evaporacao diariamente

podes estar a usar kalk a mais.

antes de montar a aquario lavaste bem só com agua?

será que nao lavaste com detergentes?

pode ser muita coisa.

explica-nos a tua rotina diaria....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água que utilizo é dum furo, passa por pré filtros de sedimentos e carvão activado. É isenta de Fosfastos, Nitritos ou Nitratos, e é a mesma que uso no MiniReef (sem problemas)

A Densidade mantem-se estável nos 1023 (os 31 indicados referem-se a salinidade) espero não dizer disparates.

Tudo foi lavado em água corrente abundantemente.

Agora me recordo, nos vidros utilizei limpa vidros !!

A rotina tem sido apenas de controle e reposição com Hidróxido de Cálcio

pelo sistema gota a gota (Garrafão plástico de 5 Lits) e duas vezes por semana Magnésio.

 

Na hora do almoço, dei uma olhada e as algas castanhas continuam a proliferar !!!

Tambem acrescento que na sump, tenho 1 Kg de Zeolith da Hobby (anti silicatos, segundo dizem) que tambem lavei com água corrente.

Terá sido o limpa vidros que utilizei para limpar o Aqua ?

 

um abração

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto ao limpa vidros,de certeza que bem nao fez,mas nesse caso o teu escumador deveria escumar que nem um louco nos dias seguintes ao teres limpo os vidros com esse producto.mas desde já aconselhote a uma muda grande de agua digamos 50% o ideal era 100% mas repartido por varios dias,nao mudes toda de uma vez e de preferencia sem ser com a agua do poço pois pode ter agentes quimicos que nao sejam tracejaveis com os testes normais.pode ter sido do limpa vidros pois como tens um mini com a mesma agua,mas tb pode ter sido uma contaminacao temporaria da agua do teu poço.algum vizinho a pulverizar alguma arvore

etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado fizo.

De facto, já tinha pensado numa muda total da água, mas aos poucos.

Contaminação não pode sêr, porque o furo (poço), tem mais de 80 metros de profundidade, 67 dos quais em granito, e está totalmente vedado.

Quanto ao Escumador, de facto acho estranho que depois de estar regulado, quando limpo o copo, faz espuma em quantidades industriais e tenho de o regular de novo, pois fica a transbordar de espuma.

 

Tenho a impressão que o teu Disnitrificador fará bem jeito.

 

saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus Caros,

 

Penso que todos os parâmetros estão ok e que a única coisa a fazer é ter paciência - fazer TPA´s regulares - não me parece que seja preciso fazer uma TPA de 50%, pois não existe nada de anormal.

 

Colocaste a Rocha Viva há menos de 2 semanas! O que esperavas? Teres o aquário já equilibrado? Seria um sonho!!! :roll::(

 

Tudo está de acordo com o normal e o aparecimento de algas castanhas faz também parte do processo normal...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK Diogo.

 

O que me levou a colocar a questão, foi pelo facto de todos os elementos de "equipes de limpeza" não sobreviverem. Ermitas, nassários e até um ouriço.

Vou continuar atento (a olhar as Rochas......o m/neto questiona-me frequentemente. Oh "vôvu" para que serve um aquario tão grande só com

pedras ?

Já agora, quantas semanas deve manter-se o aqua a ciclar ?

 

saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, quantas semanas deve manter-se o aqua a ciclar ?

 

Não há uma regra! Vai depender da rotina das TPA´s e de outros factores como a quantidade e qualidade da Rocha Viva, bem como de todo o setup.

 

Eu diria que em menos do que 1 mês não podemos querer ter "vida" dentro do aquário.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal,

 

Vou dar pela primeira vez a minha opnião neste forum :? YEEEEEE... tou sempre a ler mas nunca digo nada lol...

 

Vou ter de concordar com o Diogo... e dizer-te que por agora podes não ter nada de anormal. Tens os parametros mais ou menos certos, o teu aquario está a fazer o "ciclo"... e tens de aguentar pelo menos 1 mes ou mais até. Mesmo que adiciones "Cycle" que te acelera o processo do ciclo... este vai demorar sempre bastante tempo.

Fazeres trocas de 50% ou mais de agua... apenas vais tirar muitas das bacterias que se estão a criar no teu aqua... e vais prelongar ainda mais o tempo de ciclo do mesmo.

 

Eu no inicio do meu aquario, tb tive os meus problemas e já depois de o ter 2 meses a funcionar adicionei tb nassários... morram todos! não sei se for por falta de comida, pelo o aquario ser novo, ou se foi por outra coisa, nessa mesma altura ja tinha donzelas de rabo amarelo no aquario, e nesta altura... passado um ano e um mes ainda as tenho. E estamos a falar de seres resistentes... qd passamos para corais... é claro que esse coral iria ser muito dificl registir num aquario com menos dum mes...

 

Espero que corra tudo bem para ti...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@saportugal

 

Parabéns pelo salto do mini reef para o actual! O único conselho que posso dar é que aguentes ao máximo o impulso de colocar peixes por forma a evitar uma grande carga biológica neste momento.

 

@carlossantos

 

Vou contar a minha experiência. O meu aqua tem um mês e pouco, iniciado no dia 10 de Julho e no dia 16 (uma semana depois) adicionei 2 ermitas, 3 nassarius e 1 turbo que ainda hoje estão vivinhos da silva. Quanto a corais desde o dia 17 que os adiciono e já tenho umas 5-6 espécies diferentes todas elas em aparente crescimento. Dadas as vossas experiências tenho que concluir que este aparente sucesso do meu reef se deve à utilização de água natural.

 

Em principio amanhã irei colocar um par de cardinais de bangaii :P quase passadas 5 semanas do arranque.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duarte, ainda bem que as coisas te estao a correr bem e desejo o mesmo ao sapo.

 

Em relação aos nassarios, etc, Tenho quase a certeza que nao sobreviveram no meu aqua, porque eles comem os restos da comida que sobra... e eu prefiro sempre dar a comida necessaria aos peixes, tentado fazer com que sobre o menos possível, do que comida que sobre para que os nassarios possam comer tb. Só vai é poluir mais a agua do aqua. E os meus acho que passaram fomeca... e foram-se...

 

Já agora que Agua natural estas a falar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora que Agua natural estas a falar?

 

O Duarte está a falar de água natural, mesmo do mar!

 

Abraço,

Diogo

 

Eu tambem gostaria da água natural, mas da primeira vez que o fiz (tenho de fazer cerca de 100 Kms ida e volta).......a m/coluna ficou pior

que uma alforreca :roll::lol: coisas da idade

Vou dominar os impulsos :D

Já agora, que acham do Setup do m/Aqua ? Em termos de equipamento acham que é suficiente ?

Quando folgar um pouco a carteira, pensarei talvez numa OI.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais