Mergulhos em Água Doce - Trabalho de AP


Duarte_6

2º Período - Mergulhos em Água Doce  

69 votos

  1. 1. Como acham que tem vindo a ser a nossa prestação neste projecto e a forma como tem sido conduzido? Gostávamos que fizessem também algumas críticas construtivas =)

    • Mazinha
      6
    • Razoável
      10
    • Boa
      26
    • Muito Boa
      17
    • Excepcional
      10
  2. 2. Estariam dispostos a assistir à apresentação pública do trabalho no AVG? Em qualquer caso, comentem os porquês no tópico, para sabermos...

    • Sim
      28
    • Não
      10
    • Talvez, vou esperar para ver...
      31


Recommended Posts

  • Replies 258
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Que iluminação vai levar isso?

 

As plantas amazónicas não são exigentes por ai alem, mas também não pode estar às escuras...

 

 

Se o aquário vai ser tapado, a verdade é que se estiver cheio até a cima, espécies como a Echinodorus bleheri não vão ser capazes de mostrar o ponto mais belo delas que é quando lançam as folhas e flores para fora de água.

 

Eu não gosto de aquários tapados... digam o que disserem... se não podemos olhar para o aquário visto de cima, estamos a perder possivelmente o melhor ângulo de observação de um aquário e o que mais se assemelha ao que podemos observar na natureza. E a tampa só serve para evitar que os peixes saltem ... Mas existem muitos truques para evitar que os peixes saltam fora de água! O principal penso que já o estás a cumprir que é o de não colocar o aquário num local agitado. Outros truques passam pela colocação das plantas e troncos de modo a que os peixes tenham esconderijos para onde se possam abrigar dentro da vegetação sem terem de recorrer à ultima saída: saltar para fora do aquário!

 

Ainda outro truque que podes usar é a colocação de plantas flutuantes... num post atrás com a lista das plantas amazónicas vi pelo menos o nome de uma planta flutuante (que até tenho por ai e até te arranjo uma porção, é questão de depois combinarmos). As plantas flutuantes têm no entanto o inconveniente de taparem a luz, por isso o seu uso tem de ser ponderado.

 

Caso não usasses o aquário tapado ai também faria sentido alguns cm sem água para o caso de algum peixe se assustar mesmo quando está à superfície não salte logo para fora.

 

Tens observado montagens de aquários-biotopo amazónicos?

 

Tens de começar a pensar nalgumas alternativas de decoração... uma opção muito interessante é a do leito de folhas.

3fd2388035d69d6b.jpg8aad4fbfacebefd4.jpg

 

 

Podes também construir a decoração recorrendo a poucas ou nenhumas plantas, o que corresponderá provavelmente ao mais próximo da natureza do fundo desses rios, algo deste género:

580.jpg

 

Ou ainda podes optar pela opção mais bonita, mais trabalhosa, mais confortável para os peixes, mas talvez mais longe do biótopo:

PVD350L.jpg

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, assim de repente posso dizer-te algumas coisas:

 

* Ainda não sabemos que iluminação levará. Já tratámos esse tipo de informação, mas estávamos dependentes do aquário que íamos arranjar. Portanto nos próximos tempos contamos esclarecer esse aspecto.

 

* O aquário não vai estar cheio até acima, vai ter 10 cm de margem... Em princípio ficará tapado, mas podemos estudar essa hipótese das folhas flutuantes. A verdade é que tens razão relativamente à vista, mas temos que considerar os prós e contras. A evaporação e a possibilidade dos peixes saltarem. Contudo, é uma hipótese que não tínhamos posto, mas agora iremos ver isso...

 

* Temos observado, mas não com muita atenção aqui no fórum. Retirámos alguns exemplos de outros locais, como o aquahobby, e estamos a tirar algumas ideias de lá. Mas fundamentalmente, queremos fazer um projecto nosso, não influenciado por outros, representativo de um biótopo sul-americano, quiçá amazónico mesmo...

 

* Gosto bastante da decoração do leito de folhas. Será uma opção a ter em conta!

 

Obrigado pela colaboração... Qualquer coisa estás a vontade :)

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje já recebi a confirmação que a partir de amanhã poderemos levantar os vidros na Vidreira... Nesta ou na próxima semana iremos buscá-los e montá-los... Serão colocadas fotos do processo e gravado um vídeo :)

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Image4.jpg

 

Achei este biótopo amazónico espetacular (240 L)... É de notar o leito de folhas também, como tinham falado... Muito bom mesmo... Vai ser uma inspiração para nós!

 

[Peço desculpa se não posso colocar a foto]

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá duarte, eu tenho de fazer um trabalho para biologia até ao fim do segundo periodo, eu uma amiga e um colega pensamos em fazer do mesmo tipo que o teu mas so tinhamos pensado mesmo no quarto ponto xD, também temos um projecto com caixas vodafone é um sistema fechado para criaçao de alevins, ta td planeado so falta e darem nos as caixas experimentamos ir a uma loja de varias redes e nao deram! Bem , passando ao que interessa, importavaste se de certa forma, usasemos as perguntas dos teus "pontos 1 e 2"?

 

Tinha que perguntar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa notícia! A bancada aguenta à vontade. Fomos umas 6 pessoas lá para cima e até saltámos nyah

 

Agora resta ir buscar os vidros e montá-los...

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário vai ter 180 L efectivos de água, com 10 cm de altura sem água...

 

Sendo este um biótopo sul-americano têm sugestões quanto à fauna e flora a colocar?!?

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que iluminação vai levar isso?

 

As plantas amazónicas não são exigentes por ai alem, mas também não pode estar às escuras...

 

 

Se o aquário vai ser tapado, a verdade é que se estiver cheio até a cima, espécies como a Echinodorus bleheri não vão ser capazes de mostrar o ponto mais belo delas que é quando lançam as folhas e flores para fora de água.

 

Eu não gosto de aquários tapados... digam o que disserem... se não podemos olhar para o aquário visto de cima, estamos a perder possivelmente o melhor ângulo de observação de um aquário e o que mais se assemelha ao que podemos observar na natureza. E a tampa só serve para evitar que os peixes saltem ... Mas existem muitos truques para evitar que os peixes saltam fora de água! O principal penso que já o estás a cumprir que é o de não colocar o aquário num local agitado. Outros truques passam pela colocação das plantas e troncos de modo a que os peixes tenham esconderijos para onde se possam abrigar dentro da vegetação sem terem de recorrer à ultima saída: saltar para fora do aquário!

 

Ainda outro truque que podes usar é a colocação de plantas flutuantes... num post atrás com a lista das plantas amazónicas vi pelo menos o nome de uma planta flutuante (que até tenho por ai e até te arranjo uma porção, é questão de depois combinarmos). As plantas flutuantes têm no entanto o inconveniente de taparem a luz, por isso o seu uso tem de ser ponderado.

 

 

 

 

Podes também construir a decoração recorrendo a poucas ou nenhumas plantas, o que corresponderá provavelmente ao mais próximo da natureza do fundo desses rios, algo deste género:

580.jpg

 

 

concordo plenamente com o descrito acima e acho mais bonito e boa ideia a ponderar outra coisa

 

quanto as plantas flutuantes acho que ficavam muito bem eu uso nos meus aquarios só uns pes e ficam muito bem e ajudam alevins a esconderer se e os guramis tambem gostam muito

 

adoro esse aquario sem plantas com esses troncos acho que seria muito bom para vosses nao teria de ter muita luz , as echinodorus tambem muitas nao precisam de assim tanta luz e mais umas pequenas plantas ficava muito giro mais so com algumas plantas (poucas/quase nenhumas)seria mais realista

 

outras imagens desses lagos e rios que vejo é que tem muitas plantas flutuantes e troncos dai achar que muito tronco e plantas flutuantes serem boas para meterem ai para nao falar que as plantas como (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratoides ajudam imenço a controlar os niveis de nitratos e nitritos na agua

 

peixes para ai num aquario desse tipo eu preferia meter escalares(escalares acho os o primeiro peixe que me salta á cabeça quando penso no amazonas ) e corys so na baze disso

 

assim nao gastariam tanto dinheiro na iluminaçao e em co2 e em substrato fertil que acho que se gasta muito sempre que se quere um aquario bem plantado

vejam o meu caso do meu aqua de 27 litros

40€iluminaçao

20€ substrato

15€co2 e se quizerem pressurizado iam gastar uns 100€

 

isto em apenas 27litros pensem nos 180litros o que iam gastar

 

 

 

voltando aos peixes os esclares ate sao cpazes de arranjar gente que vos ofereça ou venda a um preço minimo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto á flora ja meti ai a lista de plantas faceis de arranjar é so escolher e procurar mas nao metam muitas e metam so as mais faceis de manter mesmo

 

o outro aquario que mostras te ai nao gosto muito so a echinodorus é que fica bem o resto é me estranho e nao muito natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas dominik :discuss_gathering:

 

Esse aquário de discus que referiste é o que acho menos natural... Mas também estou-me a iniciar nestas andanças agora. Mas, vê o que achas destes:

 

509steve1.jpg

 

509anabela1.jpg

 

509adriano2.jpg

 

Quanto aos gastos, a Naturline dispõe-se a oferecer material que não esteja a utilizar, pelo que vamos lá um dia fazer o levantamento das possibilidades. O mesmo penso que se aplica ao substrato...

 

Quanto aos escalares, segundo o que apurámos, são mas especie demasiadamente grande, que poderá 'comer', ainda que sem intenção, peixes mais pequenos, como os neons...

 

Esta semana iremos buscar os vidros e proceder à sua montagem, sendo a sua mudança para a escola apontada para uma semana depois (de forma a que o aquário possa ficar bem vedado e seguro. A partir daí, iremos encher a água, montar a decoração, colocar o material de filtração, etc...

 

Obrigado por acompanharem!!! :)

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) Sim, mas não são carnívoros por natureza, é o que estou a dizer... Baseia-se mais nos flocos e assim, mas quando calha lá vai um peixito ;)

 

Aproveito para vos informar do seguinte: o aquário irá ter 160 litros (100 x 40 x 40). Isto porque facilitava tanto a nós como à Aquavitro. Os tempos que vivemos não são de bonança, e oferecer algo tem os seus prejuízos, muito mais se a empresa apenas tem 2 meses de existência.

Desta maneira, a empresa tem um prejuízo menor, visto que um aquário maior iria comportar com reforços, vidro mais grosso, etc. E assim, nós apenas temos de colar os vidros e não precisamos de nos preocupar com qualquer suporte!

 

Amanhã iremos buscar os vidros, e se tudo correr bem colar-los já na 5ª feira à noite... Então esperaremos uma semana até levar o aquário para a escola, onde iremos iniciar a montagem do mesmo.

 

:D

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento temos:

* Vidro 100 x 40 x 40 (mais silicone para montarmos este fim-de-semana)

* Termostato 200 W

* Filtro Interno TETRAtec IN600 plus (600 L/h)

 

Precisamos de propostas, se tiverem digam, sff:

* Filtro Interno, pelo menos, 500 L/h

* Calha e/ou iluminação de 1 metro de comprimento...

* Areão de rio, se tiverem, também ajuda...

 

Obrigado por acompanharem!

surprised

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava que me dessem a vossa opinião enquanto 'aquariófolos' :medieval_mace:

 

O aquário vai ter 160 L de água. Já temos um filtro interno de capacidade de filtração 400-600 L/h, como já tinha referido. Acham necessário outro para complementar esse trabalho?!?

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Duarte,

 

Sim, complementem com mais um filtro interno ou poderão ter problemas de circulação de água. Já o termostato Jagger que têm é importante dar-lhe uma limpeza, e verificar a sua calibração.

 

Cumprimentos,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente ao filtro, concordo plenamente. Entretanto surgiu outra hipótese... Entrámos em contacto com uma empresa que, aparentemente, se predispõe a dar-nos um filtro externo. Não sei se mais alguma coisa, mas o filtro parece estar bem encaminhado. E creio que apenas um filtro externo chega, ou estou enganado?

 

O termostato tem de ser bem limpo tem! Daqui a pouco irei por algumas fotos do equipamento já adquirido, e sublinho, sem gastar dinheiro algum...

 

Neste momento estamos, portanto, apenas a procurar uma calha de iluminação e toda a decoração, substrato, areão e espécies que o aquário levará... Mas nestas próximas duas semanas o projecto vai ter um avanço muito grande.

 

Tenho ainda a dizer que estamos um mês e meio adiantados, relativamente à calendarização inicial, o que é espectacular!

 

Obrigado por acompanharem!

:lol:

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Duarte,

 

Sim, um filtro externo é sempre preferível, mas o teu colega (que infelizmente não lembro-me do nome, que falei pessoalmente e entreguei algum material na Quarta, que infelizmente esqueci-me de perguntar o nome) disse-me que os internos até poderiam agradar mais à vossa causa uma vez que ficaria dentro do aquário e não fora (à mão de qualquer pessoa).

 

Agora, depende da filtragem (litros/hora) que faz, de qualquer forma não têm nada a perder caso o venham mesmo a ter: Caso seja fraco, usam-no e colocam o interno dentro do aquário, caso seja uma boa L/h podem retirar o filtro e oferecer ou até usarem-no outro pequeno aquário para novas experiências/observações.

 

Cumprimentos,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O colega com quem falaste na 4ª feira, sou eu :P Estamos ainda à espera de uma resposta sobre o filtro externo, mas em princípio iremos mesmo consegui-lo.

 

Mas aproveito para informar a todos que nesta mesma noite acabou de ser realizada a colagem do aquário, agora reportada:

 

O material utilizado durante a montagem foi o seguinte:

* Cinco placas de vidro, correspondentes à base, frente, trás e lados do aquário;

* Silicone de colagem rápida, destinado à colagem de aquários;

* Cordel;

* Molas;

* Fita-cola;

* Álcool;

* Papel.

 

AP003.jpg

AP017copy.jpg

 

Certamente que se irão interrogar quanto ao uso de vários materiais, mas desde já passo a explicar... O álcool destina-se a desengordurar as arestas dos vidros, permitindo uma colagem mais eficaz e rápida. E o papel apenas serve para limpar os vidros com o álcool...

 

O cordel serve para segurar o vidro e comprimi-lo ao mesmo tempo, assegurando que os vidros permanecem direitos durante a secagem. Já as molas foram um processo que arranjámos para fazer maior pressão com o cordel, para que a compressão entre os vidros fosse ainda maior. A fita-cola destina-se a proteger o cordel das bordas do vidro, impedindo assim que estas o cortem...

 

AP021copy.jpg

Untitled-1-7.jpg

AP008copy.jpg

Amanhã todo o vidro irá ser limpo, e se tudo correr bem, na 6ª feira este irá ser colocado na escola!

 

Aproveito para deixar também umas imagens do termostato e do filtro interno que nos foram fornecidos pela Naturline.

 

E tenho mais uma informação a dar: o auditório do AVG tem apenas 25 lugares vagos, tendo em conta que nós ficaremos em pé na apresentação, com duas professoras (de AP e Português) e com mais 20 alunos da nossa turma. De resto pretendemos ter representantes dos nossos 'sponsors', pelo que deverão haver apenas uns 20 lugares, mas não sei se poderiam ficar em pé, se fosse necessário (e se quisessem)...

Editado por Duarte_6

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após alguma pesquisa decidimos, numa primeira fase, que o aquário poderia ter as seguintes espécies:

 

* Tetra-neon ou Tetra-cardinal - Zona média - 4 cm

* Anostomus anostomus - Médio-fundo - 15 cm

* Nannostomus trisfasciatus - Médio - 6 cm

* Thayeria boehlkei (peixe-pinguim) - Médio - 8 cm

* Aequidens curviceps (ciclídeo bandeira) - Fundo - 10 cm

* Apistogramma agassizi - Fundo - 8 cm

* Apistogramma cacatua - Fundo - 5 cm

* Crenicara filamentosa (ciclídeo-tabuleiro-de-xadrez) - Fundo - 10 cm

* Corydora arcuatos/elegans/hastatus/sodalis/trilineatus - Fundo - pequenos =)

* Copeina arnoldi (caracídeo-borrifador) - Cimo - 8 cm

* Copeina guttata (copeina-de-pintas-vermelhas) - Médio-cimo - 15 cm

* Hemigrammus rhodostomus - Médio - 6 cm

* Hyphessobrycon pulchripinnis (tetra-limão) - Médio-fundo - 5 cm

* Hyphessobrycon erythrostigma - Médio-fundo - 8 cm

* Nannostomus marginatus - Médio - 4 cm

* Pristella riddlei (peixe-raios-X) - Médio-cimo - 6 cm

* Pterophyllum (escalar) - Médio - 15 cm

* Otocinclus - 5 cm

 

Referimos à frente a zona que cada um ocupa no aquário e o seu tamanho médio...

 

Gostávamos que pudessem dar a vossa opinião... Que espécies, dentro deste grupo deveria lá vigorar? Sendo este um biótopo amazónico (algo que já tivemos em conta na selecção das espécies), sugerem mais algumas? E quantidades? Temos bastantes dúvidas nas quantidades certas a colocar...

 

Deixem as vossas sugestões e opiniões!!!

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.