Várias mortes esta semana...


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Tenho um aquário de cerca de 80L com algumas plantas onde tinha injecção de Co2 caseiro até ontem mas que talvez desde há uma semana que não estava a deitar quase nada.

 

O que acontece é que desde sábado que me estão a morrer vários peixes sem razão aparente.

O primeiro a dar de si, foi o Betta com o que me pareceu hidropsia, embora este já estar a dar sinal no final da semana passada e não só no sábado, apesar do tratamento (isolei-o, dei-lhe um banho de 30minutos em 2L de agua com um comprimido de Baktopur Direct e depois com a dosagem recomendada) acabou por morrer. No dia seguinte, foi uma corydora Pygmaeus que dum momento para o outro começou a andar completamente desorientada e poucos minutos depois morreu. Seguiu-se uma Kuhli com os mesmos sintomas, duas Guppys mas estas ficaram apáticas no fundo do aqua até morrer, um Otto e um escalar com cerca de 1ano e pouco (12Cm) :( este estava bem numa noite, comeu como sempre (à bruta :-D ) e na manhã seguinte estava muito parado e não comeu, acabou por morrer à noite (ontem).

 

 

Não consigo perceber o que se passa... :(

 

Não sou grande coisa no que toca a interpretar valores dos testes à agua mas parece-me tudo mais ou menos ok.

 

pH - 7,2

KH - entre 3º e 6ºd (é teste de tiras e a cor está no meio)

GH - entre 6º e 10ºd

NO2 - 0

NO3 - Cerca de 50

 

 

Só o NO3 é que me parece menos bem mas será razão para tantas mortes??? :(

 

 

Cumps

E desde já obrigado pela ajuda que possam dar.

___________________

 

O meu nano de camarões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Brooklin Bounce! O NO3 está efectivamente alto,50ppm é bastante e pode muito bem ter sido isso sem mais a fazer com que os peixes morressem.

 

Outra questão é o CO2.Quando colocamos pela primeira vez um sistema de CO2,seja ele caseiro ou de botija,temos de fazer de forma correcta.Pois como sabes o CO2 faz o PH descer,por isso devemos colocar a saida do CO2,ou seja o difusor,perto da superficie da água,de modo a que as bolhas não percorram um caminho grande e por sua vez não se dissolvam tanto,o que faz com que a subida do PH não seja tão drástica.Depois diariamente vamos descendo o difusor,para que as bolhas percorram cada vez um caminho maior,havendo maior dissolução e fazer com que a descida do PH seja gradual.

 

Depois,quando o CO2 está a acabar,o PH pode voltar a subir...

 

Há quanto tempo tens o aqua montado,fizeste uma ciclagem lenta? Não tens testes de Amonia? Poderás ter muitos peixes no aquário,80L não são muitos litros no que toca a Aquariofilia...

 

Outra coisa,umas plantas no aquário fazem com que o Nitrato baixe,pois é consumido por elas.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Brooklin Bounce! O NO3 está efectivamente alto,50ppm é bastante e pode muito bem ter sido isso sem mais a fazer com que os peixes morressem.

 

Outra questão é o CO2.Quando colocamos pela primeira vez um sistema de CO2,seja ele caseiro ou de botija,temos de fazer de forma correcta.Pois como sabes o CO2 faz o PH descer,por isso devemos colocar a saida do CO2,ou seja o difusor,perto da superficie da água,de modo a que as bolhas não percorram um caminho grande e por sua vez não se dissolvam tanto,o que faz com que a subida do PH não seja tão drástica.Depois diariamente vamos descendo o difusor,para que as bolhas percorram cada vez um caminho maior,havendo maior dissolução e fazer com que a descida do PH seja gradual.

 

Depois,quando o CO2 está a acabar,o PH pode voltar a subir...

 

Há quanto tempo tens o aqua montado,fizeste uma ciclagem lenta? Não tens testes de Amonia? Poderás ter muitos peixes no aquário,80L não são muitos litros no que toca a Aquariofilia...

 

Outra coisa,umas plantas no aquário fazem com que o Nitrato baixe,pois é consumido por elas.

 

 

Boas,

 

Quanto ao CO2 realmente não tive esse cuidado e agora que falas nem sei como não me lembrei disso, faz todo o sentido, no entanto o CO2 estava montado à cerca de 1mês e correu tudo bem quando o meti (tive o cuidado de observar atentamente o comportamento dos peixes nessa altura e nada de anormal se passou), agora que estava a acabar, tambem não acabou dum momento para o outro, foi acabando, dai que tambem não me pareça que tenha havido grande aumento do pH.

 

Quanto ao aquario e ao ciclo, tenho-o à cerca de 1ano por isso o ciclo está bem completo (mesmo na altura foi bastante bem feito) e prova disso é que já havia bastante tempo que não me morria peixe nenhum, apesar de admitir que tenho um pouco de peixes a mais, mas nada de extraordinário. Alem disso a Escalar que morreu esta noite ainda a semana passada tinha feito uma postura, sinal que estaria tudo bem...Ou se calhar não... :(

 

Quanto aos testes de amónia é que não tenho :(

 

As plantas, tenho umas quantas mas tambem não é propriamente um plantado...

 

 

Cumps

Editado por brooklyn_bounce

___________________

 

O meu nano de camarões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o tens há 1 ano isso levanta outras questões.Com que frequência fazias tpa's,e se fazias uma manutenção regular ao fundo do aqua.

 

E o filtro,com que frequência o limpavas. Os filtros não devems er lavados com a água da torneira,devemos fazer uma tpa e com essa água do aquário e que devemos lavar,principalemente as cerâmicas,onde se acumulam as bactérias em maior quantidade.O cloro da água da torneira mata-las e isso quebra o ciclo...

 

Tens plantas no aqua? E tens muitos peixes?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Só vou discordar do facto de 50 mg/l de NO3 serem mortais. É preciso muito mais que isso.

 

Já o fim da injecção de CO2 parece-me mais plausível.

Mesmo tendo sido lenta, os peixes já estavam habituados a um determinado pH mais baixo e agora estão num mais alto há algum tempo. Esta permanência em pH diferente (e não a mudança brusca) pode ter enfraquecido o sistema imunitário dos peixes.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A manutenção é feita "religiosamente" todas as semanas, TPA de cerca de 30%, as ceramicas do filtro são limpas mais ou menos de 3 em 3 semanas na agua do aquario e as esponjas ou todas as semanas ou de 2 em 2 semanas, conforme se apresentem mais sujas ou não, mas tambem na agua do aqua.

 

A manutenção no fundo, essa realmente anda um pouco descorada prai há um mês, mas tambem não são visiveis demasiados residuos no fundo. (Na ultima TPA tive mesmo para aspirar o fundo mas depois deu-me a perguiça... :( )

 

Quanto ao CO2, poderá ter sido, mas assim tambem a descida do pH no inicio(e essa sim deve ter sido mais abrupta) lhes teria feito mal, não?

 

Cumps

___________________

 

O meu nano de camarões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A manutenção é feita "religiosamente" todas as semanas, TPA de cerca de 30%, as ceramicas do filtro são limpas mais ou menos de 3 em 3 semanas na agua do aquario e as esponjas ou todas as semanas ou de 2 em 2 semanas, conforme se apresentem mais sujas ou não, mas tambem na agua do aqua.

 

A manutenção no fundo, essa realmente anda um pouco descorada prai há um mês, mas tambem não são visiveis demasiados residuos no fundo. (Na ultima TPA tive mesmo para aspirar o fundo mas depois deu-me a perguiça... :( )

 

Quanto ao CO2, poderá ter sido, mas assim tambem a descida do pH no inicio(e essa sim deve ter sido mais abrupta) lhes teria feito mal, não?

Cumps

Em Aquariofilia não há nada linear: a descida do pH pode não ter o mesmo efeito que a subida...

 

Já a falta de aspiração pode estar a provocar uma subida perigosa da amónia, 1ª substância da decomposição das matérias orgânicas e que ainda não se esteja a manifestar nos nitritos.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já a falta de aspiração pode estar a provocar uma subida perigosa da amónia, 1ª substância da decomposição das matérias orgânicas e que ainda não se esteja a manifestar nos nitritos.

Cumps.

 

Pois provávelmente terá mesmo sido isso que aconteceu... Só espero é que a coisa estabilize vamos ver... Agora ao "jantar" todos comeram e pareceram-me bem, o que pode não querer dizer nada, o escalar tambem estava bem numa noite e na seguinte morreu... ;)

 

 

Cumps.

___________________

 

O meu nano de camarões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podias levar um pouco da água do teu aquário a uma loja de aquariofilia perto de ti,por vezes há lojas que fazem testes à água. À Amonia era importante.

 

Compraste algum peixe mais recentemente? Podia ter vindo doente e pegado aos outros.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais