Montagem (ou não) de um aquário marinho.


Recommended Posts

Viva,

tenho diversos aquários doces e (mais uma vez) ando a pensar saltar para um marinho e (mais uma vez) quero saber os custos envolvidos.

 

Os custos de montagem, ou seja, aquilo que preciso já, eu sei mais ou menos (de qualquer maneira uma ajuda neste campo será sempre bem vinda), mas o que realmente me interessa são os custos de manutenção.

 

Ou seja elementos que é preciso adicionar por semana/dia/mês por litro de água e respectivo preço (médio).

 

Se me puderem ajudar, eu agradecia.

 

Obrigado!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 243
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Isso depende muito dos equipamentos utilizados, dos animais que queres manter, mais ainda do tamanho do aquário.

 

O principal custo será a conta da luz que como é óbvio também está ligado ao tamanho do aquário. O tipo de luz que utilizas também influêncía uma vez que tens que mudar de lâmpadas de vez em quando.

 

Outros produtos a juntar ao bolo:

 

Cálcio e dureza através de hidróxido de cálcio, reactor de calcio ou aditivos.

 

Se usares hidróxido tens que contar com este e com a água de reposição. Se usares água desmineralizada (muito aconselhável!!!!!!) tens que contar com as trocas dos pré-filtros, da membrana e caso uses, das resinas de permuta iónica.

Neste esquema convém contar ainda com um monitor de pH digital para "controlar" o pH. Este "controlar" pode ser a olho que é o que eu faço, ou pode ser mesmo com um controlador ligado a uma válvula que permitirá introduzir CO2 no aqua de acordo com um pH pré estabelecido.

 

Em qualquer dos casos tens que contar com as mudanças do eléctrodo (sonda) e com a sua calibração regular através de liquidos apropriados.

 

Se usares CO2 ainda gastas mais alguma coisa para encher a bilha (gosto tanto desta palavra :roll: )

 

Se usares um reactor de cálcio tens também os custos do CO2 e do monitor do pH e ainda da aragonite que utilizes no reactor. Embora o investimento inicial seja avultado, esta parece ser a melhor e talvez a menos dispendiosa a longo prazo.

 

Há ainda os custos dos aditivos habituais, estrôncio, Iodo, Magnésio, oligoelementos....

 

Também a comida para os animais e o sal e água das mudas.

 

 

Em reação a valores não te sei dizer e julgo ser difícil aferir isso. Como disse atrás, isso tem muito a ver com o tamanho do aquario. Aquas maiores requerem mais luz, mais aditivos, mais comida.....

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, desde já muito obrigado pela resposta.

 

Vamos então começar a especificar mais!

 

Quanto a litragem tenho duas hipótese:

- Aquário de 60 litros, com filtro DIY Dry/Wet.

- Aquário de 168 litros, com filtro eheim 2213.

 

Pelo que sei é altamente aconselhável o uso de refúgios/sump em salgados (mais que não seja porque aumenta a litragem total em jogo), mas em nenhum tenho hipótese de usar sump :lol:

 

Em relação a peixes confesso que conheço poucos, mas confesso também que palhaços (todos eles) são uns dos meus preferidos, embora nem existam alguns que não se dão com outros, certo?! Mas isso é para mais tarde.

 

Em relação a outras coisas (leia-se rocha viva, anemonas, etc) sou um quse leigo nesta matéria.

 

Pelo que percebi terei de arranjar um escumador, correcto? Embora existam produtos no mercado que "evitam" o uso do escumador, lembro-me de um produto "Miracle Mud" se não estou em erro. Se presta, nao faço ideia. :?:

 

Penso que com filtro, escumador ou outro produto qualquer, e aditivos, tenho o aquário pronto para peixes e restantes seres vivos, estou certo?

 

Em relação à iluminação... poix, já uso HQI no plantado e até posso fazer uma nova tampa para o salgado... Se for realmente necessário em deterimento das flurescentes tubulares ou compactas. Em termos de Watts/Litro o que é aconselhável?

 

Julgo que em relação ao material inicial é mais ou menos isto e +/- o que eu estava à espera, o que quero prever é os custos de manutenção, basicamente com os aditivos, sal e afins...

 

Já agora para ter uma ideia mais precisa, em termos de rocha viva e anemonas e macroalgas e por aí fora, isso é coisa para custar +/- quanto? :wink:

 

Penso que é tudo, mas se faltar alguma coisa é só dizerem que eu posto aqui.

 

Mais uma vez muito obrigado!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Hugo...

Os custos de manutenção como o manklit disse podem variar bastante.

Mas de qualquer maneira, penso que o principal sera a luz em termos de manutenção.

Asseguro-te que não tens mais custos significativos a naõ ser mesmo com a luz. Não precisas de preocupar com sal, se usares água natural e também não precisas de te preocupar com a adição de oligoelementos e outros devido ao mesmo motivo.

Se estás a pensar montar um aquario de água salgada, pensa em um escumador, bombas de circulação, luz, rocha viva e substracto, mais nada. Não presiças de filtros externos nem internos nem muito menos de seco-humido porque terás problemas de nitrato. Se for apenas de peixxes tudo bem, mas se queres ter invertebrados, especialmente corais esquece o seco-humido...

Quanto ao sump é altamente recomendavel... e podes até fazer isso. Usa o maior como aquario principal e o pequeno como sump. Quanto ás rochas são um pouco caras ( á volta dos 20 euros/kilo) mas podes misturar viva com artificial que depois a viva colonizara a morta e assim o investimento baixara...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poix... :wink:

A sump não dá mesmo, porque o móvel onde o tenho não permite. E teria de mandar furar o vidro (para não colocar um overflow) e isso é sempre complicado...

 

Uma das questões principais é saber se um aquário de 70 litros é muito mais difícil de manter que um de 160. É certo que quanto mais litragem menos flutuações nos parâmetros existe, mas será que é muito complicado para um novato em salgados, manter um aqua de 70 litros?

 

Se sim, será que me podiam fazer um apanhado daquilo que preciso e o preço médio?!

 

Do género:

 

Escumador xpto: 15 contos

bomba circulação: 15 contos

testes de calcio....

sal...

etc

 

Tanto para material agora para o investimento inicial, como para a manutenção /retirando a iluminação que isso já sei quanto gasta e não é problema)

 

Obrigado! :lol:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Para além de tudo o que foi dito, e que subscrevo quase na totalidade e porque já me vi na situação em que estás agora, avanço com algumas ideias que me parecem importantes:

Primeiro que tudo informa-te, lê, pesquisa, verifica todas as possibilidades, até fazeres uma planificação daquilo que exactamente pretendes. Acredita em mim, independentemente dos custos que vais ter, a tua maior valia é o teu conhecimento e o domínio do mesmo. A água salgada não costuma desculpar os nossos erros. Finalmente (e para acabar com esta filosofia toda...!) NÃO FAÇAS CONSEÇÕES...quer no equipamento quer na instalação, se o fizeres vais arrepender-te mais tarde. Por exemplo: não tenho espaço para a sump. Então arranja-o!!! Não vou precisar de um tanque Hospital/Quarentena, agora no início não é preciso. Acredita que é fundamental tê-lo!!!

 

Força nisso, e bem vindo ao clube...!!!

Abraço

Luis Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado! :?:

 

Já li bastante sobre salgados, aliás já estive umas 4 vezes para me iniciar nos salgados, mas por uma razão ou por outra nunca segui para a frente...

 

O problema da sump é ter de furar o vidro porque não quero um sistema de overflow (o aquário antes de ser funcional tem de ser um elemento estético, devido à sua localização).

 

Mas admitindo que conseguia furar o vidro, a sump pode ser por exemplo alta? ou seja, eu só tenho largura de uns 35cm para colocar uma sump, agora em altura pode ter até 70. Mas acho que uma sump alta não trás vantagem nenhuma, certo?!....

 

Em relação ao que quero eu já sei o que quero. Basicamente quero palhaços e anemonas, mas parece que as anemonas não são lá muito fáceis de manter, não é :lol:

 

De qualquer maneira, mesmo sem anemonas continuo a preferir palhaços... :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Sim, 35 é um pouco curto, mas até dá... ou então arranja um movel que possas por ao lado do aquario e escondes a sump dentro dele. Sei lá, existem muitas hipoteses, mas és capaz de arranjar um sitio onde por o sump. Mas também não quer dizer que seja fundamental, até porque se montares o de 70 litros, a sump não faz muito sentido.

Quanto aos palhaços, se não tiveres anemonas não faz mal, porque eles adoptam outros corais para o mesmo efeito.

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poix, eu realmente estava mais inclinado para o de 70 litros, o outro tinha de fazer muitas modificações e era só mesmo se fosse muito complicado manter o de 70.

 

Com o de 70, já posso colocar a funcionalidade à frente da estética, o que em muitos casos ajuda bastante :wink:

 

"Podemos" avançar com o de 70 para falarmos mais concretamente sobre os diversos aspectos ou é mesmo muito difícil conseguir mantê-lo?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um de 70 para iniciação não é nada aconselhável. Mas a decisão é tua.

 

Não me tinha lembrado da água salgada natural. Aí já dá para se poupar uns cobres.

 

Não tenhas medo de mandar furar o aquario. O meu foi furado já com 7 anos de vida. Nem todos os vidraceiros te fazem isso, principalmente estando o bicho já montado.

 

Os americas até furam o aqua com os peixes lá dentro e tudo!!!! Despejam akilo um bocadinho e pôem um tupperwre por dentro à volta do furo para amparar o anel de vidro que vai saír e o pó. Enfim....

 

O meu foi furado de lado como podes ver,

 

furo.JPG

 

Um conselho, antes de furar arranja o passa-muros, (junção de depósito, bulkhead) e só depois é que mandas fazer o furo dando a conhecer ao vidraceiro o passa-muros. Assim ele pode fazer um furo onde encaixe perfeitamente a peça.

 

Na minha opinião deves ter uma sump, nem que seja para teres apenas o escumador e o aquacedor.

 

Podes até usar uma tupperware grande desde que tenha o simbolo do garfo no fundo.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

manklit, descordo um pouco da tua opinião.

comecei com 50 litros, passei para 70 litros e agora montei um de 300 litros. Na altura, disseram ser impossivel montar um de 50 litros e que era muito dificil e que precisava de muitos filtros e aquarios de pelo menos 300 litros etc... pois não concordo.

Existem muitas vantagens como por exemplo o investimento incial, espaço, iniciação ao hobby etc, e apenas uma desvantagem que reconheço que é a instabilidade devido ao reduzido volume, mas com rigor poderemos obter um bom aquario, que depois de estabilizado nunca mais dará problemas.

Para alem disso toda a experiencia que irás adquirir só te dará frutos no futuro para maiores aquarios e é também uma maneira de saberes se queres mesmo montar um aquario marinho maior.

 

Hugo, verifica um artigo que está na aquamania deste mês sobre mini reefs... e que irá ter continuidade na proxima revista. Entretanto dá uma olhada no meu site, porque se estás a pensar montar um aquario de 70 litros tens lá alguma informação que te pode ser util.

Mas, é apenas a minha opinião... :wink:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim, acho que estão os dois de acordo :lol:

 

Penso que realmente a única desvantagem de ter um aqua "pequeno" éo facto de ser muito mais instável (sobretudo sem sump) do que um de 200 ou 300 litros. (outra desvantagem é apreceber-me que devia comprar um maior por ser tão bonito :wink: )

 

Mas estou mesmo apostado em montar o de 70 litros se os valores forem aceitáveis...

 

Assim, temos uma base de partida para me ajudarem, vejamos:

 

Quero montar um aqua marinho de 70 litros, com palhaços e anémonas (se as conseguir manter).

 

Do que preciso e custos? Escumador, fundo, rocha viva, etc......

 

A ideia de utilizar água natural é bom evidentemente, mas depende se a água é de qualidade ou não e se estamos perto de uma "fonte Natual de qualidade" ou não.

 

Eu posso por exemplo colectar água na zona de Alcochete, mas duvido que seja de boa qualidade.... Onde se pode "apanhar" água salgada de qualidade para usar nos aquários?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não disse que era impossível apenas disse que não era nada aconselhável... para iniciação.

 

O meu primeiro reef tinha 75L e 60 na sump. Era um dos mais bonitos que vi até hoje. Estava cheio (demais) de corais duros e moles e até tridacnas.

 

Quando o montei já tinha bases teóricas muito sólidas para o fazer e por isso tive sucesso.

 

Mesmo assim continuo a dizer que se deve começar com o maior aqua que se consiga arranjar por factores de estabilidade e, não tinha pensado nisso, porque se vai querer um ainda maior.

 

Se vais em frente com o de 70L e com a maior sump possivel, só precisas de 20Kg de rocha viva (discutivel) aragamax para o fundo, projector e lampada HQI de... se calhar 70W chegam, não sei é se existe de 70W com 10000K ou mais. Podes pôr de 150W e subir o projector se for preciso. Além disso é uma compra que fica já feita para o futuro. :wink: O Marco arranjou um projector barato de 150W, pode ser que ele te diga a marca :lol:

 

Há também a hipótese das T5 que pelo que li dão bons resultados.

 

Precisas de escumador e aqui as opções são muitas. O ideal é comprares a pensar num aqua maior pois mesmo que seja escumação a mais, podes sempre desligá-lo por alguns períodos.

 

O turboflotor da aqua medic é bom bem como os tunze, shuran, deltec....

Tens que ter em atenção o espaço que tens para ele. Os mais "maneirinhos" são os tunze. Há pessoal aqui no forumcom tunzes, pergunta-lhes a opinião.

 

Precisas também de bombas de circulação. 10 a 20X o volume do aquario/hora. De preferência com mudança de padrão nas correntes.

 

Um aquecedor.... uma Osmose Inversa para purificares a água de evaporação e/ou resinas de desionização.

 

Testes para a água: ph, Calcio, dureza (KH), amónia, nitritos e nitratos pelo menos.

 

Hidróxido de calcio para pelo menos manteres o ph alto.

 

Num aqua desse tamanho aconselho uma entacmea quadricolor e um par de uma destas espécies: frenatus, melanopus, clarkii, sebae ou premnas. Estes ultimos são muito agressivos mas lindos de morrer.

 

Podes ter 3 ou 4 perculas ou ocellaris mas não te garanto que aceitem essa anémona.

 

Podes ter um camarão ou dois e vários caracóis e caranguejos eremitas (rouba-casas como dizem os pescadores).

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa :D !!!

 

Assim mesmo é que é!!!

 

Vamos lá então por partes:

 

Se vais em frente com o de 70L e com a maior sump possivel, só precisas de 20Kg de rocha viva (discutivel) aragamax para o fundo, projector e lampada HQI de... se calhar 70W chegam, não sei é se existe de 70W com 10000K ou mais. Podes pôr de 150W e subir o projector se for preciso. Além disso é uma compra que fica já feita para o futuro.  O Marco arranjou um projector barato de 150W, pode ser que ele te diga a marca
Como já disse, só depois de saber os custos é que decido se avanço ou não, mas sim, estou tentado a montar o de 70litros.

 

- 20Kg de Rocha Viva, se a rocha anda na ordem dos 4 contos/Kg estamos aqui a falra de perto de 80 Contos, certo?! :wink: Fora de questão, como posso resolver este "problema"?

 

- Aragamax, para 70 litros de quanto preciso e quanto me custa +/-?

 

- HQI é mesmo necessário? Não posso colocar por exemplo uma hqi de 70 daylight e uma flurescente (T5 ou mesmo T8 ) para o espectro perto dos 10000K? EU fiz um projector de HQI (2x150W) por cerca de 30 contos, mas... :?:

 

Precisas de escumador e aqui as opções são muitas. O ideal é comprares a pensar num aqua maior pois mesmo que seja escumação a mais, podes sempre desligá-lo por alguns períodos.  

 

O turboflotor da aqua medic é bom bem como os tunze, shuran, deltec....  

Tens que ter em atenção o espaço que tens para ele. Os mais "maneirinhos" são os tunze. Há pessoal aqui no forumcom tunzes, pergunta-lhes a opinião.

 

Muito dificilmente terei mais um aquário, por isso posso comprar a pensar neste e só neste (quanto muito poderei no futuro "evoluir" para o tal aquário de 160 Litros que neste momento tem discus).

 

- Quanto me custa um escumador +/-? Posso comprar em 2ª mão?

- Tenho também um Filtro UV, é benéfico ou nem por isso?

 

 

Precisas também de bombas de circulação. 10 a 20X o volume do aquario/hora. De preferência com mudança de padrão nas correntes.  
- Quanto me custa uma bomba destas? (penso que uma bomba chegará para 70 litros, correcto? :?:

 

 

Um aquecedor.... uma Osmose Inversa para purificares a água de evaporação e/ou resinas de desionização

 

- É mesmo necessário uma OI? Com resinas não me safo? já agora onde posso encontrar estas resinas? Ando à procura à já algum tmepo e não as encontro nem em sites estrangeiros :roll:

 

 

 

Testes para a água: ph, Calcio, dureza (KH), amónia, nitritos e nitratos pelo menos
-Julgo que só me falta o de Cálcio.

 

 

Hidróxido de calcio para pelo menos manteres o ph alto.

 

-Isto faz parte da tal manutenção. É a única coisa que preciso adicionar regularmente? Quanto custa por mês, por exemplo?

 

 

Num aqua desse tamanho aconselho uma entacmea quadricolor e um par de uma destas espécies: frenatus, melanopus, clarkii, sebae ou premnas. Estes ultimos são muito agressivos mas lindos de morrer.
- Sinceramente gosto muito de perideraion, frenatus, ocellaris e perculas.

- De anémonas não percebo muito, alguma outra sugestão para além desta (Gosto bastante desta tua sugestão, entenda-se)

- Também gosto de do powder blue tang e do blue tang, mas podem se juntar com palhaços?

 

Podes ter 3 ou 4 perculas ou ocellaris mas não te garanto que aceitem essa anémona.

 

-Não serão já peixes a mais? Não posso por exemplo ter um casal/par de cada um: frenatus, ocellaris e perculas? Quanto me custariam?

- O que acontece se os peixes "regeitarem" a anémona? Não vemos aquela simbiose linda entre os dois? é "só" isso?

 

 

Podes ter um camarão ou dois e vários caracóis e caranguejos eremitas (rouba-casas como dizem os pescadores).

 

-Sinceramente não sinto muito "falta" deles. Só se for um Lysmata Amboienensis, eventualmente.

 

 

E corais? Não posso/devo ter?

 

 

Desde já obrigado pela paciência demostrada. :lol:

 

Estou sempre a agradecer, mas é verdade! Obrigado! :oops:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...

vamos lá então...

 

em relação á rocha não precisas de a por toda de uma vez... uma das coisas mais bonitas e que dá mais gozo, é ires montando o reef aos poucos... e alguns corais já trazem alguma rocha. Podes ir montando aos poucos o que significa também animais aos poucos por causa do bioload.

 

Aragamax, tens de arranjar cerca de 20 kilos + ou -, alias podes calcular

Utiliza a formula comprimento * largura * altura do areão * 1,4

mas usa decimetros. Assim darte-a quanto precisas em kilos.

 

em relação á hqi tens alternativas... como por exemplo as T5 ou as compactas. O meu não compactas durante varios anos com sucesso.

 

Escumador, aconcelho-te os da Red Sea (Berlin airlift 90 chega) ou aquamedic (mini ou midifloator).. fica ai pelos 50 euros

 

Quanto á UV não necessitas e sou contra o seu uso, mas existem pessoas que os usam...

 

Para 70 litros duas maxijets de 600l/H serão suficientes...

 

Osmose Inversa é fundamental !!! muito importante senão só teras problemas. Podes compra-la em lojas...

 

O hidroxido de calcio é barato se o comprares em farmacias ou lojas de quimica. Se comprares em lojas fica um balurdio. É dos poucos produtos que acho fundamental para a manutenção junto com o bicabornato de sodio.

 

Em relação ás anemonas sou um pouco ceptico, porque a maior parte delas morre em cativeiro. Os casos de sucessos são poucos... mas como já te disse os palhaços acabam por adoptar outros corais.... quanto aos Tangs, é complicado porque precisam de muito espaço !!

Quanto aos corais podes ter todos se adotares por HQI, senão ficas com algumas restrições como os SPS...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação á rocha não precisas de a por toda de uma vez... uma das coisas mais bonitas e que dá mais gozo, é ires montando o reef aos poucos...
Ok, tinhas falado em rocha "morta" onde posso encontrar isso e quanto custa?

 

Aragamax, tens de arranjar cerca de 20 kilos + ou -

Quanto custam 20Kg +/-?

 

em relação á hqi tens alternativas... como por exemplo as T5 ou as compactas. O meu não compactas durante varios anos com sucesso.
Portanto, só se quiser ter corais é que necessito mais de HQI é isto? Os preços de iluminação estou por dentro :oops:

 

Escumador, aconcelho-te os da Red Sea (Berlin airlift 90 chega) ou aquamedic (mini ou midifloator).. fica ai pelos 50 euros

E dá para mais tarde usá-lo no de 160Litros se for caso disso?

Não é preciso uma bomba de ar/água para fazer mover o skimmer?

 

Quanto á UV não necessitas e sou contra o seu uso, mas existem pessoas que os usam...
Pronto!!! Não se usa, não se usa :?:

 

Para 70 litros duas maxijets de 600l/H serão suficientes...

E uma não chega? Com duas ficaria com qualquer coisa como 17 vezes o volume do aquário/hora, usando apenas uma ficaria com algo perto de 9x, não chegará?

Vi uma vez umas bombas que "espalham" o fluxo pelo aquário todo, através de um motorzinho, isto não é bom para o fluxo da corrente não ser constante?

 

 

Osmose Inversa é fundamental !!! muito importante senão só teras problemas. Podes compra-la em lojas...
:?: Pronto! Se tiver de comprar uima unidade destas dificilmente avançarei para o aquário :roll: Até me faz falta, mesmo agora para os aquarios doces, mas ainda é muito cara... :wink:

 

Em relação ás anemonas sou um pouco ceptico, porque a maior parte delas morre em cativeiro. Os casos de sucessos são poucos... mas como já te disse os palhaços acabam por adoptar outros corais.... quanto aos Tangs, é complicado porque precisam de muito espaço !!

O que mais gosto num salgado é precisamente a ligação que existe entre as anémonas e os palhaços, mas se é complicado mantê-las, então paciência, fico só com os palhaços... :D

 

Quanto aos corais podes ter todos se adotares por HQI, senão ficas com algumas restrições como os SPS...

Gosto muito do Bubble coral e xenia :lol:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Além do que disse o Marco, em relação à rocha podes fazer artificial e comprar uma quantidade pequena da natural para "enxertar" a artificial.

 

Em www.garf.org procura aragocrete.

 

15 kg de aragamax custam +/-12 cts.

 

As HQI podem ser essas daylight. As osram powerstar HQI 70W/D de 5200K. Estas foram as primeiras lampadas HQI a serem usadas com sucesso nestes aqua. O problema é que têm um aspecto muito amarelo e por isso têm que ser coadjuvadas por actinicas, por isso o ideal será comprares HQI de 10000K pois no final com actinicas e tudo acabas por poupar pouco.

 

Se calhar na tua situação ía para as T5. A Osram lumilux FQ ???W/860 e a Osram special color FQ???W/67-blue. Estas são usadas com sucesso em todos os tipos de corais inclusive acroporas e triacnas.

 

Aqui é onde encontras os melhores preços.

 

http://www.aquaristikshop.com/cgi-bin/neu/...pt=1&G_menu38=1

 

Em Portugal duvido que arranjes, principalmente as 67/blue. Dizem que não há. Em relação às 860 só se mandares vir 40....

 

Não te esqueças que há dois tipos de T5. Tu queres as HO (high output).

 

Em relação à osmose também considero fundamental mas ando nisto desde 1996 e só agora é que comprei uma. Procura um post onde a podes ver. O preço é 30cts com resinas e tudo e as novas dão 380L/dia!!!!!

 

Se quiseres desenrascar sem osmose podes comprar resinas desmineralizadoras de leito misto. Compro as minhas na Bora-Bora em Leiria e custam 3cts e tal o kilo. Tens é que arranjar maneira de forçar a água por elas.

 

Se usares água da torneira, fazes no maximo uns 100L de agua pura (é mais pura que a de osmose) mas muito dificilmente, a não ser que tenhas água de muito boa qualidade na torneira.

 

Eu comprava água engarrafada :wink: (com o minimo de minerais na sua composição) e purificava-a pelas resinas. Não gozem por favor :lol: . A longo prazo isto sai mais caro e além disso tens que construir um desmineralizador.

 

Neste mometo uso a osmose e as resinas à frente da osmose. É a única combinação que te garante a água mais pura possível.

 

Compro hidróxido de cálcio na reeferencia. 25€ talvez dê para uns 5 ou seis meses mas o meu aqua tem 200L.

 

Acho que percebeste mal o numero de peixes. Eu disse um casal apenas!!! Só tens que escolher a espécie. Estes peixes palhaço crescem muito depressa e tornam-se agressivos. Num espaço tão pequeno e de espécies diferentes isso dá-va mortes de certeza.

 

Se quiseres ter 3 ou 4 palhaços então deves ir para os ocellaris OU perculas.

 

Não tens espaço para cirurgiões!!!! Não faças isso.

 

Os caracóis e os eremitas são essenciais para manteres a casa limpa.

 

Em relação às anemonas vê isto: http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...p?t=908&start=0

 

Segue estes conselhos e os do Marco que não te arrependes.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres ter anémonas tb tens que ter muita luz!!! HQI ou T5!!! Vivem no mesmo habitat que os corais.

 

Se queres ter só peixes é diferente mas depois não compres nenhuma anemona.

 

Nunca experimentei essas bombas que espalham a corrente e neste caso tb depende se queres ter só peixes ou não.

 

Se quiseres ter corais/anemonas segue as indicações do Marco.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

em relação a essas bombas que andam de um lado para o outro tipo gira-gira, não são lá grande coisa, pois com o passar do tempo emperram e deixam de fazer o gira gira...

 

Hugo, o meu aquario é era de 70 litros, e tinha 2 bombas de 650l/h... 1 seria pouco mas se tiveres corais... se quiseres só peixes podes apenas colocar uma.

 

Já existe rocha artificial á venda por 6 euros o kilo e é muito boa. É constituida por carbonato de calcio e magnesio e parece tal e qual uma rocha viva. Já coloquei uma no meu aquario e gostei bastante. Assim que puder vou colocar uma foto e depois dás uma olhada...

 

em relação á água de osmose, podes comprar água já feita nas lojas. A reeferencia e a Redfish vendem... e não é caro.

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, independentemente de avançar ou não, a questão das resinas interessam-me. Podes-me dizer como montás-te o teu desmineralizador/dionozador? Segundo percebi essas resinas retiram os minerais da água, mas tornam a água (quase) destilada? Tenho procurado por resinas iónicas e cationicas que conjugadas servem para alterar o PH da água. É a mesma coisa? :D :?:

 

Portanto estamos a falar de:

 

- Skimmer - 10 contos. (O que é preciso para por a funcionar o skimmer? Bomba de ar?)

- Aragamax - 12 contos.

- 2 Bombas de 650L/H (têm de ser bombas "especiais"? Não podem simplesmente ser bombas "normais" de água?

- Rocha Viva - estimo para aí uns 20 contos (por baixo).

- Peixes.

- Corais - ???

- Iluminação.

 

Penso que é tudo...

Já percebi que a manutenção não é muito cara...

Hummmm :shock: vamos a ver se o orçamento chega para tudo isto (ainda faltando a OI)

 

P.S.:Manklit, se quiseres envia mensagem privada sobre o assunto das resinas. Obrigado!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Já foi dito quase tudo...

 

Da minha experiência, apenas te posso dizer que com as T5 que tenho consigo manter com algum sucesso alguns corais não muito exigentes (vê a ficha técnica do meu aquário no tópico ou as fotos no site)

 

Se por acaso optares pelo aquário maior (penso que terá 1 metro de comprimento) diz-me qualquer coisa pois posso vender-te a um preço interessante as duas calhas de T5 que tenho, pois quero passar para umas HQI iguais às do Marco. As minhas T5 foram compradas na Redfish à cerca de 2 meses e custaram à volta de 100 euros cada calha (já com lampadas - uma daylight e uma actinica cada calha)

 

Em relação à OI comprei uma na Redfish por 165 euros.

 

Ao contrário do que se diz as minhas anémonas não só se mantêm como crescem muito. Podes reparar que estou a tentar vender a minha Long Tentacle pois ocupa quase 1/3 do aquário. Neste momento vendo-a por um preço simbólico...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As resinas de permuta que te interessam são as de leito misto. Não compres as separadas (aniónica e catiónica) pois estas, em condições óptimas de funcionamento, produzem uma água na melhor das hipóteses com 5 microSiemens de conductividade. As OI boas produzem de 5 a 10.

 

O que tu queres é conductividade zero e isso só é possível com as resinas de leito misto que são usadas a seguir às osmoses ou a seguir às resinas de leito separado para "polir" a água e produzir água realmente ultra-pura, mais pura do que qualquer água destilada que te vendam por aí.

 

Também podes usar resinas de leito misto (RLM) directamente para purificar água da torneira mas em dois ou três meses tinhas gasto o suficiente para comprar uma boa OI.

 

A tua melhor opção será a OI. Em segundo lugar terás as (RLM) para purificar água do luso...

 

O desmineralizador que tenho foi aproveitado de uns "aparelhos" que se venderam cá há uns anos o Tap Water Purifier (TWP). Eram desmineralizadores de leito misto que se ligavam directamente à torneira. Sabias quando chegavam ao fim porque a cor da resina mudava de verde para roxo. Ainda tenho um com resina quase toda verde.

 

Quando o liguei pela primeira vez à torneira produziu 30litros de água pura e tive que comprar uma recarga nova que custou quase 6cts!!!

 

Desisti da água da torneira e virei-me para a água do luso. Com uma bomba para ajudar a água a passar pela resina liguei dois TWP em série.

 

Aquilo dura meses (muitos) sem precisar de recarregar com mais resinas.

 

Vai aqui http://www.aquariumpharmaceuticals.com/aqfilter.html e carrega em Tap Water Filter.

 

No curto prazo esta é uma opção a considerar para o teu caso.

 

O desmineralizador podes fazer com tubo de PVC, reduções, tubo de vinil verde da eheim, uma torneira para controlares o fluxo de agua que passa pela resina (tem que ser lento) e uma bomba. Depois precisas da resina e dos garrafões de água. Isto tudo não te fica por menos de 15cts e um trabalhão do caraças.

 

A minha OI custou €149 e trás inclusivé resina de leito misto.

 

http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...opic.php?t=1011

 

Outra opção que tens para a água da torneira é comprares resinas de leito separado que podem ser recaregadas depois de exaustas e polires depois com uma coluna de RLM. Neste caso esta última durava bastante tempo.

 

Tenho resinas de leito separado que te posso dar pois não as uso. São as melhores que podes arranjar pois são usadas na industria farmaceutica e quimica :wink:

 

A de leito misto tens que arranjar tu.

 

O problema é recarregá-las. Tens que usar acido cloridrico :!: e uma base forte NaOH :!::!: . Isto é muito perigoso e pode trazer-te consequências terríveis em termos de saúde. Na net há muita coisa sobre o processo e há pessoal (puristas e ecologistas-contra as OI) que o fazem em casa.

 

Espera pelo natal e compra a osmose... podes comprar uma igual à minha por 115€!!!!! US$78 da OI + US$50 do transporte dá em euros (1€=US$1.11) 115.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tipo de manutenção requer uma dade OI?

 

Não é preciso estar sempre a substituir os filtros e coisa do género?´

 

Estas recargas de substituição custam quanto?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende da água que queres purificar. Os prefiltros de sedimentos e de carvão, em média uma vez a cada 6 meses.

 

Em Portugal pré-filtros de 10" andam à volta de 20 a 25 eur cada um.

 

Onde comprei a minha osmose custa, uma caixa com 21, 3 conjuntos de 6 + 3 de bónus um pouco menos de 20cts preço total!!! Faz as contas.

 

A membrana dura pelo menos 3 anos. Se for bem tratada ainda dura mais.

 

O preço das membranas em Portugal é proibitivo, se mandares vir de fora arranjas por menos de 15cts. Só há dois fabricantes mundiais de membranas por isso são todas ou Dupont ou Filmtec (Dow chemical). As empresas tipo Aqua-medic é que lhes mudam a cor exterior e poem outro autocolante e depois dizem que são deles :wink:

 

Se por exemplo comprares uma osmose cá de 30L/dia, podes na altura de mudar a membrana usar uma de maior capacidade desde que arranjes uma valvula de lavagem da membrana tambem de acordo com essa capacidade. São os dois elementos que determinam o caudal/dia de uma osmose. O resto dos componentes é igual em todas.

 

Se na tua casa já tiveres instalado dois préfiltros, um de sedimentos e um de carvão activado naqueles vasos azul transparente que por vezes se veêm nas canalizações exteriores, podes comprar só a "caixa" da membrana, a membrana (TFC), as tubagens em polietileno de baixa densidade (rigido), as junções e as válvulas. Sai mais caro que a minha...

 

As membranas acumulam sedimentos que devem ser retirados periodicamente. Os bons equipamentos têm uma válvula que além de garantir um constrangimento na saída da membrana, garantindo pressão, permitem a lavagem automatica da membrana sempre que desejado. Isto prolonga a vida da membrana.

 

As osmoses "baratas" que se vendem cá não fazem esta lavagem. Aqui há uma a bom preço que tem isso.

 

www.sewatec.de

 

Claro que a que te indiquei anteriormente é melhor e mais barata.

 

Se não mudares os pré-filtros, principalmente os de carvão, o cloro passa pela membrana e destrói-a em pouquíssimo tempo.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais