Esterilizadores UV


Recommended Posts

Olá!

 

Gostaria que me dessem algumas opiniões sobre as vantagens e eficácia dos sistemas de esterilização UV. Qual a vossa experiência ? Quais aconselham?. Podem ser acoplados aos tubos dos filtros ou requerem um débito menor para ser eficazes, portanto necessitando de uma bomba de água adicional. Que potencia estaria aconselhada para um aqua de 100 L ?

 

Obrigado pela atenção.

 

Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Desculpa a franqueza, mas não há uma única pergunta que tenhas feito que não tenha já resposta(s) algures na "Pesquisa" do Fórum.

Cumps.

 

P.S.: podes tentar o site da JBL: tem potências de lâmpadas, caudais, litragens...

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Desculpa a franqueza, mas não há uma única pergunta que tenhas feito que não tenha já resposta(s) algures na "Pesquisa" do Fórum.

Cumps.

 

P.S.: podes tentar o site da JBL: tem potências de lâmpadas, caudais, litragens...

 

 

Já percebemos que o teu lema é "Pesquisa antes de perguntar". Acho muito bem. Só que acho que fui mal interpretado. É certo que já li umas coisas sobre sistema UV de esterilização. O que eu pertendia era na realidade ter algum "feedback" dos utilizadores com experiência nestes UV's e saber no meu caso particular se seria necessário e qual o mais indicado. Devo ser menos inteligente que os outros.

 

Por outro lado pensava que o "forum" servia para isto mesmo, para trocar ideias, experiências e ouvir conselhos. Se não tinha ido só procurar à Wikipédia ou até na Enciclopédia Britânica. Desculpa se as minhas questões te parecem básicas mas ainda não ando nisto há muito tempo. Se calhar só devia ser permitido "postar" questões no subtópico "Primeiros passos" e não fazer perder tempo a quem já sabe muito disto.... Desculpa o desabafo e ainda assim obrigado pela tua informação.

Se não te importas vou aguardar que alguém mais paciente me queira dar uma opinião que venha a ser útil.

 

Cumps.

 

Neon Tetra ( repara, de neon para Tilapia!)

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O lema não é da minha autoria. Podes encontrá-lo em muitos dos Moderadores e Administradores e também noutros membros.

 

E é claro que as tuas perguntas não são mesmo nada básicas; são simplesmente repetidas. Já tenho respondido a bem mais básicas (o termo depreciativo é teu) de outros membros.

 

Desculpa se te ofendi, apenas sigo uma filosofia que já existe neste Fórum há algum tempo, e onde te encontras inscrito há mais tempo que eu. Estas chamadas de atenção são bem mais frequentes do que possas pensar.

Tu próprio fizeste uma dessas chamadas no tópico AJUDA NA DECORAÇÃO ao dizeres que "Acho que deves passar algum tempo a ver a secção de fotos e vídeos para ver exemplos(...)Faz também um search por aquarismo, hardscape ou layout."

 

Para terminar há uma referência ao "Motor de Pesquisa" na 2ª das "Disposições Gerais" de utilização do Fórum.

 

Resumindo: pesquisa, espera, faz como te der na real bolha, mas nunca insinues nada a meu respeito, nem mesmo arrogância (néon/tilapia) porque isso eu apenas tolero de quem me conhece.

 

Ponto Final.

Cumps.

 

P.S.: dei-te um site com quase toda a informação que pretendes.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

....Tu próprio fizeste uma dessas chamadas no tópico AJUDA NA DECORAÇÃO ao dizeres que "Acho que deves passar algum tempo a ver a secção de fotos e vídeos para ver exemplos(...)Faz também um search por aquarismo, hardscape ou layout."

 

....

Resumindo: pesquisa, espera, faz como te der na real bolha, mas nunca insinues nada a meu respeito, nem mesmo arrogância (néon/tilapia) porque isso eu apenas tolero de quem me conhece.

 

...

 

Acho que a comparação com o que eu escrevi não é muito feliz. A alguém procura ideias sobre decoração acho normal indicar para ver exemplos de fotos de aquários e descrições gerais sobre layouts, hardscpaes, etc.

O que eu pertendia era um pouco diferente: era ouvir de alguém que tenha usado os UV's nos seus aquários qual é a sua experiência e que problemas tem resolvido ou encontrado com a sua utilização.

 

Em relação à insinuação sobre arrogância fui mal uma vez mal interpretado mas convém não sermos juízes em causa própria. De qualquer forma agradeço a tua disponibilidade mas não também não é preciso responder às minhas questões com o "pesquisa antes de perguntar" porque para mim isso é óbvio. Se quiseres acrescentar algo sobre a tua experiência com esterilizadores UV também agradeço.

 

Termino com um outro lema de um membro deste forum: "ninguém é pequeno demais que não possa ensinar, nem grande demais que não possa aprender". Acho que devias mudar de atitude mas este é só a minha opinião.

 

PS: Acho que qualquer comentário adicional sobre isto deverá passar para o subforum "conversa aquática" se não estamos a enganar que vem aqui aprender alguma coisa....

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ajudo te deixa estar.

 

o meu caso é um aqua de 120 litros :

 

Eu tenho um da JBL de 9 watts, está ligado atraves da biobox , a agua de saida coloquei uma bomba de 300 litros hora,

a envia-la para o UV e do UV a sair pro aqua.

So ligo uma vez por semana.

Atençao que se comprares na aquaristic.net sosinho aquilo fica mais barato mas os portes sao 18 euros,mesmo assim compensa

pois ca sao 125 euros +- se nao me engano

Editado por fjabrantes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ajudo te deixa estar.

 

o meu caso é um aqua de 120 litros :

 

Eu tenho um da JBL de 9 watts, está ligado atraves da biobox , a agua de saida coloquei uma bomba de 300 litros hora,

a envia-la para o UV e do UV a sair pro aqua.

So ligo uma vez por semana.

Atençao que se comprares na aquaristic.net sosinho aquilo fica mais barato mas os portes sao 18 euros,mesmo assim compensa

pois ca sao 125 euros +- se nao me engano

 

 

Obrigado pela informação. E aquilo cabe na biobox ? Ou fica escondido atrás do aqua ? Tiveste que comprar uma bomba à parte. O meu aqua tem um filtro interno na biobox (Hydor) que debita 400 L/h mas é regulável. Estava a pensar remodelar o aqua e retirar a biobox e esse filtro porque às vezes põe-se a fazer barulho e não consigo perceber porquê. Tenho outro filtro externo que é um Eheim 2213 que é silencioso e também tem um débito de 400 l/h.

 

Estava a pensar comprar pelo natal um filtro Ecco Pro 300 e o tal sistema UV mas não sei bem qual.

 

Cumps.

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o uv é externo ,tenho na parte de trás do aqua,um tubo leva a agua da zona de saida da agua filtrada para o uv,e o outro tubo do uv

para o aqua no sitio onde ja saía a agua sem ter uv.So que dantes tinha na biobox uma bomba de 1000 l/h e agora para o uv é de 300 l/h

da eheim que custam 15/16 euros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

aconselho-te a usares uma UV de 5W, ligada a esse filtro que faz 400L/h.

Tens por exemplo da JBL na aquaristic a +/- 50€, igual ao meu.

Se quiseres aproveita a encomenda que estou a organizar para dividir os portes.

Vais notar uma grande diferença, agua bastante mais limpa e sem particulas em suspensão.

É claro que a UV não faz milagres, e deves manter a politica de TPA'S que anteriormente utilizavas.

 

Cumps

Editado por Romeu_Oliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.