O que é isto?


Cris_Nunes

Recommended Posts

Olá!

 

Já há uns tempos que reparei em alguns caracóis no meu aqua, muito pequenos, e que suspeito terem vindo com as plantas. Entretanto tenho reparado em algumas folhas de feto de java e valsinérias roídas, que desconfio ser obra destes meninos... Isto porque hoje me apercebi que os caracóis já não são tão pequenos como isso... são transparentes e já tenho uns quantos num tronco com musgo de java...

 

Será que vou ter problemas com eles??

 

Deixo o setup do meu aqua e as fotos possiveis destes invasores :D

 

60x30x30 - 45L reais

Filtro 450L/h - neste momento em 200L/h

Termostato 100W

lampada 15W

pH~7

Temperatura: 26ºC

 

Flora

Anúbia Anã

Valisnéria

Musgo de Java

Feto de Java

Fauna

2x SAE

3x Corys

 

caracol2.jpg

CARACOL.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, as fotos nao ajudam muito, mas tenho 99% de certeza que o caracol da foto é um juvenil de planorbis corneus

 

se assim for, nao te roeu planta nenhuma, sao caracois detritivoros, ou seja, alimentam-se de restos de comida ou de folhas de plantas mortas, sao uma benece para o aquario, mas tens de ter controle na comida que das aos peixes para que nao se reproduzam em demasia

 

é por isso tambem um bom indicador se das comida em excesso aos peixes, caso eles se reroduzam demais

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, ok, sendo assim fico mais descansada!

 

Então há outro culpado de as minhas valisnérias estarem roídas... ou então sou eu mesma a culpada porque se passa algo com as minhas plantas!

 

Obrigada pela ajuda! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, ok, sendo assim fico mais descansada!

 

Então há outro culpado de as minhas valisnérias estarem roídas... ou então sou eu mesma a culpada porque se passa algo com as minhas plantas!

 

Obrigada pela ajuda! :lol:

 

podes ter alguma carencia a nivel de nutrientes que esteja a fazer com que as plantas fiquem com as pontas mortas, aí sim, os caraois aproveitam

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diria ampularia pequena ou então planorbis qualquer coisa! De qualquer forma, se as plantas forem anubias estás sempre safa! São duras de roer! lol

Agora os fetos até pode ser que mordisquem! Mas dificilmente! É a opinião de um leigo! lol

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu problema não são as anúbias... são as valisnérias! ::D:

 

Mas elas agora parecem-me mais saudáveis, comecei a por um bocado de fertilizante... por isso eles não devem andar lá a comer.

 

Obrigada pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu problema não são as anúbias... são as valisnérias! :evilbat:

 

Mas elas agora parecem-me mais saudáveis, comecei a por um bocado de fertilizante... por isso eles não devem andar lá a comer.

 

Obrigada pela ajuda!

100% de certeza que é um Planorbis Rubrum.Esse não te comeu nada por certo.Tenho dezenas e dezenas num aqua plantado,se por acaso os caracois que lá tenho comessem plantas...já não era plantado à muito tempo.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

100% de certeza que é um Planorbis Rubrum.Esse não te comeu nada por certo.Tenho dezenas e dezenas num aqua plantado,se por acaso os caracois que lá tenho comessem plantas...já não era plantado à muito tempo.

 

 

totalmente de acordo,sao planorbis corneus rubrum (caracol rubi) e nao fazem nada a plantas saudaveis, apenas a folhas ja mortas ou moribundas

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigada pela ajuda pessoal. E têm razão. Aqui esta caracolada não me come as plantas, só as pontinhas mortas. E eu que nunca tinha visto a boca de um caracol presenciei um ontem a andar pelo vidro ::D: . Dois deles já estão bem grandinhos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais