duvida sobre placa de fundo


Visitante

Recommended Posts

Tenho dois aquários, um com filtro externo e outro com placas de fundo.

O aquário com filtro externo é mais novo e foi montado após maior conhecimento e orientação de amigos, no entanto, nunca quis desativar o aquário com placas de fundo e com o passar do tempo percebi meu erro.

Agora penso em retirar as torres(canos internos e suas bombas) e instalar um filtro externo, mantendo as placas de fundo para não incomodar peixes e plantas.

Alguns amigos insistem que eu poderei ter problemas, pois não bastaria retirar os canos e colocar mais cascalho no local tapando o buraco deixado pelos canos.Que mesmo ligando um filtro externo (Millenium 2000) e deixando-o rodar por algum tempo junto com o filtro interno para coloniza-lo com bactérias filtradoras, após desligar o filtro interno, as bactérias da placa morreriam e eu já teria muito acúmulo de material no substrato, podendo causar mortes de plantas e peixes...

Alguém poderia esclarecer esta dúvida?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Pois é Sérgio, a placa de fundos funciona bem nos primeiros tempos, pois a tendencia natural será das bactérias irem para o fundo, bem como os restos de comida e os dejectos dos habitantes, ao fim de algum tempo começa a haver saturação, e por muitas bactérias que coloquemos o nivel de sujidade torna-se grande, aspirar o areão é neste caso a melhor solução, apesar de tudo não é a ideal pois ao limpar o filtro tambem limpamos as bactérias.

Se tiveres possibilidade de vazar por completo o aqua com a placa de fundos será o melhor desta forma poderás limpar todos os detritos acumulados e fácilmente poderás retirar tambem a placa de fundos, é claro que a colónia de bactérias irá desta para melhor, mas se colocares um filtro exteno e uma dose extra de bactérias (com bacterlife por exemplo) num instante tens reposta a colónia de bactérias.

Conselho ao vazares o aqua guarda a maior quantidade possivel de água, quer em garrafões quer em outros recepientes pois assim não terás de iniciar novo ciclo de azoto.

Cumpts.

António Azevedo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Comprei, um bocado sem pensar, confesso, um micro-kit da Aquapor com 27 cm, para servir de maternidade, aqua.-hospital ou o que fôr preciso.

 

Ele inclui um filtro de fundo, que é basicamente uma grelha de plático com a possibilidade de ligar uma «torre» e respectiva bomba de ar.

 

A minha dúvida é: basta instalar a coisa com areão por cima, encher de água, ligar a bomba e começar o ciclo do azoto? Não é preciso uma esponja ou qualquer coisa?

 

Grato pela ajuda,

Jean-Dominique Ackle

 

Veja o setup do meu aquário neste tópico e introduza também o seu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

A minha dúvida é: basta instalar a coisa com areão por cima, encher de água, ligar a bomba e começar o ciclo do azoto?  Não é preciso uma esponja ou qualquer coisa?

 

Para colocar o FBF a funcionar é apenas necessário isso, mas para começar o ciclo é também necessário "matéria prima" para a colónia de bactérias, normalmente passada uma semana da montagem de um aquário coloca-se um ou dois peixes resistentes, tipo corydoras, para acelerar o ciclo.

 

Mas se fosse a ti desistia disso, mais tarde ou mais cedo vais ter de desmontar tudo para uma limpeza, um filtro de esponja interno, ou um filtro externo seriam a melhor opção no meu entender.

 

Fica bem... :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jedi|Kngiht,

 

Grato pela resposta.

Sim, eu sei que as bactérias precisam de matéria prima. Estava a penasr em alimentá-las com uns pozinhos de comida para peixes mesmo. É que, de qualquer forma, não vai ser um aquário permanentemente habitado... Nem receberá muita população de cada vez. Penso é se valerá a pena... :roll:

 

Já agora, mais uma pergunta: A dita "torre", pelo que pude ver do kit, trata-se apenas de um tubo vertical por onde a água «filtrada» subirá, indo cair de novo no aqua., certo?...

 

Um abraço,

Jean-Dominique Ackle

 

Veja o setup do meu aquário neste tópico e introduza também o seu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá jean:

 

Esse tipo de filtro me trouxe problemas...essa torre, ou tubo vertical pode ser ligado á uma bomba submersa tb, que é o meu caso em um dos aquários.E o preço no Brasil, pelo menos não é diferente do preço da bomba de ar e existe a vantagem de ser muito mais potente, mas não resolve.

Aqui no Brasil, esse filtro ainda é muito comum.Há uns 25 anos atrás, essa placas eram furadas com ferro quente...Quando era menino tive uma dessas...Usei por anos. Criei kinguios por muitos anos, parei e Há uns 2 anos voltei ao aquarismo com febre!

A colonia de bactérias está presente em todo aquário, em plantas, pedras

e em maior quantidade nessas placas.Aqui usamos cascalho (pedras pequenas), por cima delas.Muitos dizem que elas se reproduzem melhor no escuro e com temperaturas elevadas.Areão seria areia ou cascalho? Voces usam termos e palavras diferentes, fico muitas vezes em dúvida.

Tenho um hospital pequeno com esse sistema que foi melhorado depois de tanto problemas, pois o equilíbrio biológico será quebrado depois de introdução de medicamentos mais fortes. Coloquei um filtro externo baratinho e de pouca potencia e alterno o uso, ora filtro interno e externo. Como é um aquario de pequeno porte e muitas vezes não está com habitantes, troco a áqua se utilizar medicamentos e recomeço o ciclo do azoto, pois não tenho pressa, nem habitantes, e uso assim para plantas, mudas, pequenos peixes que compro e aguarda quarentena...Onde não há preocupação em manter muita qualidade ou estabilidade no sistema.Usar água de outros aquários ajuda acelerar o ciclo, ou instalar um filtro externo em outro aquario já equilibrado por um tempo e depois mudá-lo para para este novamente.

Meu problema é com um aquario maior de 2oo litros, pois percebi que em outro de 200 litros com filtragem externa (millenium 2000) a qualidade é outra...

Pensei em colocar um filtro externo neste aquario com torre e filtro interno e placas, mas não queria desmontar tudo, pois existem plantas já adapatadas, peixes, queria deixar as placas quietas e tapar o buraco...pensei em desligar esse filtro após um período de uso da Millenium, e mesmo se for o caso, usar o Tetra _Bactozin (No brasil, é chamado assim) pasa acelerar a coisa.Mas muitos amigos dizem que se apenas desligar o filtro interno, o substrato já está muito impregnado de sujeira e isso poderia acidificar mais o aquário e matar plantas, apodrecer raízes, interferir com os peixes e uma série de recomendações assustadoras e insistem para que eu tire os peixes, desmonte tudo, limpe, retoene peixes e plantas.Queria desligar um , ligar outro e tudo bem, mas parece-me que não é assim.Tenho Dúvidas sobre isso ainda, pois pensei: Ora, sujeira pode virar adubo e aquario com dureza e ph adequados, com efeito tampão, não iria alterar tanto o ph e mesmo que alterasse, poderia corrigi-lo com uso de kits...Mas minha dúvida continua e tenho receio em arriscar...

 

Se álguém tiver mais opinões á respeito, agradeço.

 

PS. Gostaria de uma indicação de site de compra de equipamentos e peixes em Portugal, com preços. Se possível me informem o valor do escudo e do dólar americano.Loja virtual de peixes.

Para quem quiser ter idéias de preços, peixes e equipamentos no Brasil, visite:

www.ecoanimal.com.br , o preço está em Reais (R$) e para terem noção de valor, considerem que o valor por exemplo de R$ 100,oo Reais equivale á 33 dólares (1 real = 3 dólares +-).Eu compro nesta loja. É muito boa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá jean:

 

Esse tipo de filtro me trouxe problemas...essa torre, ou tubo vertical pode ser ligado á uma bomba submersa tb, que é o meu caso em um dos aquários.E o preço no Brasil, pelo menos não é diferente do preço da bomba de ar e existe a vantagem de ser muito mais potente, mas não resolve.

Aqui no Brasil, esse filtro ainda é muito comum.Há uns 25 anos atrás, essa placas eram furadas com ferro quente...Quando era menino tive uma dessas...Usei por anos. Criei kinguios por muitos anos, parei e Há uns 2 anos voltei ao aquarismo com febre!

Esse tipo de filtro é chamado de FBF aqui no Brasil (Filtro Biológico de Fundo).

A colonia de bactérias está presente em todo aquário, em plantas, pedras

e em maior quantidade nessas placas.Aqui usamos cascalho (pedras pequenas), por cima das placas.Muitos dizem que as bactérias filtrantes se reproduzem melhor no escuro e com temperaturas elevadas.Areão seria areia ou cascalho? Voces usam termos e palavras diferentes, fico muitas vezes em dúvida.

Tenho um hospital pequeno com esse sistema que foi melhorado depois de tanto problemas, pois o equilíbrio biológico será quebrado depois de introdução de medicamentos mais fortes. Coloquei um filtro externo baratinho e de pouca potencia e alterno o uso, ora filtro interno e externo. Como é um aquario de pequeno porte e muitas vezes não está com habitantes, troco a áqua se utilizar medicamentos e recomeço o ciclo do azoto, pois não tenho pressa, nem habitantes, e uso assim para plantas, mudas, pequenos peixes que compro e aguardam quarentena...Onde não há preocupação em manter muita qualidade ou estabilidade no sistema, apenas quando for realmente utilizá-lo.Usar água de outros aquários ajuda acelerar o ciclo, ou instalar um filtro externo em outro aquario já equilibrado por um tempo e depois mudá-lo para para este novamente.Aqui se usa ACT ou Tetra Bactozin para acelerar o ciclo.

Meu problema é com um aquario maior de 2oo litros, pois percebi que em outro de 200 litros com filtragem externa (millenium 2000) a qualidade é outra e menos trabalho...

Pensei em colocar um filtro externo neste aquario com torre e filtro interno e placas, mas não queria desmontar tudo, pois existem plantas já adapatadas, peixes, queria deixar as placas quietas e tapar o buraco...pensei em desligar esse filtro de fundo após um período de uso da Millenium, já então colonizada por bactérias.Mas muitos amigos dizem que se apenas desligar o filtro interno, o substrato já está muito impregnado de sujeira e isso poderia acidificar mais o aquário e matar plantas, apodrecer raízes, interferir com os peixes e uma série de recomendações assustadoras e insistem para que eu tire os peixes, desmonte tudo, limpe, retorne peixes e plantas.Queria desligar um , ligar outro e tudo bem, mas parece-me que não é assim.Tenho Dúvidas sobre isso ainda, pois pensei: Ora, sujeira pode virar adubo e aquario com dureza e ph adequados, com efeito tampão, não iria alterar tanto o ph e mesmo que alterasse, poderia corrigi-lo com uso de kits...Mas minha dúvida continua e tenho receio em arriscar...

 

Se álguém tiver mais opinões á respeito, agradeço.

 

PS. Gostaria de uma indicação de site de compra de equipamentos e peixes em Portugal para saber sobre equipamentos e preços. Se possível me informem o valor do escudo e do dólar americano.Loja virtual de peixes.

Para quem quiser ter idéias de preços, peixes e equipamentos no Brasil, visite:

www.ecoanimal.com.br , o preço está em Reais (R$) e para terem noção de valor, considerem que o valor por exemplo de R$ 100,oo Reais equivale á 33 dólares (1 real = 3 dólares +-).Eu compro nesta loja. É muito boa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sérgio Mina,

 

Para começar, muito agradecido por todas essas informações :wink:

 

Vou reler a sua mensagem, e entretanto vou comentando/respondendo quando achar pertinente:

 

Não sei se é muito vulgar aqui em Portugal, mas, como frequentador de sites e fóruns brasileiros, o termo FBF também me é familiar.

Quanto ao areão, eu só tenho uns 9 meses de experiência no hobby, e não me lembro de ter ouvido esse termo antes, mas é assim: Em termos leigos, "areão" será sinónimo de "areia grossa". Genericamente, na aquariofilia, é usado para designar o substracto. No meu caso uso 'grãos' de 2 tamnahos: um com pedrinhas de cerca de 1cm por 0,5cm, e outro, na camada superior, de aprox. 0,5x0,25cm.

Quanto às bactérias, eu também já sabia que elas podem "assentar praça" em qualquer sítio do aquário, que inclusive vivem aí pelo ar... (penso qeu "viajam" é um termo mais correcto). Porém, desconhecia o pormenor da luz. A temperatura alta, penso que terá a ver com o acelerar do metabolismo desses 'bichinhos', ou quiçá com a mais rápida deterioração da matéria prima que lhes serve de alimento.

Sobre o a sujeira do FBF (depois de desligado) matar as plantas e por aí, bem, eu vou apenas especular, mesmo: Em princípio, acho que sim, a sujeira poderia servir de adubo. O problema será talvez o arejamento das raízes das plantas, pois acho que elas também necessitam de um certo 'ar'. Aliás, mesmo em plantas de exterior, o arejamento do solo é sempre saudável... :lol: Talvez se pudesse ir diminuindo a potência da cabeça motorizada, muito lentamente, as plantas se pudessem adaptar. Era questão de experimentar, se isso fôr possível...

 

Bem, agora tenho que ir, depois continuo...

 

Abraço,

Jean-Dominique Ackle

 

Veja o setup do meu aquário neste tópico e introduza também o seu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(Continuando):

 

Quanto ao uso de kits para controlar os parâmetros da água (pH, dH), eu nunca usei. E isso porque eu acho que isso exigiria uma atenção que eu simplesmente não posso dispensar. Mas se fôr algo temporário, para auxiliar o processo que referi acima...

Quanto a site de compra de equipamentos e peixes em Portugal, eu já soube de um, mas já não encontro o "bookmark" (deve estar noutro browser - uso o Linux e tenho 3 brwosers instalados...). Parecia-me ser um bom site, contudo, embora eu nunca tenha feito compras por 'internet'... Tente ir a www.google.pt procurar por "venda peixes" ou "venda aquariofilia" (algo do género), e marcar a opção "Só sites de Portugal".

Já agora, em Portugal já não usamos o Escudo, mas sim o Euro (a cotação aproximada, face ao dolar americano é de 1EUR=1USD). Pode calcular quanto vale determinada quantidade uma qualquer moeda mundial numa outra em http://www.xe.com/ucc/full.shtml à cotação corrente.

Ah, e deve-se ter enganado quanto ao câmbio Real->USD (1Real=0,3USD, não 3USD)...

 

Abraço,

Jean-Dominique Ackle

 

Veja o setup do meu aquário neste tópico e introduza também o seu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, mais uma dúvida: Uma bomba submersa é mais silenciosa que uma bomba de ar externa, ou não? É que não estou com muita vontade de ter sempre aquele motorzinho a roncar na minha sala (que, por sinal, é também o meu «escritório»... ). Incomodará muito os peixes se fôr interna, ainda por cima porque, grávidas ou doentes, estarão mais vulneráveis...

 

E alguém me sabe dizer quanto custará uma cabeça submersa aqui em Portugal? Já agora, em Braga e em que loja... :wink:

 

Abraços,

Jean-Dominique Ackle

 

Veja o setup do meu aquário neste tópico e introduza também o seu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, tb tenho esse problema com as bombas de ar, a solução que encontrei foi colocar uma esponja debaixo da bomba, atada com um cabo de plastico, a redução do ruído é substâncial.

Acabei de experimentar. Fucniona bastante bem. Grande dica! :D

Jean-Dominique Ackle

 

Veja o setup do meu aquário neste tópico e introduza também o seu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá jean:

 

Grato pelas dicas!

Sobre o dolar e o real vc tem toda razão! Me equivoquei.

Visitou a página que disse? Lá tem uns Discos em promoção... 9 dólares +-...(pequeno). O mais caro desse site custa $1.600 reais ou 550 dólares mais ou menos...(uma pequena fortuna para o padrão de meu país, onde muita gente passa fome). E em Portugal quanto custaria um Disco?

Mas é possível depois de um tempo falar com distribuidores de peixes, e conseguir por 4 a 5 dólares (um turquesa estriado pequeno,por exemplo).

Aqui as bombas da Europa (alemãs)são as mais caras do mercado e com maior renome.Quase ninguém usa.Americanas são mais baratas.

Neons são mais baratos. 10 neons = 2.5 dólares em lojas careiras, 1.40 em lojas barateiras.

Quanto a bomba de ar...Outro dia visitei um site de aquariofilia e lá estava mais uma invenção...A pessoa diminuiu o barulho da bomba de ar externa, pendurando-a dentro de um vidro com tampa. Esses potes de comida sabe...Ele amarrou a bomba com fios de naylon, fez muitos furos na tampa do pote para passar os fios e a mangueirinha, amarrou a bomba nesta tampa com os fios através dos furos e colocou-a dentro do pote (suspensa) de modo a não encostar em nada, ficando suspensa e sem contato com nenhuma superfície e fechou o pote de vidro. ..E ainda colocou uma esponja no fundo do pote para tirar qualquer vibração...Sem vibração e som abafado pelo pote fechado!

Talvez se colocasse a bomba dentro de uma caixinha de presentes cheia de perlon ou algo parecido e fizesse uns furos para sair os fios e outro para a mangueirinha de ar, até ficasse mais bonito! Abafaria o barulho também!

 

Abraços

Fica bem (Expressão Portuguesa)

Aqui no Barsil se usa mais a expressão: Fica com Deus.

 

Sérgio Mina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O meu filtro de ar tambem é um nadinha ruidoso, eu optei por coloca-lo em cima de um bocado de esferovite para absorver o ruido.

Quanto ás bactérias eu na altura que iniciei o meu aquário comprei um produto (bacterlife) e a colocação do sistema era simples.

1º colocava-se a placa de fundos, ligava-se a torre e colocava-se uma bomba no topo para fazer circular a água

2º colocava-se o areão

3º as decorações

e finalmente a água com o produto que iria fornecer a colonia de bactérias, e assim terias o teu filtro biológico, para filtro mecânico poder-se-ia utilizar um filtro interno com esponja no interior do copito, era assim que vinha o kit que eu comprei, ora o funcionamento dos 2 componentes de inicio era bom, mas com o passar do tempo tornar-se-ia um sistema de filtração pouco eficiente uma vez que para manteres o (filtro biológico) em condicões terias de limpar todo o areão de vez em quando.

Quanto ao termo areão usamos por ser aquela areia grossa, existem diferenças pelo tamanho que pode ser desde o areão mais fininho tipo areia até ao areão mais grosso normalmente de gramagem 6 a 7mm.

Cumpts.

António Azevedo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.