betta fémea


filipe_l

Recommended Posts

é pena que as pessoas não se informem antes de começar a cometer este autentico crime...

 

Caro jovem, não é a femea que toma conta dos ovos, mas sim o MACHO.

Para ela os ovos n deve passar de mero alimento.

 

Nem sei como a tua femea inda ta viva e o macho n toma conta do ninho...

 

Toca a tirar a femea desse aqua e deixar apenas o macho sossegado com o ninho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Nem sempre a femea come os ovos, aliais a mim aconteceu-me hoje uma coisa muito estranha, ja tenho um casal de bettas separados a 2 dias e até agora o macho nao fez ninho (nao sei porque), a femea ta tao xeia que parece que vai rebentar e hoje quando olhei pa maternidade onde ela ta a espera vi uns ovos, mas e claro nao esto fertelizados, deve ter uns 20 ovos la num canto, ela nao os come.

Agora porque será que aconteceu isto e como é que ela pos os ovos se o macho esta fora da maternidadE?

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois...o ideal p o macho fazer o ninho é arranjares uma rede p por onde os tens, ou seja, ele esta em "contacto" com ela sem lhe tocar. tem atencao pq, pelo menos o meu betta macho, saltava por cima da rede :)

Goncalo Martins

selloy.planetaclix.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para "nos".Fique sabendo que se calhar já fiz mais criação de bettas que o senhor e parece-me que não viu bem o meu tópico que diz que a fémea ainda está a expelir os ovos ,é claro que se tem de retirar a fémea mas só depois de ver que ela n tem mais ovos no ovopositor.O ninho está feito.Ela simplesmente os come quando os ovos são expelidos.

Fil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sera q e da alimentacao ? sei q pelo menos os winter white orb hamsters(sorre,na sei como eh em portugues :) ) se nao se der carne(no fundo é protainas) eles comem os filhos qdo nascem ... sera q deste ou nao deste qq coisa a essa femea ?

Goncalo Martins

selloy.planetaclix.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que ela está a comê-los? Li no teu post que ela comia logo que os expelia e até quando já estavam no ninho.

Acho que não a estás a compreender, ela simplesmente está a ajudar o macho a colocá-los no ninho. Maior parte das fêmeas fazem-no.

Aliás, se já fizes-te muitas criações de Bettas, então saberás do que falo. Os Bettas não são peixes muito vorazes e eu dúvido que uma fêmea se dê ao trabalho de andar atrás dos ovos para os comer e ainda dúvido mais que, no caso de a fêmea ir comer ovos ao ninho do macho, que ele a deixasse lá chegar.

 

Não destruas o ninho, retira a fêmea assim que ela deixar de colocar ovos e espera os 4 dias.

 

Gatinha,

quando se quer reproduzir uma espécie, ambos têm que estar aptos, tanto o macho como a fêmea e pelo relato que que fizes-te, parece-me que o teu macho não estava apto na altura. Quando assim for, retira a fêmea para um depósito onde ele não a possa tocar e alimenta-o mais vezes ao dia em poucas quantidades. Ou então, muda de macho! Aliás, se ela estiver mesmo para "rebentar" convém ter outro macho para estas situações.

 

Boa sorte para as vossas reproduções e, quem sabe, dentro de pouco tempo, voltarei a esse mundo de trabalho, que é a reprodução desses maravilhosos peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu não compreendo, o macho e do meu namorado, ele na casa do meu namorado fazia ninho imensas vezes, chegou cá a casa e so faz frente a femea, abre-se todo, mas ninho que é bom nem ver.

A agua onde eles estão como e normal não tem bomba de ar, logo poderá ficar estagnada. devo retiar o casal, ou esperar mais uns dias? A femea está dentro de uma maternidade para viviparos.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok! Já sei qual o problema que é mesmo o facto de mudar de aquário. O Betta é um peixe territorial e antes de estar apto para se reproduzir, terá que conquistar o seu território e delinear o seu espaço e só depois é que começa a construir a sua "casa".

 

É por isto que, muitas vezes, se lê neste Fórum relatos de membros que dizem que adquiriram um Betta, colocaram-no num comunitário e até certo momento ele estava quieto e sem grande "euforia" e, de repente, 2 ou 3 baixas no aquário.

 

Para quem é amante desta espécie aconselho a consultar o site brasileiro "Central do Betta". Lá existe muita informação.

Para quem quiser ir mais longe, existe um livro brasileiro muito bom que satisfará qualquer amante deste peixe.

 

No entanto, já participei em tópicos deste Fórum em que coloquei à disposição de todos os meus métodos de reprodução, bem como os meus conhecimentos.

 

Não era mau pensado pesquisares um pouco aqui no Fórum.

 

Out of Record: Compra 3 machos e 3 fêmeas, arranja 2 aquários de 25 litrinhos para os "Abraços Nupciais" e terás sucesso. Consulta o Fórum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Entretanto o que faço aquele casa? Tiro a femea e deixo o macho uns tempos sozinho naquele aquario?

Este betta reproduzio-se a cerca de um mes (ate meti aqui um post) com outra femea, e comprei-o num sabado e no domingo ja fizeram o abraço, ou seja ele nao estranhou a mudança de aquario, agora nao sei porque se faz de fino.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi regal ,tudo bem?Não a minha fémea não estava a ajudar o macho,já tive outras que sim,esta estava mesmo a comê-los.Tenho a impressão que a tarefa de expulsar a fémea é que não foi bem feita por parte do macho que penso ser um pouco inexperiente,se calhar até os 2.Agora já a pus na maternidade para tentar novamente,se calhar na próxima lua cheia tenha mais sorte se é que isso tem influência.Boa sorte com os teus.Obrigado.

Fil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gatinha, deixa o macho só no aqua, mas deixa a fêmea onde ele a possa cortejar quando lhe apetecer. Alimenta-o várias vezes ao dia em pouca quantidade (Artémia de preferência). Coloca um esferovite rectangular com cerca de 7x4 cm num dos cantos do aquário a boiar. Se tiveres correntes de água no aquário ou oxigenação, baixa-os ao mínimo, faz uma TPA, coloca a temperatura a 28º. Iluminação nula ou muito fraca (tipo sombreado). E se puderes coloca umas plantas fortes e altas (Echinodurus ou Valisnérias). Penso que ao fim de uma semana já tens "machão".

 

AH! E 1 vez por dia coloca um espelho dentro do aquário durante 30 minutos.

 

Boa sorte! Espero ter ajudado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

O meu namorado fez-me uma surpresa e chegou-me a casa com um macho lindo de morrer todo vermelho, fiz uma tpa, tirei o outro macho e e pus o novo, saí pa ir buscar um hamster, tive um pouco na conversa e mal cheguei a casa ja tinha ninhos, fiquei super contente, vou deixar fazer mais um pouco de ninho e solto a femea.

Jà tenho o quadrado de esferovite e também plantas, mas são Ceratophyllum demersum.

eu noto é que este macho tem tendencia a fazer o ninho debaixo do esferovite, é normal?

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por que é que achas que serve o esferovite??? DDDDaaaaaaaaaaaaa!

 

És loira? :?:(

 

Irá sempre procurar um apoio para o ninho. Um ninho debaixo do esferovite irá até aos 15 cm de diâmetro.

 

Mas atenção, como é um macho num aqua novo, deixa passar um tempo (1 semana), mas mostra-lhe a fêmea.

 

Boa sorte! E vai dando notícias que posso-te ajudar nas questões mais complicadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Regal: Não sou loira, tenho o cabelo bem escurinho!!!!!!!! Eu pensei que o esferovite servia para o ninho apoiar nas bordas, tal como as plantas, sou iniciante nestas coisas, da primeira vez que fiz criação nao usei esferovite.

Bem agora o macho está preparado, a femea e que ta sempre a fugir dele, ele ja lhe lixou um pouco as barbatanas.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a brincar, não me leves a mal!

 

Junta-os cerca de 2 horas de cada vez (2 vezes por dia). Convém estares a observar, porque nem sempre o macho aceita a fêmea ou vice-versa. Se a fêmea não gostar do ninho, simplesmente rejeita o macho.

 

Faz tentativas com várias fêmeas. 2 horas chega para eles iniciarem os abraços nupciais.

 

Tens que ir com calma, senão matam-se! Isso é fogo......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se colocares várias fêmeas a ver o macho, vais reparar na reacção do macho e nas fêmeas e verás logo qual é o par compativél.

 

Faz como os "Doritos", experimenta e verás!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

As coisas desta vez estão a correr mal, primeiro era o macho, agora parece que a feme nao quer nada.

Ele ja se fartou de bater na femea, e até agora nada, ela ta sempre a abrir as guelrras para ele, e ja ontem tiveram umas 2 horas juntos e nada, hoje ja estao também a umas 2 horas e nada.

Ela nao tem riscas, por isso nao sei se está preparada, mas tem o ovopositor a mostra (pontinho branco).

Agora que faço?

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais