Aquário de Ampulárias


Luisa Fonseca

Recommended Posts

Olá pessoal,

Montei um aquário de 26 litros litros para alojar 3 Ampulárias, tem 20 litros de água com anti-cloro, ainda não juntei o Decalcit, tem um filtro interno pequeno cuja água cai em cascata, uma "chapa" de aquecimento que substitui o termoestacto, um termómetro que indica a temperatura neste momento a 28º e como decoração apenas um tronco artificial com alguns Fetos de Java.

Este aquário é para a turma da minha filha, do 3º ano, os garotos têm 8 anos e não podiamos pensar em nada muito complicado, assim, pensámos que seria fácil para eles procederem à manutenção deste tipo de aquário (com Ampulárias ao invés de peixes).

Está ainda em minha casa, montado para experimentar se corre tudo bem... mas a água está toda turva, ontem à noite substituí a pequena esponja do filtro por um saquinho mini de carvão activo... de manhã estava na mesma!

As minhas dúvidas são as seguintes:

- Como manter a água límpida? Porque motivo a água ficou turva ao fim de 2 dias, está a faltar alguma coisa?

- Mantenho o carvão no filtro ou volto a colocar a esponja?

- As Ampulárias precisam de colónia de bactérias? afinal respiram por pulmões! pusemos o filtro só para a água não ficar estagnada e porque é mais bonito com a cascata! mas será que ele tem outra função neste caso?

- As TPA's podem ser semanais ou convém fazer mais?

- TPA com água da torneira tratada com anti-cloro ou pode ser ao natural? a água da torneira tem outros elementos bons para elas certo?

- Se quisermos colocar substracto, a areia da praia é boa ideia? (substitui as conchas?) será necessário uma vez que vamos adicionar Decalcit depois das TPA's. Isto porque para eles é mais fácil aspirar o fundo com o aspirador a pilhas se for só vidro, sem conchas nem areia!

 

Espero pela vossa ajuda, eles estão muito impacientes porque já passou uma semana e ainda não levei o aquário, mas queria fazer isso depois de ter a certeza que vai correr tudo bem, conto convosco para me ajudarem a esclarecer estas dúvidas.

 

Obrigada

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

A meu ver deverias colocar substrato pois auxiliaria a fixar algumas das partículas em suspensão.

Não só é importante ter um substrato para esse efeito, como para criar uma base onde assentem as bactérias que irão decompor a quantidade absurda de dejectos, que essas máquinas de adubar produzem...

Lá por respirarem através de pulmões, não quer dizer que possam viver numa água poluída.

 

Se usares areia da praia estás a beneficiar as caracoletas, pois estás a fornecer mais minerais que não estando presentes no Decalcit lhes fazem falta.

Se for daquela grossa, ainda melhor...

 

Acho que deves trocar a água com regularidade. Tens muito pouca quantidade e está sujeita a grande carga orgânica.

Reduzindo os químicos, ou procurando obter os mesmos resultados sem recorrer a eles, estás a passar uma mensagem que é fundamental para consciencializar essa pequena legião de adoradores de caracoletas

que num ambiente fechado, como é o nosso planeta, o uso liberalizado de químicos pode e deve ser evitado.

Basta deixar a água a repousar de um dia para o outro que a grande maioria do cloro evapora.

Além disso é menos um dia a aturar terroristas, pois a simples antevisão de ser o escolhido para proceder à TPA no dia seguinte redirecciona o fluxo de adrenalina para acções mais produtivas numa sala de aulas.

 

Deixa ficar o carvão mais um dia ou quê, depois a poeira já deve ter assentado e podes trocar pela esponja.

Digo poeira porque, como já sei que o tronco está vidrado, não deve ser por aí que a água está turva.

O que não sei é, como defines "chapa" de aquecimento?

Sei que sabes que se deve evitar ao máximo a exposição da água do Aqua a agentes metálicos...

 

Posta mas é aí umas fotos desse projecto antes que vá para a escola e seja enterrado num monte imenso de papelada e burocracias várias...

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente acontece-me quando dou comida a mais para a capacidade do filtro. Ou com o pepino.

 

Eu acho muito útil a comida viva (plantas) principalmente quando há pouca filtragem. Enquanto não são comidas não apodrecem e ajudam a absorver produtos tóxicos - amónia, nitritos e nitratos.

 

Eu pessoalmente também prefiro ter areão, aumenta muito a filtragem biológica e diminui a porcaria na coluna de água, retendo-a no areão para processamento pelas bactérias.

Claro que tem que ser aspirado de vez em quando, mas se puseres uma rede mosquiteira à entrada do aspirador e usares areia grossa (Ericeira por ex) ou ostra moída para galinhas, não há problema.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vão as fotos, vou montar hoje na salinha deles porque estão muito ansiosos, depois vou à Ericeira ou a Stª Cruz apanhar daquela areia grossa ainda com conchinhas, mas para já acho que está giro, a placa aquecedora fica escondida por baixo do substracto, não dá para regular mas mantém a temperatura a 28º para os 20 litros de água...

 

AQUAdaESCOLA.gif

 

Pois era comida a mais, acho que continua a ser, o filtro agora já tem a esponja e o poço é para lhes facilitar as trocas de comida, este é o menú do dia, alface, courgette, cenoura, nabo e abóbora só para eles terem uma ideia de como funciona, claro que depois variam, será uma coisa cada dia senão a cozinheira do colégio mata-me!!!

 

paparoca.gif

 

só me falta comprar uma tomada com botão para desligarem tudo antes de porem as mãos lá dentro... senão depois não há bolachinha!!!

 

Aceitam-se sugestões... agradecem-se bitaites e outros que tal!

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Já se consegue ver lá para dentro!!!

Se calhar foi por causa da areia...

Ainda bem que já está a estabilizar.

 

Gostei muito do fundo.

Está muito bonito.

Foi pintado por ti?

 

Esses 'troncos' a esconder o filtro podiam estar pintados para que se tornassem mais 'invisíveis'.

 

Mesmo sendo só uma variedade por dia, acho que devia ser em menor quantidade porque senão tens que fazer uma escadaria em barro para elas fazerem exercício e não ficarem obesas.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabem uma coisa? acho que andamos a ser enganados com esta areia, eu compro para as Corys uma areia toda XPTO nas lojas, é bastante cara, tem de ser lavada e mesmo assim deixa a água turva... esta não sujou nada (acho que a água turva era do excesso de comida que coloquei antes) esta areia esterilizada está limpa, fervi, coloquei e ficou como está!

O fundo é uma pintura simples a acrílico sobre tela (compro a metro) é para transmitir a sensação de profundidade, acho que os cenários dos áquas pecam porque parecem limitar o espaço, ao vivo é muito giro, parece que o ambiente continua para lá até ao infinitio.

Quanto aos tapa filtros e termoestactos eu não quis pintar mas já tenho a solução, está ainda dentro do saco porque com tudo isto ainda não consegui montar o meu super estúdio para cerâmica (o estúdio é a minha tábua de passar a ferro), comprei barro castanho escuro, quase negro, com um fundo igual a este nem se notam, umas lojas pediram que fizesse os esconderijos maiores, para dar também para os Ciclídeos, vou fazer com os buracos maiores do que 3 Cm, também porque o meu àqua para as Sterbai que o Luis Dias me vai vender vai ser um fenómeno, é um aquário em duplex com tudo a que tem direito!

Esse será o meu Grande projecto!

Será que a ostra moída para galinhas serve se misturar com esta areia?

Qual o melhor local para achar areia grossa? eu vi este verão mas nem me lembro onde, seria a de Sesimbra? Praia Grande ou maçãs? não me lembro.

Agora tenho de ir escrever um texto para amanhã os garotos lerem na aula, afinal eles ainda não sabem nada do assunto, o pior é que eu também percebo pouco (mas não lhes digam nada!)

Vou "roubar" aos conselhos que vocês me vão dando e copio tudo o que puder, se houver dieitos de autor a pagar não venham ter comigo!

Quando conseguir terminar posto aqui e vocês com a vossa sapiência corrigem-me, não se assustem que vou tentar resumir!

Vou trabalhar nisso! fiquem bem.

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, acabei por abrir outro tópico para colocar o texto, afinal o assunto já não tem nada a ver, querem visitar?

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=108180

 

Digam alguma coisa!

Vou entregar hoje à tarde!

 

Obrigada

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais