Algas VS Plantas e o CO2


LuisAbreu

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

 

estou prestes a instalar um sistema de CO2 no meu aqua de 280Ltrs.

 

Acontece que desde que aumentei a potência de iluminação (vinha com 2x30W e agora está com 4x30W) e que estou a colocar o aditivo para as plantas tenho as algas a invadir as minhas plantas. :D

 

As algas estão a cobrir o topo de todas as plantas. Tenho umas tipo lençol no cima das plantas e tenho outras pretas nas pétalas das anubias. cheers

 

Estou com receio que ao adicionar o CO2 este problema venha a agravar-se...

 

Podem ajudar-me com as vossas dicas/opiniões? :P

 

Muito obrigado.

Melhores cumprimentos,

Luis Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva

 

Neste momento está a haver uma disputa entre as plantas do teu aqua e as algas pelos novos nutrientes que inseristes. Até que as plantas começem a dominar, vai levar algum tempo. Aconcelho-te antes do CO2 a:

 

1º colocares muintas plantas de crescimento muito rapido para absorverem os nutrientes e privarem as algas deles.( H polysperma e difformis, echinodorus bleheri, valisnerias etc.

 

2º colocares uma equipa de comedores de algas o mais rápido possível ( crossocheilus siamensis, otocinclus,caridinas japonicas e ancistrus)

 

3º em vez de fertilizares de x em x dias uma grande dose , passa a faze-lo diariamente e com uma pequena dose ( mantendo a mesma qt ao mês )

 

4º não colocar nada no aquario que dê origem a subida do fosfato ( adubos c/ fosforo; comida de peixes a mais )

 

Passado algum tempo , quando as plantas dominarem e os peixes tiverem limpo a parte deles, ai então instalava o Co2.

 

A luz não é causa de algas a mais ( eu tenho 1 w/l e não tenho algas ). O segredo está no controle dos nutrientes na coluna de agua.

 

boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia João,

 

acho que um dos meus problemas é mesmo o factor comida...

É que nunca sei a quantidade de comida que devo dar aos peixes...

Normalmente, fica sempre um bocado de comida no fundo.

Mas suponho que seja necessário para as Botias e as Coridorys comerem.

 

Será que ando a ser muito bruto?

Melhores cumprimentos,

Luis Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dares comida em flocos à espera que alguma caia ao fundo para os peixes de fundo é errado...assim todos os outros peixes estarão a comer em excesso, terás sempre comidaa mais. é melhor comprares comida especifica para eles que afunda logo e não dares tanta comida...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Creio eu ser apenas um problema de "costume". Simplificando, as plantas estavam "acostumadas" a iluminacao antiga, e agora que voce adicionou mais lampadas, elas nao estao conseguindo consumir tanta luz e as algas atacam. Se eu fosse voce, teria ligado 1 lampada de cada vez ate as plantas se acostumarem.

Quanto ao co2, coloque-o...vai ser o mesmo problema que eu falei, mas agora ja ta com alga, um pouco a mais ou a menos n ira fazer mt diferenca..heehe..!

E outra coisa...um dos sistemas de acabaer com algas filamentosas e petecas eh baixando o pH pois os "cabelos" irao perdendo seu esqueleto, se desfazendo e fica facil de voce retirar.

So mais uma coisa: nao coloque fertilizante liquido. Pelo menos no comeco do aquario, essa pratica n eh tao boa

Se quiser colocar, deixe passar uns 2 meses, ok?

Abracos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Rafael,

 

o problema é que tenho o PH a 7 e o aqua está povoado com Guppys e "trabalhadores" (coridorys, botias, afinis e comedores de algas)...

Se baixo muito o PH os Guppys vão-se ressentir não?

 

Uma vez mais obrigado a todos pelas vossas respostas.

Melhores cumprimentos,

Luis Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vao, com certeza, e esse eh o grande problema desse sistema. Sempre utilizei sem medo pois tenho peixes amazonicos que suportam perfeitamente(ate preferem)pH de 5 por exemplo, mas no teu caso nao.

Tem um topico aqui sobre agua oxigenada nas plantas..eu usei uma vez com uma blyxa que estava tomada de algas e realmente deu certo, mas coloquei ela em um aqua a parte, sem peixe, so agua..so para fazer o tratamento. Depois lavei e coloquei de novo no aquario.

Talvez o negocio seja realmente podar drasticamente as folhas que foram atingidas por elas.

Abracos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Rafael,

 

mas segundo o que tenho lido aqui no forum, com umas pedras calcarias posso tentar combater a queda do PH certo?

 

Só tenho que ir metendo CO2 devagar e ir acompanhando a alteração do PH...

 

Alguém já passou por isto?

 

De quanto em quanto tempo deve medir o PH?

Estava a pensar fazer isto num FDS e fazer medições de 2 em 2 horas. O que acham?

 

Uma vez mais muito obrigado a todos.

Melhores cumprimentos,

Luis Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis... Sobre o CO2 deixa-me dizer-te três coisas:

 

1- As algas pretas têm tendencia a desaparecer com valores de ph baixo e por isso uma formas de combater essa praga é (injectar CO2)

 

2- A primeira vez que usei o CO2 tinha a àgua a um ph quase 8 e em trinta minutos a injectar violentamente atraves de um filtro interno (o aquario tava sem peixes) o valor passou de quase 8 para 5,5 :roll::lol: Mas as plantas deram um "salto" impressionante....

 

3- Como ja disseram aqui atras o segredo esta em conseguir controlar o fertilizante da coluna de agua. Se for muito pouco as plantas esmorecem, ficam vitreas e sem cor e acabam por definhar... se for demais as algas vão se rir e INVADIR literalmente o aquario...

 

Utiliza o fertilizante como se fosse o sal na cozinha... nem muito e nem pouco...

 

As TPAS são dentro deste contexto outra grande ajuda...

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais