Nano reciclado


Octávio Alves

Recommended Posts

para ai aconcelhava-te uma PLL de 36W ai a cuba e a glosso iam adurar.

 

 

Neste caso os kelvins tem influencia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Slet! Força com isso,a melhor parte de um projecto é sempre o ''desenhar'' do ''layout''.

 

Disseste que querias colocar H.C''Cuba'' e Glosso no aqua. Eu colocaria apenas H.C.''Cuba'', a Glosso fica bem melhor em aquas maiores,e com o passar do tempo ias ter um problema de mantê-las restringidas ao seu espaço,que não é muito.

 

Para manteres H.C.''Cuba'' precisarás de alguma luz e definitivamente de um sistema de CO2. Para 40L eu colocaria uma PLL de 55W,menos que isso eventualmente poderás ter dificuldade em manter a H.C.''Cuba'' forte e saudável.E arranjava um sistema de CO2 caseiro,sem ele esta planta definha inevitavelmente.

 

Isso está fixe para colocares uns invertebrados.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Slet! Força com isso,a melhor parte de um projecto é sempre o ''desenhar'' do ''layout''.

 

Disseste que querias colocar H.C''Cuba'' e Glosso no aqua. Eu colocaria apenas H.C.''Cuba'', a Glosso fica bem melhor em aquas maiores,e com o passar do tempo ias ter um problema de mantê-las restringidas ao seu espaço,que não é muito.

 

Para manteres H.C.''Cuba'' precisarás de alguma luz e definitivamente de um sistema de CO2. Para 40L eu colocaria uma PLL de 55W,menos que isso eventualmente poderás ter dificuldade em manter a H.C.''Cuba'' forte e saudável.E arranjava um sistema de CO2 caseiro,sem ele esta planta definha inevitavelmente.

 

Isso está fixe para colocares uns invertebrados.

 

Obrigado pelas dicas, para já vou deixar o glosso também, como gosto de andar a podar plantas, não vai ser um grande problema. Em relação ao sistema de CO2, vou tratar já disso, por agora tenho usado pastilhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Slet!!

 

Acho que a montagem está a ficar fixe! ;) sinceramente a única coisa que não gosto é das barras brancas nos cantos.. mas isso é o menos! Esta é a fase mais interessante e motivadora do hobby! também a que se aprende mais! porque vais estar sempre a pedir informações e a ler e etc..Força nisso!! ;)

 

Quanto à iluminação também aconselhava mais que 16W para aprox. 40l.. não sou grande conhecedor mas parece-me pouco, ainda mais com as plantas que escolheste.. julgo que a cuba e a glosso precisam de mais iluminação! tenta aproximar de 1W/l ...fiz isso no meu nano e resultou! :( juntamente com o CO2 as plantas desenvolveram-se melhor! prálem de que com mais luz fica , a meu ver, esteticamente mais bonito! Já agora, com oestas a fazer tu a montagem de tudo, tenta direccionar as luzes do vidro de frente para trás, assim evitas as sombras para a frente, o que também fica mais bonito! ;)

 

O CO2, é fácil e barato.. faz o caseiro, se quiseres passa no meu topic da assinatura, também se falou disso lá penso eu, senão tem nos DIY! gastei perto de 6eur contanto com tubos e pedra difusora, isto em julho, e ainda tenho ingredientes!

 

Não tenho muitos conhecimentos, também estou "a aprender", mas espero ter dado alguma ajuda, se quiseres passa no meu topic, tem o percurso do meu nano e poderá ter alguns posts uteis para ti também! ;)

 

Abraço!

Luís Amaral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A relação de 1W por cada Litro,e se quisermos colocar plantas exigentes como a H.C.''Cuba'' só funciona mesmo em aquários de aprox. 100L.

Quanto mais pequeno é o aquário,maior o rácio de Watts por Litro.

 

Existe um site ''Lighting in Takashi Amano Aquaria'', que sugere este racio de W/L:

 

20L - 49W ; 40L - 67W ; 60L - 80W ; 80L - 92W ; 100L - 100W ; 150L - 123W ; 200L - 140W ; 300L - 169W

 

É claro que isto é apenas uma sugestão baseada nos aquários do Takashi Amano,mas é algo que podemos ter em conta. Também é dito que o formato do aquário é muito importante,visto que a luz incide sobre espaços e não sobre volumes/litragens.

 

Contudo em 20L já consegui manter H.C.''Cuba'' com 32W,porém foi notório que com menos seria muito difícil.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também é dito que o formato do aquário é muito importante,visto que a luz incide sobre espaços e não sobre volumes/litragens.

 

Não sei se é bem isso que estás a tentar dizer, mas..no meu aqua noto o musgo na parede de fundo a crescer muito melhor que o da parede lateral, talvez porque, dada a distribuição de luz, chega mais e directamente para a parede de trás, e mais, quanto mais à superficie está o musgo mais denso me cresce! tenho de arranjar uma lâmpada mais "penetrante" para dar força ao musgo de baixo! lol ;) também com o musgo na vertical a área que recebe luz é menor do que se fosse na horizontal..outra coisa, o do lado é variante christmas..será que é por ser desta variante que cresce menos?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é normal,porque se fores a ver o musgo da parede do fundo recebe luz na totalidade de espaço,pois a calha está paralela ao vidro do fundo,enquanto que em relação ao vidro lateral está perpendicular,e se calhar não recebe tanta luz.Claro que a diferença não deve ser muita,mas pode influenciar minimamente no crescimento do musgo, que leva muito tempo a crescer.

 

Mas se o notas saudável para quê aumentar a luz,né?

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois! era o que estava a dizer! o de trás desenvolve-se melhor que o do lado por causa da luz que recebe.. mas estão os doisa saudáveis! é escusado aumentar a luz :D mas tentanto não fugir aqui ao topic.. :-D

 

E então slet? como vão as coisas? posta ai umas actualizações! ;)

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por enquanto o aquário ainda está a ciclar, o tronco (que ainda não sei se está seco) está a secar, por isso ainda está tudo na mesma, as plantas começaram agora a crescer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pois, eu também gostava de ver... :mrgreen:

 

Infelizmente tive de desmontar o layout todo, a minha mulher chegou com 4 tritões de barriga vermelha e tiveram de ficar neste aquário...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.