Dúvidas aquário 100 Litros


Recommended Posts

Olá!!!

 

:( Sou novo no ramo de criação de peixes, comprei um aqua de 75x35x45. E já sei que estou encrencado, ganhei um montao de peixes! A minha dúvida é em relação à; Que bomba submersa L/H devo colocar, potência filtro externo mecânico/biológico devo colocar e que tipo de iluminação fluorescente devo usar???

 

Ao todo são 59 peixinhos, são eles: Platy, Molinésia negro, Tetra negro, Tetra mato grosso, Espadinha, Barbo Sumatra/Ouro e Paulistinha. Estou ficando louco, não estou sabendo o que fazer por sorte tenho mais 2 aquarios. 1 de 50x25x30 e outro de 10 litros!!!

 

Aquardo a ajuda de vocês...Até!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que saibas que antes de por essa peixeirada toda nos aquarios tens de fazer o ciclo.

 

quanto a bomba de ar esquece, basta que o filtro faça alguma agitação a superfície da agua que isso dará todo o oxigenio que os peixes precisão.

 

quanto ao filtro arranja um filtro externo, para mim não se equiparam aos filtros cascata e internos. Convém que o filtro tenha uma bomba com a capacidade de 3x ou 4x a litragem do aquario, no teu caso 4x100=400 l/h. É claro que como sendo um filtro externo este tem varias cestas para pores matérias filtrantes a teu gosto, e convém teres tanto biológica como mecânica. Convem apostar num bom filtro, tens varias marcas boas como a Eheim a Fluval etc...(procura). Eu uso um Eheim 2126 no meu 100l

 

De iluminaçao não percebo muito por isso deixo a explicação para outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que saibas que antes de por essa peixeirada toda nos aquarios tens de fazer o ciclo.

 

quanto a bomba de ar esquece, basta que o filtro faça alguma agitação a superfície da agua que isso dará todo o oxigenio que os peixes precisão.

 

quanto ao filtro arranja um filtro externo, para mim não se equiparam aos filtros cascata e internos. Convém que o filtro tenha uma bomba com a capacidade de 3x ou 4x a litragem do aquario, no teu caso 4x100=400 l/h. É claro que como sendo um filtro externo este tem varias cestas para pores matérias filtrantes a teu gosto, e convém teres tanto biológica como mecânica. Convem apostar num bom filtro, tens varias marcas boas como a Eheim a Fluval etc...(procura). Eu uso um Eheim 2126 no meu 100l

 

De iluminaçao não percebo muito por isso deixo a explicação para outros.

 

 

 

P.s.: Completa o teu perfil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que saibas que antes de por essa peixeirada toda nos aquarios tens de fazer o ciclo.

 

quanto a bomba de ar esquece, basta que o filtro faça alguma agitação a superfície da agua que isso dará todo o oxigenio que os peixes precisão.

 

quanto ao filtro arranja um filtro externo, para mim não se equiparam aos filtros cascata e internos. Convém que o filtro tenha uma bomba com a capacidade de 3x ou 4x a litragem do aquario, no teu caso 4x100=400 l/h. É claro que como sendo um filtro externo este tem varias cestas para pores matérias filtrantes a teu gosto, e convém teres tanto biológica como mecânica. Convem apostar num bom filtro, tens varias marcas boas como a Eheim a Fluval etc...(procura). Eu uso um Eheim 2126 no meu 100l

 

De iluminaçao não percebo muito por isso deixo a explicação para outros.

 

 

 

Obrigado por responder! E completando, estou usando momentaneamente uma bomba sarlo 300 (280)L/H. Deixei o meu aquario 2 semanas ciclando, eu nao sei se é tempo suficiente e momentaneamente estou usando um filtro externo de uma marca importada cujo nome esqueci mas nao e das piores devido o preço que paguei, só sei que ela é de 60 L/H, sei que e fraca mas...Ate eu comprar uma mais potente vai essa mesma por enquanto rsrsrsrs!!!

 

DETALHE: Para piorar os platys se reproduziram! Agora tenho também que me preocupar com os alevinos. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com todos esses peixes no aqua e só com 2 semanas de ciclo acho que vais ter graves problemas,

eu aconselho a fazeres TPA's de 30 a 40% de 3 em 3 dias para tentares minimizar os problemas.

 

Digo isto porque não quero que te aconteça o que me aconteceu a mim.

 

Espero ter ajudado.

 

jony-kid

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com todos esses peixes no aqua e só com 2 semanas de ciclo acho que vais ter graves problemas,

eu aconselho a fazeres TPA's de 30 a 40% de 3 em 3 dias para tentares minimizar os problemas.

 

Digo isto porque não quero que te aconteça o que me aconteceu a mim.

 

Espero ter ajudado.

 

jony-kid

Subscrevo.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, isso é muito mas mesmo muito peixe. O ciclo deve ser aproximadamente duas semanas. E depois tens que fazer muitas Tpa´s senão podes ter problemas.

Esses peixes são todos para esse aquário de 75x...?

 

Cumps,

Henrique

 

 

Sim...São todos para o mesmo aquário! Mas a boa notícia que eles estão vivos e com saúde, pois tenho eles antes de ter esse aquário de 100 Litros, 3 meses. Antes era pior, eles viviam num aquário de 37 Litros. Mas sei como resolver esse problema! Estou encomendando um aquario de 500 Litros para acabar com essa super população!!!

rsrsrs...So tenho duvidas em relação ao tipo de iluminação que devo usar para deixar o meu aquario bem visível e com todas as cores sobre-saindo. Gostaria de que me ajudassem com essa dúvida!!!

Em relação ao filtro externo eu optei pela...

 

Eheim Classic:

 

Características

 

Equipado com esponjas filtros

LAvagem traseira

Provido de tecnologia

 

Dados técnicos 2213

Tamanho do aquário aprox. l 250

Saída da bomba aprox. I/h 440

Del. cabeça aprox Hmax m 1,5

Consumo de energia W 8

Volume do filtro l 3,5

Volume do filtro aprox. cm3 3

Dimensões AxLxD mm 160 x 355

 

Obs: Esse filtro externo é para o aquário de 100 Litros!!! será que está sendo de mais ou de menos???

Aguardo a ajuda de quem e mais antigo no ramo e obrigado ao conselho do nosso amigo pela marca de confiança dele pela "Eheim". Me ajudou muito !!! Com certeza essa marca é a melhor!!! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O 2213 é para 250 litros. Se encomendaste um aquário de 500 litros então vai para o Classic 2217.

Cumps.

 

Boas

 

Tenho um 2213 em 60 litros e não o estou a ver a ser eficaz num de 250litros.Máximo dos máximos na minha opinião em 150 litros...a 440l/h teóricos nem 2x por hora filtra um aquário de 250 litros....

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho um 2213 em 60 litros e não o estou a ver a ser eficaz num de 250litros.Máximo dos máximos na minha opinião em 150 litros...a 440l/h teóricos nem 2x por hora filtra um aquário de 250 litros....

Boas,

Não é só o número de vezes que o volume de água circula que conta, o volume de matérias filtrantes também é importante. Eu tenho um JBL Cristal Profi com 360 l/h reais (limpo) num aquário de 180 litros; tem 5,3 litros de massas filtrantes.

 

Para o que eu disse antes, baseei-me AQUI.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não é só o número de vezes que o volume de água circula que conta, o volume de matérias filtrantes também é importante. Eu tenho um JBL Cristal Profi com 360 l/h reais (limpo) num aquário de 180 litros; tem 5,3 litros de massas filtrantes.

 

Para o que eu disse antes, baseei-me AQUI.

Cumps.

 

Boas

 

Sim eu sei que o fabricante dá essa informação, sei também que as matérias filtrantes contam bastante e dai achar que fiz bem em sugerir um filtro mais potente porque o caudal é directamente proporcional à capacidade de matérias filtrantes, visto que estavamos a falar da mesma gama(classic da eheim) O que estava a dizer é que eu pessoalmente prefiro um filtro acima do que o sugerido pelos fabricantes.E quando era inexperiente sugeriram-me o mesmo.... O facto de o user "Tilapia" ter um filtro que filtra 2x por hora em 5,3 litros de matérias filtrantes é porque acha que é suficiente, não contesto isso,eu na minha opinião não o fazia mas também o senhor é que sabe as condições do aquario, se for um plantado, bem plantado com camarões e poucos peixes é suficiente mas neste caso de superpopulação não acho suficiente, mas são opiniões.Quanto a ter sugerido um filtro mais potente que o sugerido pelo fabricante só vejo vantagens nisso.Há desvantagens?

Editado por varez

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não acho que seja suficiente (o meu filtro, entenda-se). Sei que é suficiente vai para 2 anos, com um comunitário não específico: amónia 0, nitritos 0, nitratos 10-20, fosfatos 0,25-0,5, água cristalina.

 

Também não vejo problema nenhum em usar um filtro mais potente do que o recomendado pelo fabricante.

 

Afinal, das poucas verdades absolutas que aprendi em aquariofilia em anos, é que há várias maneiras igualmente válidas e correctas de se chegar ao mesmo sítio.

Cumps.

 

P.S.: que ideia é essa de me tratares por Senhor? smokedrag.gif Hum?

P.P.S.: também mencionei o 2217 (600 litros) para um aquário de 500 litros.

 

Edit: esqueci-me de mencionar que o meu filtro (JBL Cristal Profi 250) está indicado pela marca para 250 litros, apesar de apenas fazer 1,44 x o volume de água por hora nesse limite.

Editado por Tilapia

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sim eu sei que o fabricante dá essa informação, sei também que as matérias filtrantes contam bastante e dai achar que fiz bem em sugerir um filtro mais potente porque o caudal é directamente proporcional à capacidade de matérias filtrantes, visto que estavamos a falar da mesma gama(classic da eheim) O que estava a dizer é que eu pessoalmente prefiro um filtro acima do que o sugerido pelos fabricantes.E quando era inexperiente sugeriram-me o mesmo.... O facto de o user "Tilapia" ter um filtro que filtra 2x por hora em 5,3 litros de matérias filtrantes é porque acha que é suficiente, não contesto isso,eu na minha opinião não o fazia mas também o senhor é que sabe as condições do aquario, se for um plantado, bem plantado com camarões e poucos peixes é suficiente mas neste caso de superpopulação não acho suficiente, mas são opiniões.Quanto a ter sugerido um filtro mais potente que o sugerido pelo fabricante só vejo vantagens nisso.Há desvantagens?

 

 

Sim...Eu acho que quanto mais potente melhor ou faz algum tipo de mal aos peixes?! Creio eu que não! Mas repetindo:Esse filtro externo de 250 Litros é para o meu aquário de 100 Litros e em breve vou comprar um de 500 Litros, que eu acho que saberei como montá-lo!! Com as informações aqui adquiridas graças à vocês!!! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim...Eu acho que quanto mais potente melhor ou faz algum tipo de mal aos peixes?! Creio eu que não! Mas repetindo:Esse filtro externo de 250 Litros é para o meu aquário de 100 Litros e em breve vou comprar um de 500 Litros, que eu acho que saberei como montá-lo!! Com as informações aqui adquiridas graças à vocês!!! ;)

 

Boas

 

O user "tilapia" já deu a opinião e eu concordo.Se vai comprar um aquário maior, compra já um filtro que dê para o futuro aquário.

 

 

P.S. Cuidado com os viviparos, compra-se 20 passado 2 meses temos 200 :P

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim...Eu acho que quanto mais potente melhor ou faz algum tipo de mal aos peixes?! Creio eu que não!

Claro que não! Mas também não faz bem nenhum em particular, conforme expliquei no meu post anterior.

É claro que é preciso não descurar o débito e optimizá-lo com o volume e qualidade das massas filtrantes, e dá-me a nítida impressão que a maioria dos users aposta mais no caudal do que na quantidade e qualidade das matérias filtrantes. É a estes últimos factores que presto mais atenção.

Era aí que eu queria chegar.

Para mim é pacífico: ambos os métodos funcionam.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...
Olá!!!

 

:) Sou novo no ramo de criação de peixes, comprei um aqua de 75x35x45. E já sei que estou encrencado, ganhei um montao de peixes! A minha dúvida é em relação à; Que bomba submersa L/H devo colocar, potência filtro externo mecânico/biológico devo colocar e que tipo de iluminação fluorescente devo usar???

 

Ao todo são 59 peixinhos, são eles: Platy, Molinésia negro, Tetra negro, Tetra mato grosso, Espadinha, Barbo Sumatra/Ouro e Paulistinha. Estou ficando louco, não estou sabendo o que fazer por sorte tenho mais 2 aquarios. 1 de 50x25x30 e outro de 10 litros!!!

 

Aquardo a ajuda de vocês...Até!

 

Seu aquario está LOTADO Nesse aquario vc nao pode ter tantos peixes acho que se forem pequenos cabem uns 20 apenas

Se vc nao tirar alguns peixes dai a natureza tira porque eles vao morrer!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.