Primeiro Reef


Verissimo

Recommended Posts

Bem melhor o layout.

Estou a ver que tens ai um brinquedo novo, filtro externo da EHEIM, isso para criar nitratos é uma maravilha, vais ter que fazer limpezas com bastante frequência ao filtro. Nos salgados são bem dispensados os filtros externos, podes é optar por colocar só carvão activado, mas mesmo assim eu não usava.

Na minha opinião um aquário que não tenha sump só funciona bem nos seguintes modos: mudas de agua semanais de 15%, limpeza do escumador semanal, comida só mesmo se for necessario, peixes o minimo possivel.Conheço aquarios sem sump que são um verdadeiro sucesso.

Editado por cab

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 77
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Estou a ver que tens ai um brinquedo novo, filtro externo da EHEIM, isso para criar nitratos é uma maravilha, vais ter que fazer limpezas com bastante frequência ao filtro. Nos salgados são bem dispensados os filtros externos, podes é optar por colocar só carvão activado, mas mesmo assim eu não usava.

Na minha opinião um aquário que não tenha sump só funciona bem nos seguintes modos: mudas de agua semanais de 15%, limpeza do escumador semanal, comida só mesmo se for necessario, peixes o minimo possivel.Conheço aquarios sem sump que são um verdadeiro sucesso.

 

Sim, o Filtro nem vai ter tempo de ser limpo regularmente porque daqui a uma ou duas semanas salta daqui pra fora! é so para apanhar as porcarias maiores que andam a voar!

 

Ja tenho carvão ativado de boa qualidade para meter no compartimento do escumador, meto hoje ou amanha!

 

Comida vai ter de levar porque tou a pensar meter alguns peixolas :)

 

Ja tenho material para fazer reflectores para a calha, ainda hoje ficam prontos ehehe

 

Com a vossa ajuda, este aquario vai ser um sucesso :)

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o Filtro nem vai ter tempo de ser limpo regularmente porque daqui a uma ou duas semanas salta daqui pra fora! é so para apanhar as porcarias maiores que andam a voar!

 

Ja tenho carvão ativado de boa qualidade para meter no compartimento do escumador, meto hoje ou amanha!

 

Comida vai ter de levar porque tou a pensar meter alguns peixolas ::D:

 

Ja tenho material para fazer reflectores para a calha, ainda hoje ficam prontos ehehe

 

Com a vossa ajuda, este aquario vai ser um sucesso :mrgreen:

 

 

O carvão activado podes por quando quiseres. Em relação a comida não vais ter grande problema , com um aquário desse tamanho não podes por muitos peixes, no maximo dos maximos 4, e só um deles é que pode ser grande (cirugião).Isso é a minaha opinião, não sei o que os outros membros têm a dizer sobre o assunto de quantos peixes podes ter!

O forum existe mesmo para isso, interajuda, quando comecei tambem tive a mesma ajuda que estas a ter , mas o suceses tu que o fazes. ::D:

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Ja tenho reflectores na calha e reduzi a distancia da mesma da superficie da agua, só falta chegar as lampadas mas tambem nao ha pressa visto que nao ligo a luz durante o ciclo!

Ta dificil arranar o kalk, gostava de comprar logo uma grande quantidade, alguem sabe onde vendem(farmacia ninguem tem aqui)

dsc04659pu5.jpg

w519.png

 

Em relação a peixes tenho feito uma pequena lista que vou adicionando peixes, mas que vou ter de escolher apenas alguns da lista, que deixo aqui para voces opinarem ja agora sobre qual seria a melhor opção:

 

Peixes:

- Ctenochaetus strigosus !?!

- Zebrassoma Flavescens !?!

- Amphiprion Ocellaris (confirmado)

- Cryptocentrus cinctus (quase confirmado)

- Chromis viridis (quantos devo pôr?)

- Pterapogon kauderni (gosto muito deles, gostava de meter 2/3)

 

Invertebrados:

- Lysmata Amboinensis(quantos??)

- Lysmata seticaudata (uns quantos...)

 

Ajudem na escolha malta!!

 

Obrigado a todos

 

PS - a Rocha viva vinha muito suja com pequenos limos e poeiras, de vez enquando aponto uma das bombas para espalhar tudo pelo aquario para o filtro externo e escumador apanharem pois sao pedaços grandes... Estou a fazer mal, será melhor deixar essa sujidade toda poousada nas rochas e areão?!?!

 

Um abraço

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Nos peixes esquece o flavensces. Fica muito grande. Quanto ao resto poderá ser, mas tudo junto não. Vais ter de optar. E mete-os lentamente. Sugeria primeiro os palhaços e depois o strigossus para comer as algas.

 

 

FAzes bem em apontar as bombas, isso é so lixo, não está a fazer nada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação a peixes tenho feito uma pequena lista que vou adicionando peixes, mas que vou ter de escolher apenas alguns da lista, que deixo aqui para voces opinarem ja agora sobre qual seria a melhor opção:

 

Peixes:

- Ctenochaetus strigosus !?! - Zebrassoma Flavescens !?!

- Amphiprion Ocellaris (confirmado)

- Cryptocentrus cinctus (quase confirmado)

- Chromis viridis (quantos devo pôr?)

- Pterapogon kauderni (gosto muito deles, gostava de meter 2/3)

 

Invertebrados:

- Lysmata Amboinensis(quantos??)

- Lysmata seticaudata (uns quantos...)

 

Ajudem na escolha malta!!

 

 

Um abraço

 

 

Concordo com :

 

Ctenochaetus strigosus

Amphiprion Ocellaris

Pterapogon kauderni

 

trocava o:

 

Cryptocentrus cinctus pelo Cryptocentrus aurora

 

dispensava :

 

Zebrassoma Flavescens

cromis viridis

 

talvez optasse:

 

pseudocromis frimarni em vez do Pterapogon kauderni que crece um bocado para um aquário do teu tamanho

 

a ideia é fazer uma selecção de peixes que não fiquem muito grandes e com cores variaveis

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso mesmo, Grande ajuda :wink: Obrigado!!

 

Cab o pseudocromis frimarni qual é? não encontro foto em lado nenhum incluindo google...

De resto pois vou desistir do Flavescens e os cromis viridis tambem era só para encher, logo vejo!

Ja agora, foto do layout semi definitivo(nao liguem ao filtro claro)

layoutbc3.jpg

w729.png

 

As rochas encostadas ao vidro da frente sobraram e tenho de as tirar, e ainda tou a pensar se tirou ou nao a rocha assinalada a vermelho na foto, que acham? é que a rocha fica ali mal, mas assenta ali bem um "duro" que precise de muita luz...

Ainda ha muitas particulas a pairar, vão dezaparecer sozinhas?! ou faço alguma coisa....

 

Obrigado a todos!

Editado por Verissimo

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com a escolha que o LR e o Cab fizeram. Desves escolher bem os peixes que vais colocar, pois não podes colocar muitos nem peixes que crescem!

Sobre o peixe que não consegues encontrar, é porque o nome não está bem escrito, é o Pseudochromis fridmani.

 

Pesquisa imagens no google com esse nome que encontras mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Veríssimo,

 

Bom projecto!

Gosto deste último layout e concordo contigo que aquela pedra ali no meio não fica bem. Torna o layout numa parede, impedindo que aquela concavidade que achaste com os agrupamentos laterais se destaque.

 

Tomei a liberdade de editar a tua foto, fazendo uma ligeira deslocação de pedras que acho melhorarem a disposição geral. Espero que não te importes...

 

Original

layoutbc3.jpg

w729.png

 

Editado

novolayout.jpg

 

 

O que achas?

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

André, Claro que nao me importo, aliás até agradeço claro!!

E concordo contigo até certo ponto :D

novolayoutdd5.jpg

w729.png

 

Gostei da modificação que fizeste mas nesta foto, não vou tirar a pedra "amarela" porque o monte do lado esquerdo fica a parecer uma piramide autentica e foi apenas esse pormenor que nao gostei.

A pedra "azul" concordo e vou chega-la mais para o lado que ali nao está muito bem nao!

 

A pedra que falei inicialmente ja a tirei dali e encostei noutro canto direito...

 

O problema maior é que anda-me a fazer comichão a pedra "vermelha" porque é muito grande para estár ali, nao estou a gostar de ver nem sei onde meter,mas em ultimo caso fica!

 

Hoje dou mais um toque no layout para fazer pequenas essas alterações!

 

Obrigado!

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não me quero meter demasiado no layout. Afinal de contas, o importante é tu gostares... ;)

 

Compreendo o que queres dizer com o lado esquerdo parecer uma pirâmide mas, na minha opinião, nao é a presença da pedra amarela que lhe vai tirar esse efeito. Ao removeres aquela pedra, estás a promover um layout mais aberto e definido, limitando bem as duas ilhas e dando a impressão de que se direcionam perpendicularmente, formando um desfiladeiro. Poderias usar essa mesma pedra para moldar melhor aquele lado direito que está muito recto/vertical. Se reparares, foi lá que a coloquei, rodando-a ligeiramente.

 

O lado esquerdo e a pedra vermelha, também concordo que fica demasiado saliente. Já pensaste em rodar essa pedra, colocando o vértice para baixo, encaixado nas pedras inferiores? Sempre ficava com um aspecto mais arredondado e, posteriormente, moldavas melhor aquela zona com pedras mais pequenas ( se for preciso, parte pedras), complementado as grandes e disfarçando certas imperfeições.

 

 

Fica a sugestão...

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá outra vez,

 

Compreendo o que queres dizer com o lado esquerdo parecer uma pirâmide mas, na minha opinião, nao é a presença da pedra amarela que lhe vai tirar esse efeito.
Tambem é verdade sim senhor!

 

Poderias usar essa mesma pedra para moldar melhor aquele lado direito que está muito recto/vertical. Se reparares, foi lá que a coloquei, rodando-a ligeiramente.
Aquela nao pode ser, é muito grande tambem embora nao pareça na foto, nesse lado direito ja coloquei a tal que estava no centro..

 

Já pensaste em rodar essa pedra, colocando o vértice para baixo, encaixado nas pedras inferiores?
Ja rodei essa pedra, ja lhe fiz tudo lol e nao consigo, acho que vou mesmo partir(nao queria) ja tenho muitas pedras pequenas...

 

A pedra que está por baixo dessa vermelha ainda é bem maior, grande pedragulho!!

Logo a noite vou dar mais um toque no layout tendo em conta as tuas opiniões e o meu gosto depois posto foto! ;)

 

Fico sempre agradecido pelas dicas!!

 

Abraço

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas..

 

Bem, ontem fartei de mexer nas rochas, fiz uma nuvem no aquario, aspirei e limpei o que consegui do areão que estava nojento visto que no inicio do aquario nao limpei as rochas antes de meter no aquario!

E ficou um pouco mais limpo, no layout desta vez tentei mesmo fazer duas ilhas, e ja eu estava dezesperado quando consegui deixa-lo assim, a ver vamos!

img001ry7.jpg

w2727.png

 

Talvez seja layout final..Depois da guerra de ontem ganhou + uma ou duas semanas a ciclar ;)

 

Um abraço!

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Acho bem melhor do que a confusão do inicio. Pessoalmente penso assim, o layout é extremamente pessoal, eu posso não gostar mas tu podes gostar muito, é mesmo assim! Por isso se gostas deixa ficar esse, até porque o Luis falou, com a entrada dos corais tudo muda em relação ao Layout, depois vais querer mudar aquela pedra porque compraste um coral que fica bem ali mas tens la uma pedra, etc, etc..... mas com calma e paciencia vais ver que o resultado final é bom.

Um concelho que te dou, a partir de agora evita meter as mãos dentro por tudo e por nada, so mesmo quando for para colocar corais.

 

abraço

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Preciso da vossa ajuda, a muito que ando a ler sobre reactor de kalk e agora tambem osmoregulador!

Já percebi que são dois acessorios que facilitam e muito a manutenção dos nossos aquarios, só nao percebi ao certo a maneira como funionam...

Reactor de Kalk, a bomba mistura o kalk e faz o pinga pinga automatico certo, agora as duvidas:

 

O reactor está apenas ligado a corrente electrica?

 

Temos de periodicamente dosear kalk e osmose para dentro do reactor certo?!

 

No caso do osmoregulador tenho visto que fazem a adição do kalk apenas com o osmoregulador prescindindo assim do reactor.duvidas:

Presumo que o osmoregulador estará ligado a um deposito com agua de osmose e ao detectar a descida do nivel da agua do aquario, liga-se e faz a reposição automatica certo, como se adiciona o kalk pelo osmoregulador?

Olhómetro tenho tido dificuldade em concluir a agua que evapora de dia para dia!

 

Sao dois acessorios que ando mesmo a pensar em adicionar no meu sistema, caso seja mesmo uma mais valia!

Isto tudo partindo do principio que nao tenho sump, o reactor de kalk teria de ficar por trás do aquario(ao lado do escumador)

 

Se puderem esclarecer estes pontos agradeço :D

 

Um abraço

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o reactor de kalk normalmente trabalha em conjunto com o osmorregulador.

 

o osmorregulador é uma boia ligada a um controlador que liga a corrente para uma bomba que vai mandar agua normalmente de osmose para o aquario. Normalmente aproveitamos essa agua para passar no reactor de kalk e assim faz a mistura e manda para o aquario.

 

os reactores de kalk ou tem uma bomba ou um varão giratorio de forma a ir misturando o kalk com a agua de osmose

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Estou a pensar ir comprando mais uns testes para a agua do aquario, pensando ja em ter os testes quando acabar o ciclo, e então perguntava...

Ja tenho Teste Kh e fosfatos da JBL,

 

Inicialmente quero comprar por agora mais 3 testes, Quais os testes que recomendam e ja agora, uma ou outra marca fiavel!

 

Desde ja obrigado!

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que testes queres mais? :(

 

Nitratos talvez?

calcio e magnesio?

 

mas eu recomendava-e não te preocupares demasiado com testes por agora. O aquario ainda vai demorar um bocado a establisar totalmente e com os testes vais andar sempre em stress. Relaxa, aprecia a coisa e compra testes quando realmente tiveres problemas :rolleyes:

 

Vais aprendendo com o tempo que o olho é o melhor teste e que muitos dos melhores aquarios nem sempre têm os valores ideiais!!!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais aprendendo com o tempo que o olho é o melhor teste e que muitos dos melhores aquarios nem sempre têm os valores ideiais!!!

 

Isto foi o que sempre fiz nos plantados... Queria apenas agora ter alguns testes para saber quando tivessem os niveis estabilizados, começar a acrescentar peixes e corais!

 

Mas enfim,vou fazer como dizes! Daqui umas 2/3 semanas começo a meter uns frags pequenos talvez!

 

Obrigado

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto foi o que sempre fiz nos plantados... Queria apenas agora ter alguns testes para saber quando tivessem os niveis estabilizados, começar a acrescentar peixes e corais!

 

Mas enfim,vou fazer como dizes! Daqui umas 2/3 semanas começo a meter uns frags pequenos talvez!

 

Obrigado

 

è isso mesmo

 

vai introduzindo com calma os vivos, nunca descurando a manutenção, tpa´s, etc. Ao teres calma na intrudução dos vivos, vais dando tempo ao aquario para se adaptar a maior carga organica.

 

enfim, é como nos plantados, uma questão d equilibrio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás!

 

Com 1 mês de ciclo concluido, hoje introduzi os primeiros peixes...

Deivos razão sobre a substituição do Zebrassoma Flavescens pelo Ctenochaetus strigosus, mas como tenho quem fique com o Flavescens em caso dele nao se sinta bem no meu aquario hoje trouxe-o para casa e é o primeiro a entrar! Quando aparecer um strigosus terei de optar por um dos dois e aí devo despachar o Flavescens!

 

Tambem ja encomendei uns frags de sps ao colega Paulo Oliveira mas pedi para mandar só na semana que vem!

 

Então entrou:

1x Zebrassoma Flavescens

2x Amphiprion Ocellaris

1x Lysmata Amboinensis

2x Lysmata seticaudata (entrou semana passada)

 

Já vão aparecendo uns vidros sujos e umaa pouquinha coralina :D

 

Depois posto foto!

 

PS - vá matem-me por causa do zebrassoma :)

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.