pH baixou repentinamente


Recommended Posts

Entao isso do meu kH ser 3ºd , vou ter que tar sempre a controlar o pH? a minima coisa o pH vai descer?

Não, nada disso. O que tenho vindo a dizer é que a decomposição da matéria orgânica (ciclo do azoto) reduz o KH e isso desestabiliza o pH.

 

Se o aquário estiver razoávelmente limpo e o filtro também, esse efeito é mínimo e um KH de 3dº já chega para estabilizar o pH. Tenta pôr menos pastilhas (parte-as) porque enquanto lá estiverem contribuem para a baixa do KH>>baixa do pH. Aspira quando fizeres TPAs (quinzenais) e limpa o filtro mensalmente.

Básicamente é isto que eu faço. e tenho o pH estável.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aé e que esta, sempre que faço uma TPA aspiro o fundo, e limpo o filtro todas as semanas, mas se calhar e de nao aspirar muito bem, ou de aspirar pouco. Nao a nada bom para tirar sujidade sem tirar agua?

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aé e que esta, sempre que faço uma TPA aspiro o fundo, e limpo o filtro todas as semanas, mas se calhar e de nao aspirar muito bem, ou de aspirar pouco. Nao a nada bom para tirar sujidade sem tirar agua?

Nada de jeito.

De qualquer forma até convém tirares a água uma vez que o KH da torneira é bom e corrige o do aquário que é baixo.

Por acaso tens algum tronco, turfa, pões algum produto para além do "anti-cloro"?

 

Se continuares com o KH a baixar dessa maneira, mesmo com limpeza, a solução passa pelo bicarbonato de sódio: 1 colher de chá faz o KH subir 4dº e o pH cerca de 0,2.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada de jeito.

De qualquer forma até convém tirares a água uma vez que o KH da torneira é bom e corrige o do aquário que é baixo.

Por acaso tens algum tronco, turfa, pões algum produto para além do "anti-cloro"?

 

Se continuares com o KH a baixar dessa maneira, mesmo com limpeza, a solução passa pelo bicarbonato de sódio: 1 colher de chá faz o KH subir 4dº e o pH cerca de 0,2.

Cumps.

 

Nem mais!! isso deve ser tambem grande carga organica, deves limpas bem o fundo (fezes) e TPA´s nisso

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol, nao percebeste, o meu problema era mesmo nao ter anti-cloro e como so tenho um balde de 10l so posso fazer TPA de 10 litros por dia. Tenho um tronco e uma rocha de xisto. de resto nao tenho quimicos nem turfa, deve ter sido da fauna a mais, mas agora vou reduzir a comida e vou limpar mais.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol, nao percebeste, o meu problema era mesmo nao ter anti-cloro e como so tenho um balde de 10l so posso fazer TPA de 10 litros por dia. Tenho um tronco e uma rocha de xisto. de resto nao tenho quimicos nem turfa, deve ter sido da fauna a mais, mas agora vou reduzir a comida e vou limpar mais.

eu não uso anti-cloro e tenho um aqua com 8 Discus e 2 Escalares!!!!

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol, nao percebeste, o meu problema era mesmo nao ter anti-cloro e como so tenho um balde de 10l so posso fazer TPA de 10 litros por dia.

Pois... esqueci-me desse pormenor. Já o tinhas dito antes.

Tenho um tronco e uma rocha de xisto. de resto nao tenho quimicos nem turfa, deve ter sido da fauna a mais, mas agora vou reduzir a comida e vou limpar mais.

Ora bem: limpeza do areão e do filtro são imprescindíveis e agora apareceu um elemento novo que é o excesso de fauna. Mesmo com o areão a brilhar e o filtro sem uma pinta de limos, os peixes exalam amónia na respiração. Se tiveres muita "gente", essa amónia intensifica o ciclo que, como já deves estar careca de saber, reduz o KH>>pH.

Cumps.

 

P.S.: arranja depressa o Aquasafe para fazeres TPAs de jeito :D

 

P.P.S.: Abel Brás, espero que conheças os efeitos irritantes do cloro nas brânquias dos peixes e o facto de ser bactericida e dar cabo das bactérias do ciclo. Se puseres a água a descansar, não desprezes os efeitos a longo prazo dos metais pesados. ;)

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... esqueci-me desse pormenor. Já o tinhas dito antes.

 

Ora bem: limpeza do areão e do filtro são imprescindíveis e agora apareceu um elemento novo que é o excesso de fauna. Mesmo com o areão a brilhar e o filtro sem uma pinta de limos, os peixes exalam amónia na respiração. Se tiveres muita "gente", essa amónia intensifica o ciclo que, como já deves estar careca de saber, reduz o KH>>pH.

Cumps.

 

P.S.: arranja depressa o Aquasafe para fazeres TPAs de jeito :D

 

P.P.S.: Abel Brás, espero que conheças os efeitos irritantes do cloro nas brânquias dos peixes e o facto de ser bactericida e dar cabo das bactérias do ciclo. Se puseres a água a descansar, não desprezes os efeitos a longo prazo dos metais pesados. ;)

 

Nao acho que tenho excesso, tenho 3 corys, 6 guppy e um pleco. Acho que devia limpar mais vezes e mais a fundo. Acham que uma kuhli ajudaria muito? Outra coisa, o musgo de java quando se desprende, descompoe-se?

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao acho que tenho excesso, tenho 3 corys, 6 guppy e um pleco. Acho que devia limpar mais vezes e mais a fundo.

Pois mas para isso precisas do Aquasafe...

 

Acham que uma kuhli ajudaria muito?

Nem por isso.

 

Outra coisa, o musgo de java quando se desprende, descompoe-se?

Tanto quanto sei, não. Dá origem a mais musgo, mas não tenho a certeza.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Portanto, tou a ver que o Aquasafe iria-me ajudar muito. O que nao percebo é porque e que ha pessoas com fauna igual a minha em aqua iguais, e nao teem este prob. uma limpeza ao fundo uma vez por semana chega,nao?

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que é algo que passa com a estabilizaçao do aqua, e que so o tenho a um mes. mas por acaso so tive uma baixa em 12 peixes, nao ta mau

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Portanto, tou a ver que o Aquasafe iria-me ajudar muito. O que nao percebo é porque e que ha pessoas com fauna igual a minha em aqua iguais, e nao teem este prob. uma limpeza ao fundo uma vez por semana chega,nao?

O Aquasafe neutraliza o cloro (ou cloramina) e os metais pesados. Com a sua ajuda já te poderias permitir TPAs maiores e como fazes aspiração em simultâneo, poderias aspirar mais em profundidade, até afundares o sifão até ao vidro em movimentos verticais alternados.

 

Quanto às TPAs manterem o médico à distância, é verdade, só que aqui parece que o problema está numa sifonagem do fundo insuficiente e TPAs não incluem o areão :-D

 

Em suma: maiores TPAs (sim Senhor), limpeza mais aprofundada do areão e não esquecer o tronco que também baixa o pH. Com o KH da torneira a 3dº, mínimo para estabilizar o pH, é mesmo preciso uma boa limpeza de fuñdo e TPAs. Eventualmente uns pózinhos mágicos de bicarbonato de sódio, só se fôr preciso.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso para curar, ou fazer sempre?

Com a limpeza de funda bem cuidada, as TPAs de 30-40% semanais, não deverás ter problemas com o KH/pH. Isto é que é a cura!

 

Os "pózinhos mágicos" são só se vires que o KH passa para baixo dos 3dº. Digamos que são tratamentos de urgência. Faz testes regulares de KH mais perto da altura da TPA seguinte.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.