pH baixou repentinamente


Recommended Posts

Boas, a 2 dias, medi o pH e como sempre estava a 7.5 hoje medi e estava a 5!

Nao acrescentei nada a nao ser, umas hygrophilas e 5 guppys femea, e um novo granulado que tenho usado (o do severum)

Aqui fica o setup:

 

Dimensoes: 70*30*30

Litragem bruta:63l

Iluminaçao:15w t8

Filtro: Cascata, com esponja, la de vidro e filtragem biologica da JBL Micromec

Termoestato aquapor 100w

Temp:28º

ph:costuma ser 7-7.5

 

Decoraçao tenho, um tronco que foi comprado e ja vinha tratado e um xisto(a mesma coisa)

 

Flora:

Valisnerias gigantea

Hygrophilas polsperma

Tronco com:anubia nana, fetos de Java e musgo de Java

 

Fauna:

6guppys

1pleco

3corys

 

Agora vou esperar uns dias, acham que faça uma TPA?

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao tenho os testes biggrin.png' alt=':biggn:'> ..

 

mas com os valores desses testes é que se pode entender o porquê do ph baixar assim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho o de kh, e da JBL, mas nao sei que quantidade de agua devo por e como devo fazer o teste

 

biggrin.png' alt=':biggn:'> isso não te consigo ajudar porque não tenho da JBL ,pode ser que alguém que tenha diga.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dava jeito, mas supondo que o kh estava baixo o que e que o tinha provocado? e se o kh tivesse alto, o que e que se passou?

 

Outra coisa, ontem a noite desapareceu-me uma guppy femea, hoje apareceu morta, provavelmente foi o ph que a matou, mas podera ter sido ao contrario, ou seja a morte dela que provocou a descida do ph?

Editado por jolibabe

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Para fazeres o teste de KH da JBL tens de encher a proveta de plástico com água do aquário até ao nível de 5 ml, tendo o cuidado que a parte mais baixa da superfície da água toque no nível dos 5 ml (a água faz uma ligeira curvatura e a parte do meio está mais abaixo do que os extremos).

 

Depois pegas no frasco do reagente e pões uma gota de cada vez tendo o cuidado de agitar após a aplicação da gota. Aí o líquido começará a ficar azul.

 

Quanto o azul passar a amarelo, contas as gotas que foram necessárias para a mudança de côr e terás o KH em graus alemães.

 

O KH baixo pode já vir da agua da torneira. Por outro lado, o fundo aquário sujo acelera o processo de nitrificação (ciclo do azoto) qu acidifica a água "corroendo" o KH.

Cumps.

 

P.S.: duvido que tenhas o KH alto... :D Talvez 3ºd ou menos.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E bem possivel porque ontem acrescentei 4 guppys femea. Achas que vai normalizar? Ou vou ficar para sempre com um kh baixo? Fiz agora uma TPA e o pH ja aumentou para 6

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa, a agua que ponho da torneira tem de kH 3ºd, enqto no aqua tem 1 ou menos

Isto vai de encontro ao que te disse antes. O ciclo do azoto acidifica o pH "comendo" o KH. Aí está a demonstração cabal.

Para subires o KH acrescenta 1 colher de chá de bicarbonato de sódio por cada 50 litros de água o que fará o KH subir 4dº (e o pH de +/- 0,2, irrelevante).

 

 

o meu Kh desceu mto quando acrescentei mais fauna no aquario! sera que nao foi o que te aconteceu?

Ao acrescentares fauna, os peixes produziram mais fezes que se decompuseram em maior quantidade de amónia-nitritos-nitratos, precisamente o ciclo do azoto, o tal que baixa o pH.

 

Como vêem, tudo se encaixa.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto vai de encontro ao que te disse antes. O ciclo do azoto acidifica o pH "comendo" o KH. Aí está a demonstração cabal.

Para subires o KH acrescenta 1 colher de chá de bicarbonato de sódio por cada 50 litros de água o que fará o KH subir 4dº (e o pH de +/- 0,2, irrelevante).

 

 

 

Ao acrescentares fauna, os peixes produziram mais fezes que se decompuseram em maior quantidade de amónia-nitritos-nitratos, precisamente o ciclo do azoto, o tal que baixa o pH.

 

Como vêem, tudo se encaixa.

Cumps.

 

Obrigado pela ajuda, mas agora sempre que fizer uma TPA vou ter que acrescentar bicarbonato de sodio?

Tive a reparar e tenho filtro muito sujo, sera disso?

Editado por jolibabe

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Sim, de facto o filtro muito sujo também acidifica a água... afinal essas impurezas são orgânicas e decompõem-se iniciando o ciclo.

 

Há duas coisas que podes e deves fazer:

 

1) Limpar o filtro mas tem em atenção que uma parte das massas filtrantes tem de lá ficar intacta para não se perder o ciclo e o combate aos tóxicos (diz que matérias filtrantes tem o teu filtro).

 

2) Aspirar o fundo do aquário. Para tal existem sifões deste tipo com os quais podes libertar o fundo dos dejectos, restos de comida e restos de plantas, e até fazer TPAs em simultâneo.

 

Só estes dois factores vão ajudar imenso a que o KH não caia tão depressa e, por arrastamento, o pH.

Cumps.

 

Edit: se não puderes (ou não quiseres :):) ) aspirar o fundo, podes acrescentar bicarbonato de sódio a cada TPA. Afinal é barato, mas estarás a sujeitar os peixes a variações de pH constantes e isso é pouco saudável.

Por outro lado, dada a"hiper-acidificação" da água, terias que aumentar a frequência das TPAs para de 5 em 5 dias ou, na melhor das hipótese, semanalmente. Mas o pior é o que sublinhei.

Editado por Tilapia

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou agora fazer uma TPA, mais aspirar o fundo, mais uma limpeza ao filtro. Acham que vai normalizar?

Boas,

Faz isso tudo mas não laves as cerâmicas da Micromec: é lá que está a maior parte das bactérias de filtragem biológica.

 

Ao lavares e aspirares o resto, estás a retirar a matéria orgânica que se decompunha e, através desse processo, acidificava a água. Com o KH da água da torneira a 3dº, não deverás ter mais problemas deste género.

Claro que tens de limpar e aspirar regularmente :D

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu agora ja aumentei o pH para 6, e pus um pouco de bicarbonato para nao voltar a descer. A noite devo fazer uma TPA de 10l e amanha, por esta hora devo fazer uma de 5 litros. O problema e que nao tenho aquasafe por isso tenho que por sempre com um dia de antecedencia. Mas o que e pior por agora com cloro ou o pH baixo?

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu agora ja aumentei o pH para 6, e pus um pouco de bicarbonato para nao voltar a descer. A noite devo fazer uma TPA de 10l e amanha, por esta hora devo fazer uma de 5 litros. O problema e que nao tenho aquasafe por isso tenho que por sempre com um dia de antecedencia. Mas o que e pior por agora com cloro ou o pH baixo?

As duas coisas. O cloro é um bactericida e vai causar danos nas bactérias do ciclo. O pH a 6 é demasiado baixo mas os peixes ainda se vão aguentando.

 

Uma coisa é certa: tens mesmo de lavar o fundo e o filtro (menos as cerâmicas) para reduzir o potencial de acidificação da água. É que repara:

-o bicarbonato de sódio é um componente do KH

-o ciclo destrói lentamente o KH

-o KH abaixo dos 3dº torna o pH instável

 

Enquanto não lavares o aquário e filtro não estarás a retirar a causa do mal; ao acrescentares bicarbonato de sódio estás apenas a disfarçar o mal. Eu sei que é uma tarefa árdua e chata, mas tem mesmo que ser. Tem lá paciência.

A propósito, se remexeres o fundo, liberta muita nhanha?

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei, e acredito, prova disso e que hoje lavei duas vezes o filtro (menos as micromec), e aspirei o maximo que pude, so que o problema e que nao posso tirar mais de 10l, porque depois nao posso repor a agua, logo o problema é de nao poder aspirar mais de 10l de cada vez, e depois ter que esperar um dia, por isso e que perguntava isso do cloro. Nao,nao sinto nhanha, nao ta assim muito sujo, a agua ate ta cristalina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o areao nunca teve nhanha, o que tenho mais assim de sujidade sao bocados de musgo de Java que andam pelo areao, faz mal? Provavelmente tambem era das pastilhas de fundo que duravam horas e entao decompunham-se. Hoje vou aspirar mais 10l, a ver se isto se compoe. Outra coisa, posso lavar o filtro mesmo (nao as materias filtrantes) e as mangueiras, na agua da torneira?

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As pastilhas a decomporem-se durante horas podem fazer o mesmo efeito da sujidade no areão. Afinal decompõem-se em amónia, nitritos... enfim o ciclo do azoto. Se o KH da água da torneira é de 3dº, não é muito difícil essas pastilhas e os dejectos dos peixes (que os há sempre) façam descer KH a 1dº e o pH desestabiliza e cai.

 

Quanto ao filtro, podes lavar tudo em água corrente menos as cerâmicas. Nessas nem toques.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.