Optar por: Canon 450D ou 40D


Recommended Posts

Boas,

 

pretendo adquirir umas destas maquinas mas estou indeciso e agradecia as vossas opiniões.

Sou principiante na fotografia digital e por isso pretendo uma maquina que tenha boa qualidade fotografica mas que seja de relativa fácil utilização.

Após visualizar as maravilhosas fotos do tópicoMega Arquivo De Fotos E Videos fiquei abismado, e claro, também quero :D .

Sei que a 40D é mais cara que a 450D e por isso gostaria de saber as vossas opiniões, que desde já agradeço: se justifica a diferença de preço considerando principalmente as 3 variveis que atraz referi: qualidade fotografica, dificuldade de utilização e fotografias macro; e claro, sou um principiante.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem alguma diferenças entre as 2, mas acho que para um iniciado, e que vai tirar o proveito de um amador, não se justifica a diferença de preço! Se calhar era melhor comprar a 450D e uma boa lente macro, sempre gastavas menos dinheiro e ficavas já com uma máquina e lente boa!

 

Para ficarmos com uma ideia, estás disposto a gastar quanto em equipamento fotográfico? Assim podemos dar uma ajuda na escolha da lente.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

obrigado pela tua opinião.

 

Tenho andado a pesquizar e a opinião de alguns utilizadores de ambas as maquinas, é que a 40D é de mais facil e rapida utilização do que a 450D, o que para um principiante como eu, é muito importante. Neste aspecto ( facil utilização) agradecia a tua opinião.

Não gostaria de ultrapassar os 800€ no conjunto corpo+objectiva. Este é mais ou menos o preço da 40D+18/55IS.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

40D, sem dúvida.

 

É mais antiga, mas muito melhor.

 

Atenção à lente. lê sobre isso. Nunca a tive mas só ouço dizer mal dela.

 

 

 

Na minha opinião:

 

 

40D - comprar só o corpo

Lente SIGMA ou TAMROM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

40D, sem dúvida.

 

É mais antiga, mas muito melhor.

 

Atenção à lente. lê sobre isso. Nunca a tive mas só ouço dizer mal dela.

 

 

 

Na minha opinião:

 

 

40D - comprar só o corpo

Lente SIGMA ou TAMROM

A lente do kit, tem alguns "senões" (a minha não tem IS): é pouco luminosa, não é muito rápida a focar e em algumas situações, não são muito nítidas, mas acho que com alguns cliks, truques e dicas, consegue-se tirar boas fotos com esta lente. Mas também depende do que se quer fotografar com ela. Para retratos, viagens e fotos criativas de longa exposição, ou fotos onde haja boa iluminação exterior, a lente safa-se bem.

Eu, por enquanto, vou-me safando com a minha e não tenho muito que me queixar. Acho que para os "iniciados", (que é o meu caso), serve perfeitamente, quando me sentir mais à vontade, aí invisto numa coisa melhor.

Mas se tiveres a oportunidade de comprar em separado, compra.

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelas vossas opiniões.

Já agora, que lente aconselhariam? Essencialmente procuro uma lente para fotografar o Aqua ( fotos gerais e parciais mas também macros).

 

Abraços

 

Para um orçamento de 800€, acho que não vais ter grandes hipoteses para comprar uma Reflex + uma boa lente!

Acho que para já e visto que te vais iniciar neste tipo de equipamento, acho que deverias de optar por um bom corpo, a 40D é muito melhor que a 450D e mais tarde optares por uma ou duas lentes melhores.

A 18-55 não é tão má quanto parece... é muito limitada sem dúvida, mas o aspecto engana muito!

 

Abraço,

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hepatus,

 

Entendo perfeitamente a tua indecisão, uma vez que são modelos muito idênticos ainda que comercialmente tenham objectivos diferentes, uma destinada ao mercado "prosumer" outra ao mercado do consumidor doméstico.

Eu tenho uma 40D, a evolução natural e possível (financeiramente falando) de uma EOS 3 (ainda de filme) e não querendo levantar esta discussão utópica, ainda nada se compara à película.

Não conheço a 450D a não ser pelo que li, mas posso dar-te a minha experiência com a 40D.

Fundamental diferença entre as duas, velocidade de obturação e chassis. A 40D tem possibilidade de velocidades mais altas quer de obturador, quer ISO (através dos menus de "costumização"). Comparativamente a modelos anteriores a 40D tem um startup e um interface mais rápido, e os menus derivam da gama profissional, com a 5D e a 1DS.

Tem muitas funcionalidades que na maior parte das vezes um amador não usa (como sincronização do flash à segunda cortina... etc) mas tem a vantagem de as ter... e de permitir que a explores e tires o melhor partido do equipamento. O corpo também é muito diferente, a 40D é mais robusta, mais consistente e maior, o que permite uma maior ergonomia (mas o melhor é sentires a máquina na mão). Quanto aos pixeis... a eterna luta do marketing. Não te deixes iludir por grandes quantidades de pixeis, não representam obrigatóriamente uma melhor qualidade e 10M Pixeis servem perfeitamente para o que pretendes... podes ampliar até quase 170cm sem grandes problemas. A 40D usa cartões CompactFlash, a 450D penso que não. A 40D tem mais opções a nível de baterias e a bateria de origem é mais duradoura que a da 450D.

 

Agora o mais importante... as lentes. Tal e qual como ter um excelente amplificador e umas colunas "normais"... Se a tua lente não fôr de uma boa construção, não tiver vidro de qualidade, pouca abertura... podes ter o melhor corpo (máquina) e nunca terás a melhor imagem.

Eu tenho uma 24-105 L IS... eu traduzo, zoom 24-105 da série L com estabilizador de imagem (IS) e garanto-te que não teria excelentes resultados se tivesse optado pela lente do kit 40D. Optei por adquirir só o corpo, uma vez que já tinha lentes EF (para 35mm - full frame) da minha canon anterior mas penso adquirir mais tarde uma grande angular da série EF-S (por conseguir a medida que quero no formato APS-C - Formato do sensor CMOS) e não te quero desiludir, mas o valor que queres gastar no conjunto é muito próximo da lente que quero comprar. As boas lentes são muito caras... mesmo. Não precisas comprar uma lente série L, até porque há boas opções quer na Canon, quer na Sigma por exemplo. O estabilizador óptico (IS) é importante se optares por uma lente zoom e tem atenção à abertura da lente... uma lente f5.6 é muito pouco luminosa e mais barata, uma lente f1.0 ou inferior, bastante luminosa e bastante mais cara! Penso que podes procurar algo a rondar f4.0, f3.5, ou mesmo f2... Quanto menor o número menor a profundidade de campo possível e maior a quantidade de luz que entra. Nas tuas contas, junta também um filtro Skylight ou UV, para protegeres a lente - Fundamental. Não caias na asneira de não usar um dos dois filtros, se danificares o filtro perdes (30, 40, 60 euros) se danificares a lente perdes (150, 300, 1400 euros) dependendo da lente que optares. Outra coisa que vais precisar... se queres fotografar o aquário por exemplo é um tripé... encontras coisas boas da Manfrotto, da Gitzo...

 

Para concluir, se o teu orçamento ronda os 800 euros, opta pelo kit 450D, mais tarde podes sempre invertir numa outra lente. Se podes esticar um pouco mais e estás disposto a esperar para ter um bom equipamento, opta pela 40D e escolhe uma lente de qualidade. Não precisas ir para a série L, mas tem cuidado com o que escolhes. A Sigma por exemplo tem um zoom muito semelhante ao meu 24-105 que não tem uma grande latitude cromática e mecânicamente é muito lenta... Mas há boas opções por aí.

 

Não sei se me é permitido, mas deixo-te aqui alguns sitios onde podes ver preços e os próprios equipamentos:

 

www.pixmania.com - Já foi mais barata...

www.redcoon.pt - Comprei aqui o corpo da minha 40D

A Fnac, é cara mas tem a "vantagem" de pagares com o cartão FNAC

A Colorfoto em Alvalade pode ser uma alternativa

Tens sempre a Worten e outras lojas do género.

 

Por vezes a Canon tem campanhas de cashback (devolvem uma parte do valor pago) mas penso que não há nenhuma a decorrer para a 40D, mas há para lentes, penso.

 

A decisão é dificil, por isso, na minha opinião tenta mexer nas máquinas e comparar alguns preços antes de dares o passo.

 

Boa sorte!

 

Bruno C.

Editado por Bruno C

EOS 40D / 24-105 L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Obrigado pelas opiniões e esclarecimentos, teem sido muito uteis.

FAAQ, como dizes, realmente os 800€ são curtos, estou a pensar emitir divida...para ter liquidez...para ultrassar esta crise financeira :twisted:

Bruno e FAAQ, estou inclinado a apostar na 40D ( entre todas as vantagens que nomeiam, julgo também ser mais "user friendly") juntamente com a lente EF-S 17-85mm IS USM em alternativa á 18-55mm. Será que justifica os 200€ a mais?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Se a diferença é de apenas €200, então justifica muito mesmo...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... estou inclinado a apostar na 40D ( entre todas as vantagens que nomeiam, julgo também ser mais "user friendly") juntamente com a lente EF-S 17-85mm IS USM em alternativa á 18-55mm. Será que justifica os 200€ a mais?

 

Abraços

 

Olá,

Nunca trabalhei com as lentes em questão, mas estive a ler um pouco e logo à partida a 17-85 leva vantagem por ter estabilizador (IS), e acredita que te vai dar muito jeito quando utilizas o zoom a 85mm. É ligeiramente menos luminosa que a 18-55, mas tem a grande vantagem do estabilizador... se a utilizares muitas vezes sem tripé!

Mais uma vez acho que é uma decisão muito pessoal. Se vais utilizar tripé (e para fotografar o aquário, vais precisar) o estabilizador de nada serve, mas se o objectivo (e creio que é esse) é utilizares a câmara no dia-a-dia, então a opção estabilizador, faz sentido.

A 40D está mais barata porque foi lançada a 50D (que estou desejoso de testar!!), por isso é boa altura para adquiri-la.

Quando comprares a lente, não te esqueças do filtro UV ou Skylight, é fundamental... e não optes por algo de fraca qualidade só porque é para proteger a lente... não te esqueças que é o primeiro "vidro" antes da tua lente, e vai influenciar o que fotografas.

Qualquer coisa que precises, a malta está cá para isso!

 

Bruno C.

EOS 40D / 24-105 L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Luis, não sei se fui claro no meu anterior post, os 200€ referem-se somente a diferença das lentes. Espero que tenha sido esse o teu entendimento e obrigado pela opinião.

 

Bruno, a 18-55mm a que me refiro, é a EF-S 18-55mm IS USM ( omiti o resto, não devia), portanto ambas teem IS. Julgo que como diz o Luis continuará a valer os 200€ a mais apesar da menor abertura? Vou seguir a tua sugestão relativamente ao filtro, importante como dizes, principalmente para distraídos como eu que dão uso ás coisas sem grandes preocupações e cuidados. Obrigado pelas sugestões e esclarecimentos.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... a 18-55mm a que me refiro, é a EF-S 18-55mm IS USM ( omiti o resto, não devia), portanto ambas teem IS...

 

Olá!

Estive de novo a ler sobre as lentes e realmente a EF-S 18-55 tem estabilizador mas não é ultrasonica (USM) e aí sim, temos um "problema" ao qual te respondo... evita. As lentes com USM (motor ultrasónico) são muito mais silenciosas, muito mais fiáveis e consideravelmente mais rápidas na resposta ao foco. Vê aqui a comparação entre as duas lentes.

 

Bruno C.

EOS 40D / 24-105 L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Estive de novo a ler sobre as lentes e realmente a EF-S 18-55 tem estabilizador mas não é ultrasonica (USM) e aí sim, temos um "problema" ao qual te respondo... evita. As lentes com USM (motor ultrasónico) são muito mais silenciosas, muito mais fiáveis e consideravelmente mais rápidas na resposta ao foco. Vê aqui a comparação entre as duas lentes.

 

Bruno C.

Sem contar com outras coisas mais... que podem parecer irrelevantes à primeira vista, mas que eu considero importantes:

 

O barrel da primeira lente roda sobre ele próprio quando a lente está a focar!!! Sem contar que, com uns meses de uso, este mesmo barrel ao rodar, vai-se mexer em relação ao seu eixo de simetria.

A 17-85 além de ser mais versátil (maior zoom), tem full time manual, ou seja, podes focar manualmente sem estares a desligar o botão de AF.

E tal como o Bruno já disse, a 17-85 tem USM... que eu garanto-vos, estre essas duas lentes, é algo que faz toda a diferença. Vão a uma loja e experimentem as duas objectivas. A diferença na rapidez de focagem é algo de assombroso...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Muito obrigado pelos esclarecimentos, sugestões e opiniões. Desta forma irei fazer uma compra bem fundamentada: Canon 40D + EF-S 17-85mm IS USM + filtro.

Depois de a adquirir irei com todo o gosto apresentar o meu Aqua neste forum, e claro, muitas duvidas acerca do manuseamento da maquina :smile2:cheers

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais