valores aconselhados em parametro de agua?


whity

Recommended Posts

Boas.

Alguem me pode ajudar no inicio de fertilizar para equilibrar o meu aquario?

 

Os parametros que tenho de momento são:

PO4 - 1.5PPM

FE - 0 ou 0.05 PPM

NO3 - 40 PPM

PH - 7.3

 

 

setup:

 

Aquario 100*30*40

Iluminação 4*39W (ligadas estão só 3x39W)

Filtragem Eheim 2222

CO2 de botija

 

 

Depois tenho:

red's

corry's

pitbull

cardinais

rasboras arlequins

ramirezis

otocinculos

SAE's

 

Plantas

 

Alternanthera Rosaefolia

Alternanthera Rubra

Eustralis Stellata

Hygrophila Difformis

Hygrophila Polysperma Rosanervig

Ludwigia Arcuata

Ludwigia Inclinata var Verticillata Cuba

Proserpinaca Palustris Cuba

Rotala indica

 

Fiquem bem

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Tens os Nitratos bastante altos e os Fosfatos um pouco altos, apesar de haver pessoal que se safa bem com esse valor de Fosfatos, eu recomendo 0.5/1.

Esses Nitratos têm de vir para 10 ou menos.

Só com TPA´s é que lá vai.

Tens muita Fauna? Como alimentas? Com que frequência fazes TPA´s e que percentagem de água?

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se consegues manter essas plantas e o aquario saudavel sem algas, acho que ja nao estás propriamente no principio das coisas.

 

Se as plantas não estão saudáveis não deves tentar melhorar o crescimento, deves sim perceber o que estás a fazer mal.

 

Se queres aumentar o crescimento...mais luz, mais CO2, e vais ter de começar a fertilizar mais. A questão é: precisas mesmo que elas cresçam mais rápido?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Tens os Nitratos bastante altos e os Fosfatos um pouco altos, apesar de haver pessoal que se safa bem com esse valor de Fosfatos, eu recomendo 0.5/1.

Esses Nitratos têm de vir para 10 ou menos.

Só com TPA´s é que lá vai.

Tens muita Fauna? Como alimentas? Com que frequência fazes TPA´s e que percentagem de água?

 

1 Abraço

Boas.

A fauna é pouca de momento, são mais de limpeza mesmo que outros, alimento só com flocos de momento.

As TPA's andei a fazer de 2 em 2 semanas 50%, mas vou voltar ao inicio que fazia todas as semanas cerca de 25%.

De momentos não tenho algas, mas o crescimento das plantas esta super lento mesmo...

Tenho mesmo plantas que o crescimento é uma folha por semana e em tempo qd as comprei tive crescimentos muito maiores, mas nessa não fazia control de parametros de agua nem fertilização, so que passado pouco tempo foi algas por todo o lado e desde ai foi crescimento parado quase, agora já não tenho algas a uns tempos, mas nada de crescimento :(

Agora pretendia evoluir e comecar a ver novamente esse crescimento para voltar a encher mais o aquario.

 

se consegues manter essas plantas e o aquario saudavel sem algas, acho que ja nao estás propriamente no principio das coisas.

 

Se as plantas não estão saudáveis não deves tentar melhorar o crescimento, deves sim perceber o que estás a fazer mal.

 

Se queres aumentar o crescimento...mais luz, mais CO2, e vais ter de começar a fertilizar mais. A questão é: precisas mesmo que elas cresçam mais rápido?

Consigo manter as plantas e aquário sem algas, mas crescimento quase nulo, mto mto mto mto lento...

As plantas estão saudáveis, contudo o que queria era perceber um pouco mais da questão dos parâmetros e o que devo ter por dia para poder saber o que devo fertilizar por dia.

O crescimento rapido que queria era mesmo porque tenho poucas plantas de momento para o tamanho do aquario, visto que passei por uma fase enorme de algas e só aproveitei algumas plantas disso.

 

Fiquem bem.

 

Obrigado

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Pelo setup que tens, acho que tens tudo para ter um bom crescimento das plantas.

Fazes bem em só ter 3 lampadas ligadas, 160w é muito para 120L de água.

A unica razão que vejo para os teus problemas é falta de fertilização liquida. É aconselhavel, pelo menos fertilizares com Micros, Ferro e Potássio. Vais ver que com TPA´s certinhas e fertilização de Potássio diária, esses Nitratos vêm cá para baixo.

Se fosse a ti, fertilizava com Ferro e Potássio diariamente e com Micros 2/3x semana.

Podes também ir enterrando umas pastilhas de nutrientes no areão junto às raizes, eu no meu aquário de 135L, além da fertilização liquida diária, enterro 4 pastilhas por mês no areão junto às plantas mais exigentes. Tenho usado as Sera Floreplus com bom resultado.

De qualquer forma, mantem um olho nos Nitratos e nos Fosfatos e, se os valores descerem abaixo do aceitável, fertiliza com eles também. Mas pelos valores que tens não deve ser necessário.

 

PS:Pelo que tenho ouvido, os testes do Ferro normalmente são muito inconclusivos porque o nutriente além de ser consumido muito rapidamente pelas plantas, decai muito rapidamente em contacto com a água, logo os testes normalmente acusam valores minimos. Como o Ferro é daqueles nutrientes em que não é conhecido nenhum inconveniente na sobre dosagem, convem usar diariamente.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Pelo setup que tens, acho que tens tudo para ter um bom crescimento das plantas.

Fazes bem em só ter 3 lampadas ligadas, 160w é muito para 120L de água.

A unica razão que vejo para os teus problemas é falta de fertilização liquida. É aconselhavel, pelo menos fertilizares com Micros, Ferro e Potássio. Vais ver que com TPA´s certinhas e fertilização de Potássio diária, esses Nitratos vêm cá para baixo.

Se fosse a ti, fertilizava com Ferro e Potássio diariamente e com Micros 2/3x semana.

Podes também ir enterrando umas pastilhas de nutrientes no areão junto às raizes, eu no meu aquário de 135L, além da fertilização liquida diária, enterro 4 pastilhas por mês no areão junto às plantas mais exigentes. Tenho usado as Sera Floreplus com bom resultado.

De qualquer forma, mantem um olho nos Nitratos e nos Fosfatos e, se os valores descerem abaixo do aceitável, fertiliza com eles também. Mas pelos valores que tens não deve ser necessário.

 

PS:Pelo que tenho ouvido, os testes do Ferro normalmente são muito inconclusivos porque o nutriente além de ser consumido muito rapidamente pelas plantas, decai muito rapidamente em contacto com a água, logo os testes normalmente acusam valores minimos. Como o Ferro é daqueles nutrientes em que não é conhecido nenhum inconveniente na sobre dosagem, convem usar diariamente.

 

1 Abraço

Já agora onde posso encontrar ferro barato, porque potassio encomendei agora Cloreto de Potássio e Nitrato de Potássio, mas ferro onde posso encontrar?

 

Obrigado.

 

Fiquem bem.

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os fertilizantes "genéricos" de micro-nutrientes contém o ferro necessário para as plantas. Obviamente depende da marca, mas uma boa marca já terá uma boa quantidade.

 

Qual a quantidade de CO2 que introduzes no teu aquário?

 

Cumprimentos,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais