Conchiculas


paulopp

Recommended Posts

Boas !

 

Aqui estão umas fotos dos meus conchiculas.

 

Setup:

 

Cubo 40

filtro de cascata

Areia da praia

Pedras da arrabida

Várias conchas de buzios e ampularias

 

2 anubias, Ceratophyllum demersum, valisnerias e hygrophila polysperma

 

Peixes:

2 - Telmatochromis temporalis "Shell"

5 - Neolamprologus multifasciatus

 

fotos:

gallery_9278_594_644235.jpg

 

gallery_9278_594_670624.jpg

 

gallery_9278_594_940440.jpg

 

Até hoje ainda nao tive problemas entre estas 2 especies, os multies têm posto os temporalis na ordem.

Tenho 3 zonas distintas no aqua, uma para multies e uma para cada Telmatochromis.

Ao contrário do que tenho lido sobre os temporalis, os meus têm tido um comportamento pacifico até ver.

Já vi os multies a correm com os Telmatochromis do seu território.

 

 

Depois coloco foto geral do aqua.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não tens uma foto geral do aqua?

 

Os Telmos são mesmo terriveis principalmente quando estão em acasalamento ou na guarda de ovos ou filhotes.

Não sei se os teus são casal.

 

Mantenho um casal á cerca 3 anos, a 1º vez que os tive foram para um aqua com 200 litros, posso te dizer que ao final de uma semana tive que os tirar, nem os frontosa escapavam ás mordidelas.

 

Viveram 2 anos num aqua de 60cm, já ofereci mais de 90 crias.

 

Agora mais velhos e mais calmos estão num aqua de 450 litros, mas mesmo assim no território deles ninguem entra. Alevins é por todo o lado.

 

O macho cerca de 9/10 cm:

 

p3031293bg11ho7.jpg

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Os meus ainda são pequenos 3/4 cm no maximo.

E ainda não sei se são casal ou 2 machos.

Um tem a parte de tras do aqua e outro a parte da frente com respectivas conchas.

 

Agressividade só nos primeiros dias em que chegaram os multies depois acalmaram, um deles até come com os multies.

 

 

Já agora alguém dá palpite sobre se são casal ?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso estar a dizer uma grande asneira, mas o que vou escrever é aquilo que tenho visto nos meus aquas.

 

O macho tem o dobro do tamanho da femea - logo nos teus não dá para ver porque têm o mesmo tamanho.

 

A femea costuma variar de côr, ora está completamente branca ou completamente preta. Reação que nunca vi no macho, mas já vi em alguns alevins . Quase que concluia, que só as femeas têm esta muda de côr.

 

A femea não têm tão acentuadas as cores amarelo e azul - Por isso diria que na tua segunda foto o peixe da frente é um macho. o peixe que está atras, fico na duvida mas se tivesse que apostar , apostava que tinhas dois machos no aqua. :mrgreen:

 

Praticamente só pelo tamanho se consegue ter certezas, repara:

 

Macho e femea

p3031315lc11jh0.jpg

 

Normalmente deve-se pôr 5, para ter a certeza que sai um casal.

 

 

 

Cumps

Orlando

Editado por SCO

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiquei esclarecido.

 

Eu também apontava para 2 machos.

Quando os comprei havia diferença no tamanho e pensei que poderia ser casal, assim como o alto na testa era evidente num deles.

Mas o mais pequeno tem vindo a crescer bem e a ficar do tamanho do outro.

 

Apesar disso por vezes vejo os 2 na frente do aqua a fazer uma especie dança mas acaba sempre em corrida de um deles.

O facto de escurecerem, ao principio acontecia com os 2 mas agora não tenho notado esse escurecer.

 

Estava a comparar com a tua femea e surgiu-me a ideia de que podem é ser 2 femeas também pois usam muito a concha como abrigo e a agressividade é minima.

Vou esperar mais uns tempos para ver o que dá

 

 

Cumprimentos

Editado por paulopp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como sabes a aposta, não foi propriamente um tiro no escuro :D mas.. muito perto. :mrgreen:

 

Não fico nada admirado, a que possas mesmo ter ai um casal, se as danças existem....

 

Fico á espera para vêr :D

 

Cumps

 

Ps: A minha femea nota-se mais o alto na cabeça que no macho. (só para confundir mais um bocadinho ;) )

 

Orlando

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois a confusão é geral. :mrgreen:

 

bichos complicados.

 

Vou esperar para ver o desenvolvimento deles.

 

Já agora com que tamanho/ idade é que o teus começaram a criar ?

É que acho os meus ainda pequenos 3/4 cm, comparado com os 10cm dos teus e com os que vi na convenção da APC que eram também mais escuros tanto macho como femea(podia ser stress tambem).

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu comprei 5 na Redfish, e assim que os meti no aqua começaram as guerras, ou seja já vinha um casal formado. O macho tinha cerca de 6 cm e a femea o tamanho actual cerca de 4 cm. A idade sinceramente não sei.

 

Concordo contigo da muda muda de cor ser derivada do stress, só referi que nunca vi isso acontecer no macho. A femea só mudou de cor para preto que mantem, quando os passei para o comunitário, devido a ter que estar sempre a defender os alevins de predadores que dantes não tinha.

 

Como podes ver na foto do casal a diferença de tamanho é o dobro.

 

Digo que tem cerca de 9\10cm, porque junto no aqua com lelupis, Tropheus, altolamprologos, etc, arrisco a dizer que o Telmo é maior e mais encorpado. (quase não tendo as caracteristicas dos ditos, pequenos conchiculas, porque de pequeno o meu não tem nada)

 

Tambem, todas as fichas que tenho lido dizem que são vegetarianos, mas no meu aqua até camaroes vivos o macho come.

 

Que são terriveis, são, a guardar territorio, lembro-me que quando limpava os vidros do aqua (60 lts) o macho não tinha problema em me morder as mãos.

 

Vai postando evoluções...até porque não são muitas, as pessoas que os mantêm e a informação não é muita.

 

Já agora onde arranjaste os teus?

 

Cumps

 

Orlando

Editado por SCO

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois !

 

Os meus ainda têm um comportamento de peixe novito e até pelo tamanho.

Escondem-se muito dentro da concha e só na sua respectiva concha e fogem com qualquer movimento

 

Quanto a alimentação os meus não são nada vegetarianos.

Comem de tudo granulados,flocos, artemia, etc até papa dos discus.

De vegetarianos só comem as vezes granulado para tropheus que lá tenho.

 

Comprei-os na Aguaviva.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu diria que tens 2 machos. Não ainda pelo tamanho mas principalmente pelas cores.

Os meus começaram a criar a fêmea devia ter uns 3 cm e o macho não mais de 4.

 

Agora comportamento... são do piorio! Tive que optar por colocar sozinhos num aqua de 60 cm. Na minha opinião mais cedo ou mais tarde vão matar-te os multies.

 

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Obrigado pelos conselhos.

 

Vou andar em cima desses meninos e se necessario toca de os por num aqua sozinhos.

 

Mas não me desfaço deles pois acho uma especie com bastantes potencialidades.

E a confirmar-se os 2 machos tenho de arranjar troca por uma femea.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas !

 

Como esperado os telmos tiveram de sair.

 

Os multies tiveram a primeira criação e os telmos sempre a investir.

Assim tiveram de sair ficando o aqua só para os multies.

Até agora vi 4 crias.

 

Aqui ficam as fotos possiveis.

 

gallery_9278_594_581516.jpg

 

gallery_9278_594_452724.jpg

 

gallery_9278_594_472212.jpg

 

Cumprimentos.

Editado por paulopp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais