Podar e Tratar Vallisnerias


Fernando Leite

Recommended Posts

Olá Malta !

 

Sei que devo podar a minha Vallisneria mas não sei bem ao certo como fazer. Tenho usado uma tesoura e corto as folhas amareladas a direito mas não sei se existe uma técnica correcta pois não quero ferir as folhas :shock:

 

Ela veio num conjunto de algumas folhas amarradas pelas raizes com uma esponginha e um pedaço de metal para as manter unidas. O problema é que estão sempre a nascer rebentos novos junto dessa "amalga" e a planta não se propaga pelo aquario. Será que devo desamarra-la e espalhar algumas folhas pelo aquario para se espalhar mais ?

 

Fico à espera das respostas dos experts em plantas :wink:

 

Abraços !

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oranda,

 

esse pedaço de metal e a esponja apenas são usados nas lojas para segurar as plantas fazendo conjuntos e para criar peso de forma a que estas afundem. Ou seja, no aquário as pessoas separam os vários pés e plantam no areão conforme desejem. Isto vai promover o crescimento das plantas e que estas se espalhem pelo areão (o problema que tu tens muita gente tem ao contrário, ou seja, querem manter as valisnérias num canto e não conseguem pois estas espalham-se pelo aquário).

 

Lembra-te que as valisnérias gostam de adubo no areão junto ás raízes, apesar de sobreviverem bem sem isso.

 

Quanto a podas, costuma dizer-se que se devem podar as valisnérias cortando as folhas velhas e amareladas junto à raíz, mas também existe que corte as partes das folhas mais estragadas e aparentemente o resto da folha recupera e volta a crescer.

 

Paulo Almeida

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(o problema que tu tens muita gente tem ao contrário, ou seja, querem manter as valisnérias num canto e não conseguem pois estas espalham-se pelo aquário).

 

Lembra-te que as valisnérias gostam de adubo no areão junto ás raízes, apesar de sobreviverem bem sem isso.

Paulo Almeida

 

Pois é Paulo mesmo sem adubo junto ao areão e apenas com o Plant Min a planta dá bastantes rebentos com folhas bem verdes. Imagino o que seria se eu tivesse lampadas no aquario :) Bom talvez vou optar por deixa-la toda junta por agora mesmo vendo que os novos rebentos não param de surgir "uns em cima dos outros"

 

Té mais :)

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quando se corta uma folha de uma Valisneria esta volta a crescer?

é que quando corto uma folha, esta (folha) acaba por se perder. :oops:

Existe alguma tecnica especial para as podar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João_m_Gil.

 

Já cortei folhas e em alguns casos ela voltou a arrebitar, noutros casos ela acabou por morrer (pq tb ja estava amarela ). Li que a maneira de podar deve ser feita com uma tesoura e cortar a folha na extremidade onde começa a se notar o encolhimento/enrolamento (onde começa a ficar murcha ) ou perda de côr de verde para amarelo.

 

Hoje retirei a Vallisneria do aquario ( Ela tinha ganho umas raizes enormes !!! :shock::shock::shock: estava bem segura ao areão) e retirei a esponja e o metal e dispersei-a pelo fundo do aquario todo. Agora é esperar que ela se propague.

 

Abraços !

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

a planta krexe em leke ñ á problema se cortares as pontas das folhas aguentam bem até virem novas folhas, reparem bem no inicio da planta e vejam uma pequena folha a rebentar sempre ke naxe uma nova outra cai ( tipo um leke )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu tenho vallisnerias a crescer a um ritmo estrondoso, quando as compreihavia 1 pé que so tinha 2 filhas, agora passado menos de 1 mes ta espetacular cheia de folhas, quanto a nao cortar, acho impossivel, porque vai crescendo ate tapar a luz toda, e cortar perto da raiz vai fazer com que a planta fique em nada, eu costumo cortar o excedente que me tapa a luz e ate agora a planta continua a crescer e saudavel!!!

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá !!! Tal como a gatinha "perdi" completamente o controlo das Vallisnerias no meu aquario. A partir do momento que ela estabilizou começou a propagar-se pelo aquario de uma maneira tal que a parte direita esta completamente tomada... O curioso e que ela lança ramos de 7 em 7 dias e cada ramo inicia um novo broto.

 

Parece-me que a unica solução será começar a :shock:

 

Se não os peixes (kinguios) já nem teêm onde nadar :shock::evil::cry:

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu também tenho valisnérias, e lançam bastantes runners tinha 3 valisnérias e neste momento tenho + umas 4 passados 2 meses, eu simplesmente não corto porque posso dar-me ao luxo de o não fazer, neste momento tenho várias folhas com +/- 90cm.

 

Mas dentro em breve vou ter de as cortar, e simplesmente corto junto dos "bolbos", ao cortarem as folhas a meio, elas irão gradualmente perder "força", das vezes que cortei as folhas das valisnérias a meio elas acabam por morrer.

 

Mas cada caso é um caso.

 

Abraços

Abraços

 

MiguelCamarinhas|Barreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais