Plantado para discus


Recommended Posts

O setup:

Aquario Aquatlantis 100x40x50 200lts brutos

ph 6,8

temperatura 28º / 29º

1 termóstato de 150w

A filtragem é exterior com 1 filtro, Fluval 204 {680lts/h}.

A filtragem interior com uma samp com uma bomba Pico Evolution {600lts/h}.

UV Caseira (Liga 2 horas por dia)

A iluminação é feita com 1 lâmpada de 30w com 90 cm ( liga 3 horas por dia porque o aquário apanha iluminação exterior

Co2 caseiro

TAPs de 15 em 15 dias

 

Decoração:

Areão do rio

Substrato fértil “turfa”

2 Troncos, 1 pedra.

 

Flora:

4 Anúbias, 2 Plantas que trouxe do rio e 2 outras que não sei o nome

 

 

A fauna:

1 Escalar

1 pleco

4 Discus

1 peixe gato

 

(A fauna que eu queria mesmo vir a ter neste aqua eram 6 discus, 6 ramiresis, e 15 neons) acham que é possível ou terei problemas devido ao espaço?

 

fotos:

 

Peço desculpa pela qualidade

 

Frontal

22072008102.jpg

 

22072008094.jpg

 

 

Laterais

22072008100.jpg

 

22072008104.jpg

 

 

Os meus discus

22072008099.jpg

 

22072008095.jpg

 

22072008097.jpg

 

22072008098.jpg

 

22072008103.jpg

 

 

 

 

Aguardo as vossas opiniões so assim poderei melhorar...

Sérgio Cancela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São bonitos os teus discus, espero que se desenvolvam bem e se tornem ainda mais belos.

Apenas um comentário, parece-me que os troncos são grandes demais, tanto no aspecto estético, como no impacto que têm nos litros de água do aquário, que sabes deve ser a maior possível.

Boa sorte com esses discus.

CarlosN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Também sou um fascinado por discus, e tenho um aquário de 120 litros para receber uns discus juvenis. Mas deixa-me que te diga, que o teu aquário de 200l, com um tronco tão grande, fica com a mesma litragem que o meu... Será que não consegues meter uns troncos mais pequenos? É que esse rouba-te imenso espaço, e se queres ter mesmo 6 discus, tens que te preocupar em tirar esse tronco daí. Com o tempo vais meter esse layout num espectáculo.

 

Cumprimentos,

Ruben Mendonça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Também sou um fascinado por discus, e tenho um aquário de 120 litros para receber uns discus juvenis. Mas deixa-me que te diga, que o teu aquário de 200l, com um tronco tão grande, fica com a mesma litragem que o meu... Será que não consegues meter uns troncos mais pequenos? É que esse rouba-te imenso espaço, e se queres ter mesmo 6 discus, tens que te preocupar em tirar esse tronco daí. Com o tempo vais meter esse layout num espectáculo.

 

Cumprimentos,

Ruben Mendonça

 

boas. com este layout pretendo ser provisorio, como se devem ter apercebido irei colocar plantas e outros peixes, logo irá haver necessidade de mudar algumas coisas. por isso vim por este meio pedir as vossas opinioes / ideias

Editado por scancela

Sérgio Cancela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

eu começava por retirar ja esse tronco

 

é demasiado grande e rouba mt espaço

 

 

abraço

 

eu estava a pensar colocalo noutra posição. mas isso implica cortalo,

 

a posiçao era a seguinte: aquela parte que tenho para a frente ficava a fazer de chão e ficava depois entao a parte do tronco k se ve na primeira lateral para cima

Sérgio Cancela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aqui vai a minha opinião.

 

"Discus e plantados" é possível mas não é fácil! Embora, no teu caso estejamos a falar de um aquario com algumas plantas e discus (o que torna a questão bem mais pacífica).

Assim, em relação ao teu caso, o que eu faria era:

  • Não compres mais Discus, porque 4 para esse aquario já está bom (eles crescem), além disso já tens um escalar que também é um ciclideo e que cresce igualmente (espero que saibas dos riscos em termos de doenças, de ter discus e escalares juntos no mesmo aquario)
  • Tira os troncos e a pedra são muito grandes para o aquário (se quiseres mesmo ficar com algum deles, pelo menos encosta-o a um canto do aquario)
  • Tens um pleco, qual? Alguns atingem 30 a 40 cm decomprimento. Cuidado!
  • TPA's de 15 em 15 dias? Com discus? (reflete sobre isso). Com essas TPA's os teus discus (se sobreviverem), nunca irão crescer normalmente. Se não tiveres tempo ou paciência para te dedicares aos discus, esquece-os pois vais ter muitos desgostos.

Conselho: Se queres mesmo ter discus lê tudo o que puderes, e na Net tens tudo o que necessitas.

 

Espero ter ajudado, um abraço

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas desde já deixa-me felicitar-te por teres ai uns belos exemplares, mas tal como disse o J Rosado realmente Tpa´s de 156 em 15 dias não serve de nada teres discus, lembra-te que os discus para crescerem bem e saudaveis requerem muitos e alguns cuidados, tais como varios tipos de comido, várias vezes ao dia em poucas quantidades, e Tpa´s regulares....Agora só discordo um coisa com o J Rosado que é o facto de teres escalares com discus, e segundo o que ele diz "(espero que saibas dos riscos em termos de doenças, de ter discus e escalares juntos no mesmo aquario)", não concordo muito pois se tiveres cuidado e fizeres os tratamentos quando alguma doença aparecer, não há qualquer problema.

 

Abraço

Abraços

Nuno Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas antes de mais obrigado...

quanto ao escalar é para retirar porque a minha ideia era fazer um aquario de discus neons e ramirezis.

o peixe gato tambem é para retirar.

quanto as taps entao o que aconselham?

20% semanalmente?

 

quanto a comida sirvo-lhes comida desta receita caseira:

500 gr de figado de vitela

50 gr de espinafres bem lavados (cozidos)

50 gr de pescada congelada sem pele (cozidos)

1 gema de ovo

100 gr de miolo de camarão congelado (cozidos)

5 ml de vitaminas

2 Alhos moídos

2 cenouras médias

 

e ainda granulado (Sera) para discus junto com flocos

 

tanto a comida congelada como o granulado e os flocos várias vezes ao dia.

Sérgio Cancela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas antes de mais obrigado...

quanto ao escalar é para retirar porque a minha ideia era fazer um aquario de discus neons e ramirezis.

o peixe gato tambem é para retirar.

quanto as taps entao o que aconselham?

20% semanalmente?

 

quanto a comida sirvo-lhes comida desta receita caseira:

500 gr de figado de vitela

50 gr de espinafres bem lavados (cozidos)

50 gr de pescada congelada sem pele (cozidos)

1 gema de ovo

100 gr de miolo de camarão congelado (cozidos)

5 ml de vitaminas

2 Alhos moídos

2 cenouras médias

 

e ainda granulado (Sera) para discus junto com flocos

 

tanto a comida congelada como o granulado e os flocos várias vezes ao dia.

 

Tu das essa papa caseira aos Discus? Figado de Vitela? E que tal mudares para coração de boi? è muito melhor e faz menos mal e porque? Se não repara o coração é um orgão que não tem gordura todo ele é aproveitado para cozinhar, quanto ao figado já nao te aconselho pois não te esqueças qual é o papel do figado no corpo tanto ser humano com animal! Muita "porcaria" lá fica e o coração é bem mais saudavel.....Isto claro se quiseres dar a papa pois o melhor seria tudo a base de cmidas já preparadas para eles ou seja: Granulado, flocos de spirulina, flocos premium, Flocos de artemia....estou so a dar-te alguns exemplos do que puderás dar...Agora ficará a tua descrição.

 

P.S os meus discus são todos alimentas com variadissimos tipos de comido como os que referi acima! Ah e quando posso artemia para eles! eehhe

Abraços

Nuno Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora só discordo um coisa com o J Rosado que é o facto de teres escalares com discus, e segundo o que ele diz "(espero que saibas dos riscos em termos de doenças, de ter discus e escalares juntos no mesmo aquario)", não concordo muito pois se tiveres cuidado e fizeres os tratamentos quando alguma doença aparecer, não há qualquer problema.

 

Eu disse apenas que... "espero que saibas dos riscos em termos de doenças, de ter discus e escalares juntos no mesmo aquario", não disse que não era possível! (Embora, eu pessoalmente nunca o faria)

 

Geneticamente, o escalar está para o disco, como o rato está para o homem, i.e., os primeiros podem ser portadores de doenças que para eles são inofensivas e que são mortais para os segundos. Além de que, em aquarios de discus apenas recomento a inclusão de alguns peixes de pequeno porte (neons, otocinclus, corydoras), a não ser que estejamos a falar de aquários já com grande capacidade (ex.: + de 300 L).

 

É a minha opinião, vale o que vale.

 

Cps

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu disse apenas que... "espero que saibas dos riscos em termos de doenças, de ter discus e escalares juntos no mesmo aquario", não disse que não era possível! (Embora, eu pessoalmente nunca o faria)

 

Geneticamente, o escalar está para o disco, como o rato está para o homem, i.e., os primeiros podem ser portadores de doenças que para eles são inofensivas e que são mortais para os segundos. Além de que, em aquarios de discus apenas recomento a inclusão de alguns peixes de pequeno porte (neons, otocinclus, corydoras), a não ser que estejamos a falar de aquários já com grande capacidade (ex.: + de 300 L).

 

É a minha opinião, vale o que vale.

 

Cps

 

Sim sem duvida amigo eu respeito a tua opinião e aceito-a como é obvio, eu só disse no sentido de que quem tiver todos os cuidados devidos, não existe problema algum eu falo por experiencia propria tenho um aqua com discus e escalares e até a data de hoje nunca tive problemas com ambos, é claro que não tenho 100% de certeza que um dia mais tarde não te irei dar razão pelo que disses mas até lá os meus meninos lá vão andando!

 

Cumprimentos

Abraços

Nuno Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu das essa papa caseira aos Discus? Figado de Vitela? E que tal mudares para coração de boi? è muito melhor e faz menos mal e porque? Se não repara o coração é um orgão que não tem gordura todo ele é aproveitado para cozinhar, quanto ao figado já nao te aconselho pois não te esqueças qual é o papel do figado no corpo tanto ser humano com animal! Muita "porcaria" lá fica e o coração é bem mais saudavel.....Isto claro se quiseres dar a papa pois o melhor seria tudo a base de cmidas já preparadas para eles ou seja: Granulado, flocos de spirulina, flocos premium, Flocos de artemia....estou so a dar-te alguns exemplos do que puderás dar...Agora ficará a tua descrição.

 

P.S os meus discus são todos alimentas com variadissimos tipos de comido como os que referi acima! Ah e quando posso artemia para eles! eehhe

 

 

pois... a verdade é k eles teem adorado a papa mas a proxima faço com coração de boi.

cumps

Sérgio Cancela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

[*]TPA's de 15 em 15 dias? Com discus? (reflete sobre isso). Com essas TPA's os teus discus (se sobreviverem), nunca irão crescer normalmente. Se não tiveres tempo ou paciência para te dedicares aos discus, esquece-os pois vais ter muitos desgostos.

 

Conselho: Se queres mesmo ter discus lê tudo o que puderes, e na Net tens tudo o que necessitas.

Espero ter ajudado, um abraço

 

 

quanto as tpa´s semanalmente cera de 20%????

 

 

cumps

Editado por scancela

Sérgio Cancela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto as tpa´s semanalmente cera de 20%????

 

 

cumps

 

 

Para um aquario como o teu, eu recomendaria no minimo de 30 a 50% por semana, mas não troques mais 30% de uma só vez, pois embora a fonte de àgua possa ser amesma (água del cano, suponho), como estás e bem a introduzir CO2 no aquario, podes provocar variações de pH que os peixes deforma geral não apreciam e Discus muito menos.

 

Se puderes fazer 2 vezes por semana, faz 20% + 20% (por exemplo), senão faz 30% de uma só vez.

 

Quando comecei com os discus, também pensava que isto das TPA's era um exagero, mas o que é um facto é que se nota a diferença, em termos da sua saúde

e crescimento.

 

Um abraço

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um aquario como o teu, eu recomendaria no minimo de 30 a 50% por semana, mas não troques mais 30% de uma só vez, pois embora a fonte de àgua possa ser amesma (água del cano, suponho), como estás e bem a introduzir CO2 no aquario, podes provocar variações de pH que os peixes deforma geral não apreciam e Discus muito menos.

 

Se puderes fazer 2 vezes por semana, faz 20% + 20% (por exemplo), senão faz 30% de uma só vez.

 

Quando comecei com os discus, também pensava que isto das TPA's era um exagero, mas o que é um facto é que se nota a diferença, em termos da sua saúde

e crescimento.

 

Um abraço

 

ok vou entao fazer TPA's 2 vezes por semana. se é melhor. vou aguardar os resultados.

quanto á água eu tenho um poço aqui em minha casa e a agua vem directa do poço.

 

um abraço

cumps

Sérgio Cancela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tenho mais uma duvida...lol

a administração de Florena (Sera) é prejudicial para os discus ou posso administrar sem qualquer problema?

cumps

 

 

Não. A Florena da Sera, é apenas um adubo para as plantas. Após as TPA's ( se as fazes semanalmente), adiciona 2 tampinhas de florena á água, que julgo ser a medida certa para os teus 200l de aquário (de qualquer maneira lês nas instrucoes). Não sendo administrada em demasia não faz mal a peixe nenhum. Em demasia, também duvido que faça mal a peixe algum, mas já não arrisco ;)

 

 

Cumprimentos,

Ruben Mendonça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não. A Florena da Sera, é apenas um adubo para as plantas. Após as TPA's ( se as fazes semanalmente), adiciona 2 tampinhas de florena á água, que julgo ser a medida certa para os teus 200l de aquário (de qualquer maneira lês nas instrucoes). Não sendo administrada em demasia não faz mal a peixe nenhum. Em demasia, também duvido que faça mal a peixe algum, mas já não arrisco bang

 

 

Cumprimentos,

Ruben Mendonça

 

 

ok... amanha ja vou fazer uma tpa's depois adiciono a florena

um abraço e obrigadoo

Sérgio Cancela

Link to comment
Partilhar nas redes sociais