filtro partido


Recommended Posts

Viva!

Andava eu a limpar o filtro (externo) quando o mesmo caiu, ficando o copo do filtro partido. A minha questão é a seguinte: neste momento não tenho copo e o filtro não está a funcionar. Será que posso conservar o material filtrante sem estar a funcionar? e como o faço? Tenho algum receio porque foi-me dito para não tocar nas porcelanas, o resto (esponjas/carvão) poderia ser limpo e/ou substituído. Que faço? Só consigo ter o copo na próxima 6ª feira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

Andava eu a limpar o filtro (externo) quando o mesmo caiu, ficando o copo do filtro partido. A minha questão é a seguinte: neste momento não tenho copo e o filtro não está a funcionar. Será que posso conservar o material filtrante sem estar a funcionar? e como o faço? Tenho algum receio porque foi-me dito para não tocar nas porcelanas, o resto (esponjas/carvão) poderia ser limpo e/ou substituído. Que faço? Só consigo ter o copo na próxima 6ª feira.

Boas,

 

Não consegues tapar/isolar a racha do copo com silicone para aquarios, de modo aque aguente até sexta?

 

abc

JJ

O meu Malawi - 450 lts

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

Andava eu a limpar o filtro (externo) quando o mesmo caiu, ficando o copo do filtro partido. A minha questão é a seguinte: neste momento não tenho copo e o filtro não está a funcionar. Será que posso conservar o material filtrante sem estar a funcionar? e como o faço? Tenho algum receio porque foi-me dito para não tocar nas porcelanas, o resto (esponjas/carvão) poderia ser limpo e/ou substituído. Que faço? Só consigo ter o copo na próxima 6ª feira.

fibra de vidro i selicone para aquario resolve

se precisares de ajuda apita

tras a fibra i o selicone que eu arranjote isso

comprimentos

Antonio Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já consegui tapas as rachas do copo do filtro. A questão é a seguinte: e as porcelanas que estão dentro do filtro? elas estiveram muito tempo com água parada (enquanto eu arrnajava o copo). terei que fazer o ciclo outra vez? e isso não matará os peixes?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

devias ter deixado as matérias filtrantes num recipiente com uma bomba de ar para elas se manterem vivas.Depois de reparares o filtro não esquecer que ele vai ter um bocado de cheiro do silicone durante uns dias.Eu tentaria deixa-lo a funcionar fora do aquário uns dias,em uma bacia ou algo assim.Mas deixa vir os PRO's aconselhar melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Presumo que sejam "rachas" pequenas e que tenhas colocado o silicone do lado externo do copo, o que não tem qualquer problema, podes por a funcionar.

 

Já agora que cerâmica é essa que tens e em que posição do filtro está que não a podes "tocar".

 

É que pela descrição que fazes a ideia que tenho é que é cerâmica normal e que está a fazer filtragem mecânica, logo podes lava-la à vontade e inclusive substituir uma parte da mesma de vez enquanto!!! Acho que o que aloja bactérias no teu filtro são as esponjas e que essas sim não as deves lavar em água corrente nem substituir!!!

 

De qualquer modo podes e deves lavar qualquer tipo de massas filtrantes, tens é que ter o cuidado de ser com água do aquário de modo a preservares as bactérias que estão alojadas as materiais filtrantes específicos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É que pela descrição que fazes a ideia que tenho é que é cerâmica normal e que está a fazer filtragem mecânica, logo podes lava-la à vontade e inclusive substituir uma parte da mesma de vez enquanto!!!

Cuidado! Se as cerêmicas forem umas com a superficie lisa e pequenitas, efectivamente fazem filtragem mecânica e podem ser lavadas.Mas se a superficie das mesmas for rugosa, então são cerêmicas de filtragem biológica e lavá-las com água da torneira é um erro brutal, pois é nessas cerâmicas que está grande parte das bactérias :)

 

Acho que o que aloja bactérias no teu filtro são as esponjas e que essas sim não as deves lavar em água corrente nem substituir!!!

Quase lá. As esponjas alojam algumas bactérias, mas isso de não as substituir é que não... as esponjas sendo logo o primeiro meio de filtragem ficam sujas muito rapidamente e como por norma não as lavamos com água corrente no centro da esponja começa a concentrar-se muito lixo e porcaria, o que leva a que as mesmas tenham de ser substituídas periodicamente (3 em 3, ou de 6 em 6 meses, depende da carga biológica do aquário).

Cá em casa eu lavo as minhas esponjas em água corrente e bato com elas no chão para libertar as porcarias o mais possivel. Depois passo-as por um bocadito de água do aquário e filtro com elas.

Obviamente que assim mato as bactérias nas esponjas, mas as que ficam nas cerâmicas por norma chegam para recuperar a colónia.

 

De qualquer modo podes e deves lavar qualquer tipo de massas filtrantes, tens é que ter o cuidado de ser com água do aquário de modo a preservares as bactérias que estão alojadas as materiais filtrantes específicos.

Exacto. Embora nas esponjas e cerêmicas mecânicas, se for preciso uma limpeza mais a fundo, se possam lavar com água corrente. Só é preciso cuidado de depois as passar por água do aquário para libertar o mais possivel de quimicos da água da torneira no balde da TPA e não dentro do filtro :D

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Caro Nuno lê o meu post e os anteriores!!!

 

Já agora que cerâmica é essa que tens e em que posição do filtro está que não a podes "tocar".

Para saber se é cerâmica utilizada é para filtragem mecânica ou se for porosa para filtragem biológica. Mesmo que seja porosa se tiver à entrada do filtro não serve de nada!!!

 

É que pela descrição que fazes a ideia que tenho é que é cerâmica normal e que está a fazer filtragem mecânica, logo podes lava-la à vontade e inclusive substituir uma parte da mesma de vez enquanto!!!
Tenho algum receio porque foi-me dito para não tocar nas porcelanas, o resto (esponjas/carvão) poderia ser limpo e/ou substituído.

Qual é a ideia que dá, a mim parece-me um filtro externo estilo EHEIM Classic que costuma trazer cerâmica para filtragem mecânica, esponja para filtragem biológica e esponja carvão!!! Dai a suposição de ser cerâmica para filtragem mecânica.

 

Quase lá. As esponjas alojam algumas bactérias, mas isso de não as substituir é que não...

Segundo a dedução que se faço, as cerâmicas são o primeiro meio de filtragem e não as esponjas, logo estas vão funcionar como meio de filtragem biológica e como tal não devem ser lavas por agua corrente nem substituídas. Claro que tudo é substituível, e por vezes aconselhável, basta por exemplo reduzir o nível de cerâmica, colocar uma esponja nova, esperar pela próxima manutenção e retirar uma das antigas e restabelecer o nível da cerâmica.

 

Embora nas esponjas e cerâmicas mecânicas, se for preciso uma limpeza mais a fundo, se possam lavar com água corrente. Só é preciso cuidado de depois as passar por água do aquário para libertar o mais possível de químicos da água da torneira no balde da TPA e não dentro do filtro

O problema da passagem dos meios de filtragem biológico sobre agua corrente remete-se ao facto de matares as bactérias por diversos factores ou liberta-las do substrato ao qual estão agregadas. Logo é completamente desaconselhável passa-las por água corrente. Os químicos presentes na água da rede publica não "desaparecem" ao passarem pela água do aquário (caso flagrante do metais pesados). Mesmo que fosse aconselhável a passagem sobre água corrente a única coisa que se tenta eliminar seria mesmo o cloro, e esse estaria automaticamente eliminado visto a pessoa em causa ter carvão activado à saída do filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já consegui tapas as rachas do copo do filtro. A questão é a seguinte: e as porcelanas que estão dentro do filtro? elas estiveram muito tempo com água parada (enquanto eu arrnajava o copo). terei que fazer o ciclo outra vez? e isso não matará os peixes?

Obrigado

Boas,

Pareceu-me que estiveste com o filtro desligado uma questão de horas pelo que terás perdido uma parte das bactérias mas não todas.

Quanto mais depressa puseres o filtro a funcionar no aquário mais depressa a água do aquário carregada de nutrientes para as bactérias vai ajudar a restabelecer a colónia.

 

Para já e para jogares pelo seguro, aconselho-te uma TPA de 30-40%.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Netwolf

 

Desculpa usar o teu nick mas não tens o nome visivel.

 

Não leves a mal o meu reparo, pois embora te tenhas reportado à situação em causa, algumas das dicas (às quais fiz o quote) podem ser mal interpretadas por quem as retire do contexto.

Foi somente isso que eu quiz assinalar, não era minha intenção outra coisa. Alguem que retire o que escreveste do contexto, vai ficar a pensar que pode lavar as cerâmicas e não pode substituir as esponjas e ambos sabemos que na maioria dos filtros externos não é bem assim.

 

Sobre a questão da água corrente eu refiro que o faço em esponjas, pois em todos os meus filtros as esponjas fazem filtragem mecânica ficando desta forma inutilizadas em pouco tempo se não as lavar devidamente (e acho que muita malta tem a mesma situação).

Sobre passar por água do aquário antes de as colocar no filtro a ideia não é por causa dos metais pesados, pois esses, vindo a água da torneira já existem no aquário, é mesmo por culpa do cloro.

Repara, passas a esponja por água corrente, logo ela encharca com água da rede, certo? Só que a água da rede tem cloro e por vezes bactericidas que matam as bactérias do filtro. Se as esponjas são onde passa a água em primeiro, o que acontece se as meteres logo no filtro é que vais passar água clorada para as cerâmicas... O facto de haver carvão acaba por ser irrelevante porque a maioria do pessoal usa-o como ultimo filtrante para ser mais fácil de retirar sem andar a vasculhar o filtro todo.

 

Percebes agora? Lavo as esponjas com água corrente para tirar o lixo todo. Depois passo-as por água do aquário (da que me sobra das tpa's) para quando muito diluir, se não mesmo eliminar o cloro, antes de as meter de novo no filtro, para evitar que essa água clorada vá para as cerâmicas e me mate a colónia.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Só uma pequena intervençãozinha...

O bactericida de que falas é o próprio cloro.

 

Por outro lado tenho as minhas dúvidas acerca do poder de adsorpção do carvão activo em relação ao cloro. Mesmo admitindo que o carvão activo consiga reter o cloro, não seria de forma instantânea, ou seja, a água teria de passar várias vezes pelo filtro antes de eliminar por completo o cloro, com as consequências que se calculam para as bactérias, tornando assim irrelevante a posição do mesmo dentro do filtro.

 

Assim, para eliminar o cloro, ou se deixa a água a descansar ou se aplica um condicionador de água. O segundo caso permite tornar os metais pesados inofensivos para os peixes e aproveitáveis para as plantas.

 

Mais uma coisa: vejo por aí dizer que é preciso lavar as massas filtrantes em água da TPA para não se perderem as bactérias.

Pergunto: Como é possível retirar a sujidade das esponjas ou lã de vidro sem as esfregar bem. Mesmo em água da TPA não é só a sujidade que se vai... são também as bactérias.

 

Daí eu também optar por lavar esponjas e lã de vidro em água corrente; as bactérias estariam perdidas em qualquer dos casos. Eu sei que isto roça a blasfémia para muitos dos que me lêem, mas é assim que eu faço.

As cerâmicas, onde se encontra a maior área disponível para a deposição das bactérias é que permanecem intocadas, mantendo assim a maior parte das bactérias.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Daí eu também optar por lavar esponjas e lã de vidro em água corrente; as bactérias estariam perdidas em qualquer dos casos. Eu sei que isto roça a blasfémia para muitos dos que me lêem, mas é assim que eu faço.

Blasfémia? porque haveria? Quanto a mim é preferivel perder as bactérias das esponjas mas ter a certeza que as esponjas vão fazer o que é previsto que façam, que poupar as bactérias da esponja e condenar o filtro porque as esponjas "entopem" diminuindo o caudal e forçando o motor. Isto para não falar do que possa acontecer por as esponjas ficarem mal lavadas.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Caro Nuno entendi a ideia do teu post, a ideia com que fiquei foi que não terias entendido o conteúdo do meu!!!

 

Atenção que o que vou dizer não é uma critica, estas a fazer uma comparação com o teu sistema de filtragem, que e muito bem do meu ponto de vista utilizas as esponjas como primeira camada para filtragem. Mas a ideia com que fico é que o autor do tópico não o faz. Contudo posso estar enganado e a fazer uma dedução errada. Como já referi estou a escrever para o autor do tópico.

 

 

Apesar de já estarmos a fugir um pouco do tópico aqui fica!!!

 

As centrais de tratamento de água, do que tenho conhecimento já não utilizam "bactericidas" químicos à excepção dos compostos com cloro, actualmente a esterilização das águas é feita basicamente à base de UVs. Racks de várias lâmpadas UV, que ligam e desligam consoante o caudal de água que existe à passagem das mesmas.

 

O carvão activado ao contrário do que se pensa fixa os compostos mal estes passam pelo mesmo, claro que quanto mais baixo for o fluxo maior a captação por parte do carvão. É verdade que é complicado esta gestão por parte dos filtros vulgarmente utilizados em aquariofilia. Mas para o caso em questão a diluição iria ser de tal ordem que o cloro presente na esponja seria mínimo. Reparem que um filtro com um caudal mínimo que nem sei se existe, 100 L/H faria passar pela esponja quase 2 litros de água presente no aquário num minuto.

 

Os metais pesados são extremamente complicados de remover da água!!!

 

Ser possível lavar as esponjas com águas das TPA é, obriga a uma manutenção muito regular do filtro. Dai eu não as usar no meu sistema!!! :)

Mas se as tiverem e no caso de serem utilizadas como fixadores de bactérias se as passarem por agua corrente ai é que aumentam o risco de ficar sem elas!!!

Como já referido no caso de ser cerâmica porosa efectivamente é utilizada para fixação de bactérias e uma boa solução para filtros externos, contudo como referi não me parece ser o caso do autor do tópico, mas posso estar errado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As centrais de tratamento de água, do que tenho conhecimento já não utilizam "bactericidas" químicos à excepção dos compostos com cloro, actualmente a esterilização das águas é feita basicamente à base de UVs. Racks de várias lâmpadas UV, que ligam e desligam consoante o caudal de água que existe à passagem das mesmas.

Não sabia disto, pensava que o cloro seria usado como desinfectante mas que depois seriam adicionados bactericidas, naquelas alturas em que a água por motivos ambientais não esteja em boas condições.

 

Sempre a aprender, obrigado :huh:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Pela tua descrição era o que sugeria!!! 8)

 

Também fiquei com a ideia de que estavas a utilizar as matérias filtrantes que vem com o EHEIM e na ordem pela qual é sugerida pelo mesmo.

 

Se assim for, como já referi não tenhas problema em lavar a tua cerâmica, alias é bastante aconselhável, pois vai acabar por ganhar sujidade excessiva e reduzir muito o caudal, como também já foi aqui referido por outros utilizadores!!!

 

Aconselho-te também a utilizares outro tipo de massas filtrantes pois essas originais além de mais dispendiosas, são menus eficazes que outros produtos disponíveis no mercado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.