É a sinfonagem intensa prejudicial para as plantas?


Madiques

Recommended Posts

Sempre que faço a limpeza do meu aquário, realizo uma sinfonagem extremamente intensa, eliminando quase totalmente qualquer vestigio de dejectos deixados pelos peixes. Visto que não coloquei nenhuma camada de "adubo" por baixo do areão ao instalar o aquario, não poderei estar a prejudicar fortemente o fortalecimento/crescimento das minhas plantas devido à sinfonagem intensa?

 

Desde à uma semana utilizo o fertiizante para plantas da Sera (Florena). Alguem me sabe dizer se este é um bom fertilizante? Que processos de manutenção devo realizar periodicamente para uma boa manutenção das plantas?

 

As plantas são as seguintes:

 

1 Microsorum pteropus (em muito mau estado)

1 Echinodorus "Rosé"

1 Crinum Thaianum

1 Microsorum ''narrow''

 

Aquário de 120 litros (100*30*40); 30w Aqua glo+15w Floral Glo; Co2 Nutrasin .... Ph 7.1; Kh4

 

1 Discu (7cms.); 1 Pleco; 1 Sugador anão; 15 cardinais; 3 paltis (pequenos)

 

Desde já obrigado

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim se tens nitratos, fosfatos, traces que chegue... podes sinfonar à vontade!

:shock:

 

tudo vai depender do tipo de plantas que tens aí.... mas mesmo daquelas que se alimentam pelas raizes, podes sempre meter uma barra de fertilizante (para planta de vaso) no areão, junto á raiz da planta, que também serve!

 

daquelas que se diz comer muito pela raiz tens a echinodorus e a Crinum Thaianum ... (basta meter uma barra de fertilizante vulgar junto á raizes dessas, o crinum é da familia dos nenufares (parente afastado), tem por vezes um bolbo agarrado.

 

Abraços!

António Vitor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Eu ao inicio tb me preocupava muito com as sinfonagens do fundo do aquario, mas com o tempo deixei-me disso. Não por uma questão de preguiça mas apenas pq deixei de achar necessario ja que tenho uma agua bem equilibrada, sem maus odores graças ao filtro que tenho. Alem do mais as plantas sempre usam o fertelizante natural que são as fezes dos peixes.

 

Abraços !

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais