Iluminação para (meio) plantado


Recommended Posts

Bom dia,

 

Gostava de pedir ajuda para aquisição/construção de um sistema de luz (ver se compensa construir/ comprar já feito)

 

Setup do aqua 100c*30l*40a +/- 100 lt

 

substracto: 15lt akadama

 

Aquecedor - 100W

 

Filtro : sump em aqua 60*30*30

 

Flora: muita, riccia, musgo java, feto java, uma vermelha cujo o nome não me recordo, e se conseguisse manter sem

CO2 queria colocar cuba(ou então colocar cuba, + co2 e depois de estabilizado o tapete, retirar o c02.. é possivel ?)

 

Fauna: vou intruduzir- cristal red, Iriatherina werneri

 

 

Grande dúvida:

qual a diferença entre t5 e t8 ?

qual a iluminação adequada às plantas que menciono acima?

com lampadas económicas consegue-se manter este aqua ?

 

Cumps

 

Obrigado pela atenção

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Sem sombra de duvidas que compensa muito mais construir.

Já sabes os valores pedidos para uma calha para esse Aqua, não?

 

As calhas da Aquapor servem se não quiseres ter plantas muito exigentes em termos luminosos, mas não é o teu caso.

Por isso mais vale construir uma de inicio.

 

Há muito exemplo cá no fórum, é uma questão de dar uma olhada aqui.

Tens aqui um tópico bastante razoável.

 

Quanto às lâmpadas em si, recomendo as T5 pois o rendimento luminoso é melhor.

 

As PLL também são boas, mas eu prefiro as T5.

Já viste aqui os preços?

 

O meu conselho é fazeres tu.

Fica como queres por menos do que estás a pensar gastar e ainda podes dizer que foste tu quem fez.

 

 

 

Abraço

Editado por babykhan
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um aviso, especial atenção com o transformador de corrente e com as lâmpadas... electricidade não é o mesmo que fazer um bolo ou uma salada... lol... tens que pensar primeiro no tipo de lâmpadas que queres... e quantas... e ai comprar a tal pecinha adequada as numero de lâmpadas e potencia em watts.

Abraços, Ricardo.
APA - AMIGOS DE PORTUGAL DOS ANABANTÍDEOS
WEB SITE EM: Ver Aqui
HUNF !! (Marrões!!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um aviso, especial atenção com o transformador de corrente e com as lâmpadas... electricidade não é o mesmo que fazer um bolo ou uma salada... lol... tens que pensar primeiro no tipo de lâmpadas que queres... e quantas... e ai comprar a tal pecinha adequada as numero de lâmpadas e potencia em watts.

 

 

faço das tuas as minhas palavras

se nao se sabe um pouco de iletricidade e melhor nao mecher

mas eu para esse aqua meteria duas pll de 55 w

ou optava pelas t5

comprimentos

Antonio Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos watts de luz, penso que se tiveres cerca de 1 watt por litro para as plantas de tapete deve ser sufciente, com a ajuda de co2 e fertilizações.

 

No que diz respeito ao tipo de lâmpada, já ouvi de tudo: as T8 serem mais eficazes que as T5, só que em muitos casos dado o volume das t5 consegues colocar mais numa calha, as t5 serem melhores, etc. Sobreesta questão não tenho opinião formada. Pede um conselho por ex. ao Ramirez; ele é conhecedor sobre esta matéria.

 

Cpts.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado a todos, estou a ponderar comprar uma calha daquelas de cozinha, pois são de 2*39W ou 2*54W ... e apenas 20 euros, depois teria que trocar as lampadas...

 

será que com lâmpadas economizadoras(fazendo 100W , para fazer 1W/L) se conseguiria manter este aqua ?

 

Cumps

Editado por DiogoSeguro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

obrigado a todos, estou a ponderar comprar uma calha daquelas de cozinha, pois são de 2*39W ou 2*54W ... e apenas 20 euros, depois teria que trocar as lampadas...

As calhas de cozinha normalmente são com lâmpadas T8 e para aquário de 1 metro as lâmpadas são de 30w, ou seja, essas calhas que dizes devem ser 2*30w. 2*39w e 2*54w são com lâmpadas T5 (na minha opinião mais eficientes do que as T8), mas atenção que a segunda deve ser uma calha com 1,20 mts.

 

Sugiro-te que fales com o sergiocaneca... ele pode dar-te uma boa ajuda com isso! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

As calhas de cozinha normalmente são com lâmpadas T8 e para aquário de 1 metro as lâmpadas são de 30w, ou seja, essas calhas que dizes devem ser 2*30w. 2*39w e 2*54w são com lâmpadas T5 (na minha opinião mais eficientes do que as T8), mas atenção que a segunda deve ser uma calha com 1,20 mts.

 

Sugiro-te que fales com o sergiocaneca... ele pode dar-te uma boa ajuda com isso! ;)

 

 

irei falar sim, obrigado pela resposta ;)

 

eu iria comprar apenas 1 calha, ( ou 2*39 ou a outra). como sei que uma deve ser mais quente que a outra, depois de adquirida fazia a alteração.

 

obrigado a todos

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

irei falar sim, obrigado pela resposta ;)

 

eu iria comprar apenas 1 calha, ( ou 2*39 ou a outra). como sei que uma deve ser mais quente que a outra, depois de adquirida fazia a alteração.

 

obrigado a todos

 

Cumps

 

Boas Diogo

 

Se comprares com duas T8 o mais barato que achares ja que o interior (balastro lampadas e casquilhos) sao para mudar, depois e se queres luz pelo menos 144W eu consigo la por....

 

 

Obrigado Jorge.

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Jorge.

De nada... ;)

 

Off-topic: Vi no fim de semana passado a alteração que fizeste à calha do Tiago... ficou perfeito! Acho que nem de fábrica ficava com uns acabamentos tão bons! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De nada... bigsmile

 

Off-topic: Vi no fim de semana passado a alteração que fizeste à calha do Tiago... ficou perfeito! Acho que nem de fábrica ficava com uns acabamentos tão bons! ;)

 

 

está aqui no fórum ?

 

Gostava de ver

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

está aqui no fórum ?

O membro é daqui (Godlike), mas ele está a remodelar o aquário todo e acho que só vai tirar fotos no fim. O que fizeram foi numa calha nova alterar os balastros e adicionar mais lâmpadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

O membro é daqui (Godlike), mas ele está a remodelar o aquário todo e acho que só vai tirar fotos no fim. O que fizeram foi numa calha nova alterar os balastros e adicionar mais lâmpadas.

 

Pensamos em tirar fotos mas infelizmente acabamos por nao tirar, tambem foi so substituir os balastros adicionar duas lampadas fios novos suportes para os casquilhos (em inox feitos a mao) adicional mais um circuito independente.....acho que foi so isso bigsmile

 

Era um desafio grande, mas resolvi aceitar pois o Godlike merece.

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...novos suportes para os casquilhos (em inox feitos a mao)

Foram esses suportes em inox o que mais me impressionou... trabalho de ourives! bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foram esses suportes em inox o que mais me impressionou... trabalho de ourives! ;)

 

 

Se e para ajudar os amigos, nao custa nada :D

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.