Ajuda com substrato para um plantado


Recommended Posts

Boas pessoal!

 

Vou desmontar o meu aquário e tentar, desta vez finalmente conseguir montar um plantado á seria! ;)

Para isso estou a pensar apostar um pouco mais no tipo de substrato. Até aqui, usava areão de rio com este substrato da JBL por baixo.. Fazia fertelização na coluna de água e tinha CO2 pressurizado.. Ao inicio os resulados eram aceitaveis, mas quando me comecei a desleixar nas TPA's começaram os problemas..

 

Resolvi então que vou desmontar o aquário e montar de novo.

Já tenho Akadama, que será o "solo" a utilizar e quero colocar um substrato fertil por baixo.

 

É nisso que peço ajuda.. O orçamento para o substrato é de cerca de 20€ (não é muito, mas é melhor que nada)..

 

Para já tenho duas hipoteses:

 

1) Colocar este substrato da trópica por baixo da akadama e ficar só assim.

 

2) Utilizar este substrato da JBL que costumo usar, rico em micros e colocar barras ou pastilhas de fertelizante que completem o substrato com macros.

 

São estas as minhas duas hipoteses para já, e podem sugerir outras :)

Mas relativamente a estas as perguntas são:

Na hipotese 1) O substrato da trópica é completo? Ou mesmo assim continua a faltar algu?

Na hipotese 2) Que pastilhas/barras usar?

 

 

Desde já muito obrigado!

Cumps.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Dário,

 

Qual o tamanho do aquário? Se não for muito grande, podes também ponderar a hipótese de usar ELOS Terra Zero, que fica dentro do teu orçamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

O aquário tem uma base de 95x35cm.

Qual o preço do ELOS e a quantidade? Sabes Jorge?

 

Obrigado!

Cumps.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gostei do da SEra, nao gostei do da JBL.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gostei do da SEra, nao gostei do da JBL.

 

 

Este? E juntas mais alguma coisa, ou esse já é um substrato completo?

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gostei do da SEra, nao gostei do da JBL.

Também gostei do Floredepot,é barato e dá perfeitamente para aquilo que pretendemos.

 

Uma boa combinação também é: um pouco de turfa granulada no fundo,de seguida um pouco de humus de minhoca tratado e um pouco de laterite,seguido de uma camada de Akadama.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também gostei do Floredepot,é barato e dá perfeitamente para aquilo que pretendemos.

 

 

Eu uso o da Tropica e tenho obtido sempre óptimos resultados.

 

E tanto com o Floradepot como com o da Tropica utilizam mais alguma coisa, como pastilhas ou assim? Ou apenas fertelizam na coluna de água? Já agora, se não se importarem, que usam por cima do substrato?

 

Uma boa combinação também é: um pouco de turfa granulada no fundo,de seguida um pouco de humus de minhoca tratado e um pouco de laterite,seguido de uma camada de Akadama.

 

Já andei a ver isso do humus de minhoca, mas andava a ver se não optava por o usar..

 

Desde já obrigado!

Cumps.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E tanto com o Floradepot como com o da Tropica utilizam mais alguma coisa, como pastilhas ou assim? Ou apenas fertelizam na coluna de água? Já agora, se não se importarem, que usam por cima do substrato?

 

Boas

 

Costumo fazer assim:

 

Coloco muito pouco substrato inerte vulcânico por baixo e espaçado, depois coloco o substrato fertil da trópica e uso as pastilhas da tropica apenas em zonas onde vou usar plantas exigentes depois por cima uso sobstrato inerte preto ou o vulcânico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dário, o elos bottom mineral, substrato fértil ronda os 28 €, podes depois complementar com o Elos Terra zero, que serve de complemento acho que ronda os 17 €..

 

Mas se tiveres de optar por outro mais em conta, acho que o da tropica bate os restantes, passados 4 a 6 meses compras uma caixa de pastilhas para renovar o substrato...

 

Abraço

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dário, o elos bottom mineral, substrato fértil ronda os 28 €, podes depois complementar com o Elos Terra zero, que serve de complemento acho que ronda os 17 €..

 

Mas se tiveres de optar por outro mais em conta, acho que o da tropica bate os restantes, passados 4 a 6 meses compras uma caixa de pastilhas para renovar o substrato...

 

Abraço

 

 

Pois, isso fica um bocado caro..

Vou optar pela tecnica do João Teixeira. Tenho aqui por casa areão vulcanico, espalho um pouco pelo fundo, depois ponho a tal camada do substrato da tropica e cubro com a Akadama.. Daqui por uns meses, compro então as pastilhas.

 

Obrigado a todos pela ajuda!

Cumps.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vi aqui no fórum usarem substrato normal de plantas, isso não é tóxico para os peixeis??

Referes-te ao Humus de minhoca,certo? O humus de minhoca tem de ser tratado antes de ir para o aqua,tem de ser lavado com água corrente primeiro, fervido de seguida e lavado novamente com água corrente.Deste modo é seguro,sendo um substrato económico.

 

Eu usei duas vezes e gostei dos resultados.Porém,dá um bocado de trabalho e agora opto pelo Floredepot,é barato e funciona.

 

Tenho também ouvido falar muito bem do Elos bottom mineral e Terra zero,um dia vou experimentar.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quem se quer aventurar com Humus de minhoca, deixo aqui este site, com muito boa informação sobre este e outros assuntos.

 

Acho um site muito util!

 

Cumps.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou a usar o Elos Bottom mineral por cima de uma camada de turfa granulada e por debaixo de akadama, e posso-te dizer que a montagem vai fazer um ano no fim de dezembro e só agora notei que as Cryptos estão com um desenvolvimento mais lento...

Mas já comprei umas capsulas de Terra Uno.

 

Como o Bottom mineral é um bocado carote, porque é que não compras a um membro um litro ou dois para a tua montagem?

De qualquer maneira não irias usar um saco inteiro. Eu não usei nem um terço num aqua de 60 X 40 cm...

Aquilo é caro mas olha que é um descanso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.