Tapete


Broa

Recommended Posts

Ao fim de muitas tentativas de fazer um tapete com cuba venho pedir a vossa opinião:

 

Tenho 4x39W T5 + 2X25W T8, acham suficiente?

 

O aquário tem 100x40x76 acham que a altura X iluminação não ajuda? Tem que ser com HQI?

 

Não sendo a iluminação suficiente (devido á altura) qual planta para tapete aconselham?

 

É claro que faço fertilização de micros, magnésio e potássio em separado.

Tenho substrato fértil da Tropica e soil amazonica.

Temperatura a 26º-27º

pH- 6.5

CO2 pressurizado

 

Agradecia uma ajuda, todas as opiniões são bem vindas, pois já tentei de tudo.

De momento não poderei mudar a iluminação e se realmente acharem que com a que tenho não me safo qual a alternativa?

 

 

Cumprimentos

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Broa! Tens 206W de luz para 300L de água,eu acho que é suficiente. A questão aqui prende-se com a altura do aquário,e da melhor maneira de fazeres chegar luz até às plantas rasteiras.

 

A solução quanto a mim passa por mudares todas as lâmpadas e colocares umas que tenham 10000K. Isto porque quanto mais Kelvins uma lâmpada tem,mais a luz consegue penetrar eficazmente na coluna de água.Eu no teu caso colocaria todas com 10000K.

 

Depois para manteres a Hemianthus C.''Cuba'' saudável passa por manteres um bom nivel de CO2, sempre estável, e fazeres uma fertilização completa. Tens o fertilizante de Micros,o de Potassio e o de Magnésio,eu aconselharia a arranjares um reforço de Ferro e a arranjares testes de Nitrato e Fosfato,de modo a teres a certeza se precisas,de fertilizar com Nitrogénio e Fósfor,ou só com um deles. A H.C.''Cuba'' ressente-se se os niveis de Nitrato e/ou Fosfato estiverem a zero.

 

A granulametria e o tipo de substrato também é muito importante no caso desta planta.O ideal quanto a mim é um pouco de substrato fértil no fundo do aqua e por cima uma camada de Akadama ou qualquer substrato inerte do estilo,de modo a que as raizes tenham uma boa aderência e ao mesmo tempo uma boa oxigenação.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zogli,

 

Quanto á iluminação eu também acho suficiente mas tenho lido pelo fórum que em aquários que teem mais de 50cm de altura é difícil ter tapete de cuba.

Quanto á fertilização, não referi mas também adiciona ferro quanto a nitratos e a fosfatos não adiciono pois nunca percebi muito bem porquê mas tenho sempre valores muito altos na coluna de água, e não é da comida, nem da água da rede... não percebo, mas pelo que me dá a entender as plantas não os consomem mesmo com dose dupla e tripla de potássio. Tanto que o crescimento de todas as outras plantas, incluindo as de crescimento rápido, é bastante lento.

Quanto ao substrato, como referi é o da trópica, que acho ser bom e o areão é o aqua soil amazónico.

 

Zogli se me puderes dar umas dicas, opiniões ou seja lá o que for agradecia, pois já não sei o que fazer.

 

 

Cumprimentos e obrigado pela resposta.

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é,o teu problema deve ser mesmo o da altura do aqua,e as lâmpadas que tens poderão ser de 6500K,o que torna mais dificil a manutenção da H.C.''Cuba'',pois a luz não penetra eficientemente na coluna de água. E só por si a manutenção da H.C.''Cuba'' não é das mais fáceis.A Glossostigma quanto a mim é bem mais simples de manter,apesar e esta também adorar luz,CO2 e Nitrato.

 

Outra coisa: não exageres no Potassio,fertiliza diariamente mas uma quantidade que vejas que possa ser consumida pelas plantas. Excesso no Potassio leva a que as plantas não consigam assimilar outros nutrientes,como o Magnésio.Aliás excesso de fertilizante é um desperdicio de dinheiro.É importante é que te certifiques que todos os nutrientes Macro e Micro estão à disposição no aqua,mas apenas na quantidade certa,sem sobras. E o teu substrato fértil é bem rico,o que só por si liberta nutrientes para a coluna de água.

 

O teu substrato é bom,a granulametria do substrato inerte também é optima,portanto tens tudo para fazeres um grande tapete,excepto a questão dos Kelvins das lâmpadas. Claro que um HQI de 150W e mais duas lâmpadas T5 de modo a perfazeres uns 210 a 230W,seria o ideal,mas estou convicto que apenas com a troca das lâmpadas para umas com 10000K conseguirás,com paciência.

 

Entretanto, espera mais opiniões.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais