[FICHA] Pseudotropheus Polit


Recommended Posts

Pseudotropheus Polit

 

 

 

 

345719455_dc0148f505.jpg

Macho

 

 

 

Biótopo:

Lago Malawi - Mbunas

 

Nome da espécie/População:

Pseudotropheus Polit– Espécie endémica do Lago Malawi: Lion's Cove.

 

Ordem: Perciformes

 

Família: Cichlidae

 

Género: Pseudotropheus

 

Espécie: Polit

 

 

Parâmetros químicos da água:

Água doce Tropical, temperatura entre 23-27ºC. PH – 7.8 a 8.6; KH - 6

 

Alimentação:

Omnívora e o mais variada possível, desde Spirulina, Artémia, papa caseira, flocos e granulado de origem vegetal e com baixo teor de proteína.

 

Dimorfismo Sexual:

Nesta espécie o dimorfismo sexual é mais do que evidente, sendo que o macho apresenta uma cor azul celeste com a cabeça listada de negro. De notar que quando se encontra stressado, pode ficar completamente preto. A fêmea, por sua vez, apresenta uma tonalidade castanha (quase bronze) uniforme.

 

 

1581117323_d9fa58e5c0.jpg

Fêmea

 

 

Tamanho Médio:

Cerca de 9 cm.

 

Comportamento:

Agressividade característica dos mbunas, com maior incidência intra-espécies. É aconselhável manter algumas fêmeas por cada macho, uma vez que em altura de acasalamento pode levar uma fêmea à exaustão. As várias perseguições que intenta com este intuito pode levar à morte da fêmea.

 

Reprodução:

Enquanto a fêmea deposita os ovos, o macho procede à respectiva fertilização dos mesmos (conhecido acasalamento em T, típico dos mbunas). De seguida a fêmea recolhe os ovos guardando-os na boca (incubação bocal) durante 20-25 dias, altura em que larga os alevins, desde que sinta segurança para tal. Nesta espécie podemos distinguir facilmente os machos das fêmeas enquanto alevins, uma vez que os pequenitos apresentam desde logo as cores acastanhadas (fêmeas) ou beje muito clarinho (futuros machos).

 

Tamanho mínimo do aquário:

200 litros.

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.